Mapas mentais – Aprenda a organizar suas metas
Mapas mentais – Aprenda a organizar suas metas
Mapas mentais – Aprenda a organizar suas metas

Mapas mentais – Aprenda a organizar suas metas


Os mapas mentais são uma das melhores ferramentas de produtividade para quem tem grandes objetivos.


Por meio deles, você pode fragmentar essa grande meta em pequenos objetivos. Dessa maneira, você saberá quais são os seus próximos passos do seu projeto. Seja o seu objetivo trabalhar em casa de maneira mais produtiva para ganhar dinheiro online.

Não faltam aplicativos para fazer mapas mentais que podem te auxiliar nessa tarefa. O MindMeister é uma das principais ferramentas do gênero e a de escolha da equipe do AppTuts.

Por isso, confira abaixo um passo a passo de como criar mapas mentais usando o MindMeister!

Como escolher diferentes modelos de mapas mentais

Uma das principais vantagens dos mapas mentais é que eles podem ser feitos seguindo diferentes modelos. Assim, você pode personalizá-los de maneira que faça mais sentido para você.

O Mind Meister, por exemplo, tem diversos modelos que podem ser usados pelas áreas corporativas, educação ou para o seu próprio projeto de vida.

Antes disso, porém, você precisa criar uma conta gratuita no MindMeister.

Para isso, clique no link e opte se deseja criar uma conta a partir do seu endereço de email ou a partir de seu perfil nas redes sociais.


Após a criação da sua conta, você já poderá começar a criar seu primeiro mapa mental. O que você deve fazer?

Clicar no botão Mostrar mais, ao lado de Modelos.

mapas-mentais-mostrarmais

Veja qual deles é indicado para o seu objetivo. Vale lembrar que você pode verificar um exemplo de como o modelo funciona. Para isso, basta passar o mouse acima de um modelo e clicar no botão Visualizar.

visualizar

Para começar a criar seus mapas mentais, clique em Usar Modelo.

mapas-mentais-usar

Como criar o seu primeiro mapa mental?

Agora, você começa a fazer seu primeiro mapa mental. Ao acessar o modelo, o próprio MindMeister te guiará por um passo a passo.

A primeira coisa que deve fazer é dar um título ao seu mapa mental. Assegure-se de que o título faça com que você reconheça rapidamente do que o mapa mental se trata.

mapas-mentais-titulo

Em seguida, deve adicionar o seu primeiro tópico. Criar tópicos no MindMeister é muito fácil! Basta apertar a tecla Tab, dar um nome a esse tópico e teclar Enter para terminar de incluí-lo.

conteudo

Em seguida, você pode clicar e arrastar o clique do mouse para posicioná-lo onde for melhor para você.

mapas-mentais-arrastar

Após esses passos, boa parte do seu tempo será repeti-los para incluir novos tópicos até o mapa ficar pronto. A seguir, vamos mostrar algumas ferramentas úteis para melhorar seus mapas mentais.

Ferramentas úteis do MindMeister

Não basta apenas criar tópicos e arrastá-los de um lado para o outro. O MindMeister tem uma série de ferramentas que permitem incluir comentários, anexar arquivos ou trabalhar em equipe. Saiba como usar as principais logo abaixo.

Barra lateral

A barra lateral será a segunda ferramenta mais usada, depois da criação e manipulação dos tópicos. É por meio dela que poderá incluir ícones, comentários, links externos, anexar arquivos, adicionar imagens ou vídeos e até colorir os tópicos do seu mapa mental.

Usá-lo também é bem fácil, bastando clicar nos ícones que estão dispostos.

barralateral

Trabalho em equipe

Ideal para usar em conjunto com aplicativos para reuniões em equipe, você pode convidar membros da sua empresa para colaborar no mapa mental.

Para isso, basta clicar no botão Compartilhar e incluir o endereço de email dos usuários que deseja mostrar o mapa mental. Alternativamente, pode criar um link personalizado para enviar a quem quiser.

compartilhar

Dica: também é possível compartilhar mapas mentais pelas mídias sociais!

Como exportar mapas mentais

O MindMeister te possibilita baixar seus mapas mentais em diversos formatos, como Word, PDF, imagem ou PowerPoint. Para isso, basta clicar no botão no canto inferior direito da tela, na versão para navegadores de internet.

mapas-mentais-baixar

Em seguida, basta escolher o formato que deseja exportar o seu mapa mental e clicar no botão Exportar…

mapas-mentais-exportar

Comece a criar mapas mentais gratuitamente!

Por sua facilidade em criar mapas mentais e ferramentas simples de acessar e compartilhar, não é à toa que o MindMeister é considerado referência em sua área.

O melhor de tudo é que pode começar a usá-lo gratuitamente e, a não ser que precise mais que 3 mapas mentais, é possível usá-lo sem desembolsar um centavo sequer.

Por isso, não tenha medo e clique no link agora mesmo para começar a criar mapas mentais com o MindMeister!


Por Equipe Apptuts
Nenhum Comentário



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo