Home Office: 10 dicas para ser produtivo trabalhando em casa no coronavírus
Um Comentário
Home Office: 10 dicas para ser produtivo trabalhando em casa no coronavírus
Home Office: 10 dicas para ser produtivo trabalhando em casa no coronavírus

Home Office: 10 dicas para ser produtivo trabalhando em casa no coronavírus

Um Comentário

Se antes trabalhar em casa como Home Office era comum apenas para algumas profissões, agora é quase algo mandatório para a maioria por causa do coronavírus. Até pela falta de costume, é bem normal que muita gente tenha problemas para se ajustar e para ser produtivo trabalhando em casa.

Por isso, nós separamos algumas dicas valiosas de como você pode ser mais produtivo trabalhando em casa e ganhar dinheiro neste período. São mudanças até que bem simples, mas que fazem toda a diferença. Você pode conferir tudo em detalhes logo abaixo!

1. Planeje seus dias

horários no home office

Antes de qualquer coisa, é bem importante que você planeje seus dias com um pouco de antecedência. Da mesma forma que você faria trabalhando em um escritório, tendo em mente no que trabalharia a cada dia.

Isso pode te ajudar a se concentrar em vez de ficar procurando as tarefas a realizar todos os dias. Você pode fazer isso com aplicativos de agenda e anotações se preferir, algo que torna tudo ainda mais fácil.

2. Liste suas tarefas

Com seus dias mais bem planejados, você também deve listar suas tarefas para cada dia. Não se preocupe necessariamente em realizar todas as tarefas listadas para cada dia, já que uma pode acabar levando mais tempo que outra.

Se for assim, o melhor é simplesmente remarcar a tarefa que sobrou e reorganizar sua agenda. Isso te ajuda a ser mais produtivo e a ter objetivos realistas a cada dia.

3. Tire momentos de descanso

É impossível ser produtivo se ficar focado apenas em trabalhar durante horas seguidas. É importante fazer pequenas pausas para descansar, se alimentar, se hidratar, etc.


Isso não é só importante para se manter saudável, como também ajuda no próprio trabalho. Há problemas e erros que muitas pessoas não conseguem resolver exatamente porque já estão exaustos.

Com um momento de descanso, você pode clarear a cabeça e encontrar soluções que não tinha pensado antes. Caso trabalhe com algo mais criativo, isso também ajuda bastante.

4. Separe a vida profissional da pessoal

Um dos aspectos mais difíceis para quem quer ser produtivo trabalhando em casa é saber separar a vida profissional da pessoal. Como você está no lugar que mora, é fácil de misturar as coisas de diversas maneiras.

Isso inclui fazer tarefas domésticas no meio do expediente, ficar conversando com familiares por muito tempo, etc. Nossa recomendação é que quando estiver trabalhando, esqueça que está em casa.

Não faça nada que não poderia fazer em seu escritório ou local de trabalho. É claro que sempre há exceções para situações mais urgentes, mas é necessário reforçar esse comportamento sempre que possível.

5. Organize seu ambiente de trabalho

como trabalhar em home office

Não há como ser produtivo trabalhando em casa se seu ambiente estiver desorganizado. Afinal, pode até ser mais difícil de encontrar algum arquivo ou documento que precisa em um momento importante.

Isso vale para a sua mesa, suas anotações e até para o computador que usa para trabalhar. Separe um dia para organizar tudo e tente manter as coisas assim sempre que possível.

6. Fique fora das redes sociais

Muita gente que trabalha em casa e não tem algum chefe ou supervisor por perto pode cair no hábito de ficar olhando suas redes sociais. É perfeitamente normal fazer isso nos momentos de pausa, até para ver se não há uma notificação importante.

Só que para ser produtivo trabalhando em casa, sugerimos que evite essa atividade quando estiver focado em uma tarefa. Isso pode te fazer trabalhar mais devagar e até te incentivar a continuar olhando o dia todo.

7. Estabeleça seus horários

Se você não está tendo que acordar em um horário específico para se arrumar e sair para trabalhar, pode ser fácil de realizar suas tarefas em horários estranhos. Não há um problema em fazer isso, mas ainda é importante estabelecer esses horários.

Senão você pode cair no perigo de trabalhar menos ou mais a cada dia sem perceber, sendo bem menos produtivo. Nossa dica é montar uma agenda de horários estável e que só mude quando você realmente precisar.

8. Crie uma rotina

Levando a dica acima mais para frente, sugerimos que você realmente crie uma rotina. Assim como se estivesse trabalhando em um escritório normal, já que isso pode te deixar mais disciplinado e motivado.

Não precisa ser tão rígido, basta seguir a rotina naturalmente e evitar distrações. Quando perceber já estará seguindo seus horários propostos sem ter que ficar checando sua agenda.

9. Não volte ao trabalho em horários de lazer

Outra boa dica para ser produtivo trabalhando em casa é não voltar quando já estiver em um horário de lazer. Muita gente gosta de checar seus emails de trabalho ou de terminar uma tarefa depois do expediente.

Só que isso faz exatamente o que recomendamos evitar, que é separar a vida profissional da pessoal. Se você já acabou seu dia e não há um motivo urgente para voltar ao trabalho, então não faça isso.

Você só ficará mais cansado e possivelmente estressado quando deveria estar descansando para se preparar para o próximo dia. Basicamente, não estará produtivo quando realmente precisar.

É claro que muita gente pode fazer para ganhar uma renda extra no final do mês, mas fora dessas ocasiões, é melhor evitar.

10. Use ferramentas e apps

organizando o home office

Nossa última dica é bem simples: use ferramentas e aplicativos que te ajudem a ser mais produtivo. Há diversos apps desse tipo, seja para organizar seus horários, para listar suas tarefas ou até para te lembrar de fazer pausas.

O importante é que eles realmente podem ser benéficos e devem ser usados sempre que possível. É claro que não é obrigatório, mas é sempre bom experimentar e ver o que funciona com você.

Gostou das dicas para ser produtivo trabalhando em casa?

Deu para aprender mais sobre como ser produtivo trabalhando em casa com as nossas sugestões? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das dicas!

Não deixe também de conferir nosso artigo sobre como usar banco digital. Assim você organiza suas finanças sem sair de casa e sem lidar com burocracia.


Seções:



Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Thaís 27 de julho de 2020 16:13

    Artigo muito bom! ! Quem tem interesse em começar a trabalhar em casa?
    Acesse esse meu link, ensino a mandar currículo para home office :https://bit.ly/DescubracomofaturotodomêsTrabalhandoemCasa

Voltar ao topo