Como criar um blog grátis no Google? [Guia Completo]
Como criar um blog grátis no Google? [Guia Completo]
Como criar um blog grátis no Google? [Guia Completo]

Como criar um blog grátis no Google? [Guia Completo]


Todos precisam de alguma maneira de fazer renda extra e fazer um blog ou um site está no topo da lista das melhores opções. Existem várias maneiras de criar um blog grátis, e uma das melhores é utilizando da plataforma do Google, o Blogger.


Para aprender tudo sobre essa excelente plataforma, basta seguir lendo o nosso artigo, onde não só iremos falar sobre ela como também iremos ensinar a usar ela!

1. O que é o Blogger?

Uma das melhores e mais conhecidas plataformas para criar um blog grátis, o Blogger é oferecido pelo Google. É particularmente recomendado para iniciantes nessa área.

Tudo o que for criado na plataforma será hospedado pelo próprio Google, o que dá uma garantia de longevidade, em um subdomínio que conterá “blogspot.com”. Em cada conta do Google é possível criar até 100 blogs, o que significa que certamente não vai faltar espaço.

Inicialmente, os blogs poderiam ser publicados em qualquer servidor de hospedagem. Contudo, com a evolução do site, o Google passou a hospedar todos eles, o que permite que você escolha se deseja utilizar uma extensão blogspot.com ou usar um domínio próprio para isso.

Ou seja: você pode criar um blog completamente gratuito que será de propriedade do Google, sobre o assunto que quiser. Pode ser um blog pessoal, de negócios, para a sua loja ou o que você quiser.

O que é o Blogger?

2. Quais as vantagens do Blogger?

Uma das melhores coisas para quem quer criar um blog grátis pela plataforma do Google é o fato de que dá para ter um blog em pouquíssimo tempo, sendo necessário apenas ter uma conta do Google.


Ele oferece não só o servidor de hospedagem como também o domínio de maneira completamente gratuita, o que acaba por ser um gigantesco benefício, ainda mais para quem não tem nenhuma experiência criando sites ou blogs.

Por padrão, você já estará conectado com o Google Adsense, que te permite ganhar dinheiro sem fazer nada, apenas por meio das propagandas que serão exibidas no blog.

3. Como criar um blog grátis no Google (ou Blogger)?

Agora chegamos à parte que você estava ansioso para ler: vamos te ensinar a criar o seu blog agora mesmo!

Para fazê-lo, é necessário que siga até o site oficial do Blogger por meio do link, onde deverá clicar em “Criar seu blog” para fazer o login com sua conta já existente do Google (ou criar uma nova).

Cadastrar como criar um blog grátis no Google

Em seguida, escolha o nome de perfil, que será exibido como nome do criador e clique no botão que diz “continuar para Blogger”. Clique no botão no meio da tela que diz “Criar novo blog”, escolha qual será o título de seu blog, a URL (endereço) e o tema que vai querer usar e siga para “Criar um blog”.

Criar novo

Para comprar um domínio próprio, sem o “blogspot.com”, pode adquirir um agora pelo Google Domains. Se não quiser, basta clicar em “Não, obrigado”. Parabéns, você acabou de aprender como criar um blog grátis no Google!

Na tela em que se encontra, você pode gerenciar todas as informações de seu blog, como as estatísticas, os comentários recebidos, quanto dinheiro já ganhou com ele, quais as páginas que ele já tem, criar novas páginas, alterar o layout, mudar o tema e mexer nas configurações do seu blog.

Gerenciamento como criar um blog grátis no Google

Em “Páginas”, você pode clicar em “Criar uma nova página” para criar uma nova (que lembra bastante a tela de criação do post). Em “Layout”, você escolhe todas as configurações da aparência do seu blog. Por exemplo:

  • A navbar, onde pode escolher dentre diversas cores;
  • O favicon, que é o ícone que vai aparecer nos favoritos de seus leitores;
  • O cabeçalho, onde você altera o título do blog, adiciona uma descrição para ele, adicione uma imagem e escolha onde ele ficará posicionado;

Além disso, você pode fazer uso dos variados “gadgets” oferecidos pelo Blogger, que permitem customizações dos mais diversos tipos. Eles servem para mostrar uma barra de pesquisa, postagens em destaque, adicionar códigos de terceiros e mais.

Em “Temas”, irá ver uma amostra de como o blog está tanto no navegador de seu computador quanto em seu smartphone, além de permitir que você escolha outros modelos e edite o tema atual, clicando em “Personalize”.

É possível alterar o plano de fundo, a cor de tema principal, mudar a largura dos elementos, configurar o layout, trocar a fonte, cores e muito mais.

Configurações como criar um blog grátis no Google

E aí, o que achou do nosso guia de como criar um blog grátis no Google?

Deixe nos comentários se já conhecia o Blogger e se já tinha usado ele no passado. Não se esqueça de conferir, também, o nosso guia de como trabalhar em casa e descubra qual o melhore banco digital para você!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo