Como melhorar relacionamento com clientes com CRM
Nenhum Comentário
Como melhorar relacionamento com clientes com CRM
Como melhorar relacionamento com clientes com CRM

Como melhorar relacionamento com clientes com CRM

Nenhum Comentário

Uma das questões recorrentes na rotina de quem abre um negócio é como melhorar relacionamento com clientes. Afinal de contas, recuperar um cliente perdido beira o impossível, enquanto vender para alguém que já comprou de você é o mais fácil.

Para isso acontecer, é necessário ter uma boa relação. Além de simpatia no atendimento e proatividade na resolução de eventuais problemas. Mas como descobrir e evitar esses problemas com agilidade e demonstrar proatividade à sua clientela?

Um CRM pode ser o que precisa para alcançar essa meta e gerar renda extra para o seu negócio. Nos próximos trechos, vamos te mostrar as principais funcionalidades de um sistema CRM que podem te ajudar nesse relacionamento.

Além das funções, vamos comentar também sobre as principais vantagens em adotar esse tipo de sistema, essencial para quem está buscando como melhorar relacionamento com clientes.

Confira a seguir!

Dica: já sabe o que é um CRM e está buscando por uma solução? Nesse caso, recomendo que clique agora mesmo no link e se cadastre para testar o PipeDrive gratuitamente por 30 dias!

Principais funcionalidades de um CRM

Não faltam funcionalidades em um sistema de CRM. Até mesmo os mais enxutos contam com tudo o que precisa para gerir seu relacionamento com clientes.

Apesar de contarem com muitas funções, resolvemos mostrar apenas as três que consideramos vitais para qualquer um que esteja precisando melhorar sua relação com a clientela o mais rápido possível.


Não aguenta mais perder cliente por falta de melhor gestão na relação? Esteja você a trabalhar em casa ou de volta aos negócios, esses sistemas CRM podem ser a chave para melhorar seus resultados!

crm

Histórico do cliente

Talvez o principal motivo pelo qual sistemas CRM são contratados. Todo cliente registrado tem um histórico, que também é alimentado por você ou seu setor de vendas.

Nesse registro, você pode saber qual foi o resultado das últimas comunicações que teve com esse cliente. Reclamações, necessidades, agendamento de reuniões, informações úteis para fechar uma venda, entre diversos outros.

Saber a situação atual de um cliente – ou até mesmo se ele precisa ser contatado novamente – é essencial para manter a relação contínua e ter como melhorar relacionamento com clientes. Ou seja, para se manter em contato com esse cliente e fazer o tradicional follow-up.

Funil de Vendas

As informações do histórico não estão ali apenas para consulta. É por meio delas que você poderá posicionar todos os seus contatos no funil de vendas.

Esse conceito, que também é chamado de funil do marketing, posiciona cada contato da sua lista em uma das três etapas desse funil. Existem diversas metodologias para lidar com o funil de vendas, mas o comum é que seus contatos estejam em um desses três estágios:

  • Topo: ainda não é um contato da sua empresa e não te conhece. No máximo, já viu um conteúdo, mas sem interagir;
  • Meio: já pode ser considerado um contato, mas não um cliente. É para ele que deve enviar conteúdos exclusivos e eventualmente enviar ofertas;
  • Fundo: tem uma relação com a sua empresa e considera comprar contigo. Está há poucos passos da venda e precisa apenas de um empurrão – que você dará por meio de ofertas – para se tornar um cliente.

funil de vendas

Métricas para avaliação

Sistemas CRM costumam ter funcionalidades que abrangem todos os aspectos da sua relação com os clientes. Inclusive o de métricas para avaliação de performance. Não deixe essa avaliação de lado!

São com essas métricas que você poderá avaliar como está seu atendimento ao cliente. Além disso, as métricas mostrarão se suas novas estratégias para reter ou conquistar estão dando certo.

Veja algumas métricas que costumeiramente estão disponíveis nos CRM e te permitem avaliar como melhorar relacionamento com clientes:

  • Número de novos leads obtidos em determinado período.
  • Número de novas propostas enviadas a um cliente em determinado período.
  • Número de problemas resolvidos em determinado período.
  • Número de problemas não resolvidos.
  • Quantidade de avaliações enviadas por um cliente.

Aprendeu como melhorar relacionamento com clientes?

Como mencionamos no início do artigo, o relacionamento com seus clientes pode ser a diferença entre ter um negócio financeiramente estável ou ficar sempre a depender de quantas vendas fizer naquele mês, o que é bem perigoso.

CRM é sigla para gerenciamento do relacionamento com cliente, em inglês. Por isso, sua função natural é te oferecer uma plataforma completa para fazer essa administração, melhorando seus processos e, consequentemente, sua relação com a clientela.

Não conhece muitos sistemas CRM para implementar em seu negócio? Então te convidamos a conhecer o PipeDrive!

relacionamento com clientes pelo pipedrive

Esse sistema para gerenciar sua relação com clientes traz todas as funcionalidades que mencionamos ao longo do artigo. Além disso, ele registra todas as comunicações que teve com um cliente, como emails trocados e ligações. O PipeDrive também conta com agenda, onde poderá saber os compromissos e reuniões com clientes no dia e na semana.

Por fim, vale mencionar uma de suas funcionalidades mais úteis. Por meio de inteligência artificial, você pode integrar o PipeDrive com outros apps usados na sua empresa, envio de notificações sobre compromissos e possibilidade de automatizar a execução de tarefas repetitivas.

Quer fazer um teste do PipeDrive? Então acesse o link agora mesmo e se cadastre para aproveitar 30 dias de testes GRÁTIS da plataforma!





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo