Como criar um blog de sucesso? [Guia Completo]
Como criar um blog de sucesso? [Guia Completo]
Como criar um blog de sucesso? [Guia Completo]

Como criar um blog de sucesso? [Guia Completo]


Hoje em dia, devido ao coronavírus e a quarentena consequente, muitos estão desempregados ou precisando de um dinheiro a mais. Uma excelente opção para atingir esse objetivo é aprender como criar um blog de sucesso!


Para saber o passo a passo de como fazer isso dar certo, confira todas as nossas dicas e passos necessários!

Caso queira saber exatamente como fazer isso, siga lendo esse guia e veja todos os passos necessários, além de algumas dicas no final.

1. Por que criar um blog?

Quem cogita fazer isso, certamente pretende saber como criar um blog de sucesso para poder ganhar dinheiro. Antes de podermos te ensinar exatamente como fazer isso, vamos abordar um assunto essencial: por que fazer isso?

Por que criar um

Ter um blog te dá visibilidade

Se você tem uma marca que deseja expandir, se tem produtos excelentes que quer vender, se quer ser mais conhecido pelo que faz, ter um blog pode te ajudar muito, já que com eles é possível cativar e manter um público consistentemente.

E, melhor ainda, produzindo conteúdos de qualidade garante que quem te acompanha irá compartilhar o que lê com seus amigos e conhecidos, aumentando ainda mais a visibilidade que você tem.

Ter um blog te dá credibilidade

Blogs realmente bons ajudam seus criadores a ganharem autoridade e credibilidade na área que o blog engloba, o que ocorre porque quem te acompanha só o faz porque supõe que você realmente sabe o que está falando – e daí vem a necessidade de conteúdos excelentes!


Ter um blog ajuda em seu comércio

Caso você tenha um comércio, seja uma loja física que deseja expandir ou um e-commerce, saber como criar um blog de sucesso pode te ajudar muito não só nas vendas como também na exposição que receberá.

Para que consiga realmente servir essa funcionalidade, é necessário que você tenha a disciplina de manter o blog ativo, o que criará leitores fieis. Com isso, conexões fortes são criadas e aumenta a probabilidade de quem te acompanha decidir comprar algo!

Ter um blog pode te ajudar (pessoalmente)

Para quem não consegue se comunicar direito, ter um blog é uma ferramenta extremamente útil para melhorias pessoais. Com essa forma de mídia, você aprende melhor a se comunicar por escrito, melhorando a qualidade da escrita e sua capacidade de raciocínio.

Quem não é muito bom em realizar buscas online pode melhorar bastante nisso, já que para cada artigo ou conteúdo que escrever é necessário realizar um processo de pesquisa.

Ter um blog bom ajuda outras pessoas

Quem gosta de ensinar ou de ajudar pode usar isso como motivação para aprender a criar o próprio blog, já que eles tem a função de elucidar dúvidas que milhões de pessoas tem, podendo ir desde problemas simples até coisas bastante específicas e importantes.

2. Como criar um blog de sucesso?

Uma pergunta bastante ampla, que será respondida nos tópicos a seguir em nosso texto.

De maneira mais geral, um blog que vai realmente dar muito bem pode ser de quase qualquer área, será criado na plataforma em que você tiver maior afinidade e pode ser em qualquer idioma.

O tráfego recebido pode vir de várias fontes, podendo ser orgânico (que vem sem o seu envolvimento), vir de redes sociais e muito mais. É preciso que você crie uma boa estratégia, tenha conteúdos da mais alta qualidade e tenha um design particularmente atraente, com alguns fundamentos.

3. Decida qual será seu mercado

Essencial para poder descobrir exatamente como criar um blog de sucesso é saber qual o mercado em que ele se encaixará. Existe um número realmente grande de opções que você pode escolher.

Essa decisão tem como base dois fatores principais: o quanto você gosta do assunto e o quanta competição encontrará.

Ou seja, é preciso que você escolha um tópico que você goste e se sinta confortável escrevendo e buscando informações, aprendendo e ensinando diariamente.

Além disso, escolher um tópico com menos concorrência (ou seja, sobre o qual menos blogs falam) pode ser uma ideia bastante boa, desde que, novamente, você tenha afinidade com ele.

Os tópicos mais e menos comuns de blogs abordarem está listado abaixo, com base num estudo realizado pela Wpromote. É bom manter em mente que os tópicos variam entre cada país, mas isso pode servir como uma base geral.

Tópicos populares

4. Escolha onde vai criar ele

Outra parte bastante importante quando se fala de como criar um blog de sucesso é em qual plataforma ou site vai criá-lo. As mais comuns são o Blogger e o WordPress, que conta com duas versões.

  • Blogger: A primeira delas, o Blogger é a plataforma mais antiga do tipo, criada em 1999. É, até hoje, uma das maiores e melhores plataformas para criar blogs e é por onde novatos começam, mas oferece poucas opções de escalar ele, sendo bastante limitador.
  • WordPress.com: É, atualmente, a maior plataforma de blogs internacionalmente, responsável por 28% dos sites online. Mas, como é uma plataforma própria, acaba por também ter o mesmo problema do Blogger: é limitadora e oferece poucas opções para escalar o blog.
  • WordPress.org: Por fim, temos a plataforma gratuita do WordPress, que conta com o mesmo gerenciador de conteúdos, mas para uso em hospedagem própria. Basta o baixar, instalar em um servidor de hospedagem e criar os conteúdos, sendo a melhor opção a longo prazo.

Em suma, quem deseja ter várias opções de escalabilidade para seu blog deve usar o WordPress.org. Vale mencionar que o site em que você está lendo esse artigo, o Apptuts, é criado usando o WordPress.org!

5. Escolha o domínio

O próximo passo no aprendizado de como criar um blog de sucesso é a escolha do domínio que vai utilizar, o que precisa ser feito antes de poder instalar o WordPress em um serviço de hospedagem.

O domínio é o nome que o blog vai ter na internet juntamente a alguma extensão como “.com.br”, “.com”, “.net”. As extensões não são todas iguais: a “.com.br” serve para indicar que o site vem do Brasil, enquanto “.com” e “.net” são internacionais, então não indicam nacionalidade.

Para que você possa escolher o seu domínio, utilizar de sites como o registro.br para verificar se eles estão disponíveis é uma boa. Para extensões internacionais, o Hostgator é bastante indicado.

Escolha o domínio como criar um blog de sucesso

Além disso, a escolha do nome tem algumas recomendações principais:

  • O nome deve ser fácil de lembrar, sendo simples;
  • Evite usar duas letras iguais juntas, como “designnovidades.com.br”, já que isso pode confundir a leitura;
  • O nome deve ser curto e fácil de escrever, já que ninguém vai lembrar de um nome longo. Evite, por exemplo, “TodasAsNovidadesDoDesign.com.br”, preferindo “novidadesdesign.com.br”;
  • Evite usar marcas registradas em seu nome, como FacebookGoogleApple ou Microsoft em seu domínio.

6. Escolha o serviço de hospedagem

Para criar um blog de sucesso, a escolha do serviço de hospedagem é quase essencial, já que se o seu site for infectado por algum vírus ou ficar caindo com frequência ninguém vai querer seguir lendo ele.

Portanto, é bastante recomendado que use algum serviço internacional, como o Hostinger, altamente confiável e bem estabelecido, além de ser bastante em conta, custando a partir de R$ 6,95 por mês. Mais informações sobre ele estão em seu site oficial.

7. Instale o WordPress

Chegou a hora de instalar o WordPress.org em seu servidor de hospedagem para finalmente saber como criar um blog de sucesso e por ele no ar!

Isso pode ser feito de duas maneiras: utilizando do serviço de instalação em um clique, o que é recomendado e facilita o processo, ou instalar passo a passo, o que dá mais opções mas é bastante complicado e completamente inacessível para quem não tem conhecimentos técnicos. Contudo, o guia de como fazer isso está abaixo.

Realize o download do WordPress por meio do site oficial. Descompacte os arquivos usando de programas como o WinRAR. Um dos arquivos extraídos, o wp-config-sample.php, precisa ser renomeado para wp-config.php.

Instale o WordPress como criar um blog de sucesso

Realize o upload de todos os arquivos extraídos em sua conta de hospedagem, usando do Cpanel na pasta public_html. Nas opções, clique em “Banco de Dados MySQL” para criar o banco de dados e escolha o nome desejado.

Agora, crie o seu nome de usuário de administrador e escolha uma senha forte, associando o nome de usuário ao banco de dados e dando todos os privilégios.

Volte à pasta em que você extraiu os arquivos, abra o wp-config.php com o seu editor de texto preferido e preencha os dados corretamente, com o nome de usuário criado, a senha e o nome do banco de dados. Salve e faça o upload, substituindo o arquivo já existente.

Para completar essa parte do processo, basta digitar o seu domínio no serviço de hospedagem. Caso o seu blog esteja apenas começando, é recomendado marcar a caixa que diz “Evitar que mecanismos de busca indexem este site”, desmarcando quando o blog estiver pronto.

8. Escolha o tema para o seu site

Para criar um blog de sucesso, ter um design bom com um tema bonito é importante. Para adicionar o seu tema, vá até o painel de controle de WordPress, onde você verá todos os menus de navegação.

Clique em “Aparência” e em “Temas”, onde pode buscar o tema que quiser para seu blog. Caso queira recomendações, temos as seleções dos melhores temas WordPress para seu site e dos melhores temas WordPress para criar portfólios.

Além disso, também dá para refinar a busca utilizando do menu “Filtro de características”. Após selecionar o que mais gostar, basta editar e configurar ele para ficar como quer.

Escolha o tema para o seu site como criar um blog de sucesso

9. Escreva conteúdos muito bons

Textos e conteúdos da mais alta qualidade que você conseguir, que sejam relevantes, é outro fator fundamental para quem quer aprender como criar um blog de sucesso.

Os seus conteúdos devem ser novos, você não pode ficar sempre fazendo a mesma coisa que seus concorrentes fazem. Textos profundos e exclarecedores são bem vindos.

Por fim, é bastante importante que você mantenha consistência de publicação, nem que seja apenas um artigo por semana.

10. Escolha seu modelo de rentabilização

Quem tem como objetivo criar um blog muito provavelmente quer trabalhar em casa e pela internet para ganhar uma boa renda extra, de maneira com que a rentabilização dele seja necessária.

  • Rentabilização indireta: Esse modelo é mais usado em blogs pessoais e profissionais. Serve de maneira que você anuncie o que faz em seu blog para que seja chamado para, por exemplo, palestras e formações presenciais. A renda vem de fontes externas ao blog.
  • Rentabilização direta: Esse modelo é o mais comum. Por meio dele, a sua renda vem d trabalhar com programas de afiliados ou anúncios do Google. É particularmente eficaz para blogs de artigos de diversos tópicos, como informática ou música.

11. Estude SEO

Para conseguir criar um blog de sucesso com um grande número de acessos e ter um tráfego alto, aprender SEO é extremamente importante. De maneira simplificada, SEO é a otimização feita para os serviços de busca, para ajudar a ter tráfego orgânico.

Ou seja, estudando isso você ficará na frente dos concorrentes, sendo necessário entender como o Google interpreta e entende as buscas realizadas para definir o que é relevante e o que não é.

Estude SEO como criar um blog de sucesso

12. Considerações finais

Alguns pontos finais quase essenciais quando se fala de como criar um blog de sucesso estão listados abaixo

  • Determine seus objetivos: De que adianta criar um blog se você não tem metas? Crie objetivos realísticos, como atingir um determinado de visitantes mensalmente definindo por qual tráfego prefere;
  • Tenha uma newsletter: Para a retenção de leitores, a criação de uma newsletter (cadastro com email) pode ser muito bom, já que os seus leitores receberão notificações com relativa frequência de seus novos artigos.
  • Invista no blog: Para conseguir realmente fazer renda extra com um blog, é necessário que você invista nele, contratando designer profissional para fazer o logo e comprar o seu tema próprio, por exemplo.

E aí, o que achou do nosso guia completo de como criar um blog de sucesso?

Diga o que achou do artigo, dizendo se te ajudamos a criar um blog. Lembre-se de conferir, também, os nossos guias de como criar sites sem a ajuda de um especialista e de como encontrar o banco digital ideal para você.


Por Equipe Apptuts
3 Comentários
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

3 Comentários

  1. SandinGa Ls 1 de fevereiro de 2021 19:30

    Comentário*quero criar um Blog

  2. Danny News 28 de abril de 2021 8:44

    o blogger das novidades

  3. Danny News 28 de abril de 2021 8:45

    O blogger da banda

Voltar ao topo