Como criar um blog sem gastar nada em 2022?

  • Por Luciano Larrossa
  • 22/04/2020 às 9:49 atualizado em (22/07/2022 às 15:33)
  • 7min de leitura

Quem pensa que os blogs morreram e o YouTube assumiu seu lugar está errado. Saber como criar um blog sem gastar nada é uma das melhores maneiras de começar a aprender sobre marketing digital e praticar suas habilidades de escrita.

Se engana também quem acha que é preciso gastar dinheiro para criar um blog. Você pode aprender como criar um blog sem gastar nada em 2022 e esse é o objetivo desse artigo.

Para isso, vamos usar o Blogger, a plataforma grátis para blogs do Google. Ele possibilita criar seu blog sem custo algum. Até mesmo seu serviço de hospedagem é grátis, permitindo começar a trabalhar em casa em um projeto próprio.

A seguir, você vai saber o que é o Blogger, como ele funciona e como criar um blog sem gastar nada para publicar suas opiniões online e quem sabe começar a ganhar dinheiro online em um futuro próximo!

O que é o Blogger?

Apesar de o WordPress ser a plataforma de blogs grátis mais relevante no mundo, é necessário contratar uma hospedagem para armazenar seu blog e mantê-lo online. Ou seja, ele acaba por não ser realmente grátis.

Por isso, o Blogger é a principal plataforma realmente gratuita na internet. Ela tem hospedagem própria, o que significa que o seu blog pode ficar online em poucos minutos, sem que pague nada.

Por ser uma ferramenta do Google, ela também é bastante estável. Isso significa que será muito raro ver o seu blog offline.

Além disso, você poderá instalar o Google AdSense, que possibilita colocar anúncios em pontos específicos do seu blog. Quando um visitante clica nele, você é remunerado pelo Google. Ou seja, além de possibilitar aprender como criar um blog sem gastar nada, você ainda pode tirar uma renda extra na plataforma.

Como o Blogger funciona?

A plataforma oferece tudo o que precisa para ter o seu blog online em pouco tempo. Para começar, basta ter uma conta Google e acessar a página do Blogger.

Logo de primeira, você já verá o botão para começar a criar seu blog. A partir daí, você vai poder escolher entre os modelos do acervo disponível no Blogger, personalizar detalhes como o plano de fundo e inserir a logo para identificar o seu blog.

Para quem é mais experiente em criar sites, é possível adicionar diversas personalizações, já que você pode mexer no código-fonte do blog. Vale mencionar que o Blogger também é compatível com algumas dessas ferramentas essenciais para sites.

Com essas configurações feitas, basta criar os seus primeiros artigos e publicar o seu blog!

Você pode fazer isso em menos de uma dia. Para te ajudar, vamos mostrar cada passo citado aqui em mais detalhes e com capturas de tela da plataforma.

Confira a seguir!

Como criar um blog sem gastar nada no Blogger?

1 – Clique no link para acessar o Blogger.

2 – Clique no botão Criar seu blog.

como-criar-blog-sem-gastar-nada-comecar

3 – Escolha a Conta Google que usará para a criação do blog. Caso não tenha uma, deverá criar a sua.

login

4 – Insira agora um nome para o seu Blog.

5 – Depois escolha o endereço do seu blog, a URL e espere pela liberação da plataforma, para saber se o nome está disponível para uso.

Dica: vale mencionar que o no e o endereço são permanentes.

6 – Na sequência, defina o nome do autor que aparecerá junto às postagens do seu blog. Em seguida, clique em Concluir;

7- Com isso, você agora tem um perfil no Blogger.

Para começar a criação do seu blog, clique em Nova Postagem no menu ao lado esquerdo da tela.

8 – Entretanto, o ideal é fazer as primeiras configurações, como definir o Tema e o Lay-out da sua página, acessando o menu lateral. Mais abaixo vamos falar um pouco mais dessas duas opções.

Ah, esses itens podem ser alterados quando quiser no futuro.

A partir daqui, você já pode criar suas primeiras postagens e colocá-las online, dando início ao seu aprendizado de como criar um blog sem gastar nada. Porém, vamos ver antes algumas configurações importantes que precisa conhecer. Você pode acessar todas as configurações no menu à esquerda da tela.

Veja abaixo o que você pode fazer em cada opção desse menu nos passos a seguir.

Estatísticas

Nesse menu, você poderá conferir informações como número de visitantes mensais do seu blog e por onde acessaram o seu blog, como pesquisas no Google ou redes sociais, por exemplo.

estatisticas

Comentários

Aqui, você pode ver quem comentou em suas publicações e também revisar o que o Blogger detectou como spam.

como-criar-blog-sem-gastar-nada-comentarios

Ganhos

Depois de seu blog se qualificar para colocar anúncios nas páginas pelo AdSense, será nessa opção que poderá ver o quanto de renda extra está a fazer com os cliques.

ganhos

Páginas

Um blog não conta apenas com as páginas de posts.

Nesse menu, você pode criar outras páginas, como as de categorias do seu blog ou uma página para divulgar seus contatos, entre outras opções.

Para começar a criar páginas nesse menu, basta clicar em Páginas e depois em Nova página.

Layout

Nesse menu, você pode configurar como os elementos ficarão dispostos em seu blog. É nele que você irá definir o que será mostrado no menu superior, no menu lateral e até mesmo onde fica a descrição do autor nos textos, entre diversas outras opções.

Para isso, basta clicar no ícone em formato de lápis ao lado de cada opção disponível.

como-criar-blog-sem-gastar-nada-layout

Tema

Lembra do modelo de aparência que selecionou na criação do seu blog? Se não tiver gostado dele ou quer ver mais opções, é nesse menu que você encontrará alternativas. Além de visualizar a aparência atual do blog nos navegadores de internet, também pode ver como ele vai se parecer na tela de um smartphone.

Além disso, é aqui também que pode aplicar personalizações ou alterar o código-fonte HTML.

última opção, recomendamos que contrate um profissional que saiba criar sites ou estude bastante. Antes de qualquer mudança, é essencial que clique no botão Fazer backup/Restaurar para criar uma cópia de segurança.

temas

Configurações

Aqui fará alterações básicas, como mudar o nome do seu blog e endereço – caso opte por comprar um domínio próprio e deixar o “blogspot.com” de lado.

Aqui também pode alterar as configurações de e-mail, idioma e colocar novos autores no seu blog, entre outros.

como-criar-blog-sem-gastar-nada-configuracoes

Com as alterações, configurações e personalizações feitas, você pode voltar à página inicial de Postagens e clicar em Nova postagem para criar seu primeiro artigo!

Aprendeu como criar um blog sem gastar nada?

O Blogger é a ferramenta inicial para os blogueiros iniciantes. É aqui que aprenderá suas primeiras lições e começará a se ambientar com blogs e ferramentas de publicação na internet.

Tudo isso sem precisar gastar um centavo sequer!

Quer saber como ter ideias e criar metas para o seu novo blog? Então você precisa aprender a organizar as suas metas por meio dos mapas mentais!