Quarentena: ideias para ficar mais produtivo no trabalho de casa
Um Comentário
Quarentena: ideias para ficar mais produtivo no trabalho de casa
Quarentena: ideias para ficar mais produtivo no trabalho de casa

Quarentena: ideias para ficar mais produtivo no trabalho de casa

Um Comentário

Se você nunca teve que trabalhar de casa e agora precisa por causa da quarentena, é possível que esteja enfrentando alguns problemas. Para te ajudar, selecionamos as melhores ideias para ficar mais produtivo no trabalho de casa!

Siga lendo para conferir todas elas e implementá-las no seu dia a dia e trabalhar melhor.

1. Crie uma rotina de trabalho

Dentre as principais ideias para ficar mais produtivo no trabalho de casa necessário durante a quarentena causada pelo coronavírus é a adoção de uma rotina com horários bem definidos para trabalho e lazer, mesmo que seja bastante diferente dos que você tinha quando ia ao escritório.

Essa é também uma das maiores vantagens de trabalhar em casa: o fato de que você tem completa liberdade para decidir quando quer “pegar no batente”. Contudo, vale lembrar que ter uma rotina é muito bom para o ser humano, além de que vai ajudar a prevenir os seguintes problemas:

  • Trabalhar demais: se você se foca muito em seu trabalho pode acabar a negligenciar a si mesmo, a sua família e seus pets;
  • Trabalhar muito pouco: por não ter rotina, é muito comum que as pessoas caiam num hábito de procrastinar e deixar seus deveres e tarefas para o último momento, o que torna tudo mais estressante.

Ou seja, planeje seu dia. Crie uma rotina bem definida de trabalho, com o horário que vai começar, as pausas para almoço e quando o tempo de trabalha acaba. Para te ajudar nessa tarefa, temos uma seleção das melhores ferramentas para gerenciamento de tempo!

Crie uma rotina de trabalho ideias para ficar mais produtivo

2. Crie um bom ambiente de trabalho

Outra das ideias fundamentais para ficar mais produtivo no trabalho de casa é criar e manter um ambiente para trabalhar que seja agradável para você. O mais recomendado é, se possível, separar um cômodo de sua casa exclusivamente para o seu trabalho. Ou seja, o quarto não conta (e é uma opção ruim).

Um ambiente bom para trabalhar deve estar bem organizado. Tente sempre deixar a sua escrivaninha limpa e sem nada além dos materiais de escritório essenciais para o trabalho, o que vai acabar por te ajudar a ficar focado de maneira a continuar a ganhar dinheiro.


Outras recomendações para o espaço de trabalho são que ele seja bem iluminado, bem arejado e que te garanta privacidade, para que ninguém em sua casa te atrapalhe.

Se você tem algum dinheiro sobrando, de maneira a fazer investimentos pessoais, agora é a hora. Uma escrivaninha que você goste, um teclado mais confortável ou o seu fone de ouvido dos sonhos são coisas que valem muito a pena para aumentar sua produtividade nessa quarentena.

3. Fique confortável

Parcialmente inclusa na anterior, ficar confortável também é muito importante para conseguir trabalhar pela internet sendo bastante produtivo. Se você ainda não tem uma cadeira particularmente confortável, por exemplo, é quase necessário que compre agora para trabalhar mais e ficar com menos dor nas costas.

Além da cadeira, é também necessário prestar muita atenção em sua postura. Muita gente fica jogada na cadeira, o que acaba por tirar em parte o seu foco e causar mais dores, que vão deixar tudo mais difícil. Então sente-se reta com os pés no chão e os braços apoiados.

Evite ao máximo usar a sua cama como “escrivaninha”. Pode parecer confortável, mas vai resultar em dor no pescoço e na lombar, o que prejudicará sua produtividade e a sua saúde.

4. Crie uma lista de tarefas

Outra das melhores ideias para ficar mais produtivo ao trabalhar em casa, seja com o foco em fazer renda extra ou para se adaptar ao regime de home office é a criação de uma lista de afazeres e tarefas de rotina, que pode fazer por meio de apps para gerenciamento de projetos.

Nessa lista você deve incluir todas as suas tarefas, independente de quão importante cada uma é. Depois de ter todas elas escritas, você deve as organizá-las da maneira que form melhor para o seu caso. Num geral, é recomendado que seja por prioridade, ficando no topo as que absolutamente não pode adiar.

O ideal é que nada fique para depois, para o dia seguinte. Mas claro que isso nem sempre é possível, e daí vem a razão da listagem. Com ela, você faz tudo o que precisa e que consegue sem se fazer mal. Além disso, a criação de metas diárias é bastante recomendado. Com elas, você vai saber que precisa fazer um número x de tarefas naquele dia.

Crie uma lista de tarefas ideias para ficar mais produtivo

5. Elimine as distrações

Quem está começando a trabalhar em casa agora possivelmente está lidando com o problema da presença de muitas distrações no ambiente. É recomendado que você limite a existência delas a sua volta. Por exemplo, se você é uma pessoa que não consegue ficar sem olhar o celular, deixe ele desligado ou em outro cômodo.

Feche todas as redes sociais, desative notificações no Facebook, use abafadores de som para se isolar por completo, desligue a TV e até mesmo utilize de aplicativos para aumentar o foco ou de apps de produtividade.

Isso vai ser bastante difícil no começo, o que faz com que espaços de pausas onde pode  aproveitar das distrações. Conforme se acostumar a não as utilizar, aumente cada vez mais o espaçamento dessas pausas até não precisar mais delas.

6. Tenha tempo de lazer

Por fim, a última das ideias para ficar mais produtivo enquanto tem que trabalhar em casa por causa da quarentena do coronavírus é uma que pode parecer um tanto contraprodutiva: reservar um tempo de lazer.

Nesse período, você vai relaxar fazendo as coisas que gosta, seja jogar algum dos melhores jogos grátis, assistir a algumas séries Netflix ou a algum dos filmes para ver durante a quarentena.

Isso vai te ajudar a aliviar o estresse por causa da descontração, algo que sempre resulta em mais produtividade. Para que isso funcione é imprescindível que você tenha disciplina de maneira a evitar ficar tempo demais nessas atividades.

Tenha tempo de lazer ideias para ficar mais produtivo

Gostou das ideias para ficar mais produtivo ao trabalhar em casa na quarentena?

Diga o que achou do artigo e se te ajudamos na adaptação. Confira, também, como lidar com o tédio, os melhores apps de exercícios grátis para ficar em forma e como manter a rotina sem sair de casa!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Caio SIlva 19 de maio de 2020 18:02

    Olá ganhar R$ 9.847 todo mês sem sair de casa?
    Vou te ensinar agora!!!
    Acesse esse link e aproveite https://bit.ly/queraprenderhomeofficedigital

Voltar ao topo