Como criar blog de música? [Guia Completo 2021]
Como criar blog de música? [Guia Completo 2021]
Como criar blog de música? [Guia Completo 2021]

Como criar blog de música? [Guia Completo 2021]


Se você realmente gosta de ouvir músicas offline e quer ter um blog sobre isso, podendo também trabalhar pela internet enquanto gera uma renda extra, a opção de aprender como criar blog de música é ideal.


Siga lendo o nosso artigo e aprenda agora mesmo como criar o seu próprio blog pra compartilhar seus pensamentos sobre o assunto.

1. Por que criar um blog?

Se você está afim de criar blog de música, certamente pretende que ele tenha sucesso e te ajude a ganhar dinheiro extra, ainda mais agora nesses tempos de quarentena. Mas, antes de começarmos a te explicar como fazer isso, vamos te dar algumas ideias do que você ganha ao criar um blog.

Por que criar um blog?

Ter um blog te dá visibilidade

Caso você seja dono de uma loja física, de um e-commerce, ou um influenciador que faz marketing de produtos de música, por exemplo, criar um blog é uma alternativa muito boa se quiser ser ainda mais conhecido pelo que faz, podendo criar um público consistente.

Quando você produz conteúdos realmente bons, os seus leitores irão no mínimo pensar que os seus produtos refletem a qualidade do que viram, o que aumenta a chance deles comprarem o que você vente.

E, além disso, o seu público fiel vai se sentir confiante de que está fazendo uma recomendação boa para seus amigos quando falar de seu blog, o que fará de sua marca ainda mais conhecida por aí!

Ter um blog te dá credibilidade

Se você quer que as pessoas ao lerem seu nome pensem em alguém que realmente entende de assunto, criar blog de música vai te ajudar. Isso se dá porque quem acompanha seus conteúdos só faz isso por supor que eles são escritos ou gerenciados por alguém que realmente entende do assunto – no caso, você;


Ter um blog ajuda em seu comércio

Muitos pequenos empresários tem problemas em alcançar o público e, como opção para fazer exatamente isso, ter um blog é ideal, tanto para vender mais (já que dá para associar uma loja virtual a blogs) quanto para aumentar a sua exposição.

Contudo, para que você consiga isso, alguns pré-requisitos devem ser preenchidos: o seu blog tem que ser muito bem feito, os conteúdos precisam ser da mais alta qualidade e você precisa manter uma frequência de publicações.

Essas três coisas, se associadas aos seus produtos serem realmente bons, garantirá que que já lê o seu blog siga lendo e ajude a espalhar ele, passando o link para amigos e conhecidos.

Ter um blog pode te ajudar (pessoalmente)

Outro excelente benefício de criar blog de música, ou de qualquer assunto, é que ele pode se tornar uma excelente ferramenta para ajudar com problemas que você pode ter.

Por exemplo, um blog ajuda o seu redator a se comunicar por escrito mais eficientemente, a melhorar a qualidade do que escreve de uma maneira contínua e ajuda a desenvolver a capacidade de raciocínio.

Além disso, também ajuda muito a você aprender como realizar as melhores buscas nos serviços de pesquisa, já que não só é necessário buscar algo para cada artigo como também é preciso saber como esses serviços funcionam para que seu blog tenha um bom alcance.

Criar um blog pode ajudar outras pessoas

Se você extrai prazer de ensinar ou de ajudar, outro fator muito legal de blogs é que, por meio dele, é possível elucidar dúvidas de muitas pessoas, sobre quase qualquer assunto. No seu caso, é claro, serão questões relacionadas à música, mas mesmo esse tópico é muito abrangente.

2. Como criar blog de música?

O processo de criação de um blog de qualquer tipo é algum que requer bastante envolvimento seu. De maneira geral, para criar um blog de sucesso é necessário que você escreva sobre algum assunto que realmente gosta, em áreas que você se dá bem.

Além disso, tem que ser numa plataforma que você entenda o funcionamento. Nesse artigo, iremos abordar o WordPress.org, uma das melhores para isso, mas se você tem alguma outra em mente, siga em frente.

O tráfego tem diversas fontes, podendo vir de maneira orgânica, sem o seu envolvimento, vir de redes sociais, de links e de várias outras fontes. A estratégia de marketing e de expansão deve existir desde o começo para que você chegue em algum lugar.

3. Decida qual será seu foco

Já foi decidido: vai criar blog de música. Contudo, música é uma área extremamente ampla, com diversas subcategorias e subdivisões. Portanto, você deve escolher onde quer começar a escrever, sobre que tópico mais específico, levando em consideração a demanda e a competição.

Decida qual será seu foco Como criar blog de música

Para escolher o foco certo é preciso levar em consideração algumas coisas:

  • O quanto você gosta do assunto. Se decidir escrever sobre algo que não gosta, só irá se frustrar.
  • Quanta competição vai ter. Se decidir escrever um blog sobre notícias de música, tem que manter em mente a quantidade de outros blogs do mesmo tipo existem. Um exemplo bastante comum de artigos são sobre apps para ouvir músicas offline.
  • Se você tem alguma loja ou marca pre-estabelecida. Caso tenha, pode ser realmente bom pelo menos escrever alguns artigos relacionados. Por exemplo, se vende instrumentos musicais, ter artigos de review e comparação deles vai ajudar seus consumidores a comprar e você a vender.

4. Escolha onde vai criar seu blog de música

Mesmo que você já tenha uma plataforma para criar sites escolhida, é recomendado conferir as que selecionamos aqui para levar elas em consideração. As três mais comuns são o Blogger, o br.WordPress.org e o br.WordPress.com

  • Blogger: O Blogger é a mais antiga de todas as ferramentas para criar sites, tendo sido criada em 1999. É até hoje um dos melhores e mais usados sites para criar sites, sendo o lugar por onde a maioria começa. Contudo, oferece poucas opções de escalação e é bastante limitadora.
  • br.WordPress.com: Essa é a versão paga do WordPress, que é a plataforma mais usada internacionalmente, responsável por mais de 28% dos blogs online. Assim como o Blogger, é uma plataforma própria e conta com os mesmos problemas: pouca escalação e muito limitadora.
  • br.WordPress.org: Por fim, a versão gratuita do WordPress, que é a que recomendamos. Por meio dela, você tem acesso à todas as ferramentas da versão paga, mas se torna necessário que você tenha conhecimentos mais técnicos. Além disso, tem que comprar um domínio e escolher um
  • servidor de hospedagem.

Ou seja, se você quer um blog pequeno e não pretende nunca expandi-lo, o br.WordPress.com ou até o Blogger são boas opções. Contudo, se você tem planos futuros de que seu blog se torne algo grande, usar o br.WordPress.org é o ideal.

5. Escolha o domínio

Agora que decidiu onde vai criar o blog, você tem que escolher qual o domínio que vai usar para ele antes de poder seguir a criação.

Quando você criar blog de música, o domínio vai ser a maneira com que ele vai aparecer na internet, unido a alguma extensão como “.com.br”, “.com” ou “.net”. Cada extensão tem algum propósito específico e diferente.

Por exemplo, “.com.br”, chamada de ccTLD (country code top-level domain, ou domínio de topo de código de país), indica que o site é originário do Brasil.

Agora “.com”, “.net”, “.org” são chamadas de gTLD (generic top-level domain, ou domínio de topo genérico) e não apontam nenhum país. Caso queira as usar, é necessário que você determine no console de buscas em qual país o site será indexado, para quais usuários os resultados vão aparecer.

Para escolher o domínio, sites como o registro.br são recomendados para ver se ele ainda está disponível e o seu valor. Caso a extensão que quer usar não seja nacional, o Hostgator é o site indicado para isso.

Escolha o domínio

Ao criar blog de música e decidir o domínio, é bastante aconselhado que você siga algumas diretrizes. São elas:

  • O domínio deve ser fácil de lembar, curto e simples;
  • Não deve ter duas letras iguais juntas. Por exemplo, evite “musicaatual.com.br”, pois isso pode confundir muito a leitura.
  • Ninguém lembra de nomes longos e muito menos querem escrevê-lo. Evite “TudoSobreMusicaNaAtualidade.com.br”, preferindo “atualmusica.com.br”.
  • Não use marcas registradas no domínio, como Facebook, GoogleApple ou Microsoft nele.

6. Escolha o serviço de hospedagem

Sites e blogs bons precisam de serviços de hospedagem excelentes, já que eles oferecem a garantia de que seu blog nunca vai ficar fora do ar nem vai ser infectado por vírus.

Ou seja, serviços internacionais, como o como o Hostinger, são os mais recomendados, já que são os mais confiáveis e mais bem estabelecidos no mercado. O Hostinger é um dos mais em conta e pode ser encontrado por meio do link.

7. Instale o WordPress

Chegamos, finalmente, a um dos passos mais importantes em criar blog de música: aprender a instalar o WordPress no serviço de hospedagem que assinou.

WordPress Como criar blog de música

Existem dois métodos de fazer isso: usar o serviço de instalação em um clique, recomendado para os menos aptos com tecnologia, sendo mais fácil e rápido, ou instalar seguindo o passo a passo, que garante mais opções mas é bastante mais complicado. O guia de como fazer isso é como segue abaixo.

Primeiro, vá até o site oficial do WordPress e realize o download. Descompacte os arquivos usando algum programa como o WinRAR para tal. Dentre os arquivos que você extraiu está o wp-config-sample.php, que deve ser renomeado para wp-config.php.

Baixar

Agora, realize o upload deles todos em sua conta de hospedagem, por meio do Cpanel na pasta public_html. Nas opções, vá em “Banco de Dados MySQL” para criar o banco de dados, escolhendo o nome desejado.

Para poder criar blog de música, é preciso que você crie o seu nome de usuário de administrador e escolha uma senha forte (pode usar um dos gerenciadores de senha para nunca esquecê-la). Associe o nome de usuário ao banco de dados e dê todos os privilégios.

Retorne à pasta onde extraiu os arquivos, abra o wp-config.php no seu editor de texto e preencha os dados, utilizando o nome de usuário, a senha e o nome do banco de dados criados. Salve o arquivo e realize o seu upload, como anteriormente, substituindo o arquivo que já existia.

Por fim, no serviço de hospedagem basta digitar o seu domínio. Como você está recém começando a criar seu blog de música, marque a caixa que diz “Evitar que mecanismos de busca indexem este site” para que ele não apareça no Google, por hora. Quando quiser que apareça, basta desmarcar!

8. Escolha o tema para o seu blog

O design do blog é algo realmente essencial para que o sue blog faça sucesso. Portanto, escolha um tema que encaixe e seja elegante e bonito.

Para colocar o tema, vá no painel de controle do WordPress, onde verá os menus de navegação. Clique em “Aparência” e em “Temas” e busque pelo tema que quiser usar. Confira aqui as nossas recomendações dos melhores temas WordPress para seu site!

Tema Como criar blog de música

Após a seleção, você pode editar e configurar o tema escolhido da forma com que quiser, para deixá-lo exatamente como quer.

9. Crie conteúdos excelentes

Criar um blog de música de sucesso não é fácil, e uma das partes que torna isso ainda mais difícil é a necessidade de que seus conteúdos sejam realmente bons.

Precisam ser novos, sem copiar de seus concorrentes. Precisam ser completos, elucidantes e, se possível, profundos. Precisam ser criados e postados com relativa frequência, idealmente nos mesmos dias, mesmo que seja uma vez na semana.

10. Decida como vai rentabilizar o blog

Caso o seu objetivo com o blog seja poder trabalhar em casa ou fazer uma renda extra online, escolher um modelo de rentabilização é outro fator bastante fundamental. Existem dois modelos principais:

  • Rentabilização indireta: Modelo mais comum em blogs profissionais, o rentabilização indireta serve ao usar o blog como um meio de divulgar o que você faz. A renda vem de quem vai te contratar (ou comprar seus instrumentos);
  • Rentabilização direta: Mais comum para blogs de quem não tem outros mercados, se dá tipicamente por meio de programas de afiliados. Em essência, você faz propaganda de alguma marca em seus artigos e ganha por isso.

11. Considerações finais

Por fim, temos algumas coisas a mais que é bom que você mantenha em mente no processo de criar blog de música. Confira abaixo:

  • Aprenda SEO: De maneira resumida, SEO é como os seus artigos são otimizados para serviços de busca, o quão fácil ou difícil é de encontrá-los no Google ou no Bing, o que gera tráfego orgânico;
  • Determine seus objetivos: Tenha metas bem concretas e realistas. Por exemplo, atingir um número de visitantes mensalmente;
  • Tenha uma newsletter: Retenção de leitores é importante, e uma newsletter ajuda muito nisso. Portanto, crie uma que mande notificações semanais para seus leitores;

E aí, o que achou do nosso guia de como criar blog de música?

Deixe no comentário a sua opinião sobre ele, dizendo se te ajudamos a criar o seu próprio blog com facilidade. Confiram também, os nossos guias de como fazer renda extra online e de como criar sites sem a ajuda de um especialista!


Por Equipe Apptuts
14 Comentários
Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

14 Comentários

  1. Alender 22 de maio de 2020 7:20

    Me gusta usar WordPress en sitios web que escuchan música y canciones. Estoy muy feliz después de leer tu artículo, me ayudó a saber cómo usar el blog. Me encanta la música y me encanta cubrir canciones populares y compartirlas en mi blog. Hay muchas buenas canciones compartidas en soundcloud. Algunas canciones de portada que comparto en Ringtone123, un lugar interesante y creo que a ti también te gusta.

    • Fernando J.M 1 de janeiro de 2021 16:41

      Amo a música e desejo desfrutar o que sinto com povo

  2. Cristiano dembo 18 de junho de 2020 20:23

    Gostei tanto dos comentários são incrível

  3. Inácio 10 de julho de 2020 3:30

    Interessanteo artigo

  4. Osvaldo Zito Dule 27 de outubro de 2020 2:00

    Meu blog sera especial e lindo e muito agradavel

  5. celestino 28 de dezembro de 2020 17:14

    ola pessoal eu sou celestino quero criar um blogger gosto trabalhar na internet pra colocar music eu ja estou cansado colocar musick em mediafire

  6. Fernando J.M 1 de janeiro de 2021 16:25

    A música é a vida, paixão a educação ,o amor.amo a música

    • Fernando J.M 1 de janeiro de 2021 16:43

      Amor á música

  7. Fernando J.M 1 de janeiro de 2021 16:39

    Amo a música e desejo desfrutar o que sinto com povo

  8. Big Tonho Crg 14 de janeiro de 2021 8:36

    Comentário*gostei

  9. rafael francisco 4 de fevereiro de 2021 6:50

    This is good

  10. António kanda 21 de março de 2021 6:58

    Eu quero criar um blog, para poder, ajudar a espalhar as músicas
    Eu quero ser o blog do minha banda

  11. Lito mara 4 de abril de 2021 2:48

    Quero ter um blog para as pessoas poderem visualizar as minhas musicas

  12. Enr 6 de maio de 2021 15:57

    Foi útil a informação, mais nao consegui a chance de ver o apk ou fazer blogger online. Apenas tenho no WordPress

Voltar ao topo