Quarentena: cuidados a ter quando sair na rua
Quarentena: cuidados a ter quando sair na rua
Quarentena: cuidados a ter quando sair na rua

Quarentena: cuidados a ter quando sair na rua


Todo mundo está preocupado com o coronavírus, o que é completamente natural. Para te ajudar a prevenir o contágio, nos selecionamos os melhores cuidados a ter quando sair na rua durante a quarentena.


Siga lendo para ver todos os melhores, muitos dos quais você pode nem conhecer!

1. Use máscara

A primeira das melhores dicas para quando tiver que sair de casa é a mais óbvia e que todos sabem: use uma máscara. Isso é realmente essencial para evitar que você espalhe o coronavírus caso o tenha, além de ajudar a prevenir que você o pegue.

Ao usar máscara, sua respiração será “empurrada” para trás, na sua direção, fazendo com que ninguém seja exposto aos microorganismos que podem estar presentes em suas narinas ou boca. Além disso, vai também filtrar o ar que sai (e entra), bloqueando agentes externos.

Use máscara cuidados a ter quando sair na rua

2. Higienize-se

A higienização com álcool em gel se faz fundamental na quarentena, sendo um dos cuidados a ter quando sair na rua mais fundamentais. Sempre que sair, leve uma garrafinha de álcool em gel consigo (lembrando que a porcentagem de álcool deve ser de, no mínimo, 60% para ser efetivo contra o coronavírus.

Se pegar uma embalagem no supermercado, lave as mãos. Se for usar um carrinho, higienize a parte em que tem que encostar, para garantir que não vai espalhar pelo lugar.

Quando chegar em casa, vá direto para o banheiro e lave as mãos com água e sabão – por, no mínimo, 20 segundos. Depois, higienize as maçanetas e tudo em que encostou!


3. Não leve a mão ao rosto

Quando estiver na rua, tente se lembrar de nunca encostar em qualquer parte de seu rosto, ainda mais nos seus olhos. Eles são uma parte particularmente vulnerável, já que a máscara não os cobre e, se você não usa óculos, estão completamente expostos.

Mesmo que tenha acabado de se higienizar com álcool em gel, é melhor não correr nenhum risco e não coçar os olhos ou roer as unhas. Podem ser hábitos que você tem há bastante tempo, mas agora, durante a quarentena, é a hora de parar.

4. Mantenha distância dos outros

Outro dos cuidados a ter ao sair na rua é que não se tenha proximidade física com ninguém, mantendo uma distância de, no mínimo, dois metros. Isso é bastante complicado de se fazer, com muitos mercados tendo corredores apertados e elevadores sendo pequenos, mas sempre que possível mantenha a distância.

Essa é mais uma maneira de ajudar a evitar pegar – e espalhar – o coronavírus. O quanto mais distância tiver dos outros, menos chance tem de pegar deles quando, porventura, espirrarem.

Mantenha distância dos outros

5. Evite transporte público

Sabemos da dificuldade que ir em qualquer lugar sem usar o transporte público, sejam ônibus, trens ou metrôs. Contudo, sempre que possível evite usar deles, já que tendem a ser um foco de aglomeração de pessoas, o que aumenta a chance de pegar o vírus.

Prefira usar Uber, por exemplo, por mais que seja mais caro. Em viagens curtas pode ser uma alternativa viável.

6. Evite usar dinheiro

Outro dos cuidados a ter quando sair na rua é não usar dinheiro físico, preferindo sempre o uso de cartões. É muito sabido o quão sujas são as notas e moedas e, ainda mais agora, deve se evitar usá-los, tanto para se prevenir quanto para não espalhar.

Afinal, se você está infectado e paga com uma nota, vai estar contaminando quem tocar nela. Da mesma maneira, quando receber o troco poderá ser infectado.

Evite usar dinheiro cuidados a ter quando sair na rua

7. Tire os sapatos ao voltar

A gente se preocupa muito em limpar as mãos e evitar contato com o rosto, mas outra parte importantíssima é tirar e higienizar os seus tênis ou sapatos assim que chegar em casa, os deixando em sua porta.

Isso se dá porque o coronavírus vive por até três dias em superfícies, dependendo da que for. Então, garanta que vai sempre usar um sapato diferente para sair do que o que usará dentro de casa, e NUNCA ande com os sapatos da rua dentro do seu lar durante essa quarentena.

8. Separe as roupas que usou na rua

Tão importante quanto o anterior, outro dos cuidados a ter quando sair na rua é sempre separar as roupas que usou na rua, nunca as misturando com as que já estão lavadas. Se possível, as lave assim que chegar. Se não der, coloque numa sacola plástica fechada.

No pior dos casos, separe todas numa caixa de papelão para que sejam lavadas o mais rápido que der, mas não contaminem nada mais.

9. Limpe todos os acessórios

Outra coisa realmente importantíssima de se lembrar é limpar e higienizar absolutamente todos os acessórios que utilizou na sua saída. Por exemplo, o seu celular, fones de ouvido, carteira e chaves… tudo o que puder usar em casa. Detalhe: higienize também seus óculos!

Claro, não dá para ter uma desinfecção total, mas a diminuição dos riscos é fundamental para evitar o contágio por coronavírus durante a quarentena.

10. Tome banho assim que voltar

Terminamos a nossa lista com algo que pode ser bastante inconveniente, dependendo dos hábitos que tem. Tomar banho assim que chegar em casa é realmente ideal, para limpar por completo o seu corpo de qualquer vírus que possa ter na pele.

Se isso não for possível, trocar de roupas, lavar as mãos, braços, rosto e qualquer parte de pele que tiver sido exposta deve ser suficiente para mitigar os riscos.

Tome banho assim que voltar cuidados a ter quando sair na rua

Gostou das nossas recomendações de cuidados a ter quando sair na rua?

Deixe nos comentários se algum foi uma novidade para você ou se já conhecia todos. Não se esqueça de conferir, também, o nosso guia de como higienizar seu smartphone e as melhores ideias para ganhar dinheiro em casa durante a quarentena!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo