5 canais do YouTube sobre coronavírus para se informar
Nenhum Comentário
5 canais do YouTube sobre coronavírus para se informar
5 canais do YouTube sobre coronavírus para se informar

5 canais do YouTube sobre coronavírus para se informar

Nenhum Comentário

Buscar informação é importante, mas nos dias de hoje é necessário ter cuidado, principalmente em canas do YouTube sobre coronavírus. Não faltam fake news e desinformação, que podem fazer com que tome uma atitude equivocada e acabe se colocando em risco. Em alguns momentos, pode parecer melhor até mesmo acessar outros sites de vídeos além do YouTube. Mas existem canais do YouTube sobre coronavírus que são de confiança.

Com a alta probabilidade de contágio, qualquer informação errada pode te tornar um alvo do COVID-19. É imprescindível combater as fake news sobre o assunto.

Por outro lado, existem canais do YouTube sobre coronavírus que têm essa responsabilidade e compromisso em responder dúvidas e oferecer informações corretas e verificadas. Ou seja, você pode assistir aos seus conteúdos sem se preocupar em estar absorvendo uma informação falsa.

Dito isso, confira abaixo os 5 principais canais do YouTube sobre coronavírus que pode acompanhar e aprender mais como combater o COVID-19!

Dica: já encontrou algum canal distribuindo notícias falsas sobre o corona? Então aprenda nesse artigo a denunciar fake news!

canais-youtube-coronavirus

1. Ministério da Saúde

O primeiro entre os canais do YouTube sobre coronavírus a ir para ter atualizações sobre a situação do COVID-19 no Brasil é o próprio canal do Ministério da Saúde. Na dúvida se um conteúdo é fake news ou não? Esse é o canal onde deve ir para conferir se uma informação que recebeu é verdadeira ou falsa.

O canal está mantendo transmissões ao vivo diárias para informar aos cidadãos sobre o COVID-19, além de já ter publicado diversos vídeos com informações sobre como se proteger. Também há conteúdo ensinando sobre como proceder caso esteja apresentando sintomas da doença.


Por isso, confira o vídeo abaixo, veja o que já foi publicado sobre o coronavírus e fique atento às novidades no canal do Ministério da Saúde no YouTube!

2. Átila Iamarino

Doutor em virologia, o canal do Átila pode ser considerado a principal referência em relação aos efeitos do coronavírus na sociedade. Também desmistificando e derrubando fake news, ele certamente é um dos principais canais do YouTube sobre coronavírus.

Seu YouTube também mostra como devemos nos comportar em relação a essa crise, inclusive ensinando medidas de prevenção e segurança para conter a sua disseminação.

Além de mostrar o impacto do coronavírus, o Átila Iamarino também tem feito lives diárias em seu canal com atualizações sobre o avanço do COVID-19 no Brasil e no mundo.

Confira abaixo um de seus vídeos e não deixe de conferir o seu canal!

3. Dráuzio Varella

Provavelmente o médico mais conhecido do país, o Dr. Dráuzio Varella tem um canal com seu próprio nome para falar de saúde pública. O objetivo é desmistificar mitos e falar de tabus sobre saúde na sociedade, o que já faz em programas de TV.

Com a chegada do coronavírus no país, o médico tem se dedicado a publicar mais conteúdos sobre o COVID-19.

Nos vídeos, ele comenta para cerca de 2 milhões de inscritos no YouTube sobre como o vírus vai afetar nossa rotina e também traz um guia completo sobre como e quando se deve procurar atendimento para combater o coronavírus.

O médico também faz transmissões ao vivo, tirando dúvidas e desbancando informações falsas que são disseminadas sobre a doença.

4. Casa do Saber

Com a participação de diversos cientistas e pessoas renomadas em suas áreas, a Casa do Saber é um projeto que também está encarando o coronavírus. Em seu conteúdo sobre o COVID-19, o canal convidou uma neurologista que ensinou métodos de prevenção e enfrentamento da doença.

Um dos destaques do conteúdo da Casa do Saber é a transparência com a qual aborda cada vídeo publicado. Na descrição, é possível encontrar todas as referências e pesquisas utilizadas em sua elaboração, para que possa fazer a sua própria checagem.

Por isso, a Casa do Saber também é uma boa indicação entre os canais do YouTube sobre coronavírus.

5. Canal do Pirulla

Um blog focado em ciência, religião e evolução, o canal do Pirulla também está ajudando a combater informações falsas e sem embasamento científico sobre o coronavírus. Em seu conteúdo, o Pirulla traz dicas de prevenção e do que fazer caso esteja com sintomas do vírus.

Seu canal também conta com grupo no Telegram, com atualizações sobre o estado atual do vírus. Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre o coronavírus e acompanhe o conteúdo do Pirulla para se manter atualizado sobre o avanço do COVID-19.

Acesse esses canais do YouTube sobre coronavírus!

Nesse momento, é de extrema importância evitar obter informações encaminhadas por aplicativos de mensagens, a não ser que venham de canais oficiais.

Ou seja, evite se informar pelos grupos de WhatsApp e procure fontes oficiais ou de especialistas, como mostramos ao longo desse artigo com os principais canais do YouTube sobre coronavírus. Veja também as recomendações abaixo:

  • Higienize as mãos com frequência, especialmente assim que chegar em casa;
  • Não frequente locais aglomerados;
  • Evite sair de casa em geral, apenas em situações inevitáveis;
  • Higienize aparelhos usados com frequência, como o seu smartphone;
  • Não compre máscaras caso não esteja apresentando sintomas. Esses recursos são limitados;
  • Não entre em pânico. A situação é de alerta e é importante prestar atenção, mas o pânico não ajuda ninguém. :)

Todos os autores dos canais mencionados aqui são compromissados em buscar informações concretas e com embasamento científico. Ou seja, não são apenas curiosos que resolveram falar do coronavírus porque “está na moda” e pode ser um bom atalho para ganhar dinheiro no YouTube.

Spoiler: não é. O Google está desmonetizando ou até mesmo derrubando vídeos com informações que pareçam falsas sobre o vírus.

Quer continuar a aprender mais sobre o COVID-19 e evitar cair em fake news? Então veja também nossos artigos com os melhores aplicativos ou sites sobre o coronavírus!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo