30 melhores séries de documentário que deve assistir
Nenhum Comentário
30 melhores séries de documentário que deve assistir
30 melhores séries de documentário que deve assistir

30 melhores séries de documentário que deve assistir

Nenhum Comentário

Antes era bem comum ver longas e curtas-metragens de documentários, mas de uns tempos para cá isso mudou um pouco. Agora é bem mais fácil encontrar séries de documentário, o que permite que o assunto seja melhor explorado e tenha mais depoimentos. Afinal, o que era feito em até 2 horas, agora pode ser realizado em diversos episódios de 1 hora de duração para cada um.

Lógico que com tantas séries de documentário sendo lançadas nos últimos anos, até fica complicado de decidir qual assistir em seguida. Para te ajudar a escolher a série com o assunto que mais pode te interessar, nós listamos alguns dos melhores documentários nesse formato.

Caso esteja curioso, é só conferir as nossas sugestões logo abaixo. Aproveite!

1. Bandidos na TV

séries de documentário bandidos

Para abrir a nossa lista de séries de documentário, temos uma obra brasileira. Bandidos na TV mostra o caso de Wallace Souza, um antigo apresentador de um programa policial e político em Manaus.

Basicamente, depois de passar anos denunciando crimes na TV, ele foi acusado de estar envolvido com eles. Cada episódio vai apresentando provas e testemunhos dos dois lados, então é difícil de saber qual a verdade. É claro que isso torna a série perfeita para uma maratona.

2. Investigação criminal

Outra boa adição em nossa lista de séries de documentário é Investigação Criminal. Ela foi iniciada em 2012 e já conta com 7 temporadas que você pode conferir na Netflix sem interrupções.

Para quem não conhece, a série conta os principais casos criminais que já vimos no Brasil. Há muitos casos famosos com detalhes, entrevistas e informações sobre a investigação de cada um.


3. Por Dentro das Prisões mais Severas do Mundo

Sabemos que os presídios abrigam criminosos e que, no Brasil, as condições são abaixo das ideais. Séries como Carcereiros mostram uma parcela dessa realidade, mas ainda é uma obra de ficção.

Por Dentro das Prisões mais Severas do Mundo é uma série documental que viaja o globo e mostra as condições das penitenciárias consideradas as mais perigosas. Honduras, Ucrânia, Colômbia e o próprio Brasil fazem parte de alguns dos episódios.

4. The Staircase

Essa é uma das séries de documentário mais interessantes da nossa lista. Ela teve início em 2001 e só ganhou seu final real em 2018 no serviço de streaming. Ela acompanha o julgamento de Michael Peterson, acusado que matar sua esposa.

Ele sempre jurou inocência, mas acabou passando anos na prisão. É com provas de corrupção por parte de peritos que o caso se reabre e ele tem uma nova chance de se defender.

Apesar de todas as imagens serem reais, a trama é tão cheia de viradas e novidades que fica até parecendo ficção.

5. Making a Murderer

séries de documentário making a murderer

Ser acusado de um crime grave que não cometeu, passar quase 20 anos na prisão, ser liberado e acusado de outro crime pouco depois parece ficção, mas é real. Essa trama absurda é contada em Making a Murderer, uma das primeiras séries Netflix nesse formato de documentário.

Ela conta a história de Steven Avery, que teve o exato destino que contamos acima. Acredite ou não, ele ainda está preso acusado de um assassinato que diz não ter cometido.

6. Don’t Fuck With Cats

Apesar de ser bem difícil de assistir em alguns momentos, essa série pode ser bem gratificante. Nela, acompanhamos um grupo de pessoas querendo descobrir a identidade de um psicopata que matou diversos gatos e postou os vídeos online.

Eles conseguem diversas pistas e temem que ele passe a matar humanos em breve, mas a polícia não dá muita atenção para o caso. É claro que isso muda quando o medo do grupo investigador se concretiza e a morte de um homem é postada na internet.

A série tem apenas 3 episódios, então é bem fácil de assistir de uma vez só. Só não é fácil aguentar a raiva daquele que maltrata tantos animais e ainda tenta se fazer de vítima.

7. Nosso Planeta

Se quiser algo mais a ver o meio ambiente, Nosso Planeta é a nossa sugestão. Esta uma série de oito episódios que fala sobre a relação da humanidade com o planeta Terra.

Cada episódio foca em um ambiente, como florestas, oceanos e áreas geladas. Vale dizer que a série se destaca bastante pelos seus visuais impressionantes.

Fora isso, há um grande foco em mostrar como nós estamos destruindo nosso planeta com ações que nem percebemos.

8. Homecoming

Se você gosta da cantora Beyoncé, precisa assistir Homecoming o quanto antes. Mas de qualquer coisa, vale mencionar que essa série documental não foca simplesmente na vida dela como celebridade.

Em vez disso, o foco é totalmente em seu processo criativo e os bastidores de um de seus maiores shows. Você vê todos os detalhes de como ela produz, coreografa e interpreta em seus espetáculos.

9. As Casas Mais Extraordinárias do Mundo

Aqui está uma série documental para quem gosta de arquitetura e design. Cada episódio nos leva a algum lugar do mundo e uma casa fora do convencional, mostrando como é possível fazer as coisas funcionarem se pensarmos um pouco diferente.

Na primeira temporada, os apresentadores nos levam a projetos em ambientes como floresta, montanha e litoral. Na segunda, visitamos casas em países como Estados Unidos, Espanha e Índia, entre outras.

10. Dope

Essa série traz a logística, produção e consumo de drogas em diversos países. Importante para entender questões relacionadas ao combate, Dope mostra a perspectiva dos envolvidos nessa relação: forças de segurança pública, consumidores e os próprios criminosos.

O documentário roda o mundo, mostrando como essas operações funcionam em países como México, Holanda e Estados Unidos, entre outros.

11. Wild Wild Country

Esse documentário foca no guru Osho Rajneesh e em como ele fundou uma cidade com seus seguidores no meio do deserto dos Estados Unidos. Tudo começou a dar errado quando os habitantes da cidade clandestina entram em conflito com os moradores que já estavam lá.

O ocorrido se transformou em uma espécie de guerra civil, que chegou a depor o governador do pequeno estado, vizinho à Califórnia. Wild Wild Country conta como a cidade surgiu, como ascendeu e terminou.

12. Apenas Cães

Apenas Cães é o documentário perfeito para quem quer algo mais leve e cheia de fofura. Esta série mostra várias histórias emocionantes vividas pelos pequenos animais e seus cuidadores.

Ela também foca bastante na importância da convivência entre humano e animal. Especialmente no impacto que um exerce na vida do outro.

13. A 13° Emenda

A 13° Emenda mostra como o sistema judiciário e prisional americano tem um viés contra a população negra do país, a mais encarcerada. Seu nome faz uma referência à 13° emenda na Constituição do país, que aboliu a escravidão.

Este é definitivamente um documentário importante para entender como muito da estrutura da nossa sociedade ainda é racista e por que isso deve ser combatido.

14. Explicando

Explicando é definitivamente uma das melhores séries de documentário para se aprender sobre coisas novas. A cada episódio, um assunto mais moderno é explicado de diversas formas, o que inlcui até música, sexualidade e nutrição.

O formato em si é muito legal, já que parece mais como um diálogo. Fora isso, cada episódio tem apenas 20 minutos, então é bem fácil de assistir.

15. The Keepers

Se você gosta de assistir séries com bastante suspense e investigação, The Keepers é uma boa pedida. Ele basicamente acompanha o assassinato não solucionado da freira Cathy Cesnik.

Nenhuma agência de segurança ou do governo foi capaz de esclarecer o crime, mas o diretor do documentário vai além das questões tratadas durante o processo, sugerindo que o caso envolvia abuso sexual e uma relação íntima entre a igreja e o Estado.

16. Conversando com um serial killer: Ted Bundy

Lançado pouco antes da chegada do filme estrelado por Zac Efron, Conversando com um serial killer: Ted Bundy fala da vida real do famoso matador em série.

Diferente do filme, que traz uma dramatização da vida e dos casos, o documentário traz a perspectiva do próprio Ted Bundy sobre seus crimes. O documentário traz uma linha do tempo, traçando a história do criminoso antes mesmo que ele cometesse os assassinatos.

O documentário é uma maneira de entender como funciona a mente de um criminoso dessa escala. Ele também traz críticas ao sistema judiciário americano e como isso atrapalhou o caso.

17. One Strange Rock

Para quem quer aprender mais sobre nosso planeta, One Strange Rock é das melhores séries de documentário a se ver. Narrado por Will Smith, ele traz a perspectiva de diversos astronautas que já tiveram a oportunidade de ver o nosso planeta de fora dele.

O documentário conta com incríveis imagens do nosso planeta, tiradas em cerca de 45 países. Você verá diferentes espécies de animais, formações geográficas e todo tipo de estranheza que podemos encontrar na Terra.

18. Brinquedos que Marcaram Época

Brinquedos que Marcaram Época é ótima opção para quem quer sentir uma boa nostalgia. Ela conta a história das principais febres na indústria de brinquedos, com curiosidades sobre termos e produção e táticas de vendas para as crianças da época.

Sabia que os Comandos em Ação eram chamadas action figurespara não ficar parecendo que os pais estavam comprando bonecas para seus filhos homens? E que o desenho do He-Man e dos Transformers foram criados apenas com o propósito de vender brinquedos? Esse é o tipo de coisa que aprenderá em Brinquedos que Marcaram Época!

19. Abstract: the Art of Design

Abstract: the Art of Design fala sobre arte contemporânea e design, conforme seu nome dá a entender.

Ao longo dos episódios, ela nos mostra os diferentes ramos dessa arte, entrevistando especialistas e mostrando seus processos criativos. Ideal para entender melhor sobre o ofício para quem é leigo ou apresentar novas perspectivas sobre como os profissionais podem usar suas ferramentas.

20. World War II in Colour

Se você gosta de história e quer entender um pouco mais sobre a Segunda Grande Guerra, esta é uma ótima série para se ver. Por meio de documentos e imagens raras colorizadas digitalmente, o documentário retrata algumas das estratégias usadas nas batalhas.

A série em 13 episódios mostra alguns dos momentos mais importantes do conflito, como a decisão de Hitler em invadir a Rússia e a entrada dos Estados Unidos na guerra, provocada pelo ataque japonês à base de Pearl Harbor.

21. Chefes do Tráfico

Mesmo que não tenha assistido, você já deve ter ouvido da famosa série Narcos. Seguindo seu sucesso, a Netflix lançou uma série de documentário chamada “Chefes do Tráfico”.

Basicamente, ela explora um pouco de alguns dos maiores traficantes do mundo. É claro que isso inclui Pablo Escobar e seu gigantesco cartel.

22. O Assassino Confesso

O que não falta por aí são séries de documentário sobre assassinos e crimes. Isso é algo que podemos ver até pela quantidade deles em nossa lista de hoje, por exemplo.

No caso de “O Assassino Confesso”, a história é um pouco diferente. Tudo começa normal, com um homem sendo preso e confessando seus assassinatos anteriores.

Ele dá detalhes, nomes, descrições detalhada da aparência das vítimas e tudo o que seria normal para alguém fazendo suas confissões. O problema acontece quando os policiais percebem que são centenas de assassinatos, muitos que ocorreram em pouco tempo e a longas distâncias uns do outros.

É aí que se chega a possibilidade dele estar mentindo. Mas como saberia tantos detalhes corretos dos assassinatos então? É isso que a série se propõe a mostrar.

23. O Desaparecimento de Madeleine McCann

Anos após o sumiço de Madeleine McCann em Portugal, ainda não se sabe o que realmente aconteceu com ela. Ela simplesmente desapareceu à noite durante um período de férias com seus pais.

Essa minissérie aborda o tema e tenta mostrar tudo o que se sabe até hoje do mistério. Infelizmente não há muitas pistas, mas é um bom exemplo de como as coisas ficaram mal explicadas no caso.

24. Conan Without Borders

Quem já assistiu o programa de entrevistas de Conan O’Brien sabe que o apresentador costuma viajar bastante. Nessas viagens, ele costuma fazer diversos vídeos mostrando mais da cultura e pessoas do local.

Tudo é feito com bastante humor, o que torna as viagens ainda mais interessantes. Recentemente, essas viagens foram transformadas em uma série que você pode conferir na Netflix.

25. Na Rota do Dinheiro Sujo

Nossa próxima sugestão é Na Rota do Dinheiro Sujo. Essa série de documentário tem com objetivo mostrar diversos casos de corrupção organizada e corporativa no mundo.

Os episódios cobrem muitas companhias e personalidades famosas, incluindo Donald Trump e o antigo banco HSBC. Dá para acompanhar com detalhes os golpes e a investigação, então é bem interessante.

26. The Royal House of Windsor

Para quem já assistiu a série The Crown, este documentário pode ser bem interessante de se conferir. Ele aborda a vida da família real britânica ao longo das últimas décadas.

São informações bem detalhadas de como a família conseguiu sobreviver no meio de manobras políticas, brigas por poder e rumores. Definitivamente vale a pena para quem queria conhecer mais sobre a monarquia britânica.

27. Rotten

Considerando que a alimentação é uma das coisas mais importantes da nossa vida, é mais do benéfico saber da procedência da comida que ingerimos. Em Rotten, o foco é exatamente esse ao longo de seus episódios.

Ele não foca apenas nos produtos de origem animal, como outros documentários. Seu objetivo é mostrar a maneira que qualquer alimento, mesmo os considerados saudáveis, são tratados e fornecidos até nós.

Só avisamos que você provavelmente não vai querer saber de certos tipos de comida depois de assisti-lo. Pelo menos por algum tempo.

28. Desaparecidos

Como o nome desta série já dá a entender, ela trata de pessoas que desapareceram de alguma maneira. Nós acompanhamos depoimentos e informações fornecidas pelas famílias desses desaparecidos.

Mesmo após anos, esses familiares não desistem e fazem o possível para encontrar seus entes queridos. Apesar de ser um tema bem pesado, é uma das séries de documentários que recomendamos assistir.

29. Ugly Delicious

Aqui temos uma sugestão bem legal para quem gosta de séries relacionadas a comida. Nela, vemos o chefe de cozinha David Chang levando seus amigos para experimentar pratos de culturas bem diferentes.

Como o nome sugere, a aparência dos pratos deixa a desejar bastante, mas o gosto é totalmente o oposto. Vale a pena conferir e ficar com água na boca.

30. Turismo Macabro

Sempre costumamos ver séries de documentário que mostram turismo em lugares diferentes e inusitados. Nesta série que você pode acompanhar na Netflix, o jornalista David Farrier vai além disso.

Ele faz visitas a lugares como lagoas radioativas ou florestas aparentemente assombradas. Tudo isso só dá um toque mais macabro e interessante caso queira assistir.

Gostou das séries de documentário?

Deu para aproveitar a nossa lista para conhecer algumas das melhores séries de documentário que você pode assistir atualmente? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das sugestões.

Também nos diga se há outras séries desse tipo que viu na Netflix ou outro apps para ver filmes e séries que gostaria de ver por aqui.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo