Como criar um site grátis para lançar seu próprio negócio
Um Comentário
Como criar um site grátis para lançar seu próprio negócio
Como criar um site grátis para lançar seu próprio negócio

Como criar um site grátis para lançar seu próprio negócio

Um Comentário

Antigamente era mais do que necessário contratar alguém especializado para criar um site ou  um blog caso quisesse usá-lo para lançar seu próprio negócio. Hoje a coisa já é bem diferente, já que existem muitas ferramentas que podem te ajudar a fazer tudo praticamente sozinho. Não é mais necessário muito conhecimento técnico, especialmente se quiser algo mais minimalista para começar sua marca.

É claro que não é só nisso que você deve pensar na hora de lançar seu próprio negócio. Há outros fatores bem importantes que você deve considerar. Para te ajudar com isso, vamos detalhar bem todos os passos que deve seguir e o que deve ter em mente para criar um site grátis. Você pode conferir tudo logo abaixo!

Objetivo do site

que plataforma usar

Bem antes da gente começar a pensar em que plataforma usar para criar seu site ou considerar sua hospedagem, precisamos ter mente qual será o seu objetivo com ele. Com isso definido, fica mais fácil de seguir em frente e ter um plano melhor de como ele ajudará a lançar seu próprio negócio. que ele terá se não souber o que quer com o site antes de começar a fazê-lo.

Basicamente, você deve ter uma noção de com o site servirá para isso. Se ele será uma maneira de simplesmente promover o seu negócio, se será sua loja virtual, um blog para mostrar seu trabalho, etc.

Isso te ajuda não só a penar na estrutura do site, como também te dá um caminho de como montá-lo. É uma das etapas principais de quem deseja trabalhar em casa para fazer uma renda extra.

Como será o site

Uma vez que você tenha uma noção melhor do objetivo do seu site, é preciso definir também que tipo de site ele será. Se sabe que ele será usado como loja, por exemplo, seu planejamento deve ser todo focado nisso.

Ou seja, o layout do site precisa fazer sentido para uma loja virtual em vez de parecer um blog comum. Caso seja um site só com artigos, sua interface também deve ser pensada apenas com isso em mente.


Vale dizer que há muitas plataformas que você pode usar para criar seu site. Muitas delas são especializadas para certos objetivos e formatos, então é bom pensar bem e escolher a plataforma certa para lançar seu negócio e ganhar dinheiro.

Nome e domínio

Outro passo muito importante na hora de criar um site e lançar seu próprio negócio é pensar em um nome e domínio. Se você já tem um nome em mente para o seu negócio, fica mais fácil de só colocá-lo em seu futuro site.

O que podemos dizer é não adianta fazer algo muito complicado ou que as pessoas possam esquecer depois de alguns dias. O mesmo pode ser dito para o domínio do site, ou seja, a maneira que ele aparece na URL de quem o está visitando.

A recomendação é tentar evitar o uso de muitos caracteres especiais, algo que pode complicar ou confundir o visitante. Afinal, é péssimo ter que explicar que é preciso digitar uma palavra sem um “ç” ou “~” para entrar no seu site.

Outra coisa que deve considerar é que o domínio que escolher já pode existir e ter dono. Para que isso não aconteça, teste todas as ideias de nome e domínio que tiver em um site especializado.

Isso pode ser encontrado em serviços de hospedagem, mas caso não tenha escolhido um ainda, dá para usar outras ferramentas. O Registro BR, por exemplo, deixa você ver se o domínio que escolher está livre ou se pertence a alguém.

Hospedagem

lançar seu proprio negócio hospedagem

Conforme mencionamos anteriormente, você também precisa pensar na hospedagem do seu site. Para quem não sabe, é a hospedagem que vai manter seu site estável, com backup seguro e com armazenamento suficiente para tudo o que for postado nele.

Há inúmeros serviços e planos que você pode considerar na hora de escolher a hospedagem. Isso inclui sites como o Hostgator e o GoDaddy, que são alguns dos mais conhecidos atualmente.

Só que antes de decidir qual serviço vai usar, é bom ter alguns parâmetros em mente. Isso vai mudar de site para site, então separamos alguns dos fatores mais importantes a se considerar:

1. Número de visitas

Sabendo que tipo de site vai, dá para estimar mais ou menos quantas visitas espera por mês. Um site que serve apenas com portfólio não vai deve receber milhares de visitar por mês, por exemplo.

Já uma loja ou um site de notícias contará um com volume bem grande e que deve crescer conforme o site ficar mais conhecido. Leve isso em consideração, mas saiba que você pode alterar o plano para algo que suporte mais visitas caso seja necessário.

Até por isso, não adianta contratar um plano com muito mais visitas do que necessita logo de início.

2. Armazenamento

Diferentes planos oferecem pacotes diversos de armazenamento online. Isso também vai depender muito do tamanho do seu site e da quantidade de informações e dados que serão adicionados futuramente.

É claro que há maneiras de otimizar isso, especialmente ao se comprimir imagens, mas é bom garantir um limite inicial bom para o armazenamento.

3. Backup

Por mais que pareça algo simples nos dias de hoje, não são todos os planos de hospedagem que oferem backup para o seu site. Ainda assim, é obviamente um fator muito importante para garantir que você não perca nada na chance de algo dar errado.

Por isso, lembra sempre o que cada plano oferece e, se puder, escolha um que tenha o backup garantido.

4. Custo-benefício

Por fim, também é essencial considerar o custo benefício do plano que estiver pensando em adquirir. Não adianta, por exemplo escolher algo muito caro que ofereça muito mais do que você precisa no início de seu site.

Da mesma forma, não adianta escolher um plano extremamente barato que não provê o mínimo que você necessitará para o funcionamento estável dele. Recomendamos que escolha algo mais balanceado e que te dê uma pequena folga em relação ao que acha que precisará nos primeiros meses.

Plataformas para criar sites

lançar seu proprio negócio criar site

Com muitas das primeiras etapas da criação do seu site já resolvidas, é hora da gente pensar em que plataforma usar. Há muitas ferramentas e serviços para montar o site em si, então é bom avaliar e escolher com cuidado. A seguir, vamos mostrar algumas das principais que você usar.

1. WordPress

Se vamos falar de plataformas para criar sites e lançar seu próprio negócio, não tem como deixar o WordPress de fora. Essa é facilmente a plataforma mais usada para a criação de sites, blogs e lojas do mundo.

Uma de suas vantagens além da gratuitidade é que ele é muito simples de usar. Isso vale até para quem não tem conhecimento ou experiência alguma com a criação de sites.

Outro fator bem legal é que o WordPress tem muitos temas que você pode usar. Alguns são bem básicos e gratuitos e outros são criados por outros usuários e possuem um design mais profissional e precisam ser comprados.

De qualquer forma, mesmo com os temas, dá para personalizar o site da maneira que preferir. Isso acaba sendo ainda mais evidente com o uso de plugins disponíveis. Você conferir mais ao acessar o link.

2. Wix

Outra sugestão interessante para quem quer criar sites com ferramentas grátis é o Wix. Até por suas propagandas, ele é uma das opções mais conhecidas pelo público geral em nossa lista.

Ele basicamente pode ser usado para qualquer tipo de site que precisar, mas é bastante procurado por quem quer montar uma loja digital. Ele oferece excelentes opções para isso e pode ser usado de graça.

É claro que também há planos pagos se preferir certos benefícios, mas não é tão necessário assim. Se tiver achado interessante, basta acessar o site oficial.

3. Simvoly

Diferente de alguns outros, o Simvoly é praticamente todo voltado para quem quer criar sua loja virtual. Ele até conta com layouts e modelos prontos especificamente para isso.

Ainda há ferramentas especiais que você pode implementar para transformar visitantes casuais em clientes. Dá para testar isso e muito mais de graça antes de decidir se quer os benefícios pagos da plataforma. Confira tudo ao acessar o site oficial deles.

4. PrestaShop

Outra boa plataforma para quem quer criar sites e lançar seu próprio negócio é o PrestaShop. Ele também é voltado para lojas virtuais e ecommerce para quem quer outra alternativa nessa área.

O legal é que a plataforma tem uma comunidade bem interessantes de usuários que se ajudam a criar e a implementar certos recursos. Eles podem ser gratuitos ou pagos dependendo de sua complexidade.

Também existe um ótimo fórum com dicas, tutoriais e postagens para tirar dúvidas. Tudo para que você se sinta à vontade na hora de criar seu site. Confira mais no link a seguir.

5. Silex

Por fim, temos o Silex em nossa lista para criar um site e lançar seu próprio negócio. Vale mencionar que esta é uma plataforma de código aberto, então você tem mais chances de personalização para deixar o site exatamente como imagina.

Ainda assim, você não precisa ter exatamente conhecimento de programação. Afinal, a plataforma já conta com diversos layouts e modelos prontos que você pode usar.

Alguns são mais básicos e gratuitos e outros mais profissionais e pagos. De qualquer forma, é uma opção bem versátil e que vale a pena experimentar. Você pode conferir mais ao acessar o link a seguir.

Cuidando dos rendimentos

usar um banco digital

Depois que conseguir criar seu site e lançar seu negócio, é bom ter em mente que isso pode te trazer rendimentos mais rápido que imagina. Seja com anúncios no site ou por vendas se o usar para uma loja virtual.

Em casos assim, é sempre bom ter uma conta dedicada para esses rendimentos ou qualquer gasto que vá ter com o site. Nossa maior dica para não se preocupar tanto com burocracia é abrir uma conta em um banco digital.

Há inúmeras opções para isso atualmente e você realizar todas as suas transações online. Assim, nem precisa sair de casa para resolver algo financeiro.

Gostou das dicas para criar um site e lançar seu próprio negócio?

Deu para aproveitar as nossas sugestões para saber criar um site e lançar seu próprio negócio? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das dicas e quais plataformas planeja usar em seu futuro site.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Graziele 29 de junho de 2020 16:30

    Ola apptuts tudo bem? DESCUBRA COMO CRIAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO ONLINE!
    Acesse esse link e aproveite : https://bit.ly/COMOCRIARSEUPRÓPRIONEGÓCIOONLINE

Voltar ao topo