O que é CRM e como ele pode ajudar no aumento das vendas?
Nenhum Comentário
O que é CRM e como ele pode ajudar no aumento das vendas?
O que é CRM e como ele pode ajudar no aumento das vendas?

O que é CRM e como ele pode ajudar no aumento das vendas?

Nenhum Comentário

Se você é dono de uma empresa e está precisando de alguma maneira para aumentar os seus negócios e as vendas, aprender o que é um CRM e como usar dele pode te ajudar muito.

Siga lendo o nosso artigo, aprenda tudo sobre ele e contrate algum agora mesmo!

Dica: se você já conhece esse tipo de sistema e está procurando plataformas para o seu negócio, então teste o PipeDrive por 30 dias GRÁTIS ao clicar no link!

O que é CRM?

Vamos começar te explicando o que ele é, para depois abordar outros tópicos que podem ser mais interessantes no aumento de suas vendas.

CRM é uma sigla em Inglês que significa “Customer Relationship Management” ou, no português, Gestão de Relacionamento com o Cliente”. É todo o processo que empresas pequenas ou grandes e startups utilizam para gerenciar e analisar todos os seus contatos com os clientes para aprimorar a rentabilidade e as vendas.

O que é CRM?

O que ele faz?

O CRM serve para armazenar informações (como nome, endereço e telefone) tanto de clientes já existentes como clientes em potencial. Armazena, também, suas atividades, pontos de contato com a empresa e muito mais, tudo de maneira a facilitar futuros contatos e conexões e fazer com que ganhe mais renda extra.

Contudo, não serve apenas para isso, reunindo e juntando dados importantes para a preparação das equipes da empresa com informações pessoais dos seus clientes e as suas preferências de compras. Um serviço de CRM faz as seguintes coisas, dentre outras:


  • Rastreia de maneira ativa as informações de todos os clientes, além de as gerenciar;
  • Conecta e integra a sua equipe inteira em qualquer dispositivo;
  • Captura utilizando de inteligência artificial os emails de seus clientes;
  • Faz com que tarefas repetitivas sejam simplificadas para que você acompanhe possíveis novos clientes de maneira mais efetiva;
  • Lhe dá recomendações e sugestões instantaneamente;
  • Expande e se personaliza de acordo com o quanto a sua empresa cresce.

Quais os benefícios do CRM?

Outro aspecto na explicação do que é um CRM é quais benefícios ele traz para você e para a sua empresa, coisa que abordaremos aqui. Um CRM vai ajudar a sua empresa no quesito de dispensar esforços manuais e processos desnecessários, automatizando tudo, para simplificar as vendas.

É possível encontrar mais possibilidades de negócios, manter mais clientes e expandir mais a sua empresa com um CRM, além de ter uma garantia de conversas pessoais, relevantes e atualizadas com os clientes.

Quais os tipos existentes?

Existem dois tipos principais de CRM: o CRM Local e o CRM na nuvem, que funcionam de maneiras diferentes e são recomendados para necessidades e orçamentos diferentes.

  • CRM Local: Conhecido também como CRM On-Premise, é o tipo de CRM mais recomendado para empresas que tem um servidor físico e precisam de uma equipe de TI própria para manutenção. É necessário instalar o software de CRM no servidor;
    • Vantagens:
      • Traz consigo a vantagem de que terá mais controle do servidor pelos times de TI;
    • Desvantagens:
      • Uma falta de energia pode atrasar o uso do sistema;
      • Os custos iniciais da configuração e da instalação são altíssimos;
      • É preciso que você contrate uma equipe de TI para gerenciar o servidor e realizar as manutenções;
      • Dimensionamento difícil e atualizações caras.
  • CRM na Nuvem: O CRM na Nuvem é um CRM online, com base em cloud computing, de maneira com que não esteja instalado em um computador nem requer uma equipe de TI dedicada para sua empresa. Basta acessar a página de login em qualquer lugar, a qualquer hora para conferir!

Quais os tipos O que é CRM?

    • Vantagens:
      • Possivelmente a principal vantagem, ele é acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana de qualquer lugar por meio de dispositivos móveis;
      • Investimento inicial ínfimo;
      • Não precisa de nenhuma manutenção de servidor, além de ter atualizações automáticas;
      • Acompanha o crescimento da empresa de maneira fácil;
    • Desvantagens:
      • Por depender da conexão com a internet, corre o risco de ficar indisponível. Contudo, a sincronização com os dados offline é possível.

Benefícios de ter um CRM

Sabendo o que ele é, pode querer saber quais são os benefícios de ter um. Explicaremos isso nesse tópico.

Com um CRM para vendas, é possível realizar muito mais vendas em muito menos tempo, já que o CRM age de forma inteligente, completando tarefas simples de maneira automatizada para que sua equipe possa dedicar sua atenção a vender mais.

Ajuda muito na gestão do Funil de Vendas, de maneira com que todo o processo seja otimizado.

Por mais que tipicamente CRM seja associado apenas a vendas, ele também tem um papel importantíssimo quando se trada de Marketing, também fundamental no seu relacionamento com o cliente.

Funciona automatizando o marketing, de maneira com que muitos dos processos manuais se tornem mecânicos. Ajuda os times de marketing a priorizar nas melhores estratégias com agilidade e eficiência.

Por fim, um CRM vai ajudar no atendimento ao cliente, seja antes, durante ou depois da compra. Te ajuda na preparação para autoatendimento fácil intuitivo e sempre disponível.

Além disso, permite que você integre todas as ações antes, durante e depois da venda para aprimorar o atendimento a cliente, aumentando as chances de fechar mais negócios e ganhar dinheiro com isso.

O que achou do nosso guia sobre o que é um CRM?

Deixe nos comentários se já conhecia essa modalidade de serviços para a sua empresa ou se nós que te apresentamos a ela. Quer conhecer algum desses CRM e ver em primeira mão se são capazes de atender o seu negócio?

Então clique agora no link e teste o Pipedrive GRATUITAMENTE durante 30 dias!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo