Top 15 redes sociais mais usadas em 2022
Top 15 redes sociais mais usadas em 2022
Top 15 redes sociais mais usadas em 2022

Top 15 redes sociais mais usadas em 2022


Já faz algum tempo que ter seu negócio nas mídias sociais não é bem uma novidade. É provável que você mesmo já tenha tentado criar alguma ou ouviu falar de alguém que está ganhando muitos seguidores no Instagram. Mas como saber quais as redes sociais mais usadas e que possam dar algum retorno financeiro?


Afinal de contas, cada uma delas tem diferenças em relação às outras. O LinkedIn, por exemplo, é uma das melhores para publicar textos de sua autoria. Já o Instagram tem a plataforma de Stories mais acessada e é ideal para conteúdo gravado com o celular na vertical, bastando colocar vídeo no IGTV. Já o Facebook é ideal para fazer transmissões ao vivo.

Mas como saber quais são as redes sociais mais usadas nesse ano? Conferindo nossa lista abaixo, criada com base na quantidade de usuários mensais de cada rede social calculados pelo fornecedor líder de dados de negócios, Statista.

Melhores redes sociais 2022 grafico

Redes sociais mais usadas #15 – Reddit

Iniciando nossa lista, no 15º lugar, encontramos o Reddit com 430 milhões de usuários ativos.

Fundado em 2005, esse agregador social de notícias permite aos usuários compartilharem as notícias mais recentes de várias fontes, assim outros usuários irão interagir com a notícia, votando para cima ou para baixo e deixando seus comentários.

E, se você é obcecado por nichos, definitivamente o Reddit é pra você!

Repleto de comunidades, não importa quais são seus interesses e onde estão suas paixões, é quase certo que você encontrará a sua tribo.

Baixe o app para Android ou iOS.

#14 – Pinterest

Entre as redes sociais mais usadas de 2022, o Pinterest é uma das que mais está crescendo no país. São mais de 442 milhões de usuários ativos no mundo.

Bastante usado por profissionais que divulgam seus trabalhos na área de arquitetura, decoração e serviços como casamentos ou produção de artesanatos, o Pinterest se destaca pela alta qualidade das fotos publicadas nele.

melhores redes sociais Pinterest

A rede social também traz anúncios pagos para quem deseja investir na divulgação pelo Pinterest e algumas ferramentas para gerenciamento de mídias sociais já possuem compatibilidade com a mídia social.

O Pinterest pode ser baixando tanto para Android quanto para iPhone!

#13 – Kwai ou Kuaishou

Estreante na nossa lista, esse aplicativo chinês de compartilhamento de vídeos possui atualmente mais de 481 milhões de usuários ativos no mundo. Conhecido como Kuaishou, ele é a segunda maior rede social de compartilhamento de vídeos da no território chinês.

Sua forte abordagem é focada no relacionamento e recomendação de conteúdos. Dentro da plataforma são oferecidos incentivos que incluem pagamentos, diamantes e presentes virtuais e Kwai Golds. Tudo isso para você utilizar dentro do próprio app e com a possibilidade de um retorno, em dinheiro, para o usuário nas trocas de recompensas ou nas indicações de novos usuários para o aplicativo.

Gratuito para Android e iOS.

#12 – Snapchat

A plataforma que deu luz ao formato de Stories pode ter perdido seu posto para o Instagram Stories, mas isso não significa que o app vá mal das pernas.

Apesar da queda na popularidade, o Snapchat ainda é a décima segunda entre as redes sociais mais usadas no mundo com 498 milhões de usuários ativos. O Snapchat é usado principalmente por adolescentes e marcas que vendem para esse público. Vale lembrar que ele continua muito popular nos Estados Unidos.

Quer lembrar como usar o Snapchat? Então veja nosso artigo e baixe o Snapchat em seu Android ou iPhone!

11# – Telegram

Depois de anos competindo por um espaço entre tantos apps de mensagens por aí, o Telegram finalmente está crescendo de forma estável. Muito beneficiado pelas recentes instabilidades do maior concorrente, o WhatsApp, o Telegram alcançou 500 milhões de usuários ativos.

Ele é bem mais seguro que seus maiores concorrentes e apresenta recursos bem mais interessantes.

Você pode criar grupos com milhares de pessoas, há chats de voz (em vez de só mensagens) e você conta com muitas medidas de segurança. O app pode ser usado em praticamente tudo, já que há um app pra desktop, um para web e uma versão mobile para Android e iOS.

Redes sociais mais usadas #10 – Sina Weibo

A décima posição vai para mais um aplicativo chinês que começou como um site de microblog e evoluiu para a terceira maior rede social do país, mesmo sujeito à censura.

Muito parecido com o Twitter, o Weibo tem como foco a criação, entrega e consumo de conteúdos gerados pelos mais de 511 milhões de usuários ativos.

Excelente plataforma de marketing, tem sido adotado por grandes marcas internacionais – especialmente as que querem entrar no mercado chinês – jornalistas, influenciadores e pessoas comuns e está disponível para Android e iOS.

#9 – DouYin

A versão chinesa do TikTok – que não pode ser acessado no país – também entrou para a lista dos top 15 melhores redes sociais de 2022, tendo atingido 600 milhões de usuários.

Porém, ao contrário do TikTok, o DouYin mirou e focou nas marcas de luxo, adotando a monetização dos usuários. Com a integração às plataformas populares de comércio eletrônico da China, conseguiu fornecer aos criadores de conteúdo um mecanismo mais concreto para geração do fluxo de receita com seus vídeos.

#8 – QQ

Outro aplicativo chinês que entra na lista é o QQ com 617 milhões de usuários mensais.

QQ melhores redes sociais

Esse aplicativo de mensagens instantâneas, anteriormente disponível apenas na China, já está presente em mais de 80 países. Talvez essa demanda tenha aumentado pelo recurso de tradutor de idiomas integrado, ajudando usuários a se comunicarem com pessoas que falam um idioma diferente.

Além das trocas de mensagens outros recursos disponíveis são chamada de voz, bate-papo por vídeos, transferências de arquivos. Possui também um game center, com jogos para celulares.

Disponível gratuitamente para Android ou iOS, porém oferece compras no app.

#7 – TikTok

Não é nada surpreendente ver o TikTok na lista das redes sociais mais usadas do mundo. Mesmo depois de diversas controvérsias, a rede focada em vídeos curtos ainda domina boa parte do público infantil e adolescente em vários países.

Atualmente, ele pode ser acessado no seu navegador de internet ou no Android e iPhone.

#6 – WeChat

Esta versão do “WhatsApp chinês” entra na lista da redes sociais mais usadas em 2022 contando com mais de 1,213 bilhões de usuários ativos mensais.

A plataforma é uma das mais avançadas do mundo, já que, além da troca de mensagens, ela serve para fazer transações bancárias e também faz as vezes de assistente virtual.

Fora do país, porém, algumas dessas funções não estão disponíveis, principalmente as da área financeira. No entanto, ele possui uma plataforma própria de Stories – chamada Momentos – e permite fazer chamadas em vídeo ou áudio. O WeChat está disponível na Google Play e App Store.

Redes sociais mais usadas #5 – Instagram

Pode parecer surpreendente, considerando a grande popularidade do Insta, principalmente aqui no Brasil. Uma plataforma completa e que permite quase todo tipo de conteúdo, ela é uma das mais indicadas para quem procura divulgar sua marca.

O Insta tem uma variada gama de ferramentas para suas estratégias de marketing para negócios ou para socializar com os mais de 1,221 bilhões de usuários ativos.

No feed você pode trazer suas ideias de post à vida, com uma ou mais fotos e vídeos.

redes sociais mais usadas instagram

O Stories permite publicar fotos e vídeos divertidos e de curta direção – veja algumas ideias de Stories criativos! -, além de fazer transmissões ao vivo. Recentemente, se tornou possível fazer lives que sejam exibidas no Instagram e Facebook ao mesmo tempo.

Ou seja, o Instagram é uma excelente ferramenta de negócios! Aproveite e conheça as maiores tendências de edição de fotos no Instagram para 2022.

#4 – Facebook Messenger

O Facebook Messenger é o segundo mensageiro mais usado no mundo, são cerca de 1,3 bilhões de usuários ativos.

Possui funcionalidades muito parecidas com o WhatsApp, que é para quem perdeu sua liderança recentemente. Ele também pega certos recurso de outras redes emprestado, tendo até mesmo Stories parecidos com o Instagram. Veja nosso comparativo entre o Stories do Messenger e o WhatsApp Status.

Ele é compatível com chatbots, que facilita o atendimento online e permite a seus usuários agendar restaurantes, cinemas ou receber conteúdo de maneira fácil e automática.

#3 – WhatsApp

O famoso “zap-zap” não poderia ficar de fora da lista. Sua posição na lista o coloca como o maior mensageiro do mundo, tendo ultrapassado o Facebook Messenger recentemente. Ele só conseguiu essa proeza há pouco tempo porque não é tão popular em outros países como é no Brasil. Mas parece que isso está mudando finalmente com os mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo.

O WhatsApp permite troca de mensagens de texto ou voz, chamadas por áudio ou vídeo e também em grupos, além de permitir compartilhar fotos e arquivos.

Ele tem um acervo próprio de adesivos, emojis e GIFs que pode usar com seus contatos, por exemplo. Além disso, ele tem sua própria plataforma de Stories, chamada WhatsApp Status. Saiba tudo sobre o WhatsApp conferindo essa lista completa com os melhores aplicativos para WhatsApp.

#2 – YouTube

O segundo e o primeiro lugar da lista de redes sociais mais usadas no mundo são bem difíceis de bater, já que a diferença entre eles e o restante é bem considerável. Como a maior plataforma de vídeos do mundo, o YouTube fica em segundo lugar. São mais de 2,291 bilhões de usuários ativos.

O YouTube é ideal para quem pensa em trabalhar em casa, tentando a carreira de influenciador digital. Existem diversos aplicativos que te ajudam a ser um Youtuber e tutoriais de como ganhar dinheiro no YouTube.

Dica: o AppTuts também está no YouTube! Veja abaixo um de nossos vídeos mais acessados na plataforma.

A plataforma permite que coloque vídeos e faça transmissões ao vivo. Quando alcançar a marca de 1000 inscritos, você pode começar a monetizar seu conteúdo através de anúncios.

Redes sociais mais usadas #1 – Facebook

O campeão indiscutível entre as redes sociais mais usadas no mundo conta com mais de 2,9 bilhões de usuários ativos. Mesmo com polêmicas que abalaram sua reputação em 2018, o Facebook continua sendo a mídia social mais acessada em 2022. A plataforma foi pioneira no formato “feed de notícias”, ainda o mais usado até hoje.

O Facebook permite criar todo tipo de conteúdo, seja em texto, imagens, vídeos e transmissões ao vivo, o formato mais indicado e priorizado pela plataforma.

Vale lembrar que, se está procurando usar as mídias sociais para negócios, ter uma Fan Page e aprender sobre anúncios de Facebook é obrigatório.

Gostou de conhecer as redes sociais mais usadas em 2022?

Qual delas está melhor alinhada com seu negócio?

Qual delas você prefere como rede social para se divertir? Compartilhe conosco!


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo