Como criar um blog sem gastar nada em 2021?
Como criar um blog sem gastar nada em 2021?
Como criar um blog sem gastar nada em 2021?

Como criar um blog sem gastar nada em 2021?


Quem pensa que os blogs morreram e o YouTube assumiu seu lugar está errado. Saber como criar um blog sem gastar nada é uma das melhores maneiras de começar a aprender sobre marketing digital e praticar suas habilidades de escrita.


Se engana também quem acha que é preciso gastar dinheiro para criar um blog. Você pode aprender como criar um blog sem gastar nada em 2021 e esse é o objetivo desse artigo.

Para isso, vamos usar o Blogger, a plataforma grátis para blogs do Google. Ele possibilita criar seu blog sem custo algum. Até mesmo seu serviço de hospedagem é grátis, permitindo começar a trabalhar em casa em um projeto próprio.

A seguir, você vai saber o que é o Blogger, como ele funciona e como criar um blog sem gastar nada para publicar suas opiniões online e quem sabe começar a ganhar dinheiro online em um futuro próximo!

O que é o Blogger?

Apesar de o WordPress ser a plataforma de blogs grátis mais relevante no mundo, é necessário contratar uma hospedagem para armazenar seu blog e mantê-lo online. Ou seja, ele acaba por não ser realmente grátis.

Por isso, o Blogger é a principal plataforma realmente gratuita na internet. Ela tem hospedagem própria, o que significa que o seu blog pode ficar online em poucos minutos, sem que pague nada.

Por ser uma ferramenta do Google, ela também é bastante estável. Isso significa que será muito raro ver o seu blog offline.

Além disso, você poderá instalar o Google AdSense, que possibilita colocar anúncios em pontos específicos do seu blog. Quando um visitante clica nele, você é remunerado pelo Google. Ou seja, além de possibilitar aprender como criar um blog sem gastar nada, você ainda pode tirar uma renda extra na plataforma.


Como o Blogger funciona?

A plataforma oferece tudo o que precisa para ter o seu blog online em pouco tempo. Para começar, basta ter uma conta Google e acessar a página do Blogger.

Logo de primeira, você já verá o botão para começar a criar seu blog. A partir daí, você vai poder escolher entre os modelos do acervo disponível no Blogger, personalizar detalhes como o plano de fundo e inserir a logo para identificar o seu blog.

Para quem é mais experiente em criar sites, é possível adicionar diversas personalizações, já que você pode mexer no código-fonte do blog. Vale mencionar que o Blogger também é compatível com algumas dessas ferramentas essenciais para sites.

Com essas configurações feitas, basta criar os seus primeiros artigos e publicar o seu blog!

Você pode fazer isso em menos de uma dia. Para te ajudar, vamos mostrar cada passo citado aqui em mais detalhes e com capturas de tela da plataforma.

Confira a seguir!

Como criar um blog sem gastar nada no Blogger?

1 – Clique no link para acessar o Blogger.

2 – Clique no botão Criar seu blog.

como-criar-blog-sem-gastar-nada-comecar

3 – Escolha a Conta Google que usará para a criação do blog. Caso não tenha uma, deverá criar a sua.

login

4 – Coloque o seu nome de autor, que aparecerá junto às postagens do seu blog. Em seguida, clique em Continuar para o Blogger;

como-criar-blog-sem-gastar-nada-perfil

5 – Com isso, você agora tem um perfil no Blogger. Para começar a criação do seu blog, acesse o botão Criar novo blog;

como-criar-blog-sem-gastar-nada-novo

6 – Agora você deverá fazer as primeiras configurações. Indique o nome do seu blog na caixa Título, coloque seu Endereço e selecione um modelo predefinido de como o blog se parecerá. Clique em “Criar um blog!” quando terminar.

titulo e tema

Dica: vale mencionar que o título e o endereço são permanentes, mas pode personalizar o tema e visual do seu blog quando quiser no futuro.

7 –  A partir daqui, você já pode criar suas primeiras postagens e colocá-las online, dando início ao seu aprendizado de como criar um blog sem gastar nada. Porém, vamos ver antes algumas configurações importantes que precisa conhecer. Você pode acessar todas as configurações no menu à esquerda da tela.

como-criar-blog-sem-gastar-nada-menu

Veja abaixo o que você pode fazer em cada opção desse menu nos passos a seguir.

8 – Estatísticas: nesse menu, você poderá conferir informações como número de visitantes mensais do seu blog e por onde acessaram o seu blog, como pesquisas no Google ou redes sociais, por exemplo.

estatisticas

9 – Comentários: aqui, você pode ver quem comentou em suas publicações e também revisar o que o Blogger detectou como spam.

como-criar-blog-sem-gastar-nada-comentarios

10 – Ganhos: depois de seu blog se qualificar para colocar anúncios nas páginas pelo AdSense, será nessa opção que poderá ver o quanto de renda extra está a fazer com os cliques.

ganhos

11 – Páginas: um blog não conta apenas com as páginas de posts. Nesse menu, você pode criar outras páginas, como as de categorias do seu blog ou uma página para divulgar seus contatos, entre outras opções. Para começar a criar páginas nesse menu, basta clicar em Nova página.

paginas

12 – Layout: nesse menu, você pode configurar como os elementos ficarão dispostos em seu blog. É nele que você irá definir o que será mostrado no menu superior, no menu lateral e até mesmo onde fica a descrição do autor nos textos, entre diversas outras opções.

Para isso, basta clicar no ícone em formato de lápis ao lado de cada opção disponível.

como-criar-blog-sem-gastar-nada-layout

13 – Tema: lembra do modelo de aparência que selecionou na criação do seu blog? Se não tiver gostado dele ou quer ver mais opções, é nesse menu que você encontrará alternativas. Além de visualizar a aparência atual do blog nos navegadores de internet, também pode ver como ele se parecer na tela de um smartphone.

Além disso, é aqui também que pode aplicar personalizações ou alterar o código-fonte HTML. Nessa última opção, recomendamos que contrate um profissional que saiba criar sites ou estude bastante. Antes de qualquer mudança, é essencial que clique no botão Fazer backup/Restaurar para criar uma cópia de segurança.

temas

14 – Configurações: aqui fará alterações básicas, como mudar o nome do seu blog e endereço – caso opte por comprar um domínio próprio e deixar o “blogspot.com” de lado. Aqui também pode alterar as configurações de email, idioma e colocar novos autores no seu blog, entre outros.

como-criar-blog-sem-gastar-nada-configuracoes

Com as alterações, configurações e personalizações feitas, você pode voltar à página inicial de Postagens e clicar em Nova postagem para criar seu primeiro artigo!

novo post

Aprendeu como criar um blog sem gastar nada?

O Blogger é a ferramenta inicial para os blogueiros iniciantes. É aqui que aprenderá suas primeiras lições e começará a se ambientar com blogs e ferramentas de publicação na internet.

Tudo isso sem precisar gastar um centavo sequer!

Quer saber como ter ideias e criar metas para o seu novo blog? Então você precisa aprender a organizar as suas metas por meio dos mapas mentais!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo