8 sites para acompanhar o Coronavirus e se prevenir
Nenhum Comentário
8 sites para acompanhar o Coronavirus e se prevenir
8 sites para acompanhar o Coronavirus e se prevenir

8 sites para acompanhar o Coronavirus e se prevenir

Nenhum Comentário

Já existem 1.620 casos confirmados no Brasil (no dia 23/03/2020) e continua a ser inevitável que o número de infectados aumente nos próximos dias. Vale considerar que a aparição dos sintomas leva de 2 a 14 dias para aparecer, então é provável que os números aumentem antes de diminuir. Por isso que ter em mãos alguns sites para acompanhar o coronavírus é importante.

O vírus é altamente contagioso, embora pouco letal. Ainda assim, é importante frisar que o contágio em idosos e pessoas com baixa imunidade pode ser provar fatal, então também é crucial tomar cuidado não apenas em evitar a infecção, mas também de contagiar seus entes queridos.

Outro perigo semelhante é a disseminação de fake news, com informações e alarmismos desnecessários em relação ao COVID-19.

Embora ficar alerta seja necessário em situações inéditas como essa, é importante não entrar em pânico e se prevenir contra o aumento de casos futuros.

Além disso, buscar informações de fontes confiáveis também é primordial para saber como prevenir e combater o vírus, caso necessário.

Para te ajudar nessa tarefa, reunimos alguns sites para acompanhar o coronavírus. Neles, você vai encontrar informações de prevenção, atualizações sobre sua disseminação no país e no mundo e o que fazer caso esteja com suspeitas da doença.

Por isso, continue conosco pelos próximos parágrafos e salve esses sites em seus favoritos!

1. Bing COVID

Ao procurar pelo COVID no buscador da Microsoft, você terá acesso a um mapa completo sobre o avanço do Coronavírus no mundo. O mapa usa informações de órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os centros de prevenção de doenças nos Estados Unidos e na Europa.


A página também te indica vídeos educativos, notícias artigos sobre prevenção e o que fazer caso esteja apresentando os sintomas do vírus. A página sobre o COVID no Bing está em português e você pode acessá-la por meio do link.

bing

2. Coronavirus.app

Esse é o site oficial para acompanhar a situação do Coronavírus no mundo. Por meio dele, é possível saber o número de infectados, mortos e curados da doença. Além disso, é possível acompanhar estatísticas locais e o avanço das infecções, inclusive sobre o Brasil e Portugal.

O site está em inglês, mas a maioria de suas informações é visual, como pode ver na captura de tela abaixo. Clique no link para conferir o site gratuitamente.

app

3. Saúde.gov

O site do Ministério da Saúde é o local a ir para informações e notificações oficiais sobre o avanço da doença no Brasil. Além de informações atualizadas, o site traz recomendações de como se prevenir e do que fazer caso esteja apresentando sintomas da doença.

Com o risco iminente da doença, é comum que o site apresente quedas por conta do alto número de tentativas de acesso. Por isso, não estranhe caso apareça uma mensagem de erro no seu navegador.

Clique no link para acessar o portal do Ministério da Saúde. Caso não consiga fazer o acesso, tente novamente outro momento ou confira os outros sites a seguir.

4. Portal Fiocruz

Uma das mais tradicionais instituições de saúde, o Portal Fiocruz também é uma fonte de informações confiáveis sobre o novo coronavírus. No site, você pode conferir dicas de prevenção pessoal ou comunitário, como em ambientes de trabalho. Também terá acesso ao plano de contingência desenvolvido pela instituição.

Além disso, a instituição publicou recentemente um plano de contingência para a pandemia que estamos passando ao longo do início de 2020. Também é possível encontrar vídeos e artigos com tudo o que precisa saber sobre o COVID-19.

Acesse o link para ficar bem informado sobre a epidemia e como se proteger da doença.

sites-acompanhar-coronavirus-fiocruz

5. CoronaBR

O primeiro site a oferecer uma espécie de enfermeiro virtual, que faz questões relacionadas à sua saúde em um teste. O objetivo aqui é mostrar quem pode estar infectado e se os sintomas exigem que se dirija a uma unidade de saúde.

Além disso, o site mostra o que é o coronavírus, suas diferentes formas de transmissão e dicas para se proteger de uma infecção, entre outros materiais educativos.

O teste pode ser feito por meio do link e basta clicar nas respostas de acordo com os sintomas que estiver apresentando.

sites-sobre-coronavirus-coronabr

6. UFRJ

Os sites para acompanhar o coronavírus das Universidades Federais brasileiras também são confiáveis para consultar informações. Em especial o da UFRJ. A universidade federal carioca atualizou suas páginas para incluir informações de prevenção contra a doença.

Entre os textos publicados até então, um esclarecimento sobre o que é uma pandemia, o cronograma de suspensão das aulas na universidade e suas próprias diretrizes de contingência contra o vírus.

Clique no link para acessar a página especial da UFRJ sobre o coronavírus.

7. DGS

O site da Direção Geral de Saúde – o equivalente português ao Ministério da Saúde – também traz informações sobre o coronavírus, caso seja residente do país.

Nele, você pode obter informações sobre como o contágio está afetando Portugal. Também pode encontrar dicas de prevenção e procedimentos caso acredite estar com os sintomas da doença.

A página também traz orientações aos profissionais de saúde sobre como proceder ao receber pacientes que aleguem estar com os sintomas do coronavírus. Acesse a página para se informar sobre o COVID-19!

8. CovidApp

Outra opção para Portugal, o CovidApp é uma aplicação feita em colaboração entre médicos e programadores. Ele está disponível nessa página e pode ser usado para se auto monitorar. Ou seja, é uma maneira de saber se você é um possível portador da COVID-19.

É possível reportar seus sintomas e dados vitais quando quiser. Seus dados podem ser analisados sem que precise correr o risco de sair de casa. Em breve, a equipe do CovidApp pretende incluir inteligência artificial para agilizar o processo de análise de risco.

Dica: não baixe o app Covid-19 Tracker! Ele foi construído por hackers e abusa da necessidade de informação para sequestrar os dados e aplicar golpes pela internet!

Cuidado com as informações falsas e se cuide!

Grupos de WhatsApp não são fontes confiáveis para aprender sobre o coronavírus. São altas as probabilidades de esbarrar com notícias falsas e acabar disseminando desinformação. Evitar fake news é importante, mas não deixe também de denunciá-las caso se depare com uma. Para saber como fazer a denúncia, confira esse artigo.

Por fim, vamos listar abaixo algumas recomendações, que encontramos nos sites para acompanhar o coronavírus que citamos ao longo desse artigo:

  • Higienize as mãos com frequência, especialmente assim que chegar em casa;
  • Não frequente locais aglomerados;
  • Evite sair de casa em geral, apenas em situações inevitáveis;
  • Higienize aparelhos usados com frequência, como o seu smartphone;
  • Não compre máscaras caso não esteja apresentando sintomas. Esses recursos são limitados;
  • Não entre em pânico. A situação é de alerta e é importante prestar atenção, mas o pânico não ajuda ninguém. :)

Continue conosco por mais alguns minutos e veja também os aplicativos sobre coronavírus!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo