Como criar um blog grátis e fazer renda extra? [Guia Completo]
2 Comentários
Como criar um blog grátis e fazer renda extra? [Guia Completo]
Como criar um blog grátis e fazer renda extra? [Guia Completo]

Como criar um blog grátis e fazer renda extra? [Guia Completo]

2 Comentários

Na situação em que estamos, todo mundo está precisando de alguma forma de ganhar dinheiro a mais. Aprender como criar um blog grátis é um bom jeito de conseguir realmente fazer renda extra.

Para aprender o passo a passo de como fazer isso, basta seguir lendo o nosso guia, onde indicamos a melhor plataforma e ensinamos a usá-la.c

1. Por que criar um blog?

Existe uma grande variedade de razões pelas quais você pode querer criar um blog grátis e fazer renda extra, muitas das quais podem nem ter passado na sua cabeça até agora. Nesse primeiro tópico iremos abordar justamente isso: o que você ganha de benefícios fazendo isso?

Ter um blog te dá visibilidade

Provavelmente já pensou nisso, mas criar um blog vai te ajudar a aumentar muito a sua visibilidade online, o que vai te ajudar a vender os seus produtos. Com ele, é mais fácil criar uma conexão com o seu público, ainda mais se o que você postar for de alta qualidade.

Com isso, quem já te acompanha vai se sentir encorajado a compartilhar seus conteúdos com amigos e conhecidos, aumentando o número de leitores e o seu alcance, cativando e mantendo uma audiência consistente e cada vez maior.

Ter um blog te dá credibilidade

Um fator que é relativamente único para blogs é o fato de que eles te ajudam a expandir a sua marca com facilidade, aumentando de maneira rápida a sua credibilidade e autoridade acerca dos assuntos que aborda, algo que é causado simplesmente porque mídias de texto tendem a ser melhores nisso.

Além disso, os seus leitores vão te reconhecer como uma autoridade ou um expert nos tópicos sobre os quais escreve, o que se dá porque quem te acompanha só o faz por crer que o que consome é realmente bom – daí a necessidade de escrever de maneira impecável.

Ter um blog ajuda em seu comércio

Se você quer saber como criar um blog grátis e fazer renda extra, essa provavelmente é uma das razões: aumentar as suas vendas. Blogs servem para ajudar pessoas com lojas físicas, e-commerces e até influenciadores a aumentar o seu alcance e o número de compradores.


Para que isso dê certo, o blog tem que ser ativo. Se não, os leitores não vão querer te acompanhar nem irão se sentir mais próximos de você, o que é importante para vender. Os produtos também precisam ser realmente bons, porque senão ninguém vai comprar duas vezes.

Ter um blog pode te ajudar pessoalmente

Para resolver problemas de comunicação, melhorar na escrita e até de raciocínio, ter um blog é uma boa ideia. Com esse formato, você é forçado a escrever e prestar atenção no que escreve, o que vai ajudar nas questões anteriores.

Além disso, você pode também conseguir aprender a realizar buscas online de maneira bem mais eficiente por duas razões. A primeira, é que para escrever artigos você precisará de referências. A segunda é que no processo de alcançar o sucesso é necessário que aprender como os serviços de busca funcionam.

Ter um blog pode ajudar outras pessoas

A última das principais razões para criar um blog grátis e fazer renda extra é válida apenas para uma parte das pessoas. Mas, se você quer conseguir ajudar os outros por meio de ensinos e dicas, isso vai servir de motivação. Com um blog, é possível ajudar quem tem problemas bastante simples ou até mesmo problemas mais específicos.

2. Decida o seu mercado

Agora que sabe todas as razões além de ganhar dinheiro para ter um blog, chegou a hora de decidir qual o mercado ele irá abranger, algo que pode ser um tanto complicado devido à miríade de assuntos para escolher.

Como regra geral, a escolha deve ser feita a partir de dois fatores: o quanto você gosta do assunto e o número de concorrentes na área. Ou seja, é necessário que se sinta confortável escrevendo e pesquisando.

A Wpromote realizou um estudo acerca dos assuntos mais e menos comuns para blogs abordarem e a lista resultante está abaixo. Vale manter em mente que eles podem variar bastante entre cada país.

Decida o seu mercado

3. Qual plataforma usar?

Uma decisão importante para quem quer trabalhar em casa ao aprender como criar um blog grátis e fazer renda extra é a escolha da plataforma, sendo que existe um grande número de ferramentas que podem ser usadas com essa finalidade.

Dentre as mais conhecidas estão o WordPress.org, o Wix, o Blogger e o Zyro, todas com funcionalidades para criar sites sem a ajuda de um especialista do tópico que for, de maneira realmente completa e fácil.

plataformas Como criar um blog grátis e fazer renda extra

O WordPress.org é, sem dúvidas, a melhor alternativa para criar sites e blogs, sendo a mais completa e customizável. Contudo, conta com alguns pontos negativos bastante grandes: é necessário que você entenda de programação para o usar, além de ser necessário pagar por um serviço de hospedagem e comprar um domínio.

O Wix possivelmente é a plataforma mais conhecida da lista, oferecendo um plano completamente gratuito com domínio e hospedagem inclusos, possibilitando a criação de loja virtual e muito mais de maneira bastante personalizável.

O Blogger é a ferramenta do Google que te permite criar sites sem pagar nada, utilizando da hospedagem da empresa além de te dar um domínio e contar com integração ao AdSense, facilitando o ganho de dinheiro.

Por fim, temos o Zyro, que é a que recomendamos para quem quer fazer o seu blog gratuitamente. Ele conta com funcionalidades excelentes, com um acervo realmente grande de imagens, guias para te ajudar a criar o seu site ou blog, um gerador próprio de slogans e de logos e, melhor ainda, oferece um plano grátis similar ao do Wix!

4. O que é o Zyro?

Está decidido que o Zyro é o que vai usar para criar um blog grátis e fazer renda extra. Mas você pode estar se perguntando o que exatamente ele é. Portanto, iremos aqui dar uma breve explicação sobre isso!

o que é zyro Como criar um blog grátis e fazer renda extra

Ele é uma plataforma para conseguir criar um site do formato que for com facilidade, com as melhores ferramentas que permitem isso, além de oferecer um suporte 24h para resolver qualquer problema que você venha a ter.

Por que usar ele?

É a maneira mais fácil de criar o seu próprio site grátis e extremamente potente. Não requer nenhum conhecimento de programação ou de design para ser usado.

Oferece templates criados por designers profissionais, além de permitir a criação do zero de seu site. O editor é muito fácil de se usar, também, bastando arrastar e soltar os elementos onde desejar.

Tem um Escritor de IA proprietário (que está disponível apenas em Inglês) que gera textos de maneira automática para o blog.

Os sites carregam muito rápido, o que faz com que os visitantes se sintam encorajados a explorar eles. Afinal, ninguém vai ficar esperando por um minuto cada página carregar.

Se adapta de maneira automática para qualquer dispositivo móvel, o que é mais um bônus. Se lembra de quando você visitou alguma página no smartphone e ela ficou muito ruim? Isso não vai acontecer aqui!

Quem criar um blog grátis para fazer renda extra no Zyro vai ter o blog otimizado automaticamente para aparecer mais nos resultados de pesquisas de Google.

Garante um certificado SSL e um domínio gratuito para seus usuários, além de permitir a criação de logos com facilidade.

Quais os planos oferecidos?

Mais um benefício de usar o Zyro é o fato de que, além da possibilidade de usá-lo gratuitamente, você pode também expandir o seu site com facilidade ao assinar algum dos planos pagos, por meio dos quais terá muito mais benefícios (além de mais banda).

planos zyro Como criar um blog grátis e fazer renda extra

Os três são o Grátis, onde você não paga nada, o Básico, que custa 1,99 dólares por mês e o Ilimitado, que custa 3,49 dólares por mês.

No Grátis a largura de banda e o armazenamento são limitados para 500 MB, conta com propagandas, não dá acesso ao Google Analytics e mais algumas restrições.

Básico oferece todas as funcionalidades do Ilimitado, com exceção da largura de banda e do armazenamento, que são restringidos a apenas 10GB de cada.

Por fim, no Ilimitado não terá nenhum limite nem de banda nem de armazenamento, não terá propagandas, pode usar um domínio próprio e muito mais.

5. Como usar o Zyro para criar um blog grátis e fazer renda extra?

Finalmente chegou a hora de descobrir como utilizar dessa excelente plataforma para criar o seu próprio site ou blog agora mesmo!

Criação da conta

O primeiro passo é criar a sua conta, que deve ser feito por meio do site oficial do Zyro. Na página inicial, clique em “Junte-se ao Zyro” no canto superior direito da tela para ser redirecionado à uma tela onde pode escolher se deseja realizar o cadastro com o seu endereço de email, conectando a sua conta do Google ou a conta do Facebook.

criar conta 1 Como criar um blog grátis e fazer renda extra

Caso tenha optado pela criação com o seu email, deverá criar uma senha forte para associar à conta, digitar o seu nome e clicar em “Criar conta”. Se não quiser receber emails da plataforma, desmarque a caixa que diz “Eu gostaria de ser adicionado à lista de mailing do Zyro”.

criar conta 2

Criando o primeiro site

Com a sua conta criada, você será redirecionado para uma tela de boas vindas que irá oferecer ajuda no processo em criar um blog grátis para fazer renda extra. Basta clicar em Comece” para prosseguir.

Agora, escolha o template para o seu site a partir de um bom número de opções. Escolha o que mais se encaixar com o que planeja fazer com o site. Para ter uma noção de sua aparência, pode clicar em “Prévia”, onde terá um exemplo do design para smartphones também. Se gostar, clique em “Começar a criar.

criando blog Como criar um blog grátis e fazer renda extra

Editor de sites

Será redirecionado para o editor de sites da plataforma, onde é possível editar todos os elementos existentes e adicionar novos conforme quiser ou precisar. Isso pode ser feito utilizando das várias ferramentas que o Zyro te oferece.

As edições são de vários tipos: reposicionamento, bastando clicar e arrastar (e vai aparecer uma grade para ajudar a guiar); edição de texto, onde é necessário clicar no elemento e depois em “Edit Text”; editar seções, clicando em “Edit Section para escolher a cor ou a imagem de fundo além de alterar o tamanho delas.

Outra coisa em como criar um blog grátis para fazer renda extra pelo Zyro é que é possível adicionar novas seções ou elementos, dentre os quais estão textos, botões, vídeos, imagens e mapas. Ao lado da barra de adição de elementos, está a opção de gerenciamento e adição de novas páginas.

editor Como

No lado direito está o botão de “Escritor de AI”, que tem a funcionalidade de gerar textos novos de maneira automática para o seu site a partir de algumas diretrizes. Contudo, esse escritor só gera textos em Inglês, o que o torna quase inútil para empreendedores brasileiros.

Depois de ter editado ele, para ver como está e como funciona clique no botão de “Preview” no canto superior direito. Vai ver a versão para navegadores de computador e, clicando no ícone de smartphone, vai ver a versão para dispositivos móveis.

Publicando o site

Após ter visto como o site está e o achar bom, basta clicar em “Publish Website” para o por no ar. Uma janela vai se abrir e você deverá escolher qual será o seu domínio gratuito, com zyrosite.com, ou utilizar um domínio próprio (opção só disponível em planos pagos).

Existem algumas recomendações de como escolher um bom domínio, que estão listadas abaixo:

  • Ele deve ser fácil de lembrar e simples;
  • Não deve conter duas letras iguais juntas, como em “tecnologiaatual”;
  • Deve ser curto e fácil de escrever, evitando, por exemplo, “TudoSobreATecnologiaAtual”, preferindo apenas “AtualTecnologia”;
  • Nunca use marcas registradas em seu domínio.

Com isso em mente, digite o domínio preferido e, caso esteja disponível, clique em “Continue”. Com isso, o site está no ar!

Publicação do blog criar um blog grátis e fazer renda extra

6. Opte por um modelo de rentabilização

Por fim, é necessário escolher um modelo de rentabilização. Afinal, o plano é criar um blog grátis para fazer renda extra, não é?

Existem dois modelos principais, listados abaixo:

  • Rentabilização indireta: Esse modelo é mais usado em blogs pessoais e profissionais. Basicamente, o blog não gera renda, mas sim faz propagandas suas para que você seja chamado para serviços;
  • Rentabilização direta: Aqui, o blog gera renda e é o modelo mais comum. Funciona por meio de programas de afiliados ou anúncios do Google, sendo bastante eficaz para blogs que publicam artigos com frequência.

E aí, gostou do nosso guia completo de como criar um blog grátis e fazer renda extra?

Deixe nos comentários a sua opinião, dizendo se já conhecia a plataforma que abordamos ou se prefere alguma outra. Não se esqueça de conferir, também, como escolher o banco digital ideal para você e o nosso tutorial de como fazer renda extra online.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Mari 28 de abril de 2020 14:16

    Que artigo fantástico, apptuts! E pra quem quer um curso mais profundo sugiro: https://bit.ly/bloggerexperttt

  2. Murilo 28 de julho de 2020 21:47

    Boa noite, Ótimo conteudo apresentado pela página, meus parabéns!
    Bom eu gostaria com a licença de vocês apresentaram algo que agregara muito, ao que foi explanado aqui, e ajudara muito quem esta neste segmento.

    APRENDA AGORA MESMO A UTILIZAR O BLOGGER COMO UMA PODEROSA FERRAMENTA DE NEGÓCIOS.
    https://go.hotmart.com/N38901932F?ap=34df

Voltar ao topo