Coronavirus no smartphone: como higienizar seu aparelho
Nenhum Comentário
Coronavirus no smartphone: como higienizar seu aparelho
Coronavirus no smartphone: como higienizar seu aparelho

Coronavirus no smartphone: como higienizar seu aparelho

Nenhum Comentário

É inegável que o COVID-19 se tornou uma preocupação global após alcançar o status de pandemia, o último na escala da Organização Mundial de Saúde. Esforços já estão sendo feitos em diversos países, incluindo o Brasil, para conter sua propagação.

Mesmo de pouca letalidade, sua ameaça acontece por conta da sua facilidade de contágio, já que o coronavírus se espalha pelo ar e pode ficar atrelado a objetos por muitas horas – ou até dias! – sem morrer. Ou seja, tempo o suficiente para encontrar um hospedeiro desavisado.

Isso também significa que objetos de muito uso podem te infectar. Por isso, não é estranho pensar primeiro em encontrar o coronavírus no smartphone. O aparelho é de longe o objeto que mais pegamos ao longo da rotina.

A solução para o coronavírus no smartphone é a mesma que temos para nós: higienize-o sempre que puder, especialmente ao sair de casa com ele.

Por outro lado, lavar as mãos é fácil e todos já fazíamos. Agora, como higienizar um aparelho eletrônico como um smartphone?

Se não tinha o hábito de higienizá-lo ou apenas passava um pano seco, então você precisa conferir esse artigo.

Abaixo, vamos dar um passo a passo para higienizar seu aparelho e consequentemente limpar qualquer coronavírus no smartphone. Também vamos mostrar o que fazer com acessórios como capas e fones de ouvido – como os AirPods Pro -, também usados com frequência.

Não se preocupe, a higienização é fácil e dura poucos minutos. São minutos preciosos que te deixarão menos vulnerável ao coronavírus e a quaisquer outras doenças infecciosas que podem ter se alojado em seu smartphone.


Confira abaixo e comece já a limpar seu smartphone!

Como higienizar o celular e evitar coronavírus no smartphone?

O primeiro passo a tomar é desconectar o celular de quaisquer carregadores ou acessórios, como fones de ouvido. Esses objetos devem ser limpos separadamente, como iremos mostrar mais à frente no artigo.

coronavirus-smartphone

O passo seguinte é ainda mais simples: tire ele da capa – que também mostraremos como limpar! – e desligue o aparelho. Limpá-lo com ele ligado, mesmo com a tela trancada, fará com que corra um risco grande de fazer seu smartphone para de funcionar.

Com tudo preparado, crie uma mistura de água com álcool isopropílico 70%. É importante que a proporção de água seja maior que a de álcool. Coloque essa mistura em uma garrafa com spray borrifador.

Agora, borrife essa mistura em um pano seco. Caso tenha em sua casa, use um pano de microfibra, também muito usado para limpar lentes de óculos. Vale mencionar que nunca deve borrifar o spray diretamente no smartphone. Também não umedeça demais o pano.

Agora, passe o pano umedecido com a mista e o esfregue no smartphone todo, tanto na parte frontal quanto na traseira do aparelho.

Limpe também áreas pequenas, como as portas USB ou Lightning, entradas para fone de ouvido e o espaço em volta da lente das câmeras do celular, basicamente qualquer entrada que necessite plugar um acessório. Para eles, use um cotonete de algodão ou um palito de madeira, ambos secos. Tenha cuidado para não fazer muita força e danificar essas áreas pequenas.

Por fim, deixe-o em um lugar seco e arejado por cerca de 15 minutos ou o tempo necessário para o telefone secar e não comprometer a integridade do aparelho.

Dica: enquanto isso, você também pode higienizar a sua capa de celular. Veja abaixo!

Como higienizar a capa do smartphone?

Agora que está evitando coronavírus no smartphone ao higienizar o aparelho, não pare aqui. Afinal de contas, não adianta colocar o smartphone limpinho em uma capa imunda de volta. O vírus também pode se alojar na capa de qualquer aparelho, mesmo que seja um dos melhores celulares do mundo.

O primeiro passo a dar é encontrar um pote no qual pode colocar uma mistura de água e detergente.

coronavirus-smartphone-case

Além da imersão na mistura, você pode usar um pano semelhante ao que usou para higienizar o seu smartphone. Passe-o pelos cantos da capa para se livrar de sujeira acumulada naquele local.

Nas áreas pequenas como o pequeno buraco nas lentes de câmeras e as já citadas portas Lightning e USB, o pano não irá adiantar. O ideal é usar um cotonete de algodão embebido nas mesma mistura que criou para tirar o coronavírus no smartphone.

Por fim, deixe a capa secar por mais alguns minutos antes de colocá-la de volta no seu smartphone.

Dica: capas de couro devem ser higienizadas usando um tipo de sabão especial criado para limpar esse material!

Como higienizar acessórios?

Acessórios como carregadores e fones de ouvido também devem ser higienizados, também por termos contato com esse tipo de aparelho quase diariamente. Porém, não há mistério algum.

Basta usar a mesma combinação de água e álcool em um spray, que deverá ser borrifado em um pano seco. A partir daí, baixa esfregá-los por completo e deixá-los secando por alguns minutos antes de voltar a usá-los.

Coronavírus no smartphone: basta ter cuidado!

Muitas vezes, a vida agitada nos impede de tomar esses pequenos cuidados. Por outro lado, a chegada do coronavírus os torna ainda mais importante do que era há poucas semanas. Veja algumas recomendações importantes que descobrimos nestes canais e em sites especializados:

  • Higienize as mãos com frequência, especialmente assim que chegar em casa;
  • Não frequente locais aglomerados;
  • Evite sair de casa em geral, apenas em situações inevitáveis;
  • Higienize aparelhos usados com frequência, como o seu smartphone;
  • Não compre máscaras caso não esteja apresentando sintomas. Esses recursos são limitados;
  • Não entre em pânico. A situação é de alerta e é importante prestar atenção, mas o pânico não ajuda ninguém. :)

Aqui no AppTuts, já escrevemos alguns artigos que o ajudarão a conseguir informações sobre o avanço do vírus, além de dicas para prevenção, como evitar sair de casa. Não faltam apps para ver filmes e séries que irão te ajudar nessa tarefa de passar o tempo enquanto essa onda pandêmica não vai embora.

Lembra também da sua família abandonada no The Sims 4 que não conseguia jogar pela falta de tempo. Com a suspensão de atividades como cinemas, museus e teatros, talvez seja a melhor hora para cuidar de sua família virtual.

Mas se jogos de simulação para PC não são a sua praia, talvez esses jogos de navegador te ajudem a passar o tempo.

Continue conosco por mais alguns minutos e conheça os principais aplicativos e sites para saber mais sobre o coronavírus no smartphone ou no seu navegador!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo