10 melhores bancos digitais disponíveis no Brasil
10 melhores bancos digitais disponíveis no Brasil
10 melhores bancos digitais disponíveis no Brasil

10 melhores bancos digitais disponíveis no Brasil


Quem nunca teve de passar horas na fila de um banco para resolver uma pequena burocracia? Pobres serviços bancários e altas tarifas de manutenção aumentaram bastante a insatisfação de boa parte da população acabou gerando uma nova onda: a dos bancos digitais.


Já existem diversas empresas com esse modelo aqui – chamadas de fintechs – e escolhemos 10 dos melhores bancos digitais no Brasil.

Antes de tudo, porém, vamos comentar sobre o que é uma fintech e o que é um banco digital. Apesar da popularidade crescente, talvez você ainda tenha dúvidas sobre como esse tipo de serviço financeiro opera.

Ainda que os bancos tradicionais contarem com aplicativos próprios – apenas o Santander possui 14 apps diferentes! – e também existam outros aplicativos para pagar contas, os bancos digitais operam de forma um pouco diferente.

Por isso, veja os parágrafos seguintes para entender mais sobre esse novo tipo de serviço e quais são os 10 melhores bancos digitais disponíveis no país!

O que é uma fintech?

Antes de entender o que é um banco digital, é preciso entender o que é uma fintech.

Essa junção de duas palavras em inglês: finance (finanças) e technology (tecnologia), deu origem ao termo fintech, ou seja uma empresa de tecnologia voltada à área de finanças.

Ou seja, qualquer empresa que desenvolva tecnologia capaz de executar operações financeiras ou voltado à gestão financeira é uma fintech.

O primeiro exemplo de fintech que tivemos no Brasil foi o Nubank, que trouxe um cartão de crédito sem anuidade e totalmente controlado por aplicativo.

melhores bancos digitais fintech

Ou seja, aplicativos para controlar gastos se enquadram também nessa categoria, junto à carteiras digitais como o PayPal. Como, em sua maioria, envolvem o gerenciamento de dinheiro e são capazes de executar operações bancárias – como transferências e pagamentos -, eles se encaixam na categoria.

Já sites para ganhar dinheiro online não se enquadram nessa categoria. Como eles servem apenas para receber dinheiro em troca de um trabalho, ele não tem envolvimento direto com o controle de finanças.

Mas como funciona um banco digital?

Como deve ter percebido na descrição acima, um banco digital é uma fintech, embora nem toda fintech seja necessariamente um banco digital.

O banco digital funciona de maneira parecida a um banco tradicional. Assim como o banco tradicional, oferece uma conta corrente na qual é possível realizar pagamentos e fazer transferências. Da mesma forma você conseguirá consultar saldos e extratos. Contudo, a grande maioria não conta com um agência física.

O atendimento é feito através de serviços de chat online – normalmente embutidos no próprio app do banco – ou por contato telefônico. Por conta de não ter uma agência, tudo é resolvido através desses canais.

Apesar disso, a maioria dos bancos digitais oferecem uma vantagem significativa: não cobram taxas de manutenção!

bancos online facilitam transacoes e tarifas desnecessarias

Todos os melhores bancos digitais que mostraremos a seguir contam com os serviços que mencionamos. Alguns fornecem serviços adicionais, como um cartão de débito ou a possibilidade de fazer investimentos sem a necessidade de transferir dinheiro a uma corretora.

Vale lembrar que a lista abaixo não se trata de um ranking. Por isso, avalie bem os serviços, vantagens e desvantagens que cada uma oferece na hora de selecionar a sua!

1. Banco Modal Mais

Nascido para unir o melhor dos bancos e das corretoras, o Modal Mais está entre os melhores bancos digitais do Brasil. Sem tarifa de manutenção, e bastante vantajoso, oferece serviços de transferência gratuitos, assim como saques.

Além disso, seu saldo em conta é protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) e não há limite para o número de saques e transferências grátis. Ah e você pode contar com cashbacks no cartão também.

Vale lembrar que, por ser criado por uma corretora de investimentos, você passa a ter acesso à plataforma, cortando a necessidade de transferir dinheiro para investir em modalidades como Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs, entre outros.

Por outro lado, não há cartão de crédito e as operações do banco costumam demorar pouco mais que o normal, algo que não acontece em outros dos melhores bancos digitais.

Conheça o Banco Modal Mais e sua modalidade de conta corrente através do link.

2. Next

Next é a modalidade de conta digital oferecida pelo Bradesco. 

Com ele, você pode adquirir cartão de débito e crédito e contar com esse diferencial como vantagem. Por pertencer ao Bradesco, você pode sacar seu dinheiro nos caixas Bradesco ou do Banco 24 horas. Dessa forma você poderá ser atendido nas agências físicas do Bradesco, caso seja necessário.

Dispõe de linha de crédito, cartões de crédito sem anuidade, investimentos e seguros. Também traz um gerenciador de finanças embutido, permitindo que administre melhor seu orçamento.

O Next oferece três modalidades de conta: Conta Next, Conta Universitários e NextJoy (para menores de 18 anos). Todas gratuitas e com descontos e mimos exclusivos em serviços de streaming, cinemas e transportes urbanos (Uber) por exemplo.

A NextJoy é um recurso incrível pra você que é pai, mãe ou tem um menor de idade que gostaria de inserir no universo financeiro.  A conta possui temas da Disney para personalizar o app dos seus filhos com recursos que ajudam a gerenciar gastos e educar financeiramente os pequenos desde cedo.

Clique no link para conhecer mais sobre o Next e conheça também alguns aplicativos para controle financeiro!

melhores bancos digitais next

3. Will Bank

Outro banco digital que evoluWILL (como diz o slogan) e também não cobra taxa de manutenção é o Will Bank. Anteriormente chamado de Meu Pag! o Will Bank fornece benefícios como anuidade gratuita, cobertura internacional e cartão com função dupla (crédito e débito).

Pix, TEDs sem cobranças, saques em bancos 24horas também são outros benefícios deste cartão. Entretanto, até o momento, o cartão do Will Bank não conta com nenhum programa de pontos ou cashback próprio.

E quando falamos em fintechs e instituições financeiras, a segurança é um ponto extremamente importante a se considerar, certo?

Por isso vale ressaltar que, embora a instituição não esteja entre os principais nomes do mercado, ele tem suas atividades autorizadas pelo Banco Central.

Acesse o link para conhecer o Wil Bank.

4. Original

Diferente da maioria dos melhores bancos digitais dessa lista, o Original é uma conta digital voltada a pessoas que não se importam com a cobrança de tarifas. Ele é um dos poucos a cobrar tarifa de manutenção, que custa R$ 24,90 mensais (julho/2022).

Por outro lado, você tem à disposição saques e transferências gratuitos de maneira ilimitada e possui cashbacks. O Original também emite cartões de débito e crédito para compras e saques em caixa eletrônico do próprio banco ou da rede Banco24 horas.

Outra coisa bem interessante é o atendimento. O Banco se orgulha em ter recursos diversos para que você possa se virar sozinho direto no app e lidando com a inteligência artificial, porém com a possibilidade de ter um atendimento humano sempre que precisar.

Além disso, a conta digital também te dá acesso a uma plataforma de investimentos e seguros, ideal para investidores. Clique no link para saber mais sobre o serviços do Original.

5. Neon

Banco digital foi o primeiro a usar os comandos de voz da Siri para realizar suas transações.

banco online neon

O banco Neon não possui taxa de manutenção e possui vantagens como cartão de crédito internacional, transferências gratuitas, empréstimos e opções de investimentos.

Quanto aos serviços, você terá à disposição Pix, depósitos via boleto bancário, além das transferências entre duas contas de bancos diferentes e o limite elástico. Ou seja, caso você precise fazer uma compra que ultrapasse um pouco o seu limite, o app faz uma análise gratuita de crédito para aquela compra pontual.

Veja mais sobre o Neon através do link.

6. Inter

Na lista de melhores bancos digitais do país, o Inter é um dos mais prováveis que já tenha ouvido falar, afinal foi uma das primeiras fintechs brasileiras.

A conta digital não faz nenhuma cobrança pelos seus serviços. Ou seja, você tem a disposição saques e transferências ilimitadas e grátis pelo app. Além disso, pode emitir boletos para depósito livremente.

Ele também traz uma plataforma completa, permitindo fazer investimentos, bem como contratar seguros e pedir financiamentos, empréstimos e consignados.

Conta também com uma versão para crianças, a conta Kids, gratuita, com educação financeira, cartão de débito e possibilidade de investimentos.

Seu cartão de crédito e débito ainda oferece cahsback nas compras e saques gratuitos na rede Banco24Horas.

Clique no link e conheça mais sobre o banco Inter.

7. Agibank

Outra conta digital conhecida, o Agibank também não adere às taxas de manutenção de conta. Por outro lado, seus outros serviços gratuitos são mais limitados.

Apesar da transferência entre contas Agibank e transações com PIX serem gratuitas, correntistas podem fazer até 4 TEDs por mês sem custo.

Em relação à saques em caixas, é possível tirar dinheiro sem pagar tarifas até 4 vezes por mês, em caixa eletrônicos ou casas lotéricas.

Entretanto, o depósito por boleto também é limitado, permitindo que gere no máximo 4 boletos grátis por mês.

Oferece cartão de crédito, empréstimos, consórcio, seguros e investimentos. Além disso, tem função de carteira digital sem cobrança.

Agora uma diferença da grande maioria das fintechs dessa lista é que o AgiBank possui agências físicas próprias para atendimento.

melhores bancos digitais agibank

O Agibank oferece cartões de crédito e débito para seus correntistas. Saiba mais sobre o Agibank seguindo o link.

8. Nubank

A modalidade de conta digital do Nubank, a NuConta, não possui tarifas, permitindo realizar transferências ilimitadas e grátis para outros bancos. Porém, cobra pelos saques realizados nos terminais do Banco 24horas.

Contudo, além de disponibilizar a opção de cartão de crédito e débito, você também pode abrir uma conta PJ (pessoa jurídica) sem tarifas, de maneira simples e fácil. Nesta conta você pode ter cartão débito e crédito e, ainda, emitir boletos.

Conta com opção de investimentos dentro do app e tem a funcionalidade “Guardar dinheiro”, que faz seu dinheiro render por um tempo, mas ficando de fácil acesso para retiradas.

Além disso, tem um programa de recompensa exclusivo (Nubank Rewards).

Clique no link para conhecer mais sobre a conta digital do Nubank.

9. C6 Bank

O C6 Bank é um dos mais completos bancos digitais, oferecendo, dentre muitas outras coisas, cartões de crédito de de débito sem anuidade, conta sem tarifas e saques grátis.

Possui transferências via SMS sem custo, investimentos, previdência e crédito consignado.

Além disso, você pode customizar o cartão optando pela cor e pelo nome que vem nele, ter uma C6Tag (gratuidade em pedágio em estacionamento), um programa de pontos para descontos em produtos e passagens, e até cashbacks.

Tudo isso para pessoas físicas ou para jurídicas. Confira!

10. PagBank

Por fim, vamos falar do PagBank. Oferecido pelo PagSeguro, uma das maiores plataformas de pagamentos de nosso país, a conta digital não possui tarifas de manutenção e o cliente não precisa pagar anuidade no seu cartão de crédito.

É um dos aplicativos de bancos que vai fazer o seu dinheiro render mais do que a poupança (até mais que o dobro!).

Além disso, ele te oferece um cartão de conta internacional, grátis, sem anuidade, e que funciona exclusivamente na função crédito, de maneira similar a um cartão pré-pago.

Dá até para parcelar qualquer boleto e conta em até 12x em cartões! Confira agora mesmo.

Quais são os melhores bancos digitais para você?

Já testou alguma dessas opções?

Não deixe de conferir também nosso artigo com dicas de como ganhar dinheiro no Instagram!


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo