E-commerce, marketplace ou redes sociais: como fazer vendas online?
5 Comentários
E-commerce, marketplace ou redes sociais: como fazer vendas online?
E-commerce, marketplace ou redes sociais: como fazer vendas online?

E-commerce, marketplace ou redes sociais: como fazer vendas online?

5 Comentários

Todo mundo que pensa em empreender vendendo pela internet, em algum momento, precisa decidir por que meios vai fazer isso. Entre tantas possibilidades, como ter um e-commerce, vender por marketplaces ou nas redes sociais, como fazer vendas online e ganhar dinheiro pela internet?

Se você tem essa dúvida, não se preocupe. Vamos trazer abaixo alguns dos prós e contras de se comercializar produtos por meio da sua própria loja virtual, em marketplaces ou em redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Vamos lá?

E-Commerce

Uma das opções para que tenha como fazer vendas online é a de criar a sua própria loja virtual. Isso significa que você vai criar um site da sua marca para comercializar seus artigos, permitindo inclusive trabalhar em casa.

Sua loja virtual pode ser criada tanto a partir do zero, com a ajuda de um desenvolvedor, quanto a partir de plataformas de e-commerce, para as quais se paga uma mensalidade em troca de utilizar sua tecnologia para criar seu site. Com essas plataformas, é possível integrá-lo com meios de pagamento e de envio, mesmo sem experiência nenhuma.

como-fazer-vendas-online-ecommerce

Prós

Ter seu próprio e-commerce é uma forma de você ter um espaço virtual só seu. Isso significa que sua loja poderá ter o layout que você escolher, além de muitos outros requisitos que dependerão apenas da sua estratégia.

Além disso, em comparação com os marketplaces, por exemplo, você não terá as taxas para vender naquele ambiente e também não dependerá de outro modelo de negócio para sobreviver. Isso significa que você não corre o risco, por exemplo, de a taxa do marketplace aumentar drasticamente de um momento para o outro ou de haver alguma alteração relevante nas políticas para os vendedores.

Outro ponto positivo de ter sua própria loja virtual é que você conseguirá conquistar um reconhecimento de marca com muito mais facilidade. No seu site, o logo e a identidade visual estarão presentes o tempo todo e os clientes saberão que empresa estão comprando.


Contras

Quando opta por criar seu e-commerce para vender pela internet, você estará criando algo praticamente do zero. Portanto, caberá a você construir a audiência do seu site para que as pessoas comecem a acessar sua loja virtual.

Os resultados, algumas vezes, podem demorar um pouco para começar a aparecer, uma vez que o público ainda vai precisar conhecer seu site e se sentir seguro para comprar da sua loja.

Por isso, os gastos iniciais com marketing digital no seu e-commerce podem ser um pouco mais elevados do que se você optasse por vender em um marketplace mais conhecido, por exemplo.

Marketplace

Os marketplaces são como shopping centers virtuais. Neles, vários lojistas vendem seus produtos, mediante o pagamento de uma taxa por produto comercializado para que possam estar naquele ambiente virtual.

Assim como se criar um e-commerce por meio de uma plataforma, no marketplace você também terá meios de pagamento e de envio integrado ao sistema.

marketplace

Prós

Como muitos dos marketplaces já são bastante conhecidos pelos internautas, o tráfego inicial do site em que você estará vendendo já será mais alto. Dessa forma, fica mais fácil ter como fazer vendas online

Além disso, você terá toda a comodidade de estar em uma plataforma, muitas vezes, já bem estabelecida. Assim, é possível que você não precise gastar tanto assim com a divulgação dos seus produtos nesse primeiro momento.

Contras

Ao escolher vender por meio de marketplaces, você precisa estar ciente que seu negócio dependerá totalmente de outra empresa. Isso significa que, se, em um exemplo bem fatalista, esse marketplace resolver fechar as portas de um dia para o outro, sua loja também vai acabar.

Além disso, geralmente, as taxas cobradas por produto vendido nos marketplaces costumam ser bem altas, chegando perto dos 20% algumas vezes. Se você não conseguir negociar os valores com seus fornecedores, pode ficar difícil oferecer preços competitivos e ainda obter algum lucro.

Por fim, você deve estar ciente que, ao vender em marketplaces, sua marca será uma coadjuvante. Será muito difícil diferenciar sua identidade entre tantos produtos concorrentes. Basta recordar, se você comprou por meio desse canal: você se lembra mais do nome da loja que te vendeu ou do marketplace onde adquiriu o produto?

Redes Sociais

As redes sociais são uma verdadeira febre, especialmente no Brasil. E, apesar de não terem sido criadas para esse fim, costumam ser um ambiente rico para a comercialização de produtos.

Por isso, muitas ferramentas foram desenvolvidas por essas plataformas para facilitar o comércio. Entre elas, estão, por exemplo, o catálogo de produtos do Facebook e o Instagram Shopping.

como-fazer-vendas-online-socialmedia

Prós

Se você optar por vender pela internet por meio das redes sociais, vai aproveitar a chance de ser encontrado por milhões de usuários que já têm contas nesses sites. Além disso, fica mais fácil utilizar hashtags mais usadas no Instagram e Twitter para participar de discussões do seu ramo, se tornando reconhecido.

Além disso, existem muitas outras ferramentas que você pode usar para se fazer presente. Alguns exemplos são os grupos do Facebook, os Stories e o IGTV, a ferramenta de vídeos também do Instagram.

Ademais, você precisará de bem pouco para começar. Criando a conta da sua marca, você já pode iniciar suas vendas.

Contras

Assim como nos marketplaces, você estará sujeito a um modelo de negócio totalmente alheio ao seu. Isso significa que, por exemplo, se os algoritmos da plataforma mudarem e seus posts pararem de ser vistos pelo seu público, você precisará encontrar uma nova forma para aparecer. Muitas vezes, o único caminho para que tenha como fazer vendas online é por meio dos anúncios pagos.

Outro ponto que você precisa considerar é que, se optar por vender exclusivamente pelas redes sociais, não terá integração com meios de envio e de pagamento. Será tudo por sua conta e você terá que combinar com cada cliente como as entregas e pagamentos serão feitos.

Mais um quesito a ser considerado é que, para muitas funcionalidades de venda nas redes sociais, você precisará ter um site por onde comercializa seus produtos. O Instagram Shopping, por exemplo, precisa ser vinculado a uma loja virtual.

Qual escolher para fazer vendas online?

Agora que você já conhece alguns dos pontos positivos e negativos de cada canal, fica mais fácil entender um pouco sobre como fazer vendas online. A partir de cada característica, você pode avaliar o que faz mais sentido para o modelo de negócio que você tem em mente para sua marca.

De toda forma, vale ressaltar a importância de combinar mais de uma dessas formas, sendo o ideal que uma das opções seja sua própria loja virtual. Assim, você terá um site seguro e só seu caso os outros ambientes passem por grandes mudanças que afetem sua empresa.

Outro aspecto positivo entre todas essas possibilidades é que há muitas formas de integração disponíveis entre os diferentes canais de venda. Existem plataformas em que você pode, inclusive, vender pelos três e integrar todas as suas vendas em um só painel de suas lojas online.

E então, já sabe como fazer vendas online?


Esse artigo foi escrito por Victoria Salemi, editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

5 Comentários

  1. Leticia 12 de fevereiro de 2020 14:17

    Olá, app tuts, tudo bem? O artigo foi bastante esclarecedor e útil para quem está começando um negócio online. Quer saber mais sobre vendas online e sobre como alavancar seu comércio? É só acessar esse link e ver seu futuro promissor
    http://bit.ly/VENDAQUALQUERPRODUTOSERVICONAINTERNET

  2. Raiane Brandão 14 de fevereiro de 2020 11:21

    Oi, oi, app tuts, tudo blz? Amei a matéria.
    Quer dar uma alavancada nas vendas? Dá uma olhada…
    VENDA QUALQUER PRODUTO OU SERVIÇO NA INTERNET PARA QUALQUER PESSOA!
    Vire uma máquina de vendas AUTOMÁTICAS e fature muito mais.
    O resultado é GARANTIDO!
    Acesse esse link e descubra como: http://bit.ly/VENDAPARAQUALQUERPESSOA

  3. Diego Guerreiro 16 de fevereiro de 2020 9:38

    Olá AppTuts, VENDA QUALQUER PRODUTO OU SERVIÇO NA INTERNET PARA QUALQUER PESSOA, SEJA A ENTREGA ON-LINE OU OFF-LINE
    Vire uma máquina de vendas AUTOMÁTICAS e fature muito mais.
    O resultado é GARANTIDO!

    Acesse esse link e aproveite: http://bit.ly/vendaqualquerprodutointernet

  4. Klaus Robson 18 de fevereiro de 2020 2:22

    Olá Apptuts Conquiste até 6 mil seguidores reais por mês no instagram e tenha muito mais clientes e faturamento!

    Transforme o seu Instagram em uma máquina de vendas.

    Acesse esse link e aproveite:
    http://bit.ly/aprendaaturbinarseuinstagram

  5. Alysson 23 de fevereiro de 2020 15:50

    Tudo sobre empreendedorismo online,7 dias gratis
    http://bit.ly/aprendatudosobrevendas01

Voltar ao topo