27 Melhores séries de sempre – não importa a idade!
Nenhum Comentário
27 Melhores séries de sempre – não importa a idade!
27 Melhores séries de sempre – não importa a idade!

27 Melhores séries de sempre – não importa a idade!

Nenhum Comentário

Assistir séries se tornou um costume nosso recentemente. Apesar de mais acostumados às novelas, cada vez mais nos acostumamos ao formato americano das séries de TV. Mas elas não são exatamente uma novidade. Por isso, podemos acabar perdendo algumas das melhores séries de sempre, mas que já lançaram há algum tempo.

Por isso, vasculhamos a classificação de melhores shows televisivos de todos os tempos do agregador IMDB. O site é uma das maiores fontes de informação e avaliação sobre cinema e TV do mundo.

Conferimos quais são os seriados mais bem avaliados pelo agregador. Isso significa que não necessariamente veremos programas populares. Séries de comédia como Friends ou The Office são bastante conhecidas e aclamadas pelo público, por exemplo, mas sua nota no agregador não os permitiram fazer parte da lista.

E isso é uma boa notícia! Ver outros seriados pode fazer com que conheça coisas novas e interessantes, que nem saberia que existe até ver essas recomendações.

Antes de começarmos, vale notar que avisaremos quando a série estiver disponível em apps para ver filmes e séries.

Agora, confira abaixo quais são as melhores séries de sempre!

1. Planeta Terra II

Uma minissérie documental que mostra a vida na natureza, Planeta Terra II é a continuação de Planeta Terra, que é considerada a segunda melhor série. Usando técnicas avançadas de fotografia, o ambientalista David Attenborough apresenta detalhes fascinantes de como a fauna do nosso planeta age.

Com seis episódios, Planeta Terra II lançou em 2016 e é uma série de documentário que evolui em relação ao antecessor, de 10 anos atrás.


Infelizmente, o documentário não está disponível em serviços de streaming por ora.

2. Planeta Terra

Antecessor da série acima, Planeta Terra segue a mesma premissa de sua continuação: mostrar, usando fotografia incrível, como é a vida selvagem de nosso planeta. Narrado pelo mesmo ambientalista, essa minissérie é um pouco mais longa, com 11 episódios.

Lançado em 2007, a tecnologia fotográfica é inferior a que temos hoje. Ainda assim, é qualidade de sobra para quem gosta de saber mais sobre a natureza. Por outro lado, Planeta Terra também não está disponível nos apps de streaming aqui no país.

Planeta Terra é uma das melhores séries de sempre do gênero documentário

3. Irmãos de Guerra (Band of Brothers)

Uma das melhores séries de guerra, Irmãos de Guerra foi exibido pelo canal HBO em 2001 e até hoje é uma das melhores séries de sempre e a mais bem avaliada no gênero. O seriado acompanha a rotina e as histórias de um regimento da aeronáutica americana na Segunda Guerra Mundial.

Irmãos de Guerra começa desde a primeira sessão de treinamento dos soldados e os acompanha até o final da guerra. Na série, você vai acompanhar a guerra pela perspectiva desses soldados. Incluindo eventos importantes, como a invasão nas praias da Normandia no Dia D, a captura da Fortaleza de Hitler e a liberação de diversos campos de concentração.

No entanto, o foco não são as sangrentas batalhas — embora não faltem! —, mas no companheirismo entre os soldados e as proezas extraordinárias que conseguiram fazer juntos, mesmo não possuindo nenhum tipo de superpoder.

Com uma temporada de dez episódios, Irmãos de Guerra está disponível no HBO Go.

4. Breaking Bad

Embora Irmãos de Guerra tenha ótima popularidade, Breaking Bad é a mais popular entre as melhores séries de sempre que vamos mostrar aqui. Lançada em 2008 e com cinco temporadas (além de séries derivadas como Better Call Saul), a trama acompanha o professor de química Walter White, que descobre um câncer fatal.

Para garantir o sustento da sua família após sua morte, o professor decide produzir e traficar metanfetamina, se juntando a um de seus alunos mais problemáticos. A série é vencedora de dois Globos de Ouro e é uma das melhores séries Netflix atualmente.

Assista a todas as temporadas exclusivamente na Netflix!

5. Chernobyl

Uma das séries mais recentes de nossa lista, Chernobyl é inspirada na explosão do reator nuclear na cidade ucraniana, considerada uma das piores catástrofes causadas pelo homem. Inspirada nesse fato, Chernobyl mostra algumas das histórias de homens e mulheres que lutaram para conter o desastre, assim como evitar que outro acontecesse.

Com apenas uma temporada de 5 episódios, a série conseguiu 2 Globos de Ouro. Chernobyl é uma série exclusiva da HBO Go.

chernobyl é um dos seriados recentes mas bem avaliados

6. A Escuta (The Wire)

Ocupando o sexto lugar entre as melhores séries de sempre, A Escuta é uma série policial que se passa nos círculos internos do tráfico de drogas da cidade americana de Baltimore. A trama não acompanha apenas um personagem, mas mostra todos os aspectos do crime organizado e da força policial que tenta o conter.

Ou seja, você verá o efeito do comércio ilegal em pessoas que se tornam viciadas. Da mesma forma, também conhecerá o impacto nos vendedores de rua, seus chefes, os policiais e até mesmo o impacto do crime organizado na vida política da cidade.

Com cinco temporadas que correram entre 2002 e 2008, A Escuta está disponível exclusivamente no HBO Go.

a escuta é considerada o melhor seriado policial entre as melhores séries de sempre

7. Planeta Azul II

Enquanto Planeta Terra e sua sequência mostram a vida selvagem no planeta de uma forma geral, Planeta Azul II foca na vida marinha. De autoria e narração do ambientalista David Attenborough, a série documental mostra animais raros e incomuns das profundezas de nossos oceanos.

Além disso, o documentário também demonstra alguns dos principais problemas que nossas águas enfrentam, considerando especialmente a ação humana que causa essas situações. Diferente da maioria das melhores séries de sempre que mostramos aqui, Planeta Azul II está disponível gratuitamente — e legalmente! — no YouTube!

8. Nosso Planeta

Outra série documental do mesmo autor de Planeta Azul, Nosso Planeta foi lançado exclusivamente na Netflix. Seguindo uma pegada semelhante ao que vemos nas outras obras do ambientalista, o seriado é o mais recente entre os mostrados aqui.

Ou seja, ela foi feita com a melhor tecnologia para gravação e fotografia, sendo um dos mais bonitos. Na série de oito episódios, você poderá conhecer mais sobre a vida selvagem em diversos locais do mundo, seja nos polos, na África ou nas florestas do nosso continente.

Assista Nosso Planeta na Netflix!

9. Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo

Enquanto Nosso Planeta e Planeta Azul mostram maravilhas que estão na Terra, essa série olha para o espaço distante. Produzido pelo conhecido cientista Neil DeGrasse-Tyson, Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo é um reboot da série original, exibida na década de 1980.

Isso significa que a série atualiza alguns conceitos que mudaram ao longo dos últimos 30 anos. Com três temporadas, a série nos mostrará novos planetas, assim como descobrir detalhes sobre nossa própria origem.

Por outro lado, Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo não está disponível em apps como HBO Go, Amazon Prime ou Netflix.

10. Cosmos

A série original de 1980, Cosmos aborda questões semelhantes as que vemos acima. Apesar de desatualizada em alguns aspectos, a série narrada pelo famoso cientista Carl Sagan simplifica algumas das principais teorias sobre o universo que nos cerca.

O seriado de documentário conta com 3 premiações do Emmy, porém não está disponível em serviços de streaming.

Cosmos é uma série documental que mostra teorias sobre o espaço e universo

11. A Guerra dos Tronos

Se acompanha seriados, possivelmente foi um dos milhões de espectadores que acompanharam ansiosamente a série de fantasia mais popular da história pelos últimos oito anos. Isso fez com que ela se tornasse uma das melhores séries de sempre.

Inspirado na série de livros Crônicas de Gelo e Fogo, o seriado aborda a história do continente fictício de Westeros. A trama gira em torno das tramas políticas e militares que cercam o desconfortável Trono de Ferro, exclusivo para o monarca do continente.

Essa não é a única preocupação, já que a chegada do que parece ser o inverno mais rigoroso da história vem cercado de suspeitas sobre o retorno de criaturas míticas que quase varreram o continente no passado.

As oito temporadas que compõem a série completa de Guerra dos Tronos estão disponíveis no HBO Go.

12. Avatar: A Lenda de Aang

Apesar de americano, Avatar: A Lenda de Aang se inspira no formato dos desenhos japoneses para contar sua história. Ou seja, ideal para quem também gosta de assistir animes.

No mundo de Avatar, as nações são divididas de acordo com os elementos que as regem. Desse modo, temos a nação do fogo, da água, da terra e do ar, por exemplo.

Uma parcela dos moradores dessas nações são capazes de dominar seu elemento regente, sendo chamados de dobradores. Porém, a cada geração apenas um ser pode aprender a domar todos os elementos. A essa pessoa é dada o título de Avatar.

Na história, a nação do Fogo resolve usar seu poderio militar para dominar todas as nações. Porém, uma profecia ditou que o Avatar iria parar o avanço, trazendo equilíbrio ao mundo. O problema é que o misterioso ser se encontra desaparecido há décadas, até que dois jovens da nação da água o encontram aprisionado no gelo.

A partir daí, eles deverão partir em uma jornada pelo. O objetivo: ajudar o protagonista Aang a aprender o restante dos elementos e fazer frente ao domínio da nação do fogo.

Avatar: A Lenda de Aang tem três temporadas e está disponível na Netflix!

13. Rick e Morty

Uma série de animação de teor mais adulto, Rick e Morty é um desenho de comédia que retrata uma tradicional família americana. O problema é que o avô Rick é um cientista imoral, que carrega o seu neto Morty por aventuras em reinos interdimensionais e experimentos científicos totalmente malucos.

Em meio a total falta de sentido que a série apresenta, Rick e Morty comenta e critica sobre os elementos mais questionáveis da cultura americana e mundial de maneira bastante escrachada. Além de trazer um balde cheio de referências a obras da cultura pop!

Com cinco temporadas, você pode assistir as quatro primeiras exclusivamente na Netflix!

as animações também figuram entre as melhores séries de sempre

14. Scam 1992: The Harshad Meta Story

A série indiana é inspirada em um livro biográfico sobre o operador de Bolsa de Valores Harsha Meta. O seriado se passa em Bombai durante as décadas de 1980 e 1990.

Sua trama inspirada em eventos reais mostra como o rico operador alavancou o mercado financeiro, mas também como ele o derrubou e entrou em desgraça por conta de fraudes contra o próprio sistema bancário.

Apesar de ser considerada uma das melhores séries de sempre, Scam 1992 não está disponível nos serviços de streaming no país.

a série indiana é uma das mais bem-avaliadas no mundo

15. Família Soprano

Uma série clássica do final da década de 1990 que traz a história do chefe mafioso Tony Soprano. Ficcional, quase toda a história se passa pela perspectiva do mafioso ou de suas sessões de terapia.

Assim como muitas séries e filmes que retratam a vida de crime, Família Soprano não economiza na violência e no uso de humor mórbido para entreter seus fãs. Com seis temporadas, Família Soprano está disponível na íntegra no HBO Go.

família soprano é um clássico entre as séries sobre vida no crime

16. Arremesso Final (The Last Dance)

Apesar de lançada esse ano, a série documental que fala sobre a carreira do astro de basquete Michael Jordan foi bastante aclamada. Em Arremesso Final, podemos ver a ascenção que o Chicago Bulls alcançou na década de 1990, quando o time estava sob a liderança do astro.

Com a presença de diversos técnicos, repórteres esportivos, parentes e jogadores que dividiram a quadra com o lendário atleta, a série documental traz alguns segredos por trás de eventos históricos das quadras naquela época.

Arremesso Final, também conhecido por The Last Dance, é uma série exclusiva da Netflix. Clique no link para assisti-la.

17. O Mundo em Guerra

Como você já viu ao longo desse artigo, não faltam séries que abordam um dos piores períodos da nossa história: a Segunda Grande Guerra. Em maioria ficcionais, algumas séries dessa época também foram distribuídas no formato de documentário.

É o caso de O Mundo em Guerra. Apesar de lançado há cerca de 50 anos — meados da década de 1970 —, a série até hoje é considerada uma das melhores. Em seus 26 episódios, podemos ver a históra completa não apenas do conflito, mas de todos os eventos históricos que nos levaram até ele.

Ou seja, além do período entre 1938 e 1945, vemos também alguns acontecimentos da década de 20 que ajudaram o mundo a chegar a esse ponto. Além disso, também vemos os resultados do pós-guerra, que culminou no período histórico conhecido como Guerra Fria.

Por conta de seu lançamento há muitos anos, O Mundo em Guerra não está disponível nos aplicativos de streaming.

O Mundo em Guerra é uma das melhores séries de sempre por abordar um período histórico de modo aprofundado

18. Vida

Mais um documentário em série do ambientalista David Attenborough, Vida mostra os desafios de sobrevivência da vida selvagem. Além de mostrar a vida terrestre, também podemos ver alguns dos desafios que criaturas dos oceanos passam.

Até mesmo plantas e insetos passam pelas lentes do documentarista, que busca no documentário mostrar como as espécies evoluíram em nossa história recente. Outro ponto que diferencia essa série das demais que mostramos em nossas melhores séries de sempre é que o ambientalista dessa vez não é o narrador.

Quem assume a voz desse documentário é a famosa apresentadora americana Oprah Winfrey. Por outro lado, as cinco temporadas de Vida não estão disponíveis nos principais apps de streaming.

vida é uma das melhores séries documentais e é narrada por Oprah Winfrey

19. Full Metal Alchemist: Brotherhood

O primeiro anime a figurar na lista das melhores séries de sempre, Full Metal Alchemist: Brotherhood nos apresenta a um mundo no qual a alquimia é real. Nele, os irmãos Elric vivem o trauma de terem tentado trazer sua mãe de volta à vida.

O experimento falhou , resultando na perda do corpo inteiro de Alphonse, o caçula. Para sobreviver, sua alma precisou ser presa a uma armadura, o que também custou a perda de uma perna e um braço de Edward, o irmão mais velho.

Jurando encontrar um modo de trazer o corpo de seu irmão mais novo de volta, Edward se torna um alquimista à serviço do exército de seu país. No entanto, suas buscas levarão a uma conspiração dentro do próprio governo, que pode resultar em algo muito maior que sua jornada pessoal.

Não apenas uma das melhores séries de sempre, Full Metal Alchemist: Brotherhood também é um dos melhores animes de sempre. Todos os episódios da animação está disponível na Netflix e no Crunchyroll.

20. A Guerra do Vietnã

Lançada em 2017, essa série documental aborda a polêmica guerra que aconteceu na década de 1960 e marcou americanos e vietnamitas. Com dezenas de depoimentos de pessoas que se envolveram na guerra de alguma maneira — em ambos os lados —, a série cobre todos os eventos que levaram ao seu início e ao seu final, sob todas as óticas possíveis.

Uma série documental curta, A Guerra do Vietnã tem apenas dez episódios, mas não está disponível no Brasil.

21. Sherlock

Estrelada pelos conhecidos atores Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, Sherlock reimagina a história do famoso detetive particular para os tempos modernos. O médico de guerra John Watson retorna como veterano da guerra do Afeganistão após receber um ferimento que o remove do conflito, o obrigando a dividir um apartamento com o detetive.

Ao longo das cinco temporadas da série, vemos histórias clássicas traduzidas para o nosso ambiente e tecnologia atual, mas sem perder o charme e o eterno duelo com seu rival Moriarty. Você pode assistir Sherlock na Netflix!

22. Além da Imaginação (The Twilight Zone)

Talvez um dos seriados mais antigos da nossa lista. Mas como a idade não importa, Além da Imaginação permanece entre as melhores séries de sempre. Também conhecida por seu nome original The Twilight Zone, o seriado traz histórias soltas, cada uma seguindo um tema diferente.

Lançada em 1959, Além da Imaginação coloca humanos convencionais em uma dimensão a parte, onde terão problemas que nunca imaginaram passar. Ultrapassar essas situações com sucesso pode significar prosperidade e felicidade, mas falhar em alcançá-la pode te deixar preso nesse território bizarro para todo o sempre.

Com cinco temporadas, a primeira da série está disponível exclusivamente na Oldflix, especializada em séries antigas.

Além dele, um remake foi lançado com seu nome original em 2019. Com duas temporadas, a versão atual do seriado é exclusiva da Amazon Prime Video.

além da imaginação é conhecida por sua abordagem fora do normal

23. Planeta Humano

Diferente da maioria dos documentários sobre a vida selvagem, Planeta Humano é uma série documental que descreve a nossa relação com a natureza. Na série, podemos ver como diferentes povos se adaptam ao ambiente natural em sua volta.

Por isso, poderemos ver destaques sobre como povos que moram no Ártico, tribos indígenas que moram em meio a floresta e povos do deserto se comportam e se relacionam com suas casas. Planeta Humano não está disponível nos serviços de streaming.

24. Sahsiyet

Essa série criminal turca tem uma das premissas mais interessantes. Diferente de super heróis que colocam máscaras para encarar criminosos, ela acompanha, na verdade, a vida de um viúvo diagnosticado com Alzheimer.

Com a iminência de ter suas memórias removidas por conta da doença, ele decide assassinar criminosos em seus últimos anos. Sua lógica é que, por conta do esquecimento que o Alzheimer provoca, ele sente que fará um serviço à sociedade, mas sem lembrar do remorso causado pelos assassinatos.

Infelizmente, Sahsiyest não está disponível no Brasil.

25. Planeta Azul

A primeira versão de uma das melhores séries de sempre que mencionamos no artigo, Planeta Azul tem como objetivo mostrar a exuberância da vida das criaturas do oceano. Com fotografia impressionante, o documentário mostra a história natural dos oceanos, mostrando como suas criaturas evoluíram para as formas que conhecemos hoje.

Apesar de aclamada e com duas temporadas, Planeta Azul também não está disponível no serviços de streaming brasileiros.

planeta azul é uma das melhores séries de sempre para quem gosta do mar

26. The Beatles Anthology

Se você é fã da banda inglesa mais famosa do mundo, então The Beatles Anthology pode ser uma das melhores séries de sempre. De 1995, o seriado em forma de documentário mostra alguns detalhes da vida e da época na qual os Beatles eram a maior febre musical.

Com clipes e vídeos descrevendo turnês famosas, a série também se preocupa em mostrar um pouco da vida de seus integrantes. Por ser uma série autobiográfica, os próprios integrantes vivos da banda na época da gravação estão presentes.

Ainda assim, The Beatles Anthology não está disponível em apps de streaming no Brasil, como Netflix ou HBO Go.

27. Batman: A Série Animada

Junto a X-Men e Homem-Aranha, Batman: A Série Animada foi uma das séries de animação mais assistidas na década de 1990. Por outro lado, apenas o seriado do Homem-Morcego entrou na lista das melhores séries de sempre.

Trazendo algumas das principais histórias dos quadrinhos para a tela da televisão, a série não se limitou a isso, contando também com sagas originais e exclusivas do desenho. Uma das principais curiosidades da animação é que a Arlequina, hoje uma das personagens mais queridas dos quadrinhos e do cinema, apareceu pela primeira vez aqui.

Batman: A Série Animada estreou na TV em 1992 e atualmente está disponível na Oldflix!

Quais são as melhores séries de sempre para você?

Mesmo que tenha se passado muitos anos, alguns seriados são inesquecíveis e sempre pensamos em assisti-los mais uma vez. Quais são as melhores séries de sempre que gosta de assistir novamente vez ou outra? Comente conosco!





Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo