Quarentena: confira algumas dicas para fazer com o seu pet
Quarentena: confira algumas dicas para fazer com o seu pet
Quarentena: confira algumas dicas para fazer com o seu pet

Quarentena: confira algumas dicas para fazer com o seu pet


Se você tem um bicho de estimação, pode estar sem saber o que fazer agora que está precisando passar tanto tempo em casa. Aprenda aqui algumas das melhores dicas do que fazer com o seu pet na quarentena.


Siga lendo, veja todas elas e as implemente na sua vida para melhorar o convívio!

1. Mude como os alimenta

A primeira dica de coisas para fazer com os seus bichos de estimação durante a quarentena é alteração na forma com que os alimenta. O mais normal é servir duas ou três vezes por dia uma porção em um pratinho específico. Contudo, isso não serve de nada para os manter entretidos.

Então, o que você pode fazer é espalhar petiscos escondidos pela sua casa, como em dobras de tecidos e lugares que eles encontrem mas tenham que procurar. Além disso, pode também querer criar brinquedos para lhes dar comida. Por exemplo, uma garrafa pet com um furinho para que a ração caia às vezes, uma embalagem de ovo ou coisas do tipo.

Mude como os alimenta dicas para fazer com o seu pet

2. Siga brincando com os pets

Extremamente essencial para a saúde mental do seu amigo, outra das dicas para fazer com o seu pet é brincar com eles bastante, o que vai acabar por também te fazer bem. Afinal, se você o adotou é porque gosta dele, não é mesmo?

Se for um cachorro, pode usar a tática tradicional de jogar bolinhas para eles buscarem, coisa que quase todos realmente gostam. Isso serve, também, para estimular o instinto de perseguição.

No caso de gatos, comprar (ou fazer em casa) uma varinha para gatos, daquelas que tem uma pelúcia na ponta, é realmente ideal. Com elas, você estimula e exercita o seu gato de forma muito saudável e natural para eles.

3. Escove o pelo do bichinho

Frequentemente negligenciado, escovar os pelos do seu bicho de estimação é algo que é bastante importante, tanto de cães quanto de gatos, principalmente se forem muito peludos.

Isso serve para algumas razões principais (e importantes): primeiramente, previne que sua casa fique tomada de pelos caídos; segundo, é possível fazer carinho neles, já que quase todos gostam; terceiro, ao escovar você pode prestar atenção na pele deles, para garantir que não tem lesões nem nada do tipo.

4. Passeie com o cachorro, se necessário

A gente sabe que você está de quarentena por causa do coronavírus, mas se o seu cachorro for do tipo que não aguenta ficar sempre em casa é necessário seguir essa das dicas para fazer com o seu pet e passear com ele.

Contudo, várias precauções se fazem necessárias nesses tempos:

  • Preste atenção à sua assepsia e à de seu pet antes de voltar para casa;
  • Tenha passeios com menor duração e com menos frequência, preferindo horários em que tenha menos pessoas na rua;
  • Tenha apenas um tutor no passeio;
  • Evite qualquer contato com outras pessoas ou animais.

Passeie com o cachorro, se necessário dicas para fazer com o seu pet

5. Ensine novos comandos para o seu cachorro

Outra exclusiva para cães, ensinar comandos novos para ele pode ser uma boa maneira de se distrair e passar o tempo de maneira muito produtiva. Ensine a ele como sentar, deitar, fingir de morto, descer de algum lugar ou até dar a patinha.

Isso é algo que deveria ser feito para todos os cachorros, quarentena ou não, mas agora ainda mais é possível se dedicar a isso. Como cada animal tem motivações diferentes e únicas para si, dizer como exatamente conseguirá fazer isso é bastante difícil.

Contudo, já que eles tendem a gostar de petiscos, comece tentando oferecê-los. Lembre-se quem nem todos são iguais, então varie de marcas e sabores!

6. Preserve o canto da soneca

Se você tem um gato, uma das dicas do que fazer com o seu pet na quarentena é manter o lugar da soneca dele intacto. Geralmente eles tem um ou dois lugares onde mais gostam de dormir, coisa que representa a maior parte do que eles fazem.

Portanto, não mexa no lugar e evite até mesmo incomodá-lo, seja fazendo carinho, pegando no colo ou o acordando por qualquer razão. Ensine sempre que terá comida e água lá.

7. Levar ao veterinário

O tempo que os tutores estão conseguindo passar com seus bichos de estimação aumentou muito com a quarentena do coronavírus, o que acaba por resultar em poder prestar muito mais atenção a eles, em seus comportamentos e problemas que possam ter.

Por exemplo, pode perceber uma coceira persistente em algum lugar, problemas para urinar (coisa bastante frequente de se ocorrer em gatos machos), que eles estão se lambendo demais ou com muita preguiça.

Caso perceba qualquer coisa estranha neles, leve ao médico veterinário para garantir que não tem nada de errado com eles (ou fazer tratamentos). Uma coisa que muitos não sabem que existe são planos de saúde para pets, muito úteis para quem tem que ter visitas frequentes e precisa economizar.

Levar ao veterinário dicas para fazer com o seu pet

8. Respeite os limites do seu animal

Por fim, é realmente necessário que você respeite os limites de sue bicho, independente de sua espécie. Tipicamente, cachorros sempre querem carinho e atenção. Mas, se esse não for o caso, respeite isso e dê a ele seu espaço.

Agora, com gatos a situação pode ser diferente, já que a maioria deles não é tão chegado em atenção constante, precisando de seu espaço e de um lugar para ficar sem que você possa chegar nele.

Deixe com que durmam quando quiserem ou precisarem, sem os acordar só para o seu prazer.

Gostou das dicas para fazer com o seu pet na quarentena?

Deixe nos comentários se já conhecia todas elas ou se  nós te ajudamos a melhorar o seu convívio com o seu bichinho. Confira, ainda, as dicas para não morrer de tédio e as ideias para ganhar dinheiro em casa durante a quarentena, além de ficar de olho nas fake news sobre coronavírus.


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo