Como criar um blog? [Guia Completo 2020]
Nenhum Comentário
Como criar um blog? [Guia Completo 2020]
Como criar um blog? [Guia Completo 2020]

Como criar um blog? [Guia Completo 2020]

Nenhum Comentário

Ter uma renda extra tem se tornado cada vez mais importante, ainda mais com a atual pandemia deixando muitos desempregados. Uma das melhores opções para isso, por mais que a longo prazo, é aprendendo como criar um blog.

Caso queira saber exatamente como fazer isso, siga lendo esse guia e veja todos os passos necessários, além de algumas dicas no final.

1. Por que devo criar um blog?

Uma pergunta que você pode estar se fazendo é essa. É importante saber exatamente o porquê de estar fazendo isso antes de aprender como criar um blog.

Por que

Ter um blog te dá credibilidade

Algo que blogs de sucesso garantem, que outros formatos de mídia acabam por ser mais fracos, é a credibilidade e a autoridade na área que seu blog trata. Isso ocorre porque o público lerá seus conteúdos e irá interpretar como vindo de um expert.

Ter um blog ajuda em seu comércio

Se você tem um comércio, seja uma loja física ou um e-commerce, ou até mesmo é um influenciador que quer começar a vender produtos, criar um blog vai te ajudar muito em suas vendas.

Para isso, é necessário que você tenha foco em manter o blog ativo, o que fará com que os leitores fiquem fieis, o que irá criar fortes conexões, algo muito importante quando o objetivo é vender. Claro que os seus produtos devem ser de alta qualidade, ou então irá apenas afastar futuros leitores.

Ter um blog te dá visibilidade

Não importa o quão bons sejam seus produtos, se você não tem visibilidade e não é encontrado em buscas, você não vai alcançar ninguém. Criar um blog é uma excelente maneira de ter um bom público, principalmente se seus conteúdo sejam de alta qualidade.


Sendo esse o caso, as pessoas que os lerem se sentirão confiantes em indicar o seu blog para amigos e conhecidos, o que vai servir para aumentar o seu tráfego.

Ter um blog pode te ajudar

Se você tem problemas de comunicação, saber como criar um blog pode ser muito bom, já que essa forma de mídia tende a ajudar muito em se comunicar e escrever melhor e ajudar sua capacidade de raciocínio.

Além disso, você melhora, também, em fazer buscas online, já que para todo conteúdo que for escrever, um processo de pesquisa precisará ser feito.

2. Como ter um blog de sucesso?

Existem diversas maneiras que alguém que deseja ter um blog pode fazê-lo. Pode ser da área que desejar, em uma de diversas plataformas, criado em várias tecnologias, e escrito em qualquer idioma. O tráfego pode ser orgânico (que vem sem o sue envolvimento), direcionado de redes sociais… enfim.

Para que consiga atingir essa meta, é necessário uma estratégia concreta, utilizando dos tópicos desse artigo, tendo conteúdos bem escritos e de qualidade, ter um bom design e muito mais. Portanto, leia abaixo e descubra tudo o que é necessário para fazer seu nome com um blog!

3. Decida qual será seu mercado

Essa parte do processo de criar um blog pode ser bastante complicada, dada a miríade de opções de nichos de mercado que pode escolher para o seu próprio blog.

Para decidir qual o ideal para você, não basta selecionar algum que tenha um número menor de concorrentes, sendo necessário que a sua escolha seja uma na qual você se sinta confortável não só escrevendo sobre, como também aprenda e estude diariamente ela com facilidade.

Portanto, caso opte por um tópico do qual não entende muito nem gosta muito, o seu blog tem grandes chances de falhar, por causa da frustração que vai te tomar.

Conforme o estudo que gerou a lista abaixo, realizado pela Wpromote, essas são as categorias mais populares para blogs. É fácil de visualizar que escrever um blog de música significa que você terá muito mais concorrentes, enquanto um blog de economia terá bem menos.

Categorias Como criar um blog

Contudo, mantenha em mente que os números são bastante variantes de país para país, além do que você precisa realmente gostar do que está escrevendo.

4. Escolha que plataforma vai usar para criar um blog

É possível encontrar um grande número de plataformas para criar ele, como o Blogger e o WordPress (que conta com duas versões). Além delas, pode usar o Medium ou o LinkedIn Pulse, que são híbridas e menos focadas para blogs profissionais.

  • Blogger: Essa é a mais antiga plataforma do tipo, criada em 1999 e comprada pelo Google em 2003. Até hoje é uma das maiores e melhores plataformas de blogs e é por onde os novatos na área tendem a começar, mas acaba por oferece poucas opções, sendo bastante limitadora.
  • WordPress.com: Atualmente é a maior plataforma de blogs do mundo, sendo usada por mais de 28% dos projetos na internet. Contudo, é uma plataforma própria, o que acaba por significar que é, também, bastante limitadora e complica caso queira escalar seu blog.
  • WordPress.org: Por fim, temos a plataforma mais recomendada. Nela, você encontra o gerenciador de conteúdos do WordPress.com para usar em alguma hospedagem própria. Para utilizá-lo, basta baixá-lo, instalar em um servidor de hospedagem e criar os conteúdos. É a melhor opção para longo prazo.

Portanto, para quem deseja criar um blog de sucesso que tenha futuro, utilizar o WordPress.org é a melhor alternativa. Inclusive, o próprio Apptuts é criado com ele!

5. Escolha o domínio de seu blog

Antes de poder instalar o WordPress em um serviço de hospedagem, é preciso que você saiba qual o domínio que vai querer usar. O domínio é o nome que seu blog terá na internet, adicionada de alguma extensão, como “.com.br”, “.com”, “.net”, dentre outras.

As extensões não são todas iguais, nem tem o mesmo propósito. Por exemplo, a “.com.br” é chamada de ccTLD (country code top-level domain, ou domínio de topo de código de país), o que quer dizer que todos os sites que a acompanham são associados ao Brasil.

Extensões internacionais, como “.com”, “.net”, “.org”, são chamadas de gTLD (generic top-level domain, ou domínio de topo genérico). Para usá-las, é necessário determinar no console de buscas qual país deseja segmentar seus usuários. Isso significa que seus conteúdos serão indexados apenas em buscas do Google daquele país.

Para encontrar o domínio certo para você, é necessário ir a um site como o registro.br para verificar se ele está disponível. Caso queira uma extensão internacional, usar o Hostgator é uma boa opção.

registro.br Como criar um blog

Escolher um domínio bom envolve algumas etapas. A principal é que você tenha um nome fácil de ser lembrado, que seja simples. Evitar usar duas letras iguais juntas também é recomendado. Por exemplo, “informaticaatual.com.br” é uma escolha ruim, já que os dois “a” seguidos podem confundir na leitura.

Foque em ter um blog com um nome curto e de fácil escrita. Criar um blog com um domínio complexo irá afastar seus leitores, porque ninguém irá querer escrever o nome todo (além de que memorizá-lo é complicado). Por exemplo, “TudoSobreTecnologiaHojeEmDia.com.br” é muito complicado, mas “TecnologiaHoje.com.br” é uma boa escolha.

Tomar bastante cuidado com as marcas registradas é algo essencial, não incluindo nomes como FacebookGoogle, Apple ou Microsoft em seu domínio.

6. Escolha o serviço de hospedagem

Esse é um dos aspectos mais importantes, já que serviços de hospedagem estáveis e seguros são necessários para que seu blog tenha um tráfego alto constante, sem cair nunca, o que resulta na necessidade de hospedagem internacional.

Altamente recomendado para quem quer criar um blog, o Hostinger é uma das melhores opções, sendo uma empresa altamente confiável e já bem estabelecida. Conta com um custo bastante baixo, com o plano mais barato custando apenas R$ 6,95 por mês. Veja tudo sobre eles em seu site.

7. Instale o WordPress

Com o seu domínio comprado e com a hospedagem assinada, agora é preciso instalar o WordPress no servidor de hospedagem. Para fazer isso, é bastante recomendado utilizar o serviço de instalação em um clique, o que facilitará bastante o trabalho.

Caso prefira, é possível também instalar passo a passo, mas isso acaba por ser bastante mais complicado, não intuitivo, e até mesmo impeditivo para quem não tem conhecimentos técnicos. Para fazê-lo, siga o passo a passo abaixo.

baixar wordpress Como criar um blog

Primeiro, realize o download do WordPress por meio do site oficial. Agora, descompacte os arquivos usando um programa como o WinRAR ou o 7-Zip. Será necessário alterar o nome de um dos arquivos, o wp-config-sample.php. Renomeie ele para wp-config.php.

Raça o upload de todos os arquivos extraídos em sua conta de hospedagem, por meio do Cpanel, na pasta public_html. Nas opções do Cpanel, clique na opção “Banco de Dados MySQL” para criar o seu banco de dados. Escolha o nome que desejar e salve o nome, porque será necessário usá-lo depois.

Para poder criar um blog, é necessário que você tenha um usuário para gerenciar o banco de dados, escolhendo uma senha forte. Após, associe o usuário ao banco de dados e garanta os privilégios a ele.

Volte à pasta onde extraiu os arquivos originalmente, abra o wp-config.php com o bloco de notas e preencha os dados corretamente. Salve ele e realize o upload novamente, substituindo o outro arquivo de mesmo nome.

Por fim, basta digitar o seu domínio para terminar o processo de criação do blog. É recomendado que marque a caixa que diz “Evitar que mecanismos de busca indexem este site” caso esteja apenas começando o blog, a desmarcando quando o blog estiver apresentável.

8. Escolha o tema para o seu site

No lado esquerdo do painel de controle do WordPress, você encontra todos os menus de navegação. Lá, vá em “Aparência” e, depois, em “Temas”. Aí, pode buscar pelos layouts para encontrar algum que encaixe com o seu blog. Caso queira recomendações, temos as seleções dos melhores temas WordPress para seu site e dos melhores temas WordPress para criar portfólios.

Temas

É possível refinar sua busca no menu “Filtro de características”, onde pode definir que tipos de temas quer. Pode com facilidade escolher a cor padrão, a modalidade e muito mais. Após selecionar, o tema será automaticamente aplicado ao blog. Agora, basta realizar todas as configurações para deixar exatamente como quer.

9. Escreva conteúdos excelentes

No processo de criar um blog, escrever textos e conteúdos da mais alta qualidade, sempre relevantes é absolutamente fundamental. Se você não fizer isso, ninguém vai te acompanhar.

Acima de tudo, é preciso que saiba criar conteúdos novos, sem estar sempre seguindo o que blogs concorrentes estão fazendo. Afinal, porque alguém deixaria de ler o blog que já acompanha para ler o seu, se o conteúdo é o mesmo?

Portanto, escrever textos profundos e esclarecedores é muito bom. Contudo, é bom também ficar de olho no que os outros estão fazendo e, sempre que puder, criar artigos ainda mais completos.

Por fim, mantenha consistência, escrevendo sempre, por exemplo, um novo artigo por semana, um novo por dia, ou algum número pré-determinado. Sem isso, perderá leitores.

10. Opte por um modelo de rentabilização

Afinal, uma das principais razões de criar um blog é fazer renda extra e trabalhar em casapela internet. Portanto, realizar a escolha de como rentabilizar o seu blog é importante.

Rentabilização indireta

A rentabilização indireta se dá em blogs pessoais e profissionais. Nesse modelo, a intenção é que você seja chamado para palestras ou formações presenciais, por exemplo. Num geral, a renda vem de fontes externas ao seu blog.

Rentabilização direta

Nesse modelo, que é o mais comum, é necessário trabalhar com programas de afiliados ou anúncios do Google, além de algumas outras opções. Essa é particularmente eficaz para blogs de artigos, que trabalham com outras marcas.

11. Considerações finais

Aqui, iremos abordar alguns pontos adicionais importantes em como criar um blog.

  • Aprenda SEO: O primeiro deles é a necessidade de aprender SEO. Em suma, SEO é como os seus conteúdos são otimizados para os serviços de busca, de maneira a aparecerem no topo das pesquisas dos usuários, gerando tráfego orgânico;
  • Determine seus objetivos: É importante que você tenha metas concretas e realísticas para o seu blog. Por exemplo, número de visitantes que você recebe, seja por tráfego orgânico, direto ou de redes sociais;
  • Tenha uma newsletter: Essa é uma boa estratégia para reter leitores, já que eles serão notificados por e-mail quando sair artigos novos em seu blog, de maneira com que nunca esqueçam de você. É bom oferecer opções de receber e-mails diariamente ou semanalmente, por exemplo;
  • Invista no blog: Se o seu objetivo realmente é ganhar dinheiro extra, investimentos serão necessários para deixar o blog profissional. Contratar um designer pra fazer o logo, comprar tema próprio e assinar softwares de marketing são exemplos dos possíveis investimentos.

E aí, o que achou do nosso guia completo de como criar um blog?

Deixe nos comentários a sua opinião sobre ele, dizendo se conseguimos te auxiliar nesse processo. Não se esqueça de conferir, também, os nossos guias de como fazer renda extra online e de como criar sites sem a ajuda de um especialista!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo