Confira 15 atividades para fazer com os filhos na quarentena
Nenhum Comentário
Confira 15 atividades para fazer com os filhos na quarentena
Confira 15 atividades para fazer com os filhos na quarentena

Confira 15 atividades para fazer com os filhos na quarentena

Nenhum Comentário

Não é fácil para ninguém ter que ficar em quarentena por causa do Coronavírus, mas pelo menos há maneiras de tornar essa experiência menos entediante. Isso vale especialmente para quem tem filhos e quer uma maneira de mantê-los entretidos durante essa época. Para te ajudar com ideias, separamos algumas atividades para fazer com os filhos na quarentena.

São atividades bem simples no geral, mas que quando realizadas em família, podem ajudar a passar o tempo de forma mais agradável durante a quarentena. Caso esteja curioso, você pode conferir quais as melhores atividades para fazer com os filhos na quarentena logo abaixo!

1. Assistir filmes

atividades para fazer com os filhos na quarentena filmes

Uma dica bem simples para passar o tempo durante a quarentena é assistir. Há excelentes títulos em apps de streaming atualmente, então dá para aproveitar bastante essa atividade com os seus filhos.

Uma boa sugestão é dividir quem escolhe o filme da noite. Você pode fazer isso com a família toda, com um escolhendo um filme de cada vez. Desta forma, todo mundo assiste algo que tem vontade.

Se estiverem com dúvida, fizemos listas de filmes de diversos gêneros. Isso inclui filmes de comédia romântica, drama, ficção científica, documentários e muito mais.

2. Assistir séries

Outra boa dica é assistir séries com os seus filhos. Isso é ainda melhor porque cria uma boa rotina para vocês, já que podem assistir um ou dois episódios todos os dias no mesmo horário, por exemplo.

Se procura algo mais a longo prazo, essa pode ser uma das melhores sugestões. Para quem procura boas dicas do que ver, é só conferir as nossas listas de séries de comédia, drama, fantasia e muito mais.


3. Assista desenhos

Uma opção para quem ainda tem filhos pequenos ou que não se interessam muito por séries é assistir desenhos com eles. Há muitos desenhos infantis que seguem uma trama mais complexa, sendo bom de assistir tanto para a criança como para o adulto.

Nós até temos uma lista de algumas das melhores séries animadas já feitas, que você pode conferir no link a seguir. Só siga a recomendação de acordo com a idade, já que nem todos são para crianças.

4. Ler livros

Apesar de parecer uma atividade solitária, há muitos livros escritos para serem lidos em dupla. Isso vale especialmente para os livros infantis, que você inclusive pode ler para os seus filhos.

Outra ideia legal é pegar um livro curto e divertido para que os dois leiam de forma separada. Depois, podem falar e discutir sobre ele, quase como um clube de leitura. Isso pode até se estender para toda a família.

O melhor é que você não precisa se restringir a livros que tem em casa ou sair para adquirir novos títulos. Há inúmeros lugares e maneiras de ler eBooks, sendo que muitos livros digitais são gratuitos.

5. Ler HQs

ler HQs online

Se seus filhos preferirem, também há opção de ler histórias em quadrinhos, também chamadas de HQs. Essa é uma boa maneira de interessar mais pelos hobbies de seus filhos, inclusive.

Há HQs de todos os tipos hoje em dia, não apenas de super heróis. Dá até para encontrar versões de livros famosos nesse formato, o que pode animar seus filhos na hora de ler algo que eles poderiam não quer da forma normal.

6. Experimentar um curso online

A opção de fazer cursos online também pode ser bem interessante. Nesse caso, o melhor é escolher algo que você e seus filhos se interessem para que possam fazê-lo juntos e trocar experiências.

excelentes sites de cursos que vocês podem usar, então opções de onde realizar o curso não vão faltar. Cursos de desenho, de fotografia ou de música podem ser boas sugestões.

Só aconselhamos a perguntar aos filhos o que eles teriam vontade de fazer. Isso pode tornar a experiência toda mais agradável, já que eles estarão bem mais interessados. Você também pode usar alguns jogos para alfabetizar crianças, facilitando os estudos dos pequenos.

7. Fazer exercícios físicos

É bem evidente que se exercitar é algo importante em qualquer idade. Por isso, é essencial uma das atividades para fazer com os filhos na quarentena envolva exercícios físicos.

Há muitos aplicativos Não é porque está longe de uma academia que precisa ficar parado e sem se exercitar. Uma das melhores atividades para fazer em casa são exercícios físicos que podem ser realizados em qualquer local e momento.

Há excelentes apps de exercícios que te ensinam como fazer isso, por exemplo. Muitos usam objetos comuns que qualquer um possui ou até mesmo o peso do seu próprio corpo.

8. Se reunir com familiares online

Temos plena noção de que a quarentena causada pelo Coronavírus tenha dificultado os encontros reais com os familiares. Por isso, pode ser bem legal fazer reuniões online algumas vezes por mês.

É boa maneira de integrar você e seus filhos com os familiares mais longe. Há excelentes apps de reunião online que você pode usar, bastando que tenha um smartphone em mãos.

9. Cozinhar pratos diferentes

Uma ideia legal para quem tem filhos é trazer eles para a cozinha. Vocês podem tentar receitas diferentes, especialmente se for algum tipo de salgado ou doce.

Se for um prato totalmente novo para os dois, pode ser ainda mais divertido. Afinal, os dois estarão aprendendo e terão mais paciência um com o outro.

No fim do dia, vocês ainda terão algo bem gostoso para comer com o resto da família. Facilmente, uma das melhores atividades para fazer com os filhos na quarentena.

10. Jogar alguns games

jogar com os filhos na quarentena

Jogar videogames é algo divertido independente da faixa etária, então é algo que pode realmente ajudar quem quer fazer algo com os filhos. Há inúmeros jogos cooperativos que vocês podem experimentar.

Outra coisa legal é perguntar quais os games preferidos dos seus filhos. Mesmo que não sejam os mesmos que os seus, vale a pena experimentá-los se for possível jogá-los em grupo.

Também há ótimos jogos grátis que vocês podem baixar. Assim, não falta variedade e vocês podem tentar algo diferente a cada semana. Veja alguns jogos para jogar com a família que selecionamos nesse artigo.

11. Visitar museus online

Já que não é possível sair visitando certos lugares atualmente, nossa sugestão é fazer isso online. Há muitos museus que contam com boa parte de seu acervo disponível para esse tipo de visita.

É algo bem interessante e você pode encontrar obras espalhadas por museus de todo mundo desta forma. Nós até fizemos uma lista dos melhores museus para se visitar online se estiver curioso.

12. Escrevam em um blog

Uma das melhores atividades para fazer com os filhos na quarentena é escrever em um blog se estiverem se sentindo criativos. É claro que é uma sugestão mais voltada para quem já tem interesse em escrita.

Caso esse seja um dos hobbies dos seus filhos, vale a pena tentar. O blog pode ser bem simples de montar e não precisa de tantas postagens logo de início.

É claro que é algo só deve ser feito se estiver sendo proveitoso e divertido para todos. Afinal, isso pode ter o efeito contrário se estiverem com dificuldades na hora de escrever.

13. Gravem vídeos

Outra sugestão mais simples é gravar vídeos. Podem ser vídeos no estilo do YouTube ou vídeo caseiros mesmo envolvendo toda a família em atividades do dia a dia.

Desta forma, terão muitas lembranças divertidas para rever quando a quarentena acabar. Dá para gravar e editar os vídeos diretamente no seu celular, já que há muitos apps que tornam isso mais fácil.

14. Aprenda um instrumento juntos

atividades para fazer com os filhos na quarentena dicas

Caso tenha algum instrumento em casa, vocês também podem aprendê-lo juntos. No geral, instrumentos como o violão, ukulele e piano podem ser alguns dos mais simples para se aprender.

Há inúmeras aulas online e vocês podem aprender suas músicas favoritas em pouco tempo. Depois que aprenderem bem, tocar música juntos pode ser uma das melhores atividades para fazer com os filhos na quarentena.

15. Pergunte de seus interesses

Por fim, temos uma sugestão bem legal e que geralmente passa despercebida. Em vez de apenas escolher um monte de coisas para fazerem juntos, pergunte ao seu filho de seus interesses.

Isso pode te dar ideias melhores de atividades para fazer com os filhos na quarentena. Afinal, seus filhos podem ter gostos bem diferentes do que as coisas que sugerimos aqui.

Obviamente, será muito mais proveitoso para todos se fizerem algo personalizado. Você pode até perguntar se eles têm alguma ideia do que querem fazer durante esse período em casa. Não faltam apps para crianças que podem te ajudar nessa tarefa!

Gostou das atividades para fazer com os filhos na quarentena?

Deu para aproveitar as nossas dicas para saber que atividades para fazer com os filhos na quarentena? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das dicas.

Também confira nossas outras sugestões sobre o que fazer durante a época de Coronavírus e diga o que mais gostaria de ver por aqui.





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo