Por que você deve excluir seguidores fantasmas do Instagram?
Por que você deve excluir seguidores fantasmas do Instagram?
Por que você deve excluir seguidores fantasmas do Instagram?

Por que você deve excluir seguidores fantasmas do Instagram?


Então você percebe que seu engajamento diminuiu e que a compra de seguidores não funcionou como você imaginava e agora precisa excluir seguidores fantasmas do seu Instagram? 


como encontrar seguidores fantasmas no Instagram

Pois é, muitas pessoas investem na compra de seguidores e não imaginam o quão mal estão fazendo à própria conta. Mais eficaz seria investir esse dinheiro em impulsionamentos e anúncios focados no interesse do seu público e que gerem mais retornos, não acha?

E se você não entende o porquê desses seguidores prejudicarem tanto a sua conta, dá uma olhada nesse artigo onde te contamos tudo sobre como funciona o algoritmo do Instagram e acompanhe abaixo alguns truques que te farão compreender como melhorar o engajamento sem desperdiçar seu dinheiro.

Antigamente era comum a prática de comprar seguidores, ainda mais por conta dos benefícios que as contas acima de 10.000 seguidores recebiam. Porém atualmente, com os ajustes e o surgimento de boas práticas de otimização na ferramenta, muitas contas precisaram se livrar desses seguidores para evitar punições. 

Então, agora que o estrago já foi feito, como exorcizar esses fantasmas? 

É disso que vamos falar no artigo de hoje, detalhando inicialmente o que são os chamados seguidores fantasmas, os benefícios de removê-los e posteriormente, como fazer isso da forma correta. Sim, estamos falando da melhor maneira porque existem formas de excluir seguidores que podem bloquear o seu perfil. Sabia?

Então acompanhe abaixo nossas orientações de como, e por que motivos, excluir seguidores fantasmas do seu Instagram.

O que são seguidores fantasmas?

Basicamente seguidores fantasmas são contas que te seguem, mas não interagem com seu perfil, ou contas que estão inativas. 

São diversos os motivos para que essas contas estejam inativas no seu Instagram.

Podem ser contas de usuários que não são reais, como bots, por exemplo. Mas podem ser contas criadas para “stalkear” outros perfis, contas de pessoas que você segue para que te sigam de volta, ou contas de pessoas que te seguiam por interesse no seu conteúdo, mas que perderam o interesse e ainda assim continuam te seguindo.

O nome fantasma se dá exatamente por serem contas que permanecem inativas na plataforma, contas que não postam, não curtem e nem compartilham por muito tempo, influenciando assim, a maneira como o algoritmo checa a relevância das contas.

E é por isso que contar com esse tipo de seguidor não é uma boa, afinal se a grande chave de sucesso nas redes é a interação, pra que investir seu dinheiro em perfis que serão somente números e que podem, inclusive, atrapalhar seu crescimento? 

Benefícios de remover os seguidores fantasmas

São inúmeros os benefícios de exterminar esses fantasmas e vamos falar dos três principais abaixo:

  • Aumentar suas interações
  • Melhorar suas ações de marketing e
  • Garantir o fortalecimento da credibilidade da marca 

1. Aumento das Interações

Ter seguidores que não interagem diminui a sua taxa de engajamento. Até aqui, tudo bem, você já deve ter lido e ouvido isso milhares de vezes, mas porque isso é importante?

A taxa de engajamento é importante para determinar a relevância de qualquer página nas redes sociais. Tudo isso porque o baixo engajamento impacta negativamente as ações de publicidade do Instagram. 

Pare e pense comigo, se todos os esforços dos gerenciadores das grandes redes sociais são voltados para manter os usuários dentro das plataformas o máximo de tempo possível, porque uma página com pouco engajamento seria relevante?

E, ainda mais, porque seguidores que não interagem seriam importantes?

Pois é, pensando nisso trouxemos uma fórmula para te ajudar a entender como calcular a sua taxa de engajamento:  

  • Taxa de engajamento: (número de interações / número total de seguidores) * 100

Ou seja, a fórmula depende totalmente da quantidade de curtidas, compartilhamentos e comentários da sua página dividida pela quantidade de seguidores que você possui. 

Ao multiplicar esse resultado por 100, você obterá sua porcentagem, considerando uma publicação específica ou a contagem geral mensal, por exemplo.

E agora que você já conhece o cálculo, pense em como melhorar as postagens da sua página para aumentar as interações e fazer diferença para seu público. Assim, o Instagram passará a entender a importância do seu conteúdo e passará a sugerir suas postagens para não seguidores. 

2. Melhoria nas suas ações de marketing

Apesar de estarmos falando de redes sociais, devemos considerar primeiramente que essas ferramentas são negócios, e negócios precisam de dinheiro para sobreviver.

O Instagram (que faz parte da Meta, antigo Facebook) ganha muito dinheiro através das ações de marketing e dos anúncios das páginas em sua plataforma. E esses anúncios tem maior propensão de serem assertivos quando são baseados em interesses pessoais. Ou seja, os seus interesses são analisados pela ferramenta considerando suas interações em postagens, vídeos, hashtags, etc.

Já percebeu que as novas mudanças no app tem sugerido postagens e páginas por conta de suas interações? Algumas sugestões baseadas em páginas ou conteúdos que você curtiu ou interagiu, como nas imagens abaixo.

excluir seguidores fantasmas Instagram contas sugeridas

Agora imagine como um seguidor fantasma, que não tem interesse em nada, pode atrapalhar a monetização das campanhas exatamente por nunca interagir, somente ficar ali como um número estático.

A falta de interação deles com você, ou com as postagens da sua marca, impactam diretamente a sua visibilidade nos feeds não apenas deles, mas de outros também. E o pior é que isso também se estende às abas Explorar e Pesquisar, onde os usuários são recomendados a postagens engajadas de pessoas que eles não seguem.

E você aí, investindo valores nos impulsionamentos dos seus posts, mas não entendendo o porquê de não ter resultados.

3. Fortalecimento da credibilidade da marca

Quando você está decidindo uma compra de um produto através das redes sociais, qual o seu comportamento de pesquisa?

Sabia que muitas pessoas buscam informações nos perfis das marcas para basear suas decisões? Imagine se essa pessoa começa a perceber que seu perfil tem milhares de seguidores, porém quase nenhuma interação ou, pior ainda, quase nenhum seguidor real.

Será que ela teria confiança na compra do seu produto? 

A credibilidade dos perfis nas redes sociais é muito importante. Ter depoimentos reais e provas sociais, além de seguidores que não sejam fake com certeza serão um ponto positivo na conquista da credibilidade e demonstração da qualidade dos seus produtos ou serviços. 

Sem credibilidade e interações reais, a chance da conversão de vendas da sua empresa é muito menor. E se o que você quer é vender seus produtos e serviços, melhor optar por outras formas de conseguir seguidores.

Como exterminar os fantasmas?

Felizmente existem maneiras de exorcizar esses seguidores e melhorar o engajamento da sua conta. Entretanto, todo cuidado é pouco para que sua conta não seja bloqueada pela plataforma.

Basicamente são 3 formas de excluir os seguidores fantasmas do seu Instagram: manualmente, utilizando as análises da plataforma e com o uso de aplicativos externos.

E, como já comentamos acima, existem dois tipos de seguidores: os bots e as pessoas reais, mas que não interagem.

Dito isso, vamos aos passos para excluir seguidores:

1. Faça você mesmo

Caso sua conta não tenha muitos seguidores, ou você prefira fazer isso de forma manual, atente-se à algumas informações importantes para identificar contas fake:

  • geralmente essas contas não têm foto de perfil;
  • fazem pouca ou nenhuma postagem;
  • possuem baixo engajamento;
  • são identificadas com nomes diferentes dos usuais no seu país;
  • existem há muito tempo e não tem atividades.

Para isso, vá até a sua página do perfil, clique em seguidores e vá rolando a página, identificando os seguidores que se encaixam nos pontos citados acima e clicando em “Remover”.

Instagram excluir seguidores fantasmas

Vale lembrar que existem pessoas que não tem constância nas publicações ou mesmo não completam seus perfis, mas são pessoas reais. Para evitar a exclusão acidental dessas pessoas vale checar cada página individualmente.

Clique em cima do nome do seguidor e será direcionado para o perfil correspondente. Se realmente for um perfil fake, clique nos três pontinhos no canto superior direito da página e selecione “Remover seguidor”.

2. Análises da Plataforma

Para melhorar sua performance e a entrega dos seus conteúdos na plataforma existe uma opção de analisar os seguidores que são reais porém não tem interagido com seu perfil.

Para encontrá-los você poderá utilizar um recurso do próprio Instagram que te mostra as contas de usuários que menos interagiram em suas publicações em um determinado período.

  • Antes de fazer essa análise, confira se o seu aplicativo está atualizado;
  • Agora vá no seu perfil e clique em “Seguindo”;
  • Logo abaixo aparecerá a opção “Com quem teve menos interações”;
  • Clique e faça uma checagem manual de quem poderia excluir.
    excluir seguidores fantasmas do Instagram

Vale também utilizar estratégias mais complexas como montar uma planilha ou lista com os seguidores que mais interagiram com sua conta nos últimos 60 dias e excluir os que não entrarem nessa lista.

DICA: Faça essa checagem e exclusão com calma para que o algoritmo não bloqueie sua conta. Faça em blocos de, no máximo, 30 contas por vez e faça uma pausa entre essa seleção.

3. Aplicativos para excluir seguidores do Instagram

Existe aplicativo pra quase tudo ultimamente, e claro também existem vários apps para te ajudar a excluir seguidores fantasmas do Instagram. Porém aqui fica um alerta: escolha muito bem o aplicativo que você vai optar, pois existem relatos de seguidores que tiveram suas contas banidas por conta da utilização de apps desse tipo.

Outra questão muito importante a considerar é a segurança dos seus dados. Como esses aplicativos utilizam o seu nome de usuário e senha do Instagram, assim que você os entrega, eles obtém acesso aos seus dados e sua conta passa a ficar vulnerável.

E mesmo que você não se incomode com o acesso aos seus dados no Instagram, pare e pense se a senha que você utiliza para esta rede é a mesma utilizada para alguma outra rede social ou até mesmo e-mails e aplicativos, o que pode gerar um risco ainda maior.

Para finalizar, é importante lembrar que um trabalho bem feito nas redes é importante para que você não precise ficar excluindo seguidores constantemente. Elabore um cronograma, planeje seus conteúdos, tenha bem definido quem é a sua persona e o que realmente o seu público busca para ser assertivo nas criações.

Investir em um conteúdo assertivo e bem elaborado, com diversidade de postagens, explorando as ferramentas diversas que a plataforma oferece como Stories para estreitar o relacionamento com o cliente, Reels para trazer novos seguidores e publicações consistentes no feed são fundamentais na construção de um perfil engajado.

Entendeu porque você deve excluir seguidores fantasmas do Instagram?

Compartilhe esse artigo com quem possa se beneficiar do conteúdo e aproveite para ler também:


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo