Live no Youtube e Facebook ao mesmo tempo: como fazer?
Um Comentário
Live no Youtube e Facebook ao mesmo tempo: como fazer?
Live no Youtube e Facebook ao mesmo tempo: como fazer?

Live no Youtube e Facebook ao mesmo tempo: como fazer?

Um Comentário

Com o confinamento imposto pela ameaça do coronavírus, o trabalho do criador de conteúdo se tornou ainda mais importante. Afinal de contas, o aumento no tempo livre de quem precisa ficar isolado, mas não tem como trabalhar em casa, necessita ser preenchido de alguma forma.

O objetivo disso não é meramente um preenchimento de tempo vazio. Vale mencionar que, com uma pandemia que não se via há cerca de um século como aconteceu com a Covid-19, é normal que casos de ansiedade e problemas com a saúde mental se agravem.

É isso que criadores de conteúdo podem e devem ajudar a combater, preenchendo esses espaços por meio do seu trabalho. Não é à toa que as métricas de transmissões ao vivo cresceram rapidamente nos últimos dias.

Por isso, é interessante que consiga fazer live no YouTube e Facebook ao mesmo tempo. Dessa maneira, você aumenta o seu alcance ao fazer transmissões ao vivo em duas das redes sociais mais usadas no mundo.

Como fazer live no YouTube e Facebook ao mesmo tempo?

O YouTube é um dos maiores sites de vídeo no mundo. Ainda assim, não é possível fazer lives simultâneas de nativamente, da mesma maneira que mostramos em nosso guia para fazer live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo.

Por isso, é necessário usar uma combinação de aplicativos: o OBS Studio e o Ciclano.io. Enquanto o primeiro é ideal para fazer lives pelo PC, o segundo é quem vai possibilitar transmitir simultaneamente nos dois aplicativos.

Assim, só não conseguirá assistir a sua transmissão quem tiver te bloqueado no Facebook. E mesmo assim essa pessoa ainda terá uma chance de te encontrar no YouTube!

Para começar a configurar suas transmissões simultâneas, basta baixar o OBS Studio no link e depois fazer o seu cadastro na página do Ciclano. Você pode fazer isso usando o seu email ou pelo seu perfil no Facebook.


Vale lembrar que é interessante ter uma bio bem preenchida para convencer os futuros espectadores das suas lives a seguir sua Fan Page no Face. Por isso, veja essas sugestões de biografia para Facebook.

Confira o passo a passo para fazer live no YouTube e Facebook ao mesmo tempo logo a seguir!

Passo 1: configurar a transmissão no OBS Studio

Após instalar o OBS Studio no seu computador – único local no qual é possível fazer live no YouTube e Facebook simultaneamente -, você deve clicar no sinal de “+” no canto inferior direito da tela, na caixa Fontes.

live-youtube-facebook-obsinicio

A seguir, selecione a opção Dispositivo de Captura de Vídeo.

dispositivo

Agora, nomeie essa fonte. Você pode dar o nome webcam ou webcam + nome do aparelho caso tenha mais de uma câmera para fazer live no YouTube e Facebook. Decida também qual será a resolução da gravação.

live-youtube-facebook-resolucao

Dica: não transmita com resolução abaixo de 1280×720 pixels ou a qualidade de imagem da sua live será bastante precária. Caso esteja fazendo transmissões de jogos multiplayer também pelo Twitch, pode ser interessante usar resolução ainda maior.

Depois disso, você pode incluir mais elementos que deseja incorporar à sua live. Basta retornar para a caixa Fontes na página inicial do OBS Studio. Em seguida, pode incluir quaisquer músicas offline que tiver em seu computador, imagens, ícones ou marca d’água, entre outros.

Você está com tudo preparado para começar sua live no OBS Studio. Porém, o aplicativo permite apenas transmitir em uma rede social. Por isso, não comece sua live ainda.

Veja o trecho a seguir para saber como fazer live no YouTube e Facebook ao mesmo tempo configurando o Ciclano.

Passo 2: como configurar o Ciclano

Após fazer seu cadastro, será necessário vincular suas contas do Facebook e YouTube para possibilitar as transmissões simultâneas.

Vale mencionar que o Ciclano é pago, mas protegerá suas informações pessoais, ao invés de vendê-las como fazem aplicativos gratuitos.

Na página principal, clique na aba Canais para fazer a vinculação das suas contas.

canais

Para vincular suas contas, clique no botão Adicionar conta ao lado da caixa de cada uma das mídias sociais. Em seguida, faça o login e cumpra os procedimentos de segurança de cada uma para fazer a vinculação.

Lembre-se também de marcar a opção Timeline na caixa do Face e a com o nome do seu canal de YouTube na caixa correspondente.

live-youtube-facebook-vincular

Após terminar de fazer as marcações, clique em Título e descrição. Aqui, deverá nomear a sua live e criar uma descrição que te permita identificar facilmente o tipo de conteúdo que estará a publicar.

Também é necessário indicar se a transmissão será pública ou privada, que pode ser usada para fazer testes ou ensaiar o conteúdo que irá passar. Como pretende fazer live no YouTube e Facebook ao mesmo tempo, também precisará preencher o campo Categoria (YouTube) e inserir as Tags do vídeo diretamente no Ciclano.

live-youtube-facebook-descricao

Ao fim, clique em Salvar para terminar de configurar sua live simultânea. Retorne à página inicial e clique no botão Habilitar Transmissão.

live-youtube-facebook-habilitar

A transmissão simultânea irá começar, mas apenas como uma tela preta. Aguarde alguns segundos e o Ciclano mostrará alguns códigos na tela. Copie esses códigos e retorne ao OBS Studio, onde deverá usá-los!

Passo 3: dando o start na live simultânea!

Reconhecemos que o processo exige um pouco de trabalho. Mas se você chegou até aqui, falta pouco para sua live no YouTube e Facebook ao mesmo tempo começar!

Como já mencionamos, retorne ao OBS Studio e abra o menu de Configurações do software. Agora, acesse a aba Stream, clique em Stream Personalizado e marque a alternativa Utilizar autenticação.

configuracoes

Agora, cole os códigos do Ciclano na ordem que os recebeu.

live-youtube-facebook-codigos

Tudo pronto para a partida! Clique no botão Iniciar transmissão e você terá terminado de iniciar sua primeira live no YouTube e Facebook ao mesmo tempo!

Dica: embora não seja ideal, não tente bloquear seus seguidores de usarem sites para baixar vídeos do YouTube para ver sua live depois. Isso significa que eles se importam com o seu conteúdo!

Como fazer lives profissionais?

As transmissões ao vivo estão se provando essenciais para se conectar ao seu público e afastar um pouco o sentido de isolamento.

Caso esteja aproveitando para testar fazer transmissões ao vivo para usá-las em seu negócio, que tal aprender como fazer lives profissionais?

No curso online Transmissões ao vivo para Negócios, os especialistas Luciano Larrossa e Diego Rangel ensinam os melhores macetes para as suas lives simultâneas.

Além disso, eles vão mostrar as principais técnicas para perder o medo de gravar e desenvolver seu conteúdo sem travar. Também conhecerá a parte estratégica das transmissões, aprendendo a escolher os melhores conteúdos e estudar o seu público para saber qual será o assunto ideal a abordar nas suas lives.

Quer aproveitar o tempo de quarentena para aprender mais? Então clique no link e comece já a aprender como usar as lives em seu negócio!





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Orivaldo Rodrigues 9 de julho de 2020 14:25

    Boa tarde! Existe alguma plataforma semelhante ao Ciclano que possibilite transmitir simultaneamente em três redes (facebook, youtube e instagram) e que seja assinatura gratuita? Sou de uma escola pública no interior de SP e precisamos fazer uma transmissão cultural sem fins lucrativos, por cerca de no máximo 3 horas. Não temos como pagar +R$200 numa assinatura mensal pra usar só 3h.

Voltar ao topo