Quarentena: como manter a rotina com filhos pequenos
Nenhum Comentário
Quarentena: como manter a rotina com filhos pequenos
Quarentena: como manter a rotina com filhos pequenos

Quarentena: como manter a rotina com filhos pequenos

Nenhum Comentário

Costuma trabalhar em casa, mas os filhos sempre estiveram na escola? Com a recente crise do coronavírus, acredito que essa não seja mais uma realidade.

Com as crianças em casa, é possível que esteja se perguntando como manter a rotina com filhos pequenos de uma maneira que não reduza sua produtividade, mas sem deixar de prestar atenção em suas crias.

Você está absolutamente certo em pensar dessa maneira. Não é apenas uma questão de responsabilidade para com os pequenos, mas também uma maneira de aproveitar a fase atual, que bem sabemos não durar pra sempre.

Como conciliar o cuidado com as crianças sem quebrar o ritmo de trabalho? Isso é o que vamos te mostrar nos parágrafos a seguir.

Passo #1: Abandone qualquer esperança de manter a rotina

Entendemos que você chegou até nós procurando uma maneira de manter a rotina com as crianças em casa.

Porém, não vamos te enganar dizendo que há como manter a rotina com filhos pequenos dentro de casa o tempo todo.

Por isso, o primeiro passo é aceitar a realidade que o Covid-19 está a nos impôr e que seus horários e prioridades deverão mudar enquanto ainda estamos de quarentena.

Dessa maneira, se torna menos frustrante desenhar um novo plano para que continue a ganhar dinheiro sem que os pequenos interfiram muito a sua produção.


Passo #2: Estabeleça horários para si e para as crianças

como-manter-rotina-filhos-pequenos-horarios

Não adianta definir horários apenas para si. Caso o faça sem que todos saibam, seus pequenos simplesmente irão interrompê-lo a qualquer hora, já que eles não tem certeza de quando é o seu horário de trabalho.

Assim como nós, os pequenos também tem uma rotina. Também não adianta definir um cronograma de horários para eles. Se você não ter um para si, eles simplesmente irão pedir ajuda a qualquer momento, independente do que esteja fazendo.

O ideal é que todos participem do cronograma e tenham seus próprios horários. Essa é a melhor maneira de ter como manter a rotina com filhos pequenos.

Você pode determinar o seu horário de trabalho no qual é possível ser interrompido e os horários nos quais não estará disponível. Ou seja, o período para fazer os trabalhos mais importantes e que exigem concentração total no home office. Claro, não deixe de também ter horários para que possam fazer coisas em casa com as crianças, seja em tarefas domésticas ou momentos de diversão.

Nesse tempo que não ficará disponível, você deve estabelecer para eles tarefas ou distrações das quais eles não precisem de você. Essa será a hora perfeita para deixá-los jogar alguns jogos multiplayer offline ou acompanhar suas séries de animação favoritas.

Passo #3: Esteja presente nos horários combinados

Como você se  se comporta quando está frente a um cliente importante? Você deixa seu smartphone no silencioso ou até mesmo desligado e presta total atenção nele, correto?

É assim que você deve respeitar os horários que combinou no passo acima para saber como manter a rotina com filhos pequenos em casa.

Por mais interessante que seja ficar nos aplicativos de mensagens ou rolando o feed das redes sociais, esteja tão presente nos horários de trabalho com foco quanto no de convívio com as crianças. Elas percebem quando você não está realmente presente nas atividades com elas e te cobrarão por isso.

O pior: elas terão razão.

Vale mencionar também que esse período forçado em casa pode trazer maior conexão entre você e seus filhos pequenos, além de momentos únicos que talvez não acontecessem na rotina convencional.

Ou seja, faça o melhor possível dentro da situação ruim que é a pandemia do coronavírus.

Sempre lembre a eles de lavar as mãos também!

lavarmaos

Passo #4: Mostre seu trabalho a eles

Se as suas crianças nunca perguntaram como é o seu trabalho, tenha certeza que esse dia vai chegar. Com a convivência forçada, aumentam as chances deles terem curiosidade sobre como funciona o seu trabalho.

Por isso, convide-os a fazer parte da sua rotina de trabalho. Aproveite para mostrar como você produz, o que você faz e como seu trabalho ajuda outras pessoas. Se possível integre eles em alguma atividade de menor complexidade, como organizar documentos físicos ou até na arrumação do seu escritório.

Mas nada de abusar da boa vontade das crianças! :)

Passo #5: Seja tolerante com as interrupções

Se não há um método de produtividade perfeito, não espere que isso vá mudar, mesmo seguindo os passos que mostramos até aqui de como manter a rotina com filhos pequenos em casa.

Imprevistos irão acontecer e eventualmente as crianças precisarão te interromper. Nessa hora, nada de perder a paciência com os pequenos. Avalie cada situação e converse com eles sobre quais são os tipos toleráveis de interrupção.

Ainda assim, tenha paciência. O ritmo de interrupções diminuirá, mas ainda assim acontecerão em alguns momentos. Lembre-se de dar um pouco de atenção aos pequenos durante as pausas.

como-manter-rotina-filhos-pequenos-pausa

Passo #6: Seja curioso em relação ao que seus filhos acompanham

Aproveite o momento para aprender mais sobre o que suas crianças gostam e acompanham, principalmente na internet.

Quais são seus influenciadores favoritos, se gostam de assistir filmes ou preferem séries e desenhos animados e os programas que eles não perdem por nada. Aproveite a oportunidade para entender porque eles gostam de games como Fortnite ou porque o TikTok é tão popular.

Não deixe para saber o que eles fazem na rede apenas por meio de um app para controle dos pais.

Quanto mais se mostra aberto a entender do que os seus filhos gostam, mais eles serão abertos e confiarão em você para te dizer abertamente. Dessa maneira, fica aberto o canal de diálogo, permitindo que você opine sobre suas preferências sem o medo de serem repreendidos ou ridicularizados.

Quer mais dicas sobre como se organizar no trabalho em casa? Então conheça agora mesmo os melhores aplicativos para fazer mapas mentais e melhore a sua organização!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo