Coronavirus no notebook: como higienizar seu computador
Nenhum Comentário
Coronavirus no notebook: como higienizar seu computador
Coronavirus no notebook: como higienizar seu computador

Coronavirus no notebook: como higienizar seu computador

Nenhum Comentário

Higienizar seu computador regularmente é um cuidado que muitos não tomam. Com a chegada do COVID-19, no entanto, a necessidade de se evitar coronavírus no notebook e em outros aparelhos se tornou ainda maior.

Por sua alta capacidade de contágio, o coronavírus também pode ser transmitido por objetos infectados. O vírus pode sobreviver algumas horas ou dias fora do corpo de um hospedeiro. Isso torna a higienização regular de grande importância.

Especialmente se você usa o notebook para trabalhar em casa ou fazer renda extra. Para esse tipo de profissional que já está a ganhar dinheiro sem sair de casa, o notebook chega a ser mais usado que o próprio smartphone.

Para saber como se proteger contra o coronavírus no notebook, confira o passo a passo abaixo para higienizar seu computador, evitar infecções e acabar com a onda do coronavírus!

Como preparar a limpeza do seu notebook

O primeiro passo é saber o que evitar na hora de tirar a sujeira do seu computador. Evite materiais como cloro ou outros produtos de limpeza pesada. Por conter material corrosivo, eles podem danificar a tela ou até mesmo os componentes do seu notebook.

Confira abaixo o que você vai precisar para acabar com o coronavírus no notebook:

  • Spray de ar comprimido
  • Álcool isopropílico 70% ou produtos de limpeza específicos para notebook
  • Água
  • Pano de microfibra

Vale mencionar que a maioria dos materiais acima pode ser substituída. O spray de ar comprimido, por exemplo, é de grande ajuda, mas não é um item de primeira necessidade.

Se não tiver um por perto, a velha sacudida no teclado de cabeça para baixo já irá ajudar, mesmo que seja uma solução imperfeita. Vale mencionar que uma das principais vantagens de limpar seu computador é diminuir a temperatura do PC e evitar o aquecimento, já que a poeira abafa os espaços de ventilação e faz com que os coolers do seu notebook tenham de trabalhar mais.


Agora que já separou os materiais para fazer a higienização do seu computador, confira abaixo como higienizar o seu notebook!

limpeza

 

Coronavírus no notebook: como fazer a limpeza

Antes de começar a limpeza, é importante mencionar que o seu notebook deve estar desligado e desconectado da bateria. Caso o seu notebook seja de um modelo antigo e tenha bateria removível, também indicamos removê-la.

Também deve desconectar quaisquer acessórios conectados às portas de rede, USB, HDMI ou fones de ouvido.

Antes de começar, é importante lembrar também que nunca se deve borrifar o produto diretamente no notebook. Sempre borrifar a solução no pano. Mesmo assim, também é importante não o umedecer demais antes de passar no equipamento.

Os primeiros a serem limpos devem ser os teclados e as portas do computador. Vire o notebook de cabeça para baixo e o sacuda algumas vezes para derrubar poeira, farelos de comida, pelos ou cabelo. Faça isso também com as portas do note.

Em seguida, retorne o notebook à posição original e borrife o spray de ar comprimido no teclado para remover as sujeiras que não caíram antes. Caso ainda tenha sujeira agarrada, pode usar um palito fino para tirar as sujeiras mais complicadas. Vale mencionar que o palito deve estar seco e não pode forçar muito sua entrada.

coronavirus-no-notebook-teclado

O passo seguinte é limpar a tela diluindo o álcool isopropílico na água. Uma proporção de 60% água e 40% álcool deve ser o suficiente. Se tiver em dúvida, coloque mais água. O álcool em excesso pode danificar o seu equipamento.

Movimentos circulares são os mais indicados na hora de esfregar o pano para tirar a sujeira. Use o mesmo pano para limpar o touchpad e as outras partes do notebook que ainda não foram limpas. Caso o pano esteja muito sujo, trocar por outro. Caso contrário, estará apenas reinserindo a sujeira no aparelho.

Ou seja, vamos ter o coronavírus no notebook indo e voltando. Após limpar toda a parte interna do notebook, passe o pano com a mistura também na traseira do notebook e em sua tampa.

Pronto! Basta apenas isso para ter um notebook higienizado. Com a ameaça do COVID-19, é importante fazer essa limpeza por períodos mais curtos, principalmente caso leve o notebook para fora de casa, o que também não recomendamos.

Esteja preparado para o embate contra o coronavírus

A melhor maneira de lutar contra o coronavírus é fugindo dele. Por isso, confira abaixo algumas recomendações dadas por especialistas em sites ou canais no YouTube.

  • Higienize as mãos com frequência, especialmente assim que chegar em casa;
  • Não frequente locais aglomerados;
  • Evite sair de casa em geral, apenas em situações inevitáveis;
  • Higienize aparelhos usados com frequência, como o seu smartphone;
  • Não compre máscaras caso não esteja apresentando sintomas. Esses recursos são limitados;
  • Não entre em pânico. A situação é de alerta e é importante prestar atenção, mas o pânico não ajuda ninguém. :)

Convidar o leitor a conhecer também alguns aplicativos sobre o coronavírus que podem baixar para se atualizar sobre o avanço da doença.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo