Live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo: Como fazer?
Um Comentário
Live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo: Como fazer?
Live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo: Como fazer?

Live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo: Como fazer?

Um Comentário

Com a recente crise do coronavírus, cada vez o número de pessoas em casa aumenta – se puder, fique em casa você também! – e com mais tempo livre. Por outro lado, não podemos considerar esse tempo livre como folga ou férias, principalmente se produz conteúdo e já estava com planos de fazer live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo.

Essa situação de isolamento social causa estresse e certamente precisamos de entretenimento para manter nossa saúde mental. É aqui que o trabalho de criadores de conteúdo se torna tão importante, já que permite manter a conexão com diversos usuários que estão se sentindo solitários.

Se você já segue essa carreira ou está pavimentando o seu caminho, essa é a hora para usar as transmissões ao vivo para ganhar seguidores no Instagram. Quem sabe um dia você não chega ao ponto de colocar o almejado selo azul do Instagram?

Ao fazer live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo, você tem a chance de alcançar os usuários de ambas as redes sociais, melhorando suas métricas do Instagram em ambos.

Seu alcance aumentará tanto que só quem tiver te bloqueado no Facebook não conseguirá te ver!

Como fazer live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo?

Não é possível fazer live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo de maneira nativa. Ou seja, essa ferramenta não está disponível no aplicativo de nenhuma das duas mídias sociais.

Isso significa que precisará de duas ferramentas especiais para conseguir fazer live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo. A primeira delas é usar o OBS Studio como plataforma de transmissão e o Ciclano.io para conseguir que a sua live apareça no Face e no Insta.

O propósito da ferramenta é justamente o de facilitar a vida de criadores de conteúdo e empreendedores que costumam interagir com o seu público e angariar novos seguidores no Instagram por meio das lives.


Para começar a usá-los, basta baixar o OBS Studio e depois clicar no link para se cadastrar no Ciclano por meio de um formulário de email. Alternativamente, pode também usar seu perfil no Face – veja ideias de biografias para Facebook!

Como configurar a transmissão no OBS Studio?

Antes de começar, é importante mencionar que só é possível fazer live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo a partir de um computador, seja ele Windows ou Mac.

Após fazer o download, abra o OBS Studio e na parte inferior direita da tela, na caixa Fontes, clique no sinal de +.

live-facebook-instagram-obsinicio

Em seguida, escolha a alternativa Dispositivo de Captura de Vídeo.

dispositivo

Depois, nomeie a fonte. Para facilitar a identificação, recomendamos que use um nome como “webcam”. A seguir, terá de escolher qual webcam – caso tenha mais de uma – e qual será a resolução de gravação.

live-facebook-instagram-resolucao

Como pode ver na imagem acima, o ideal é que a deixe em 1280×720, que é a resolução HD. Se está a transmitir algum jogo, talvez queira aumentar essa resolução. Por outro lado, não recomendamos que utilize uma resolução abaixo dessa.

Vale mencionar que na caixa Fontes, onde configurou sua webcam para fazer a transmissão, também pode clicar novamente no sinal de “+” para adicionar efeitos como fundo, incluir músicas offline que tenha no seu computador ou escolher fazer a live exibindo sua tela do PC.

Não comece a transmissão ainda! Como o OBS Studio permite a transmissão para apenas uma rede social por vez, será necessário usar o Ciclano para fazer live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo.

Como configurar a live simultânea no Ciclano

Se já criou a conta no Ciclano como mencionamos anteriormente no artigo, você precisará conectar seu perfil no Facebook e sua biografia do Instagram. O aplicativo é pago, mas oferece segurança dos dados de seus usuários, que não serão vendidos para outras empresas que podem oferecer a mesma funcionalidade de maneira grátis.

Assim que criar a sua conta, você será levado à página principal do Ciclano. Clique na aba Canais.

canais

Nessa parte, você poderá incluir as suas contas do Facebook e Instagram para programar a live simultânea. Para isso, basta selecionar a opção Adicionar conta na caixa de cada rede social. Após inserir as contas, marque a caixa de seleção abaixo da sua conta do Face e também do Insta.

adicionar

Após terminar, clique em Título e descrição. Preencha o formulário dando um título para a sua live, escrevendo uma descrição que facilite identificar o tipo de conteúdo e se a live será pública ou privada, ideal para fazer testes.

Os campos Categoria (YouTube) Tags servem apenas se você for transmitir simultaneamente também em seus canais do YouTube. Clique em Salvar para terminar a configuração

live-facebook-instagram-descricao

Agora retorne à página inicial do Ciclano e clique no botão Habilitar Transmissão.

habilitar

Ele irá começar a transmitir simultaneamente no Face e Insta, mas aparecerá apenas uma tela preta. Após alguns segundos, uns códigos aparecerão na tela. Copie esses códigos e retorne ao OBS Studio.

Começando a live simultânea!

Falta pouco para começar sua primeira live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo!

Retorne ao OBS Studio e abra o menu Configurações, seguido de Stream. No menu, clique em Stream Personalizado e marque a caixa Utilizar autenticação.

live-facebook-instagram-configuracoes

Cole os códigos do Ciclano de maneira sequencial. Ou seja, o primeiro código no primeiro campo, o segundo no segundo e por aí vai.

live-facebook-instagram-codigos

Agora, basta clicar no botão Iniciar Transmissão e você terá começado sua primeira live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo!

Aprenda a fazer lives profissionais!

Agora que você já sabe como usar o OBS Studio e o Ciclano para fazer live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo, que tal se tornar um profissional das transmissões ao vivo?

No curso online Transmissões ao vivo para Negócios, você aprenderá todas as dicas para fazer lives simultâneas nas mídias sociais, dominar as técnicas de vídeo ao vivo no Facebook, Instagram e YouTube, além de também perder o medo frente às câmeras para desenvolver seu conteúdo sem travar, entre outros.

Quer saber mais? Então clique agora no link para começar seus aprendizados!





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Esdra dos santos Nascimento 15 de maio de 2020 14:19

    Quero aprender a fazer minhas live solidária no Facebook e Instagram e alcançar seguidores pra se escrever no meu canal YouTube Esdra Nascimento

Voltar ao topo