Live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo: como fazer
2 Comentários
Live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo: como fazer
Live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo: como fazer

Live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo: como fazer

2 Comentários

Vivemos um momento inédito em nossa história recente. Por conta da crise com o coronavírus, é necessário ficar em casa e em isolamento. Ou seja, não basta apenas ficar em casa, também não podemos convidar amigos e família para nos visitar.

Não à toa nossos últimos artigos abordaram formas de se conectar digitalmente, com essa lista de aplicativos para se reunir online e mostrando o Houseparty, um app para smartphone até então desconhecido, mas que se tornou um aliado para lidarmos com o isolamento social.

Se muitas pessoas próximas já te disseram que a profissão de criador de conteúdo não era útil, agora é o momento de se provar o contrário. Agora é hora de preencher todo o calendário do seu aplicativo para agendar postagens no Instagram!

Com muitas pessoas confinadas, parte delas estão trabalhando sobre o regime de home office. No entanto, diversas outras não têm a possibilidade de trabalhar em casa para ganhar dinheiro e precisam de uma distração da enxurrada de informações sobre o coronavírus.

É aqui que entra o criador de conteúdo: por meio dos seus posts para Instagram ou vídeos no YouTube, você pode distrair o público e oferecer conforto, falando de outros assuntos que não sejam o Covid-19. Uma das maneiras de fazer isso é com lives nas redes sociais.

Já tem uma base de seguidores no Instagram e está presente no YouTube, o maior entre os sites de vídeos do mundo? Que tal aprender como fazer live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo?

Confira conosco a seguir!

Como fazer live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo?

Apesar de ambas as mídias sociais serem gigantes da tecnologia, não é possível fazer live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo sem a ajuda de aplicativos externos.


Nesse caso, são necessários dois softwares que podem te ajudar. O primeiro deles é o OBS Studio, que pode ser baixado grátis por meio do link. Ele facilita a configuração de transmissões ao vivo a partir do computador.

O segundo é o Ciclano.io. Enquanto o OBS Studio é excelente para configurar as transmissões, é o Ciclano que possibilita fazer live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo. Basta se cadastrar usando o email ou seu perfil no Facebook.

Vale mencionar que as lives simultâneas só podem ser realizadas a partir do seu computador. Confira também no AppTuts como fazer live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo e como conduzir live no YouTube e Facebook ao mesmo tempo.

A seguir, veja o passo a passo para configurar sua primeira transmissão ao vivo simultânea!

Como configurar sua transmissão no OBS?

Se já baixou o OBS Studio em seu computador, abra o aplicativo e clique no sinal de “+” na parte inferior direita da tela, onde está localizada a caixa Fontes.

live-youtube-instagram-obsinicio

Agora, selecione a alternativa Dispositivo de Captura de Vídeo.

dispositivo

Você precisa nomear a sua fonte. Se usa apenas uma câmera para gravar vídeos e transmitir lives, basta nomeá-la webcam para facilitar sua identificação.

Caso tenha mais de uma, pode usar a estrutura webcam + [nomedacamera] para saber qual a câmera que estará usando para fazer a live do YouTube e Instagram ao mesmo tempo.

Você também deverá definir a resolução da gravação. Para transmissões a partir da sua câmera, recomendamos que utilize, no mínimo, 1280×720 pixels. A qualidade da imagem será bastante pobre caso opte por qualquer resolução abaixo dessa.

Se costuma gravar jogos, no entanto, pode ser interessante subir a qualidade o máximo possível. A resolução de 1920×1080 pixels costuma ser a mais usada por streamers que exibem seus jogos na Twitch, por exemplo.

live-youtube-instagram-resolucao

Após configurar a sua webcam, saiba que pode adicionar outras Fontes à sua transmissão. Repetindo o primeiro passo, você poderá incluir imagens, efeitos especiais, filtros e até mesmo músicas offline armazenadas em seu computador. Tenha cuidado apenas para não infringir direitos autorais!

Agora, minimize a janela do OBS Studio e abra a do seu navegador para acessar o Ciclano e configura sua live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo.

Como usar o Ciclano para lives simultâneas

Se já criou sua conta no Ciclano, clique no link para fazer a sua agora mesmo.

Em seguida, acesse a página inicial do aplicativo web e clique na aba Canais.

live-youtube-instagram-canais

Agora, você deverá vincular a conta do seu canal do YouTube e do seu perfil no Insta para possibilitar a transmissão simultânea. Para fazer isso, passe o mouse pela caixa correspondente e clique no botão Adicionar conta. Depois, basta inserir seu login e senha da mídia social e cumprir os requisitos de segurança para terminar de vincular as contas.

live-youtube-instagram-vincular

Após inseri-las, é importante que marque a caixa correspondente ao nome do seu canal de YouTube e do perfil de Insta que deseja fazer a live simultânea.

Em seguida, chegou a hora de configurar a transmissão. Para isso, clique no botão Título e descrição, na mesma janela. Um popup irá se abrir e você deverá colocar o nome da sua live e inserir uma descrição em texto que facilite a sua identificação futura.

Preencha o restante das informações, além de indicar o tipo de live no campo Categoria (YouTube) e colocar as Tags do vídeo ao vivo. Clique no botão Salvar ao terminar.

descricao

Por fim, retorne à página inicial e clique no botão Habilitar Transmissão. O Ciclano irá iniciar sua live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo, mas apenas uma tela preta será exibida.

Aguarde alguns segundos e uma sequência de códigos será mostrada. Copie esses códigos, pois agora é hora de retornar ao OBS Studio para começar sua live de verdade!

Como iniciar a live simultânea?

Chegamos aos últimos passos desse guia sobre live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo. Retornando ao OBS Studio, você deverá acessar o menu de Configurações. A seguir, acesse o submenu Stream, clique em Stream personalizado e marque a opção Utilizar autenticação.

live-youtube-instagram-configuracoes

Depois, cole os códigos do Ciclano de maneira sequencial. Ou seja, cole o primeiro código do Ciclano no primeiro espaço do OBS Studio, repetindo o processo nos campos seguintes.

codigos

Com isso, você estará totalmente pronto para começar sua live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo! Clique no botão Iniciar transmissão e você já estará ao vivo e pronto para ganhar seguidores no Instagram!

Vale lembrar que nem todos poderão assistir à sua live, então alguns usarão sites para baixar vídeos do YouTube para vê-la depois. Isso não afetará em nada seu conteúdo ou performance, mas é um sinal de que os seus inscritos se importam com o que tem para dizer!

Quer saber como fazer lives profissionais?

Não adianta apenas fazer lives aleatórias, já que terá dificuldade de conseguir um público fidelizado. Por isso, também é necessário ser estratégico nas suas ideias de lives.

Quer aprender como fazer isso e ainda desenvolver melhor o seu conteúdo sem medo de travar? Então você precisa conhecer o curso online Transmissões ao Vivo para Negócios.

Nela, os especialistas Luciano Larrossa e Diego Rangel te mostrarão as vantagens de usá-las profissionalmente e te ensinarão como fazer lives simultâneas nas mídias sociais, como perder o medo da exposição e as estratégias para criar um conteúdo chamativo e que renda resultados para o seu negócio.

Quer aproveitar o tempo livre para aprender mais? Então clique agora no link para se tornar um aluno!





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Bianca 30 de abril de 2020 9:20

    Se a live do YouTube for com 3 pessoas, é possível “puxar” ela pelo Instagram com o ciclano?

  2. Yago 30 de abril de 2020 11:59

    Muito bom o post, informativo demais!! Vc saberia me dizer se eu consigo usar a câmera e microfone do celular nesses apps pelo computador?

Voltar ao topo