Quais são as etapas do Funil de Vendas no CRM?
Nenhum Comentário
Quais são as etapas do Funil de Vendas no CRM?
Quais são as etapas do Funil de Vendas no CRM?

Quais são as etapas do Funil de Vendas no CRM?

Nenhum Comentário

Quase todo empreendedor já ouviu falar do CRM, um sistema que te ajuda a coletar e usar dados dos seus clientes e sua empresa a seu favor. Isso pode melhorar a comunicação com os consumidores, estabelecer um posicionamento da marca e aumentar as vendas. Só que outro termo muito usado é o do Funil de Vendas no CRM.

Ele basicamente representa o processo todo envolvendo uma negociação ou venda, de inicio a fim. Só que é claro que isso é mais complexo e envolve diversas etapas que muita gente não conhece direito. Caso queira aprender mais, nós preparamos um guia completo das etapas do Funil de Vendas no CRM. Você pode conferir tudo logo abaixo!

O que é Funil de Vendas?

dicas sobre funil de vendas

Bom, conforme mencionamos anteriormente, o termo Funil de Vendas envolve todo o processo de uma venda ou negociação. Desde o momento que um cliente toma conhecimento do produto ou serviço oferecido pela sua empresa, até a hora em que esse consumidor o adquire e a venda é fechada.

Basicamente, são informações bem importantes e que podem te ajudar a perceber o que está fazendo essa venda funcionar, o que atraiu o cliente, o que fez ele decidir fechar negócio, etc. Isso abre espaço para aprimorar os pontos fortes e melhorar os pontos fracos.

Quais as etapas do Funil de Vendas no CRM?

Com um entendimento melhor sobre o que é o Funil de Vendas no CRM, vale falar também de suas principais etapas. É claro que cada venda, negociação ou interação vai ser diferente com cada clientes.

Ainda assim, é possível estabelecer um padrão de etapas que ocorre na maior parte das vezes. Basicamente, cada etapa mostra o quão perto o cliente está de adquirir o produto ou serviço de uma empresa.

Mesmo que ele pule alguma etapa, isso só significa que ele está na etapa seguinte desta escala. Vamos explicar cada uma delas a seguir:


Topo do Funil

Nesta etapa, o cliente ainda não tem conhecimento da sua empresa. Esse é o momento que você pode usar para atrair novos consumidores, seja através de uma estratégia ou ação de marketing.

É claro que os consumidores também pode chegar até a sua empresa através de recomendações ou pesquisas diretas. Mas isso não é tão estável como as estratégias mencionadas.

Meio do Funil

A etapa conhecida como o “Meio do Funil” é uma das mais comuns. Basicamente, o consumidor conhece a sua empresa, mas ainda não é um cliente e nunca adquiriu nada dela por si mesmo.

Esse é o melhor momento para atrai-lo e transformá-lo em um cliente. É bom ter uma boa ideia do perfil de seus clientes exatamente para saber suas necessidades, se é ele que faz as decisões de compra, qual seu orçamento, etc.

Afinal, sabendo esse perfil, você tem a informação necessária de como tornar pessoas deste tipo em eventuais clientes.

Fundo do Funil

A última etapa do Funil de Vendas do CRM é chamado de “Fundo”. Neste estágio, o consumidor já conhece sua empresa e pode até ter algum histórico ou relacionamento com ela.

É aqui que a empresa precisa transformar meras oportunidades de vendas em uma venda concreta. É neste momento que uma equipe de vendas parte para a negociação final, fazendo o possível para fechar o negócio e oferecer propostas ao cliente.

Vale a pena considerar o Funil de Vendas no CRM?

vale a pena usar CRM

Com todas as informações sobre o Funil de Vendas no CRM, é claro que você pode se perguntar se vale a pena focar nisso. Bom, como deu para ver, todas as etapas destacadas no processo podem ser bem importantes.

Elas não só te ajudam a entender mais sobre seus clientes e futuros consumidores, como dão uma perspectiva melhor no que os atrai para a sua empresa. Não só isso, como também te ajuda a ver o que faz esses clientes decidirem se querem ou não fazer negócio com você.

Essencialmente, é uma maneira de potencializar vendas e conseguir novas oportunidades em um período mais curto que o normal. Algo mais que importante para quem deseja expandir seus negócios e atrair novos clientes.

Gostou das dicas?

Deu para aproveitar as nossas dicas para conhecer mais sobre as etapas do Funil de Vendas no CRM? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou do conceito e conseguiu entendê-lo bem.

E caso esteja procurando por ferramentas de CRM, nós sugerimos experimentar o PipeDrive. Ao acessar o link, você tem nada menos do que 30 dias grátis para testar todos os seus recursos de CRM.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo