Quarentena: como trabalhar em casa com produtividade
Um Comentário
Quarentena: como trabalhar em casa com produtividade
Quarentena: como trabalhar em casa com produtividade

Quarentena: como trabalhar em casa com produtividade

Um Comentário

Quem está começando a trabalhar em casa, pode estar meio perdido em como fazer isso e ter sucesso na vida profissional, enquanto a concilia com a pessoal. Para te ajudar, selecionamos as melhores dicas de como trabalhar em casa com produtividade!

Para ver elas, siga lendo o nosso artigo, onde iremos dar sugestões do que fazer para se dar bem na sua profissão trabalhando remotamente.

1. Trabalhe sempre no mesmo horário

A primeira das dicas essenciais para continuar sendo produtivo enquanto trabalha remotamente durante a quarentena é que você mantenha uma rotina de horário de trabalho, mesmo que ela seja diferente de quando trabalhava no seu escritório.

Uma das maiores vantagens de trabalhar em casa é o fato de que você faz seus próprios horários, mas isso não quer dizer que é bom trabalhar sem rotina. Isso se dá porquê você pode acabar por cair em um dos dois grandes problemas abaixo:

  • Trabalhar demais, sem sobrar tempo para mais nada, de maneira com que você negligencia a si mesmo e a sua família ou;
  • Trabalhar muito pouco, deixando tudo para a última hora.

Portanto, planeje o seu dia. Decida que hora vai começar a trabalhar, quando irá pausar e quando terminará o seu dia de trabalho. Para facilitar essa tarefa, pode usar alguma das melhores ferramentas para gerenciamento de tempo!

Trabalhe sempre no mesmo horário como trabalhar em casa com produtividade

2. Tenha um bom ambiente de trabalho

Outra ideia fundamental para você saber como trabalhar em casa com produtividade é preparar um bom ambiente para que você trabalhe. Por exemplo, se possível é recomendado que você pegue um espaço de sua casa especificamente para isso. Vale lembrar que é boa ideia evitar que esse espaço de trabalho seja no seu quarto.

Além disso, manter a sua escrivaninha sempre muito bem organizada vai te ajudar a focar e continuar a ganhar dinheiro de maneira consistente.


O cômodo que for trabalhar deve ser, de preferência, bem iluminado, bem arejado e que te dê privacidade, de maneira com que ninguém te atrapalhe quando mais precisa se focar.

Lembre-se, se tiver como realizar algum investimento nisso, é bastante recomendado. Por exemplo, comprar uma escrivaninha melhor, um teclado confortável de usar ou um bom fone de ouvido são investimentos que valem a pena e vão aumentar sua produtividade nessa quarentena.

3. Fique confortável

Fundamental para que você consiga trabalhar pela internet bem é o seu conforto. Ou seja, mais uma área onde investimentos são muito bem vindos, se você tiver condições de fazê-los.

Uma cadeira ou poltrona onde consiga apoiar seus braços, ficar numa posição boa, com os pés no chão é bastante recomendado para que seja possível extrair o máximo de seu tempo de trabalho.

Evite ao máximo trabalhar deitada na cama, já que isso acaba por causar dores no pescoço e na lombar, coisas altamente prejudiciais ao seu foco (e à sua saúde, acima de tudo).

4. Crie uma lista de tarefas

Para quem quer saber como trabalhar em casa com produtividade, seja para fazer uma renda extra ou se o seu trabalho foi alterado para remoto, é muito aconselhado que crie uma lista de afazeres para o dia ou para a semana. Usar de apps de gerenciamento de projetos pode ajudar nisso.

É importante que todas as tarefas estejam listadas, não importa o quão importantes ou não elas são. Depois da listagem, você pode organizá-las por ordem de prioridade, de maneira com as que não podem ser adiadas sejam feitas no dia.

O ideal é deixar o mínimo de coisas para depois, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Então lembre-se de fazer o que é preciso e o que consegue, sem fazer mal a si mesmo.

Ainda nas tarefas, criar metas diárias é uma boa ideia, para que você saiba que tem que responder um número “x” de emails ou escrever “y” artigos por dia.

Crie uma lista de tarefas como trabalhar em casa com produtividade

5. Elimine as distrações

Um dos fatores mais essenciais para manter a produtividade nas alturas é a remoção de todas as possíveis distrações que você conhece. Por exemplo, se você sabe que não consegue ficar sem olhar o seu celular (e não usa ele para o trabalho), deixe ele desligado e em outro cômodo.

Feche todas as abas de redes sociais, use abafadores de som para se isolar do mundo ao seu redor e não ouvir conversas paralelas, deixe a TV desligada, se utilize de aplicativos para aumentar o foco, desative notificações no Facebook, entre outros.

Isso pode ser realmente difícil no começo, então abrir espaços de pausa onde você pode fazer as coisas que evita – por exemplo, 15 minutos de redes sociais a cada hora – é uma boa ideia. Conforme for se acostumando, vá aumentando os espaçamentos até não usar mais enquanto trabalha!

6. Use apps para ajudar a estabelecer rotina e se organizar

Para aprender como trabalhar em casa com produtividade, conseguir estabelecer uma rotina é bastante importante. Mas, fazer isso por conta própria não é uma tarefa fácil.

Para ajudar, você  pode utilizar vários aplicativos de produtividade, conferir as nossas dicas de como manter a rotina sem sair de casa ou aprender a fazer mapas mentais para determinar suas tarefas a cada dia.

Outras ideias são usar o Google Calendar com lembretes de horários ou o Google Keep para listar tudo o que vai fazer no dia. Se quiser evitar tecnologia para isso, pode até mesmo fazer uso dos bons e velhos blocos de notas ou das agendas!

7. Tenha tempo de lazer

Por fim, determine um tempo de lazer para si mesmo, onde vai poder parar e fazer o que desejar (sem sair de casa, né?). Se o seu hobby é jogar, jogue por uma hora como um intervalo do trabalho. Se gosta de assistir séries, veja um ou dois episódios.

Isso ajuda a aliviar o estresse, resultando num aumento da produtividade quando voltar a trabalhar. Mas, claro, para que isso funcione é necessário ter disciplina, senão pode acabar por se perder e gastar muito tempo nisso!

Tenha tempo de lazer como trabalhar em casa com produtividade

E aí, o que achou das nossas dicas de como trabalhar em casa com produtividade?

Deixe nos comentários se te ajudamos a se adaptar à sua nova rotina, além de deixar outras dicas. Não se esqueça de conferir, também, onde consumir conteúdos culturais durante a quarentena, as ideias para não morrer de tédio na quarentena e como escolher o banco digital ideal para você.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Jessica M 24 de abril de 2020 10:00

    Adorei seu post!

    Recentemente fiz um post falando como minha vida mudou depois que comecei a trabalhar em casa, sem complicação e não senti os efeitos da quarentena no meu bolso, a galera está gostando muito!

Voltar ao topo