O que é CRM de Vendas? Confira nesse artigo!
Um Comentário
O que é CRM de Vendas? Confira nesse artigo!
O que é CRM de Vendas? Confira nesse artigo!

O que é CRM de Vendas? Confira nesse artigo!

Um Comentário

Se você tem seu próprio negócio ou está pensando em abrir sua empresa, é bem provável que já tenha se deparado com a menção do CRM. Esse sistema é extremamente importante para quem quer ter um relacionamento melhor com seus clientes, mais dados sobre eles disponíveis e melhorar suas vendas. Mas é claro que nem todo mundo sabe o que é CRM de vendas logo de cara.

Para te ajudar a entender mais sobre o CRM de vendas, como ele funciona e como pode te auxiliar, nós preparamos um guia bem detalhado.  Você pode conferir tudo logo abaixo!

O que é CRM?

vale a pena usar CRM

Antes de qualquer explicação mais profunda sobre o CRM, é bom começar dizendo o que a sigla significa. Ela vem do inglês e quer dizer Customer Relationship Management, ou seja, algo como “gestão de relacionamento de clientes”.

Ele é nada mais do que um sistema feito para reunir informações e dados sobre seus clientes atuais. Isso pode incluir, nome, faixa etária, gênero, região que mora, seu histórico de compras e interações com a empresa, etc.

Essa coleta de dados geralmente é realizada através de uma plataforma que você contrata de terceiros ou desenvolve em sua própria empresa. Ela pode ser usada de diversas maneiras para aprimorar alguns aspectos da sua companhia, como veremos em breve.

Motivos para usar o CRM de vendas

crm para aumentar vendas

Todos os dados coletados com o CRM de vendas podem ser usados de inúmeras maneiras. Tudo depende do que você sente que precisa melhorar em sua empresa.


É bem comum ver o CRM de vendas sendo usado para entender mais o cliente, saber o que ele quer e o que pode atrai-lo a voltar a fazer negócio com você. Isso por si só já pode melhorar seu relacionamento com esses clientes e aumentar suas vendas.

Também é algo que te dá informações o suficiente para fazer suas futuras campanhas de marketing. Além disso, te ajuda melhorar o posicionamento da sua marca e ter um bom relacionamento no pós-venda com os clientes.

Tipos de CRM de vendas

Atualmente, há dois tipos de CRM de vendas que você pode usar em sua empresa. Há a versão local, que é instalada no servidor ou nos computadores da sua empresa, e uma na nuvem, que fica disponível online e não requer instalação na maioria das situações.

Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas geralmente a versão da nuvem acaba tendo um benefício melhor. Além de não precisar de um investimento alto, ela não precisa de uma equipe de TI na sua empresa para que a sua manutenção seja realizada localmente.

Talvez seu único ponto negativo seja a necessidade de usar a plataforma quando sua empresa tiver problemas de internet. Ainda assim, tendo em vista que o CRM pode ter sincronização offline em algumas plataformas, o problema não é tão grande assim.

Vale a pena para sua empresa?

tipos de CRM

É claro que mesmo vendo suas vantagens, você ainda pode ter dúvidas se vale a pena usar o CRM de vendas na sua empresa. Isso depende bastante de cada caso, mas podemos afirmar que o CRM pode ter um papel importante em seu negócio mesmo se ele estiver logo no início.

A boa notícia é que há diversas plataformas de CRM de vendas que você pode usar. Há o sistema PME para pequenas e médias empresas, por exemplo, que é voltado para companhias destes portes.

Eles tem um custo bem menor e não te enchem de opções e configurações que sua empresa ainda não precisa. Isso é ótimo para ter todos os dados úteis de seus clientes de maneira fácil e sem comprometimentos negativos.

Já as empresas grandes podem usar o sistema Enterprise, que são mais caros, mas também cheios de personalização. Fora isso, eles oferecem opções diferenciadas para companhias que precisam de algo mais específico para os dados de seus clientes.

No geral, é realmente algo que vale a pena. Você terá fácil acesso a todos os dados que precisa, conseguirá resolver os problemas e dúvidas de seus clientes e terá uma maneira de saber como trazê-los de volta.

Por isso só, isso é algo que vai melhorar a reputação da sua marca e a maneira que seus clientes a veem. Se tiver esse tratamento diferenciado logo de início, já será uma vantagem em relação aos seus concorrentes.

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar as nossas dicas para saber mais sobre o CRM de vendas e como ele pode te ajudar? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou do sistema e se ele realmente vale a pena para a sua empresa.

E caso esteja procurando por uma boa plataforma de CRM, você pode testar o PipeDrive por 30 dias gratuitos. Essa é uma das melhores plataformas que pode encontrar, então basta acessar o link e conferir suas vantagens!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. silvio 27 de junho de 2020 21:29

    Olá, quer aprender a investir e ganhar dinheiro já ?
    Acesse este link https://bit.ly/APRENDERAGANHAR

Voltar ao topo