14 dicas para criar podcasts de sucesso
Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário
14 dicas para criar podcasts de sucesso
14 dicas para criar podcasts de sucesso

14 dicas para criar podcasts de sucesso

Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário

Nos últimos anos, o podcast se tornou a mídia em maior crescimento. Apesar de o primeiro podcast ter sido publicado há mais de 15 anos, só agora ele explodiu em popularidade e se tornou uma chance real de ganhar dinheiro online ao criar podcasts com excelente conteúdo.

Inspirado nos programas ao estilo “mesa redonda” dos rádios, os podcasts são exclusivamente em áudio, embora alguns podcasters filmem e disponibilizem as gravações em canais do YouTube. Por outro lado, essa não é uma necessidade.

Ou seja, o podcast é ideal para os mais tímidos que tem muito a falar, mas não estão tão interessados em aparecer. Quer criar podcasts de sucesso? Então fique atento às dicas que vamos mostrar a seguir.

1. Comece com o que tem, mas invista em equipamentos

As únicas coisas que precisa para começar a criar podcasts é um espaço isolado e sem ruídos e de um celular ou computador com apps para gravar a voz. Caso não faça o podcast sozinho e pretenda trazer convidados em todos os programas, é importante que eles também tenham esses recursos à disposição.

Porém, se está pensando no podcast como um negócio, é interessante investir em equipamentos para melhorar a qualidade de gravação e edição. Esses equipamentos permitirão uma melhor qualidade no áudio ou fazer com que o seu podcast alcance mais pessoas.

foto de duas mulheres sentadas no chão de uma sala, com microfones em uma mesa de madeira e um notebook no chão, como se estivessem a criar podcasts

2. Escolha um tema principal

Existem podcasts sem um assunto definido e alguns deles fazem bastante sucesso. Por outro lado, não recomendamos que faça isso de início. Ao escolher um tema principal, você tem mais chances de atrair esse público em específico.

Um podcast que não tem um assunto em específico pode atingir um público maior? Sim. O problema é que também pode acabar por não atrair ninguém, já que não faltam podcasts desse tipo que já são bem sucedidos.


Mesmo que o seu objetivo seja expandir o tema, escolha apenas um para começar a construir uma comunidade.

3. Aprenda como funcionam as buscas para podcasts

Muito se fala sobre o algoritmo do Google e do YouTube. Porém, agregadores como o Apple Music e o Spotify também possuem algoritmos próprios e é interessante estudar sobre SEO para podcasts.

Estude bem quais palavras-chave pretende usar nos episódios do seu podcast e se assegure de que ele esteja presente no título e em alguns pontos da descrição. Por outro lado, lembre-se de fazê-lo de maneira que faça sentido, ou o algoritmo pode entender que está fazendo spam.

Isso fará com que as chances de ser descoberto nas buscas pela própria palavra-chave diminuam. Ou seja, o efeito contrário ao que você quer.

4. Participe em outros podcasts

O networking pode parecer algo inconveniente para muitos, mas é essencial em qualquer mídia que se disponha a trabalhar. Felizmente, a comunidade de podcasters costuma ser bastante receptiva. Se você tiver bom conhecimento no tema que aborda, pode pedir para participar de podcasts feitos por outros produtores de conteúdo.

Ao fazer isso, você ganha uma plataforma para atrair os ouvintes desse podcasters a também se tornarem seus ouvintes. Porém, não recomendamos que comece mirando pelos principais podcasts, a não ser que você tenha um conhecimento bastante específico e que se encaixa na proposta deles.

De início, é interessante buscar alguns podcasters que estejam mais ou menos em seu nível e que tratem de temas que podem se relacionar com o seu.

dois homens sentados de frente à uma mesa de madeira com microfones conversando

5. Convide outros podcasters para participar do seu

Não fique apenas pedindo para participar de outros podcasts, mas convide podcasters a participar do seu! Desse modo, você estimula o crescimento mútuo dos podcasts, além de trazer conteúdo que será uma novidade para os seus primeiros ouvintes.

Inclusive, nada os impede de negociar um convite mútuo, no qual o podcaster participar de um episódio do seu programa e você também participe do dele.

6. Seja consistente

Não importa se você quer criar podcasts, criar um blog, tentar ganhar dinheiro no YouTube ou se tornar um influenciador nas redes sociais. Ser consistente é a chave para o crescimento da sua audiência.

Isso significa se planejar e se organizar para entregar novos conteúdos com frequência, mas sem deixar que a qualidade do seu programa decaia. Para alcançar uma boa consistência, recomendamos que repita esses quatro passos:

  • Use um app de anotações para registrar ideias assim que elas vierem.
  • Use um app de calendário para organizar a data de postagem de cada uma das ideias. Além disso, também pode usá-los para agendar o dia de pesquisa, gravação e edição.
  • Reserve um dia que esteja bem para gravar o máximo de episódios possível. Assim, você terá conteúdo para publicar mesmo em um dia ruim.
  • Evite a procrastinação e use apps de produtividade para manter seu foco.

7. No começo, não crie pautas de acordo com a audiência

É normal ouvir podcasts e ver que o locutor pede ajuda para os ouvintes para criar as próximas pautas. Se ainda está no começo do seu podcast, você não terá uma audiência tão significativa que te permita fazer isso.

A não ser que você já seja uma figura pública com audiência estabelecida antes de criar podcasts, é melhor que tenha uma agenda bem definida de pautas. Apenas depois de criar um audiência que se torna interessante envolver seus ouvintes no processo criativo.

8. Peça por avaliações

Um dos fatores que os algoritmos dos agregadores de podcasts usam para definir se o seu podcast é relevante são as avaliações de ouvintes. Assim como acontece em aplicativos como o Uber, seus podcasts podem ser avaliados por estrelas.

Por isso, é interessante reservar um espaço do episódio para pedir avaliações positivas dos seus ouvintes. Seja transparente: peça aos ouvintes que deixem uma avaliação positiva caso tenham gostado e mencione que isso ajuda seu podcast a alcançar mais pessoas.

ilustração de fundo azul com mão com o dedo indicador passando por cinco estrelas amarelas

9. Se assegure de ter uma boa qualidade de som

Se importar com a qualidade do som é essencial, mesmo que esteja começando sem equipamentos. Afinal de contas, sua voz é a única coisa que seu ouvinte deve escutar durante o episódio. Se ela tiver demasiado alta, baixa demais ou com muitos ruídos ao fundo, são grandes as chances do seu ouvinte largar seu programa no meio.

Por isso, desenvolva estratégias para isolar o som e direcionar o microfone apenas na direção da sua voz. De preferência, mantenha o cômodo onde está fazendo a gravação fechado e sem ninguém além de você e eventuais convidados.

10. Considere pagar por um serviço de hospedagem

Ao criar podcasts, existem serviços que permitirão hospedar os episódios dele gratuitamente. Serviços de hospedagem são necessários, já que os agregadores apenas puxam o seu podcast desses serviços de hospedagem. Ou seja, eles apenas redirecionam os ouvintes sem que eles notem.

Isso significa que o arquivo de áudio do seu podcast não fica nesses agregadores. O problema com serviços gratuitos é que eles costumam não ter um bom serviço de atendimento, além de apresentar eventuais falhas. Afinal de contas, é certo que a quantia de podcasts armazenados nesses serviços é bem maior que nas hospedagens pagas.

Para ter um bom serviço e um compromisso de manter seu podcast no ar 99,99% do tempo, considere investir em um plano pago de hospedagem.

fotos de servidores de hospedagem, onde pode criar podcasts e armazená-los

11. Considere criar um blog para promover seu podcast

Outro modo de divulgar o podcast que acabou de criar é promovê-lo em outras plataformas. Como é necessário um serviço de hospedagem para colocar seu podcast, pode muito bem criar um blog no mesmo domínio.

A utilidade de usar um blog como apoio à divulgação do podcast é escrever artigos que podem ser ranqueados na busca do Google, atraindo pessoas que não necessariamente estão buscando podcasts nos agregadores. Mesmo que não seja o objetivo delas, pode ser que se interessem e se tornem ouvintes.

Além disso, muitos podcasters costumam usar o blog para apresentar resumos dos episódios para quem não tem tanto tempo de ouvir, mas tem interesse no conteúdo. Outros chegam a transcrever a entrevista por completo, atingindo tanto quem prefere ler, quanto quem prefere ouvir.

12. Considere também usar email marketing

O email marketing também é uma excelente ferramenta para quem quer criar podcasts. No entanto, o objetivo dele não deve ser tanto atrair novos visitantes, mas manter seus ouvintes atuais acompanhando os episódios.

Por meio das ferramentas de email marketing, é possível enviar emails aos ouvintes avisando quando novos episódios entrarem no ar. Dessa maneira, você aumenta a retenção e fidelidade da audiência que está construindo.

13. Busque ganhar dinheiro com seu podcast

O dinheiro nunca deve ser o objetivo final, mas ele é importante para que o seu podcast cresça e atinja mais pessoas. Por isso, não faz mal buscar por formas de monetizá-lo. Um defeito dos podcasts são as poucas formas de fazer isso.

Atualmente, existem três formas estabelecidas de ganhar renda extra com podcasts. São elas:

  • Anúncios nos episódios: empresas podem te procurar para inserir um pequeno anúncio durante os episódios, como acontece na rádio tradicional.
  • Venda por afiliação: você pode indicar produtos que confie e deixar um link personalizado de compra na descrição do podcast. Quando um ouvinte compra a partir do seu link, você ganha um percentual de comissão.
  • Episódios patrocinados: além de pequenas inserções, empresas podem te contratar para gravar um episódio especial, focado em divulgar os serviços da empresa. Lembre-se apenas de alertar aos seus ouvintes que o episódio é patrocinado, ou pode fazer com que perca ouvintes pela falta de transparência.

ilustração com pequenas pessoas de frente para um computador, pegando símbolos de dinheiro e gráficos na tela de fundo azul

14. Pesquise podcasters de sucesso

Ao criar podcasts, você precisará estudar bastante o que faz com que certos podcasters tenham muito sucesso. O que falam? Como é o formato dos episódios? Que tipo de convidados eles trazem? Como eles interagem com o público? Qual é o público deles?

Busque pesquisar bastante e responder a essas perguntas. Dessa maneira, você poderá extrair valiosas lições e conseguir referências interessantes para testar no seu próprio podcast. Mas vale lembrar: pesquisa não é plágio! Copiar conteúdo é o caminho certo para perder qualquer relevância ou autoridade.

Se você quer criar podcasts e transformar seu conteúdo em um negócio lucrativo, nem pense em plagiar qualquer conteúdo!

Criar podcasts: o que acha de começar agora?

Ainda estamos no início de 2021 e os podcasts continuam a crescer em popularidade. No ano passado, por exemplo, até mesmo grupos de mídia como a Rede Globo investiram nos podcasts para atrair mais audiência.

Que tal você repetir os passos da emissora e começar a investir também em criar podcasts? Nunca se sabe, mas esse tipo de conteúdo pode ser a chave para você ganhar dinheiro em casa durante a quarentena!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo