Podcasts: o que são, como são e onde ouvir?
Nenhum Comentário
Podcasts: o que são, como são e onde ouvir?
Podcasts: o que são, como são e onde ouvir?

Podcasts: o que são, como são e onde ouvir?

Nenhum Comentário

Os podcasts já fazem parte da rotina de muita gente. Muito populares entre fãs de cultura pop, podemos dizer que esse formato de conteúdo hoje abrange muitas áreas que vão além do entretenimento.

Com a atual pandemia do coronavírus e a quarentena forçada por ele, muitos tiveram de mudar de hábito drasticamente. O que ajudou esse formato a crescer e a fazer parte da rotina de muitos.

Mas é injusto dizer que o sucesso dos podcasts se deu por conta da pandemia. Na verdade, esse formato de conteúdo já estava em franco crescimento, antes mesmo da ameaça da Covid-19 fazer parte das nossas rotinas. Atualmente, até grandes empresas de mídias já contam com seus próprios podcasts.

Mas o que são os podcasts, como são feitos e, principalmente, onde ouvi-los? É o que vamos te mostrar nos trechos a seguir.

Podcasts: o que são?

O nome pode parecer estranho, mas mostra que os podcasts não são algo que chegou só agora. Na verdade, o primeiro podcast foi publicado em 2004 nos Estados Unidos. A palavra é uma junção de “iPod” e “Casts”, que significa “transmissão” em inglês.

Ou seja, é uma transmissão por iPod. O reprodutor de músicas offline da Apple havia sido lançado recentemente e foram a febre que antecipou a chegada dos iPhones. É justamente por só reproduzirem áudio que os podcasts são exclusivamente dessa maneira.

Por outro lado, atualmente alguns canais de conteúdo chegam a transmitir suas gravações ao vivo em plataformas como o YouTube. Assim, você pode não apenas escutar o programa, mas também assistir seus apresentadores falando.

foto de dois homens conversando com headsets e microfone, como se estivessem a gravar podcasts


Como são feitos?

Uma das principais vantagens em criar podcasts é que, embora envolvam um certo trabalho, possuem poucas barreiras para entrada. Afinal de contas, existem diversos editores de som gratuitos e online. Além disso, você não precisa ter um equipamento profissional de gravação.

O gravador de áudio do seu smartphone e alguns aplicativos para se reunir já serão o suficiente. Se pretende usar o seu computador para gravar os podcasts, o próprio Windows 10 tem um gravador nativo que será de serventia.

Também não é necessário que o seu podcast conte com a participação de outras pessoas. O formato “mesa redonda”, com várias pessoas debatendo um tema, é bastante popular no país, mas está longe de ser o único.

Seu podcast pode tanto parecer uma conversa de bar entre amigos, quanto a narração de um roteiro bem escrito e feito apenas por você.

Em suma, a produção de podcasts costuma ter quatro fases: pesquisa e elaboração do roteiro, gravação, edição e publicação. A periodicidade também depende bastante de quem está por trás do canal.

Existem podcasts com dias fixos para serem lançados, produtores de conteúdo que lançam seus podcasts por temporada, com uma pausa longa entre elas e quem faz de forma mais esporádica, mais como um entusiasta do que como um profissional.

Onde encontrar podcasts para ouvir?

Existem diversas maneiras de encontrar podcasts para ouvir. Você pode tanto buscar pelos próprios sites dos produtores de podcasts ou usar plataformas que hospedam esse tipo de conteúdo.

SoundCloud é uma delas, mas a mais popular atualmente é o Spotify. Ele conta com uma seção exclusiva para encontrar e ouvir podcasts. Outras plataformas de músicas online como a Amazon Music e o Deezer também possuem uma área para quem prefere os podcasts às músicas. Ele podem ser ouvidos tanto no computador quanto em smartphones.

mesa de madeira com bule, colher de chá e caneca preenchida de café com leite. Ao lado, um celular com fones de ouvido

Como lançar seu próprio podcast?

Como mencionamos ao longo do artigo, você não precisa de equipamento profissional e uma equipe completa para começar a gravar suas ideias e publicá-las no formato de podcast. Para isso, basta usar um smartphone ou computador com app para fazer a gravação (se trouxer convidados, lembrarem de também colocarem seus aparelhos para gravar o áudio), usar um editor de áudio e publicá-lo.

Para a publicação, você deverá criar um site onde irá hospedar os episódios do seu podcast. Depois, você poderá adicioná-lo aos agregadores que indicamos.

O processo é um pouco diferente de acordo com cada plataforma, porém as regras costumam ser muito parecidas. Normalmente, basta acessar a página especial para envio de podcasts e adicionar o endereço do site onde eles são publicados.

Depois, é só adicionar informações básicas sobre o seu podcast (como o nome, uma descrição e formas de contato) e aguardar alguns dias para aprovação do podcast dentro da plataforma.

Gostou da ideia de se tornar um podcaster?

Ou prefere apenas incluí-los na sua rotina. Como falamos no início do artigo, existem podcasts para todos os gostos, queira você saber mais sobre jogos multiplayer, dicas para receitas saudáveis ou para saber mais o que está acontecendo nos bastidores da política.

Mas não termine por aqui: indique os seus podcasts favoritos comentando logo abaixo!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo