15 Truques do Spotify que você provavelmente não conhece!
133 Comentários
15 Truques do Spotify que você provavelmente não conhece!
15 Truques do Spotify que você provavelmente não conhece!

15 Truques do Spotify que você provavelmente não conhece!

133 Comentários

O Spotify chegou com toda a força no Brasil e em pouco tempo já conseguiu milhões de usuários. Porém, o fato de ser uma ferramenta nova no mercado, faz com que existam muitas funcionalidades que ainda são desconhecidas por grande parte dos usuários. E foi pensando exatamente nessas funcionalidades mais obscuras do Spotify que decidimos criar para você este artigo, explicando alguns dos principais truques do Spotify. Confira a lista logo abaixo!

Leia também: 6 problemas comuns do Spotify e como resolvê-los

1. Siga amigos no Spotify

Uma das grandes vantagens do Spotify é que você pode criar uma autêntica rede de amigos, usando as mídias sociais para isso. Para isso, você necessita de clicar no separador “Seguir” e depois vai aparecer uma imagem como a que está a ver abaixo.

Truques do Spotify

Agora você pode seguir aqueles que são sugeridos ou então ir até ao separador ao lado e clicar em “Encontrar amigos”. A partir do momento que você começar a seguir esses mesmos amigos, vai passar a ver tudo aquilo que eles estão a ouvir.

2. Manter a sua sessão particular

Talvez você não queira que os seus amigos saibam que você está a ouvir o último álbum do Justin Bieber e por isso prefira manter o seu perfil privado. Bom, o Spotify permite isso (Estou a ser seu amigo, hein!). Para fazer isso basta clicar nas configurações e depois acionar a possibilidade “Sessão particular”. Ela só estará acionada quando o símbolo estiver verde.

Atenção que ela só ficará ativa até você sair. Quando você regressar novamente, a sua sessão já estará publica novamente.

3. Compartilhe a sua playlist no Facebook, Twitter e Tumblr

Você acha que as suas playlists têm uma qualidade fantástica e que todo mundo deve saber que ela existe? Nesse caso, tenho uma boa notícia para você: O Spotify permite que você espalhe o seu excelente gosto musical com todos os seus amigos! Isso quer dizer que você pode compartilhar as suas playlists no Facebook, Twitter ou Tumblr.


Basta clicar com o mouse em cima da lista e depois no botão direito. Vão aparecer várias opções e escolha a que diz “Compartilhar”. Deverá aparecer uma imagem como esta:

Truques do Spotify compartilhar música

Selecione a mídia social que vai usar e voilá!

4. Envie essa Playlist para alguém por mensagem

Outro pormenor interessante do Spotify é que é possível enviar mensagens privadas com as nossas playlists para outros usuários. Basta seguir os mesmos passos da opção anterior mas no final, ao invés de escolher a opção “Postar no Feed”, selecione a opção “Enviar para”.

Selecione o amigo para quem vai enviar e envie também uma mensagem personalizada. Pode não parecer um dos maiores truques do spotify, mas é bem útil.

5. Pesquise com a pré-definição do ano

O Spotify também dá a possibilidade de você procurar por artistas tendo como base o ano em que as suas músicas foram criadas. No exemplo abaixo, mostramos como nós pesquisamos apenas as músicas da Lana Del Rey durante os anos de 2012 e 2013.

Truques do Spotify pesquisar

Desta forma, apenas vão aparecer as músicas e os álbuns deste ano!

6. Aproveite os apps do Spotify

Isto é algo extremamente útil do Spotify mas que muitos usuários ainda deixam de lado. O Spotify conta com um grande número de apps que permitem melhorar a experiência deste excelente streaming de músicas. E existem aplicativos para todos os gostos: apps para saber as letras das músicas, para saber quais são os próximos festivais e até para descobrir novas playlists! Enfim, é um mundo bastante completo para quem gosta de música!

Se quiser ter acesso a todos os apps, basta ir à parte final do seu menu do lado esquerdo, tal como mostramos na imagem abaixo.

Truques do Spotify Appfinder

Agora vão aparecer os apps mais baixados até ao momento. Basta andar com o mouse mais para baixo para ver todas as opções. Agora clique na app e depois na opção “Add”, que vai aparecer no canto superior direito da tela.

Truques do Spotify adicionar app

Agora elas deverão ficar logo abaixo do botão “App Finder”.

7. Saiba as letras das músicas

No repertório de apps no Spotify, existem dois apps para saber as letras das músicas que se destacam: o MusiXmatch e o TuneWiki. Ambas mostram as letras de muitas músicas e de uma forma bem interessante: enquanto a música passa, o scroll da letra acompanha a música. Você fica a saber em que parte da letra está a música. Veja logo abaixo um exemplo do MasuXmatch e do TuneWiki em ação, respetivamente. Está aí um dos melhores truques do spotify!

Truques do Spotify MusiXmatch

8. Use o teclado do Mac para aumentar e baixar o volume

Ao contrário do que acontece no YouTube, por exemplo, que você precisa de ir ao site para baixar ou aumentar o volume, com o Spotify instalado no seu Mac, você consegue aumentar e baixar o volume a partir do teclado. Funciona exatamente como se você estivesse usando o iTunes.

9. Use o teclado do Mac para passar de uma música para a outra

Tal como acontece com o volume, no Mac você também pode passar de uma música para a outra usando apenas o teclado. Está aí um dos melhores truques do Spotify para aproveitar no Mac.

10. Saiba quais são os álbuns e artistas mais escutados em outros países

Além de permitir que você escute as suas músicas favoritas, o Spotify também ajuda a aumentar a sua cultura musical. E uma das formas mais interessantes de entender o que está tendo sucesso em outros países é através do separador “Top Lists”. Basta clicar nele:

Truques do Spotify Top Lists

E depois conferir a lista que o Spotify apresenta. Por defeito, a app mostra a lista dos álbuns e artistas mais escutados no seu país. Porém, você pode mudar isso. Basta clicar em cima do botão que mostramos abaixo.

Truques do Spotify modificar a top list

Relembrando que você pode mudar tanto os álbuns como os artistas.

11. Escute o Spotify online

Não é obrigatório que você tenha o app do Spotify instalada para conseguir escutar ele. É certo que a experiência fica melhor com a versão desktop e algumas das funcionalidades que realçamos aqui só podem ser usadas na versão desktop, porém, em último caso a web pode ser uma escolha interessante.

Basta que você vá até este link: http://play.spotify.com. Faça login com a sua conta e está pronto para escutar as suas músicas favoritas!

12. Fale com pessoas que tenham os mesmos gostos musicais

Falar com pessoas que têm o mesmo gosto musical é algo muito bom não é verdade? Bom, o app SounDrop permite isso mesmo. No app, você escolhe o estilo musical, entra numa sala onde só passam músicas desse gênero, vota naquelas que gosta mais e ainda tem um chat, para falar com pessoas com os mesmos gostos musicais que você. Se você não domina o inglês, o chat não será algo muito útil.

Truques do Spotify chat

13. Escute uma lista offline

Esta opção premium é bem interessante e aconselho que a utilize. No Spotify, você pode escutar músicas offline, independentemente de estar no seu computador, no iPhone/Android ou no iPod. Apesar de exigir um pequenos investimento, certamente compensa os vários Megas de internet que você já gastou só para conseguir escutar música no Spotify! Pode não ser um dos mais secretos truques do Spotify

14. Organize as suas listas com um truque simples

Se quiser deixar algum espaço entre as suas playlists, basta que crie uma nova playlist com o nome “-” (sem as aspas), tal como como mostramos abaixo.

nova playlist

Depois, vai aparecer logo abaixo algo como isto:

espaço entre as playlists

Bem simples, não é?!

15. Transfira suas músicas de outros serviços pelo TuneMyMusic

Se está vindo para o Spotify de outro serviço ou está migrando do Spotify para outro streaming de música, pode transferir suas playlists através do TuneMyMusic. Ao se cadastrar no serviço, pode escolher o serviço que irá transferir – fazendo o login na plataforma ou até mesmo enviando arquivos MP3 -, escolher o streaming para o qual pretende transferir sua lista de reprodução e então começar a transferência. Clique no link para começar a usar o TuneMyMusic!

Gostou desses truques do Spotify?

Aproveitou nossa lista para conhecer alguns truques do Spotify? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se sabe de alguma outra funcionalidade escondida da plataforma!


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

133 Comentários

  1. Lucas Zaisov Thomaz 20 de agosto de 2019 0:24

    caso o dono de uma playlist do spotify a exclua. Eu perco a playlist baixada?

Voltar ao topo