18 sites para fazer plantas de casa Grátis e Online (2024)

  • Por Pedro Bala
  • 27/03/2023 às 9:25 atualizado em (23/01/2024 às 21:02)
  • 24min de leitura


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

deAtualmente, existem diversas opções de sites e ferramentas para fazer plantas de casa de forma fácil e acessível, sem a necessidade de esperar a finalização da obra para ver o resultado final. Mesmo sem possuir formação em arquitetura ou conhecimentos avançados na área, é possível utilizar essas ferramentas para criar suas próprias plantas com facilidade.

Fazer plantas residenciais é uma tarefa cada vez mais fácil. Entre os principais sites e aplicativos para esse fim, podemos destacar o Planner 5D, Homestyler, Mooble, mas existem outras ferramentas igualmente interessantes como o Chief Architect e MagicPlan.

Se você pretende dar os primeiros passos como projetista de edificações, esse artigo foi escrito especialmente para você. Descubra os 18 sites para fazer plantas de casa, todos grátis e online

O que é uma planta de casa?

A planta é um desenho técnico, geralmente elaborado por um arquiteto, que tem como objetivo representar de forma precisa e detalhada a disposição dos ambientes em edificações.

Os arquitetos, apesar de terem ao seu dispor muitos aplicativos para seu trabalho, precisam ter em mãos a planta da casa. Com ela é possível, por exemplo, ter uma visão clara da disposição de cômodos, portas, janelas, escadas, móveis e outros itens que compõem um imóvel.

Este desenho é fundamental para obras de reforma ou construção, pois permite que a equipe responsável pela obra visualize todos os detalhes necessários para realizar o projeto de forma correta.

Sem uma planta, a execução da obra se torna mais difícil, podendo inclusive comprometer o resultado final.

sites para fazer plantas de casa

Como fazer uma planta de uma casa grátis e online?

Até pouco tempo atrás, fazer uma planta residencial era considerado complicado e desafiador, exigindo algum conhecimento técnico em arquitetura, no mínimo. No entanto, com a popularização de ferramentas online para a criação de plantas de casa, esse processo se tornou muito mais fácil.

Com esses programas, é possível medir o terreno, selecionar diferentes estilos de casa, criar esboços de plantas e personalizar tudo com os detalhes de acabamento desejados.

Nós já falamos aqui no AppTuts sobre os melhores aplicativos para desenhar casas no Android ou iPhone. Contudo, para facilitar no seu processo de escolha entre os melhores sites e ferramentas para fazer plantas de casa online e gratuitamente, elaboramos essa lista com os 18 melhores.

1. Planner 5D

A primeira opção da nossa lista de sites para fazer plantas de casa grátis e online é o Planner 5D. Esse é um programa de design de interiores e criação de plantas de casas em 2D e 3D. 

Com ele, é possível criar projetos de casas, apartamentos, lojas e escritórios de forma simples e em poucos minutos, tendo em vista que o Planner 5D tem como foco principal os projetistas amadores.

Um dos principais diferenciais desse site são as opções variadas de personalização para paredes, portas e janelas, sendo possível criar, por exemplo, uma casa completamente personalizada, atendendo as suas preferências e necessidades pessoais.

O Planner 5D tem uma interface intuitiva e amigável, além de utilizar a inteligência artificial para reconhecer e renderizar projetos permitindo visualizar sua obra em 3D, o que ajuda a ter uma ideia mais precisa de como ficará seu projeto.

O programa ainda oferece integração total com mídias sociais, sendo possível compartilhar seus projetos em plataformas como Facebook e Instagram. Também é possível salvar seu projeto na nuvem e sincronizá-lo com outros dispositivos.

2. MagicPlan

O MagicPlan é uma plataforma que permite a criação de plantas precisas de projetos arquitetônicos, com destaque para a possibilidade de criar modelos em realidade aumentada a partir da câmera de um celular ou tablet.

Ao fotografar os cantos de cada ambiente, o MagicPlan é capaz de medir as dimensões do local e gerar uma planta baixa em poucos minutos. Essa ferramenta é fácil de usar e pode ser utilizada tanto por amadores como por profissionais do ramo.

Além disso, é possível personalizar o modelo 3D criado pelo MagicPlan, adicionando elementos de acabamento, como portas, janelas, escadas e texturas diferenciadas nas paredes.

O MagicPlan é ideal para entusiastas e profissionais da área de arquitetura, engenharia e design de interiores, além de ser uma excelente ferramenta para quem trabalha com venda e locação de imóveis, pois possibilita criar um modelo real de uma casa, por exemplo, para apresentá-la aos possíveis interessados.

Se você se interessou nessa plataforma, aprenda como usar o MagicPlan.

3. Homestyler

HomeStyler para fazer plantas Sites para fazer plantas de casa

O HomeStyler é uma excelente opção gratuita dentre os sites para fazer plantas de casa, projetos de interiores e personalizar a decoração de ambientes. A ferramenta é repleta de recursos, como um amplo catálogo de objetos de decoração, móveis e obras de arte de marcas conhecidas.

Uma das principais características da ferramenta é a possibilidade de criar projetos em 2D e visualizá-los em 3D em tempo real. Enquanto o usuário trabalha no projeto em 2D, uma miniatura é exibida no canto da tela com o resultado em 3D. Essa funcionalidade é muito útil para quem deseja ter uma ideia mais clara de como o projeto ficará quando finalizado.

No entanto, devido à grande quantidade de recursos avançados e opções de personalização, pode ser que essa ferramenta não seja a mais indicada para usuários amadores, sendo mais voltada para profissionais da área ou usuários que já possuem experiência em plataformas similares.

O HomeStyler oferece uma versão gratuita, porém, para quem busca recursos ainda mais avançados, a ferramenta oferece uma versão paga com diversos benefícios, como renderização em alta qualidade, essencial para projetos profissionais.

4. 3Dream

O 3Dream é uma ferramenta online para criação de plantas que permite desenvolver projetos em 2D e 3D de maneira fácil e rápida. Esse site é um dos mais indicados para quem deseja projetar uma casa de forma profissional, mesmo sem ter conhecimentos em arquitetura ou modelagem 3D.

Além de possibilitar a personalização da cor das paredes e escolher as texturas e os acabamentos de cada ambiente, nessa ferramenta o usuário pode adicionar luzes e sombras para criar uma sensação maior de realismo ao projeto.

O 3Dream oferece uma vantagem significativa com sua extensa biblioteca contendo quase 10 mil modelos de objetos em 3D. Essa ampla seleção permite que o usuário escolha entre uma grande variedade de itens para compor seu projeto, oferecendo uma experiência completa e personalizada.

Da mesma forma que o Homestyler, a versão gratuita do 3Dream apresenta recursos limitados, mas ainda assim oferece o suficiente para que o usuário crie seus primeiros projetos. A versão gratuita inclui 25 fotos e permite o acesso a 10% do catálogo de objetos disponíveis na ferramenta.

Se você precisa de modelos 3D, veja esse lista com 49 sites com modelos 3D grátis.

5. Mooble

Continuando nossa lista de sites para fazer plantas de casa gratuitamente e online, apresentamos o Mooble, uma plataforma popular de design de interiores. Essa ferramenta é reconhecida por ser uma das mais completas do mercado, atendendo tanto a amadores quanto a profissionais de arquitetura e design.

Com o Mooble, o usuário pode personalizar todos os aspectos de sua planta residencial, incluindo detalhes mais específicos, como colunas, painéis e biombos.

Um dos diferenciais desta ferramenta é a excelente organização dos eletrodomésticos, móveis e demais itens de decoração, que estão divididos por categorias, facilitando a busca pelo que se deseja. Essa funcionalidade é especialmente útil para aqueles que precisam otimizar o tempo no processo de criação da planta baixa.

Além da visualização em 2D, a plataforma oferece a possibilidade de visualização em 3D do projeto, permitindo que o usuário tenha uma ideia mais clara do resultado final. Também é possível compartilhar o projeto por e-mail ou diretamente nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

6. Ikea Home Planner Tools

Se você nunca teve contato com ferramentas e sites de criação de plantas para casa, o Ikea Home Planner Tools é uma excelente plataforma para começar a desenvolver suas habilidades em projetos de decoração.

Essa ferramenta é oferecida pela empresa sueca de móveis Ikea e permite a personalização da planta de sua casa, apartamento ou escritório, adicionando ao projeto os móveis e decorações disponíveis em seu catálogo.

O Ikea Home Planner Tools oferece uma ampla variedade de produtos, incluindo móveis para a cozinha, sala de estar, varandas e áreas externas. Além disso, a plataforma permite visualizar o ambiente em 3D, proporcionando uma visão mais realista do seu projeto.

No entanto, é importante ressaltar que a Ikea não está presente em todos os países, incluindo o Brasil, o que pode dificultar a aquisição dos produtos selecionados na ferramenta. Mesmo assim, a facilidade de uso e a vasta seleção de produtos tornam o Ikea Home Planner Tools uma ferramenta valiosa para aqueles que procuram criar projetos de decoração de interiores.

7. Chief Architect

Ferramenta Chief Architect Sites para fazer plantas de casa

O Chief Architect é uma ferramenta que atende a todos os aspectos do design de uma planta baixa. Utilizando o Chief Architect, a medida que você desenha sua planta e coloca objetos e itens como portas e janelas, o programa cria um modelo 3D para melhor visualização.

Com esse site, não só é possível criar uma planta gratuita da casa, como produzir documentos mais profissionais, como plantas de estrutura, detalhes de seção e elevações no terreno.

Um dos maiores diferenciais da ferramenta são os recursos avançados de design, como ferramentas de modelagem paramétrica, reconhecimento automático de telhados e planejamento de paisagem, exatamente como os melhores aplicativos para arquitetos.

Pela qualidade dos resultados, a versão paga do Chief Architect é amplamente utilizado por arquitetos, engenheiros, designers de interiores, empreiteiros e construtores, sendo possível criar plantas baixas detalhadas com renderizações bem realistas.

8. HomeByMe

O HomeByMe é uma excelente opção de ferramenta para criar plantas de casas, com uma plataforma fácil de usar que atende perfeitamente tanto iniciantes quanto profissionais dessa área.

O plano gratuito oferece a criação de até três projetos com três renderizações em alta qualidade, além de um catálogo amplo de móveis e peças de decoração. Já a versão paga disponibiliza mais de 20 mil itens para decorar seu projeto.

Um dos grandes diferenciais desta ferramenta é a sua abordagem colaborativa, permitindo que os usuários compartilhem seus projetos com outras pessoas, como os profissionais envolvidos na obra, por exemplo.

Além disso, o HomeByMe oferece uma característica única: a possibilidade de utilizar óculos de realidade virtual (VR) para visualizar o projeto de forma mais imersiva e realista. Com essa tecnologia, o usuário pode se sentir como se estivesse dentro do espaço criado, o que traz uma experiência e diferencial nesse mercado.

9. Floor Plan Creator

O Floor Plan Creator é mais uma excelente opção para aqueles que buscam sites para criar seus próprios projetos residenciais, comerciais ou industriais e fazer plantas de casa. Embora tenha uma interface simples e amigável, a ferramenta conta com uma grande variedade de recursos.

Com essa plataforma, é possível personalizar seu projeto, escolhendo os cômodos e ambientes, além de ter recursos avançados para inclusão de janelas, portas e outros itens de decoração próprios de uma residência.

Um dos diferenciais dessa plataforma é a sua integração com outras ferramentas, como o SketchUp e o AutoCAD. Isso significa que o usuário pode importar e exportar arquivos de outros programas, o que torna o processo de criação ainda mais rico. Além disso, com o Floor Plan Creator o usuário pode definir linhas de dimensão para modificar distâncias e tamanhos de objetos.

A versão gratuita do Floor Plan Creator permite o desenvolvimento de apenas um projeto, mas em muitos casos, isso já pode ser o suficiente. Já com a versão paga, o site oferece diferenciais, como a sincronização na nuvem para backup automático e compartilhamento de planos entre dispositivos.

10. RoomStyler

Continuando nossa lista de sites para criar plantas de casa gratuitamente, apresentamos o RoomStyler, uma plataforma popular de design de interiores que oferece uma grande variedade de estilos de pisos e texturas para paredes. Inclusive você pode utilizá-lo junto com esses 7 Melhores sites para criar paletas de cores.

A ferramenta possui uma câmera que permite movimentar-se pelo projeto, proporcionando uma experiência imersiva e possibilitando a personalização dos espaços com facilidade. O RoomStyler também oferece a opção de ajustar a iluminação em cada ambiente, proporcionando um toque mais realista ao projeto.

Embora seja totalmente gratuito, os projetos criados na plataforma podem ser salvos e compartilhados com outros membros da comunidade. Além disso, o RoomStyler oferece competições de design onde os usuários podem inscrever seus projetos e competir com outros participantes.

No entanto, o destaque da plataforma é a sua vasta biblioteca de mais de 120 mil objetos de decoração para incluir nos projetos. Com essa variedade, é possível criar projetos que atendam a uma ampla gama de estilos, preferências e necessidades.

11. Cedreo

O Cedreo é uma ferramenta de design residencial em 3D, projetada para profissionais de arquitetura, empreiteiros e designers de interiores. Com sua interface intuitiva, é possível criar plantas complexas em pouco tempo, incluindo plantas 2D e 3D, bem como renderizações 3D realistas para interiores e exteriores.

Essa plataforma é amplamente utilizada por profissionais de vendas de imóveis para melhorar a experiência do cliente, permitindo que visualizem realisticamente o espaço antes de visitá-lo pessoalmente.

Embora seja direcionado a um público profissional, o Cedreo foi projetado para ser fácil de usar, mesmo para iniciantes em design de interiores e softwares de CAD. Além disso, a plataforma oferece recursos de colaboração, como o compartilhamento de projetos com outras membros da equipe ou softwares.

Com recursos como análise de orçamentos, planejamento de materiais e visualização em tempo real, o Cedreo ajuda os usuários a gerenciar seus projetos do início ao fim.

12. Live Home 3D

Live Home 3D

Chegamos ao último item da lista de sites para criar plantas de casa e este é, sem dúvida, um dos mais importantes: o Live Home 3D. Esta plataforma de design de casas, interiores e paisagismo oferece recursos avançados que permitem criar modelos de casas do zero e visualizá-los em tempo real, facilitando ajustes e correções durante o processo de criação.

Uma característica poderosa do Live Home 3D é o “escaneador de cômodo”, que permite importar uma planta baixa e recriar uma cópia digital de um ambiente físico real. Isso é especialmente útil para aqueles que desejam remodelar ou redecorar um espaço existente.

Além disso, a ferramenta oferece diversas opções para criação de plantas, incluindo layouts em 2D e 3D, renderização em tempo real e a possibilidade de construir até dois andares com um sótão. Com essas funcionalidades, é possível criar plantas precisas e realistas com facilidade.

O Live Home 3D é uma plataforma de design poderosa e versátil que oferece recursos avançados para criar plantas de casa de forma rápida e fácil. Com essa ferramenta, qualquer pessoa pode criar modelos 3D realistas para seus projetos de construção e decoração.

13. FloorPlanner

O Floorplanner é um dos melhores sites para fazer plantas de casa e design de interiores, permitindo a criação de plantas baixas em formato 2D e 3D. Com uma comunidade de mais de 25 milhões de usuários e uma robusta versão gratuita desde 2007, é uma das opções mais populares e acessíveis do mercado.

Disponível para desktop, notebooks e tablets, o Floorplanner é multiplataforma e oferece uma ampla biblioteca com mais de 150 mil itens de decoração. É possível criar plantas em 2D em poucos minutos e ter uma ideia clara de como ficará a disposição dos móveis e decoração no espaço.

O site ainda disponibiliza um guia passo a passo sobre como utilizar a ferramenta, tornando-se uma opção ideal para aqueles que estão começando e desejam assistir tutoriais antes de começar a criar.

Embora a versão gratuita seja bastante completa, a versão paga do Floorplanner permite exportações em 4K e 8K, com resoluções de até 7680x4320px, o que é ideal para aqueles que desejam ter uma qualidade de imagem ainda melhor.

14. SweetHome3D

O SweetHome3D é uma aplicação gratuita e de código aberto muito versátil que pode ser usada para projetos residenciais, comerciais e até mesmo de paisagismo. Essa ferramenta é ideal para quem planejar a reforma e mudança de decoração de um determinado espaço.

Embora seja muito utilizado por profissionais e empresas, o SweetHome3D também pode ser utilizado por amadores e iniciantes. Com ele você pode criar, modificar e projetar uma casa em 2D podendo mobiliar os cômodos em 3D.

Um diferencial do SweetHome3D é a possibilidade de criar vídeos dispondo de diversas ferramentas, como a de iluminação e efeito da luz do Sol de acordo com o horário do dia e localização geográfica.

Com a ferramenta, você não só pode criar vídeos, mas também exportar suas criações em diversos formatos, como imagens de bitmap e vetores gráficos. Além disso, você pode exportar seus projetos em uma ampla variedade de formatos de arquivo 3D, permitindo que você compartilhe e utilize suas criações em várias plataformas e softwares de modelagem.

Se você quiser expandir sua criatividade, conheça também os 28 melhores sites e aplicativos para desenhar.

15. Blophome

Com uma base de quase 500 mil usuários em todo o mundo, o Blophome tem crescido no segmento de sites para fazer plantas de casa. Esta plataforma é especialmente recomendada para aqueles que estão iniciando sua jornada neste campo, por sua interface simples e intuitiva.

O Blophome também oferece um catálogo atualizado e abrangente de itens dos principais fabricantes, incluindo móveis, eletroeletrônicos e objetos de decoração, para aprimorar ainda mais o seu projeto.

Depois de criar sua planta em 2D, você pode clicar na aba “3D project” para visualizá-la em um modelo tridimensional e obter uma ideia em tempo real de como ela está ficando.

Além disso, o Blophome oferece a possibilidade de inserir uma imagem de fundo para criar um ambiente externo, como uma piscina, um quintal ou uma rua, por exemplo. Esta é uma característica particularmente útil para aprimorar a estética geral do seu projeto.

planta de casa grátis e online

16. SketchUp

SketchUp é uma plataforma de modelagem 3D abrangente que permite criar modelos em três dimensões para uma variedade de aplicações, incluindo arquitetura, engenharia e design de interiores.

A plataforma conta com uma vasta biblioteca de modelos pré-fabricados para ajudar a acelerar o processo de modelagem. Os modelos disponíveis na versão gratuita podem servir como referências e inspiração para o seu projeto. Além disso, o SketchUp oferece recursos para envio de desenhos para impressão ou compartilhamento com outras pessoas.

Uma vantagem importante do SketchUp é a sua compatibilidade com outros aplicativos, incluindo outros programas concorrentes de modelagem e design. A plataforma também é compatível com o Google Earth e o Google Maps, permitindo que você incorpore dados geográficos e topográficos em seus modelos.

Embora a experiência de uso seja satisfatória, vale lembrar que a versão online do SketchUp é uma versão simplificada do aplicativo para desktop. Alguns recursos podem não estar disponíveis na versão online, portanto, se você precisar de recursos mais avançados, a versão desktop pode ser uma opção melhor.

17. Space Designer 3D

O Space Designer 3D é uma plataforma online para criação de casas em 3D e projetos de design de interiores voltada para o uso profissional. Com recursos precisos e eficientes, é possível transformar desenhos manuais em modelos 3D altamente detalhados.

Uma das principais vantagens da plataforma é a capacidade de adicionar anotações e medições diretamente nas plantas, tornando mais fácil discutir e ajustar o projeto com os clientes durante as reuniões.

Além disso, se você é proprietário de uma loja de móveis ou artigos de decoração, pode aproveitar a integração do catálogo de produtos com a ferramenta Space Designer. Essa integração também permite que você conecte o seu sistema de comércio eletrônico ao Space Designer 3D para gerar orçamentos instantâneos.

Se você for um usuário de dispositivos da Apple, precisa conhecer essa lista de aplicativos para designers no iPhone.

18. ArchiFacile

Chegamos ao último item de nossa lista de sites para fazer plantas de casa, a ferramenta Archifacile. Muito fácil de usar, essa aplicação não necessita de um computador de última geração para funcionar.

Como as opções anteriores, com o Archifacile é possível desenhar uma planta de casa ou apartamento em 2D e 3D, mas com ele também da para projetar outros tipos de plantas mais específicas, como um projeto de uma garagem, casa de madeira, abrigo de jardim, ou uma planta para instalçao de uma piscina.

Uma das características mais úteis do ArchiFacile é a capacidade de exportar o desenho em diferentes formatos, como PDF, PNG e SVG.

Archifacile também é bastante utilizado no processo de venda de um imóvel, fornecendo uma experiência mais profissional e imersiva aos possíveis compradores.

As 10 dúvidas mais frequentes sobre plantas de casas

1. Qual é a importância de uma planta da casa?

A planta de uma residência é importante porque serve como guia visual que representa a disposição e o layout de uma edificação ou espaço. Com ela é possível planejar a disposição dos cômodos, determinar as dimensões de cada espaço e ter uma visão global do projeto.

Além disso, através da planta de uma casa é possível otimizar o projeto para as necessidades do cliente, como o tamanho e número de quartos e banheiros, além da disposição dos cômodos, a posição das janelas e portas, entre outros aspectos de um projeto.

2. Qual o tipo de planta mais comum de uma casa?

A planta de casa mais comum e utilizada é a planta baixa, que é uma representação gráfica da disposição das paredes, cômodos e demais elementos que compõem uma construção ou reforma.

Ela permite visualizar as dimensões, as áreas e a posição das portas e janelas. Além disso, a parte de elétrica e hidráulica também está contemplada na planta baixa.

3. Quais são os tipos de plantas de uma casa?

Além da planta baixa, existem diversos tipos de plantas utilizadas em projetos de construção e arquitetura, como a planta de corte, planta de fachada humanizada, planta de situação, planta de implantação, planta de fundação, planta de cobertura, planta de pavimentos, etc.

Além dessas, existem outras plantas que podem ser necessárias dependendo do tipo de edifício ou do projeto específico.

4. Quais são as informações que constam em uma planta?

Algumas das informações que não podem faltar em uma planta são a topografia do terreno, o layout dos cômodos, as dimensões de cada ambiente, escala de tamanho da planta, o projeto elétrico, o mobiliário escolhido, etc.

Outro ponto comum presentes em plantas é a nomeclatura dos ambientes, assim é possível dar um nome a cada espaço representado na planta, como cômodos, salas, banheiros, entre outros ambientes.

Qual é a diferença entre planta baixa e layout

5. Qual é a diferença entre planta baixa e layout?

Os termos “planta baixa” e “layout” muitas vezes são confundidos, no entanto, se referem a coisas bem diferentes. Uma planta baixa é um desenho técnico que representa gráficamente um espaço habitável vista de cima. Já o layout refere-se à disposição dos elementos de um espaço, levando em conta a funcionalidade e a eficiência do espaço.

A principal diferença entre planta baixa e layout é que a planta baixa é uma representação técnica do espaço, enquanto o layout é uma representação mais conceitual, que mostra como os elementos do espaço serão dispostos.

6. O que significa escala em uma planta baixa?

A escala em uma planta baixa é a relação matemática que existe entre as dimensões da planta e as dimensões reais da edificação que está sendo representado. A escala mais comum em plantas de casa é a de 1:50, que significa que cada centímetro na planta baixa representa 50 centímetros no espaço real.

Na planta baixa, as dimensões são reduzidas para caber em um papel ou na tela do computador, para que possam ser visualizadas como um todo em um pequeno espaço.

Se seu celular é da Samsung, veja agora os melhores aplicativos para designers no Android.

7. É possível fazer alterações em uma planta durante a construção?

Como é comum existir imprevistos e situações desafiadoras durante reformas ou construções, é possível sim fazer alterações em uma planta durante o andamento da obra. Porém, essas alterações devem ser avaliadas com cuidado para garantir que não afetem a estrutura ou a estabilidade do edifício.

Outro ponto importante, é que qualquer alteração seja comunicada ao arquiteto ou engenheiro responsável pelo projeto, para que possa ser avaliada e implementada de maneira adequada e em total segurança para os futuros habitantes.

8. Quais são as alterações mais comuns em plantas durante a construção?

As mudanças mais comuns em plantas durante a construção são nas instalações elétricas e hidráulicas. Mudanças no posicionamento de ar condicionados também são comuns durante uma construção ou reforma.

Além disso, outras alterações que podem causar alterações na planta da casa, como questões ligadas a questões estruturais, isolamento térmico, isolamento acústico, paisagismo, entre outras causas.

9. Como aprovar uma planta na prefeitura?

Para aprovar uma planta na prefeitura, é necessário contratar um profissional de arquitetura, devidamente registrado, para elaborar a planta e o projeto de sua edificação. Também é importante verificar as normas e regulamentações do seu município, pois elas podem afetar de maneira negativa seu projeto.

Caso o poder municipal solicite, faça as alterações necessárias na planta e submeta-a novamente para aprovação. Se você fizer todos os ajustes e entregá-los dentro do prazo determinado, poderá obter a aprovação junto à prefeitura.

10. Quem pode assinar uma planta baixa?

De acordo com a Lei nº 5.194/66 no Brasil, os Arquitetos, Engenheiros Civis, Engenheiros Eletricistas, Engenheiros Mecânicos, Geólogos e Agrônomos possuem habilitação para assinar uma planta baixa.

Um profissional qualificado assina uma planta baixa como uma espécie de declaração pública de que criou o projeto e que o mesmo está de acordo com as leis e regulamentos do município.

Conclusão

Como visto, a planta é uma ferramenta essencial para o sucesso do trabalho de arquitetos, engenheiros, empreiteiros e designers de interiores. Por meio dela, é possível ter uma visão completa do espaço em questão e planejar a disposição de móveis, eletrodomésticos e elementos decorativos.

A planta também desempenha um papel fundamental na comunicação com os clientes, pois permite que os profissionais transmitam as ideias de forma clara. Isso garante a execução do projeto conforme o planejado e que o cliente fique satisfeito com o resultado final.

Hoje em dia, com o advento de sites e ferramentas especializadas em criação de plantas de casa, é possível trabalhar de forma mais ágil e precisa. Os profissionais têm à sua disposição uma variedade de opções, desde softwares avançados até plataformas online simples de usar.

Com essas ferramentas, os profissionais podem criar, editar e compartilhar plantas com facilidade, permitindo que foquem em outras áreas do projeto e otimizando o tempo e o esforço dedicados a essa etapa crucial do processo.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});