Saiba como criar sites com ferramentas grátis
Saiba como criar sites com ferramentas grátis
Saiba como criar sites com ferramentas grátis

Saiba como criar sites com ferramentas grátis


Se antes era inconcebível pensar em fazer um site ou um blog por conta própria sem qualquer conhecimento técnico, hoje a história é bem diferente. Na verdade, há inúmeras maneiras de criar sites com ferramentas grátis que você tem ao seu dispor. Só é bom ter uma direção do que quer fazer com o site e saber o que passos seguir para criá-lo.


Para te ajudar, nós fizemos um guia das etapas primordiais e dos serviços que pode usar para isso. Se quiser saber como criar sites com ferramentas grátis, é só conferir as dicas logo abaixo!

Defina seu foco com o site

criar sites com ferramentas grátis dicas

Antes de qualquer coisa, é bem importante que você já tenha em mente o objetivo do seu site antes de criá-lo. Não adianta escolher a plataforma ou o tipo de hospedagem que ele terá se não souber o que quer com o site antes de começar a fazê-lo.

É isso que vai te ajudar a saber melhor como nomear o site, que tipo de design ele deve ter e quais parâmetros deve considerar para saber se ele está sendo bem sucedido. Você precisa definir o que quer alcançar com o seu site.

Tudo isso inclui saber se é para motivos profissionais, motivos pessoais, se é para vender algo, etc. Inclusive, são essas questões que nos levam para o próximo tópico.

Defina o tipo de site

Outro fator importante é ter a definição de que tipo de site você quer criar. Ter um site para trabalhar em casa é uma opção bem viável para ganhar uma renda extra, por exemplo.

Mas é bom ter em mente se quer fazer um tipo de blog para escrever, se será uma loja virtual, um site de notícias, um portfólio virtual etc. Sabendo disso, é mais fácil de saber que plataforma usar. Vale mencionar que todas elas podem ser gerenciadas apenas ao trabalhar em casa.


Afinal, há ferramentas bem mais apropriadas para quem quer fazer um blog e outras melhores para quem quer criar uma loja para vender seus produtos. O mesmo vale para o seu futuro plano de hospedagem, já que um portfólio nunca terá o mesmo fluxo de visitas que uma loja, por exemplo.

Identidade do site

criar sites com ferramentas grátis nome

Como deve imaginar, escolher o nome e domínio é outra parte muito importante na hora de criar sites com ferramentas grátis. O nome não só deve passar já uma boa ideia do que o site tem a oferecer, como deve ser fácil de lembrar.

Até por isso, recomenda-se que evite criar algo muito complexo ou que seus visitantes possam esquecer com facilidade. Essa é uma boa dica para levar em conta quando estiver pensando no domínio, que é o endereço do site.

Se certifique ainda de que o nome ou domínio escolhido não estejam sendo usados por outros sites existentes. Isso também vale para nomes ou URLs parecidas com as que você quer.

Afinal, nada pior que do que um possível cliente acabar no site concorrente porque os nomes são muito similares. Para se certificar que seu domínio está livre, é só conferir o site Registro BR, onde ele diz se alguém já o está usando ou não.

Escolha a hospedagem

criar sites com ferramentas grátis hospedagem

Em seguida, você também precisa começar a pensar na hospedagem do seu site. É esse serviço que vai manter seu site no ar e certificar que ele estará estável, ter uma backup e até mesmo armazenamento para que você possa postar o que quiser.

O bom é que há muitas plataformas que oferecem hospedagem grátis ou por um preço bem interessante. Caso esteja querendo montar um site mais profissional, nossa dica é ao escolher a hospedagem, é optar por um serviço pago. Desta maneira, você pode deixar sua URL como preferir, caso contrário, é possível que não tenha tanto controle sob isso.

O interessante antes de escolher o serviço, é pensar nos seguintes tópicos:

  • Quantidade de visitas: tenha em mente quantas visitas pode receber em seu site mensalmente, já que os preços de planos de hospedagem podem variar por esse fator. Se for um site pequeno e que não receberá muitas visitas no início, opte por um plano que favoreça isso. Vale mencionar que você sempre pode aprimorar o plano se o número de visitas subir futuramente.
  • Backup: não é todo plano de hospedagem que oferece um tipo de backup para seu site. Por isso, certifique-se de contratar um forneça esse serviço, afinal, você nunca tem como saber quando algo pode dar errado no servidor.
  • Espaço de armazenamento: não dá para contratar um plano que não te ofereça o armazenamento online que precisa para a quantidade de informações ou dados que planeja colocar em seu site. Escolha com cuidado, mas lembre-se que também dá para aprimorar seu plano no futuro.

Com essas fatores em mentes, dá para filtrar bem os tipos de serviços de hospedagem que encontrará no caminho. É só escolher aquele que atenda exatamente as necessidades do seu site.

Ferramentas grátis que pode usar

Com seus objetivos e nome do site escolhido, é hora de pensar em que plataforma pode utilizar para sua criação. Há inúmeras ferramentas que pode usar nesse momento dependendo de que tipo de site quer criar. Abaixo, separamos alguns dos melhores:

1. WordPress

criar sites com ferramentas grátis wordpress

Seria difícil falar de ferramentas grátis para criar um site sem sequer mencionar o WordPress. Afinal, essa é a plataforma mais popular e usada no mundo quando o assunto é criação de sites.

Além de gratuito, ele é muito simples de aprender a usar, então você não precisa contratar alguém para fazer o design do seu site. Se quiser ter menos trabalho ainda, é só utilizar os temas que a plataforma oferece. Muitos deles são gratuitos e os pagos não são tão caros para quem quiser investir um pouco.

Caso tenha achado interessante, dá para conferir mais ao acessar o link.

2. Blogger

Se falamos um pouco sobre o WordPress, o Blogger também não pode deixar de ser mencionado. Essa plataforma pertence ao Google e pode ser ideal para a criação de sites ou blogs menores.

Até por esse motivo, ele geralmente é recomendado para quem ainda está começando ou planejando seu site. Felizmente, é bem fácil de migrá-lo para outros serviços mais tarde, o que pode incentivar novos usuários.

Tudo o que você necessita é uma uma conta no Gmail, sendo que o resto pode ser decidido aos poucos. Há temas, widgets e várias opções para customização.

Se quiser saber mais, é só conferir o link para conferir mais.

3. Weebly

criar site com weebly

O Weebly não é tão conhecido assim, mas também é ótimo para fazer sites de forma gratuita. Assim como outros em nossa lista para criar sites com ferramentas grátis, ele pode ser usado para lojas, portfólios e blogs, etc.

Infelizmente, ele pode ser mais limitado em alguns aspectos, mas é uma opção a se considerar. Você pode até usá-lo só para montar a ideia do seu site e saber o que poderia fazer antes de realmente seguir em frente com a sua criação.

Uma vantagem é que ele tem um app mobile bem interessante para gerenciar seu site diretamente no seu smartphone. Confira mais no link a seguir.

4. Yola

Outra dica que podemos dar para quem quer criar sites com ferramentas grátis é o  Yola. Assim como o Blogger, ele também é bastante sugerido para quem nunca criou um site antes.

Ele tem suas limitações e só permite a criação de três páginas em seu site. Também há apenas 1 GB disponível para o armazenamento de arquivos o que pode ser um problema para sites maiores.

Com isso mente, seu foco é voltado para quem quer criar um portfólio ou um site realmente pequeno. Para saber mais, é só conferir mais ao é acessar o link.

5. Dunked

criar site com dunked

Por fim, vamos recomendar o Dunked, que é um serviço bastante sugerido por quem precisa criar um portfólio um portfólio online. Essa é uma dica valiosa para designers, editores de imagens/vídeos, redatores, etc.

O legal é que a plataforma fornece muitos modelos prontos de layouts, então basta escolher o seu favorito. Só vale dizer que seu foco é restritivamente esse, então não adianta usá-lo para a criação de outros tipos de site.

Se quiser experimentar o Dunked, confira mais no site oficial.

Gostou das dicas para criar sites com ferramentas grátis?

Conseguiu tirar um bom proveito das nossas dicas para aprender como dá para criar sites com ferramentas grátis? Então deixe seu comentário abaixo e nos diga o que achou das sugestões.


Por Equipe Apptuts
Um Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Patricia 11 de abril de 2020 11:29

    Parabéns pela sua iniciativa, caso alguém precise de um site profissional e barato mesmo segue uma Mega promoção https://www.linuxtec.com.br/promocao-de-sites/

Voltar ao topo