Aplicativos sobre Coronavírus: quais deles baixar?
Um Comentário
Aplicativos sobre Coronavírus: quais deles baixar?
Aplicativos sobre Coronavírus: quais deles baixar?

Aplicativos sobre Coronavírus: quais deles baixar?

Um Comentário

O COVID-19 é um dos assuntos mais comentados no momento e já não faltam aplicativos sobre coronavírus circulando nas lojas de apps para smartphones.

No dia de fechamento dessa matéria (12/03) a doença foi classificada como uma pandemia. O que isso significa?

Para entender seu significado, primeiro precisamos compreender o que é um surto. A OMS classifica como surto o aumento repentino de casos em um local específico, como uma cidade.

Caso esse surto se repita em outras cidades e Estados de um país, ele evolui para uma epidemia. Caso essa epidemia aconteça também em outros locais do planeta, isso configura a pandemia. Ou seja, já é oficial que o coronavírus é um risco em diversos países, inclusive o Brasil.

Nesses cenários, infelizmente é comum que o pânico prevaleça e cada vez mais pessoas busquem por informações sobre a doença. Nesse caso, aumentam as buscas por aplicativos sobre coronavírus.

O problema é que a busca – muitas vezes desesperada – por informações faz com que muitos acabem acreditando nas famigeradas fake news. Ou seja, acabam recebendo informações falsas e as espalhando, causando também uma onda de desinformação.

Por isso, não existem muitas fontes confiáveis sobre a doença. Para te ajudar a entender melhor como se prevenir contra o coronavírus, vamos falar um pouco mais sobre a doença. Mostraremos também quem está suscetível a ela e o que você deve fazer ou não em relação aos aplicativos sobre coronavírus que encontrar.

Continue conosco e não se esqueça de lavar as mãos!


O que é o novo Coronavírus?

O coronavírus existe desde a década de 60, mas até então não era tão contagioso. Embora fossem letais, o MERS e o SARS foram controlados e hoje já não são uma preocupação.

Já o COVID-19 é uma forma pouco letal do vírus, mas altamente contagiosa. Transmitida pelo ar, da mesma maneira que faz uma gripe, o “novo” coronavírus se tornou uma preocupação mundial nas últimas semanas.

Mas quem está suscetível ao coronavírus e pode correr o risco de vir a falecer por conta dele? Isso é o que vamos mostrar no trecho seguinte!

aplicativos-sobre-coronavirus

Quem está suscetível ao Coronavírus?

Não há uma maneira fácil de dizer isso, mas: todos são suscetíveis ao COVID 19.

Qualquer um pode contrair a doença devido ao seu alto potencial contagioso. Por outro lado, as chances dela provocar o falecimento são brandas.

A maioria esmagadora dos falecidos por conta do coronavírus são idosos ou pessoas com sistema imunológico deficiente. Para esses grupos de risco, é ainda mais importante evitar aglomerações e higienizar as mãos o máximo que puder.

Também é importante mencionar que quem já pegou o COVID-19 e se curou não está imune. É possível contrair o coronavírus novamente e já foram registrados casos do tipo na China e no Japão.

Aplicativos sobre Coronavírus: o que NÃO fazer

A primeira e mais importante coisa a se dizer dos aplicativos sobre Coronavírus é evitar compartilhar informações recebidas em aplicativos de mensagem, especialmente em grupos ou mensagens encaminhadas por pessoas próximas.

É provável que essa pessoa esteja repassando informações falsas sem saber. Além disso, muitas pessoas de má fé estão usando essas mensagens e aplicativos sobre coronavírus para aplicar golpes e roubar dados de usuários.

A Google Play e App Store também estão bloqueando a entrada de aplicativos sobre coronavírus que estão para aprovação em suas lojas digitais. O objetivo não é evitar a disseminação de informação, mas sim proteger seus usuários de tentativas de fraude usando o medo generalizado do COVID-19.

Ainda assim, é importante ficar atento aos aplicativos sobre coronavírus, caso consiga encontrar algum. Não baixe esses apps a não ser que eles venham de fontes confiáveis. Na dúvida, não prossiga com o download.

Para te ajudar nessa tarefa de encontrar informações de confiança sobre o novo coronavírus, continue lendo o artigo.

Aplicativos sobre Coronavírus: quais utilizar?

Agora você sabe o que não deve fazer ao buscar por informações sobre o COVID-19. Por isso, vamos te ajudar a encontrar aplicativos sobre coronavírus que realmente vão te deixar informado sobre o estado atual da pandemia.

Além disso, também indicaremos fontes confiáveis sobre como se prevenir e o que fazer caso esteja com suspeita da doença.

Por ora, apenas dois apps são confiáveis e úteis para conseguir esse tipo de informação.

1. Coronavirus.app

Apesar de contar como um dos aplicativos sobre coronavírus, ele não está disponível na Google Play ou App Store. O Coronavirus.app pode ser acessado diretamente pelo navegador acessando o link.

Nesse site, é possível acompanhar o estado atual da doença: pontos onde ela está mais concentrada, número de infectados, pessoas que estão atualmente com o vírus, além de falecidos e também de pacientes que se recuperaram.

mapa

Você também pode dar zoom em áreas específicas do mapa para saber mais sobre como o vírus está afetando a região onde mora.

2. Coronavírus – SUS

Publicado pelo próprio governo brasileiro, esse app traz informações verificadas sobre o estado da doença e as formas de prevenção atuais. Além disso, o app sobre coronavírus do SUS também informa sobre como você deve proceder caso suspeite que tenha contraído a doença.

O aplicativo é gratuito e você pode baixá-lo tanto em seu Android quanto em seu iPhone.

aplicativos-sobre-coronavirus-app

Tenha hábitos saudáveis!

Além de aprender por meio dos aplicativos sobre coronavírus que citamos ao longo do artigo, é importante manter hábitos saudáveis e higiênicos. Em especial lavar as mãos com frequência, principalmente após chegar em casa.

Também é importante filtrar bem as informações que recebe sobre a doença e desconfiar de soluções milagrosas ou previsões apocalípticas. Até hoje, ainda não foi descoberta uma vacina de prevenção ou uma cura efetiva para o coronavírus.

Considerando a alta capacidade de contágio da doença, também é indicado evitar aglomerações e sair de casa apenas quando necessário.

Para terminar em um tom mais leve, não saia sem conferir nosso artigo com os melhores apps para ver filmes e séries para curtir em casa com segurança!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

Voltar ao topo