O que fazer em casa com filhos pequenos na quarentena?
Nenhum Comentário
O que fazer em casa com filhos pequenos na quarentena?
O que fazer em casa com filhos pequenos na quarentena?

O que fazer em casa com filhos pequenos na quarentena?

Nenhum Comentário

A quarentena é uma imposição necessária frente a ameaça que o coronavírus proporciona. O problema é que é fácil dizer para ficar em casa, difícil é ficar, certo? Ainda mais quando se tem filhos te acompanhando na quarentena. O que fazer em casa com filhos pequenos?

Essa é a pergunta que queremos te ajudar a resolver. Com o convívio direto e a impossibilidade de sair de casa para brincar, é natural que os pequeninos se sintam agitados. Se nós mesmos já sofremos com a energia acumulada por não sair, imagine eles, que em situações normais parecem que vem equipados com uma bateria infinita?

O que fazer em casa nessas situações? Continue acompanhando o nosso artigo e veja algumas sugestões para entreter o pequenino durante a quarentena!

O que fazer em casa com ele?

Independente se está impedido de fazer home office por conta do confinamento exigido ou se está a trabalhar em casa, é importante dedicar algumas horas do dia para brincar ou realizar uma atividade com o pequeno. Afinal de contas, ele está impossibilitado de brincar com seus amigos de escola ou até mesmo da vizinhança.

Se ele é a única criança em sua casa, é possível que esteja se sentindo solitário por não ter a companhia de outras crianças. Por isso que é importante que passe tempo com ele, principalmente quando se tem tempo disponível.

Veja abaixo três sugestões sobre o que fazer em casa com o pequeno?

o-que-fazer-casa-criancas

Leia uma história

Não precisa ser hora de dormir para ler histórias para o seu pequeno. Aproveite o tempo livre para ler novas histórias para ele.


Se estiver sem inspiração, não faltam promoções de livros digitais em lojas como a própria Amazon. Inclusive, ao assinar o Amazon Prime, é possível acessar um acervo interessante de livros e quadrinhos que pode usar como inspiração para as suas histórias.

Ensine coisas novas que a criança não aprenderia na escola

No estado atual de quarentena, é possível que tenha de ensinar a ele matérias da escola. Mas nem todas as suas aulas precisam ser de matemática ou ciências.

Essa é uma boa oportunidade para ensinar coisas novas ao pequeno que não ensinam nas escolas. Você pode ensiná-lo a fazer tarefas de casa, como limpar e até mesmo a cozinhar, considerando a idade das crianças e o risco que alguns instrumentos oferecem.

Também é importante fazer com que a atividade seja divertida, ou corre o risco do pequeno perder interesse.

Consuma conteúdos culturais com a criança

A gente já sabe que antes mesmo do coronavírus você já adorava maratonar uma série nos fins de semana. Essa também é uma sugestão sobre o que fazer em casa com os filhos pequenos.

Vale apenas lembrar que a criança é a prioridade. Ou seja, embora seja legal consumir alguns conteúdos culturais que interesse aos dois, vale lembrar que o objetivo é entreter o pequeno.

Para te ajudar nessa tarefa, veja nossa lista com as melhores séries de animação e outros apps para crianças.

Além dos filmes, séries e desenhos, também pode aproveitar para jogar alguma coisa com ele. Seja no computador, em um videogame ou nos smartphones, existem uma série de jogos multiplayer offline que vocês podem jogar juntos.

Novamente, vale lembrar a idade da criança e se a classificação etária do jogo que pretende jogar está de acordo.

O que oferecer à cria para que se entretenha sem precisar de você?

Se você busca ganhar dinheiro enquanto está em casa, não poderá estar o tempo todo disponível para o pequeno. Em alguns momentos, é interessante conseguir manter a rotina com os pequenos em casa, se isolando deles enquanto está a trabalhar.

Mas o que fazer para mantê-los entretidos enquanto isso? Confira nas sugestões a seguir!

Apresentar um livro, quadrinho, jogo ou desenho novo

smartphone

Ler a história para seu pequeno é uma atividade conjunta que aumenta sua conexão com a criança. Mas isso não a impede de buscar histórias novas e lê-las por conta própria, se já tiverem sido alfabetizadas.

Por isso, você pode apresentar algo novo a ela. Um livro, quadrinho ou desenho novo para que ela experimente. Isso deve entretê-la por algumas horas, principalmente se gostar do que você apresentou.

Porém fica aqui uma dica importante: lembre-se de perguntar ao pequeno o que ele achou e estimule a conversa perguntando detalhes sobre o que você apresentou!

Crie uma rotina de atividades

Se você já buscou por apps de produtividade para conseguir estabelecer novos hábitos, já deve ter aprendido como as rotinas são importantes. Isso acontece com frequência com quem estava acostumado a trabalhar em um emprego convencional e hoje está trabalhando online.

O melhor desses aprendizados é que eles podem ser passados às crianças. Elas, inclusive, se adaptarão muito melhor que os adultos. Por isso, crie uma rotina de atividades para que as crianças cumpram por conta própria.

Dessa maneira, aumentam as chances de que elas se desenvolvam em adultos mais produtivos e mais propensos a adotar hábitos saudáveis. Vale lembrar também que você deve cobrá-las ao final da rotina, ajudando-as a consertar erros e ensinando a resolver problemas que possam aparecer eventualmente.

Ao longo desse tempo, você poderá ser dedicar ao seu trabalho home office ou a um hobby que aproveite sozinho, por exemplo.

o-que-fazer-casa-rotina

Quais atividades seus pequenos têm gostado mais?

Como essa época de quarentena está afetando a sua vida e a dos pequenos. Quais atividades as crianças que convivem contigo estão as distraindo melhor?

Comente conosco e veja também quais são os melhores canais do YouTube sobre o coronavírus para se informar melhor!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo