Tipos de CRM: quais são os existentes?
Nenhum Comentário
Tipos de CRM: quais são os existentes?
Tipos de CRM: quais são os existentes?

Tipos de CRM: quais são os existentes?

Nenhum Comentário

O CRM é uma sigla bastante usada e ouvida por empresários e empreendedores, então caso esteja se aventurando em abrir seu próprio negócio, é bem provável que já tenha escutado sobre. Só que o sistema que promete te dar mais informações sobre seus clientes e as interações com seus produtos e serviços não funciona de maneira única. Na verdade, há diferentes tipos de CRM para diferentes necessidades.

Uma empresa pequena, por exemplo, não vai precisar de todas as mesmas informações e dados de uma companhia maior. Também podem existir casos que a implementação do CRM vai se diferente para cada um. Caso esteja com dúvida, basta conferir nossas dicas sobre os diferentes tipos de CRM logo abaixo!

Dica: Já entende de CRM e está procurando por alternativas? Então se cadastre no PipeDrive pelo link e o teste GRATUITAMENTE durante 30 dias!

O que é CRM?

tipos de crm guia

Antes de qualquer coisa, é bom falar sobre o que significa CRM, especialmente para quem está aprendendo sobre o sistema. Essa sigla quer dizer nada menos do que “Customer Relationship Management”. Isso pode ser traduzido para “Gestão de relacionamento com o cliente” em nosso idioma.

Basicamente, é um sistema que você pode utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes. Isso é feito através de um software ou uma plataforma especializada.

No geral, é um bom método de saber melhor como lidar melhor com clientes e aumentar seu número de vendas. Até por isso que é considerado algo tão importante tanto para pequenas quanto grandes empresas.

Quais os tipos de CRM?

Sabendo mais sobre o sistema, como ele funciona e como pode ajudar uma empresa, é hora de explicar os tipos de CRM. Basicamente, isso se divide em como o CRM pode ser usado para ajudar a sua empresa.


É algo importante de se saber até para que você use o CRM de forma mais efetiva. Nestes casos, tudo depende apenas do que a sua empresa precisa. Os principais tipos de CRM são os seguintes:

1. CRM Colaborativo

O CRM Colaborativo é aquele no qual as informações sobre clientes são compartilhadas mais funcionários da empresa, especialmente com os que lidam diretamente com clientes. Isso inclui tanto a pessoa que faz o suporte como o vendedor.

Nesses casos, é bom que o sistema do CRM esteja disponível de uma maneira mais simples de usar. Há sistemas que são implementamos na nuvem, por exemplo, algo que vamos falar mais sobre daqui a pouco.

Com algo deste tipo, os seus funcionários podem ter acesso ao sistema em computadores, smartphones e tablets. Na hora de realizar uma venda ou tirar a dúvida de um cliente, isso ajuda bastante o processo.

2. CRM Operacional

O CRM Operacional é aquele que cuida do atendimento ao cliente. Isso pode incluir os canais do SAC, do suporte da sua empresa aos clientes e a automatização do contato do cliente.

O programa usado pode guardar todas as informações necessárias do cliente com segurança e que são fáceis de acessar por sua equipe. Esse tipo de CRM também pode ajudar na hora de acompanhar o desempenho de vendedores e estabelecer certos objetivos.

É um bom método de verificar comissões, de fazer agendamento de reuniões e diversas outras atividades da empresa.

3. CRM Analítico

O CRM Analítico é exatamente o que seu nome propõe. Ele pega todos os dados que você colhe dos seus clientes e os analisa para processá-los de uma maneira mais útil.

Basicamente, ele é a forma que vai te ajudar a saber qual o perfil do seu cliente, como eles se comportam, qual o hábito de compras, etc. Também é um sistema que mostra mais dados sobre a sua própria empresa.

Você poderá ver facilmente o seu volume de vendas, que produtos atraem mais clientes, se está conseguindo fazer esses clientes voltarem, etc. Tudo isso pode ser usado ao seu favor para fortalecer seus pontos positivos e aprimorar o que está mais fraco.

4. CRM Estratégico

Por fim, temos o CRM Estratégico. É ele que junta a maioria das informações adquiridas com no sistema para que a empresa faça um planejamento melhor de como prosseguir.

Basicamente, você coloca em prática um pouco dos outros tipos de CRM que mencionamos para aprimorar a maneira que sua empresa funciona. O ideal é usar a análise realizada antes para ver que estratégias implementar.

Isso vale desde de métodos para atender seu cliente de maneira mais efetiva até o planejamento de marketing.

Tipos de implementação

vale a pena usar CRM

Com tudo isso em mente, também é bom falar sobre os tipos de CRM no que se diz respeito à sua implementação.

Essa categoria conta com dois tipos diferentes. Existe o CRM local e o CRM na nuvem, cada um com suas vantagens dependendo do que você precisa.

1. CRM Local

O CRM local é aquele que é instalado no servidor ou no computador da empresa. Sua manutenção geralmente é realizada por um profissional que entenda mais do assunto ou simplesmente pela equipe de TI da empresa.

  • Vantagens: controle maior de seu servidor, pode funcionar de maneira offline, apenas funcionários tem acesso aos dados
  • Desvantagens: investimento inicial é alto, é necessário ter profissionais para lidar com o software, atualizações podem ser caras.

2. CRM na nuvem

Já o CRM na nuvem é exatamente o que seu nome indica: totalmente online e sem a necessidade de instalação local. Geralmente, essa versão não precisa da manutenção da sua equipe de TI, já que o gerenciamento costuma ser realizado pela companhia que fornece o serviço de CRM.

  • Vantagens: pode ser acessado a qualquer momento e local, possui atualizações automáticas, investimento inicial é baixo.
  • Desvantagens: depende do uso de internet, menor controle da plataforma em algumas situações

Tipos para diferentes empresas

dicas de crm

Conforme mencionamos anteriormente, também há os tipos de CRM que mudam de acordo com a necessidade e tamanho da sua empresa. Afinal, não adianta usar as mesmas opções de uma empresa enorme para um empreendedor que ainda está começando.

Nós vamos falar mais sobre os tipos de CRM para empresas pequenas e grandes logo abaixo:

PME

O sistema PME é voltado para pequenas e médias empresas, como seu nome já deixa meio claro. Nestes casos de companhias com times menores, há uma necessidade maior em mobilidade e rapidez nas ações.

Felizmente, o custo para adquirir uma ferramenta de CRM por essas empresas acaba sendo consideravelmente menor. Afinal, há menos opções e o sistema de personalização também é menos avançado.

Tudo para garantir que você não se preocupe com opções que ainda não fazem parte da realidade da sua empresa.

Enterprise

Já o sistema conhecido como Enterprise é mais robusto e com muitas opções de personalização. Serviços deste tipo fazem de todo o possível para oferecer tudo o que grandes companhias precisam para organizar os dados de seus clientes.

Felizmente, também há muitas plataformas que oferecem planos adicionais para companhias que possuem necessidades mais específicas. O custo tende a ser mais alto, mas faz sentido quando o rendimento da empresa em si também é maior.

Gostou de dicas?

Deu para aproveitar as nossas dicas para saber mais sobre os diferentes tipos de CRM? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou do guia e se o CRM parece uma boa opção para a sua empresa.

Agora se quiser conhecer um bom sistema de CRM, você pode testar o Pipedrive totalmente de graça por 30 dias. É só clicar agora no link para conferir tudo em detalhes.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo