Descubra como ganhar dinheiro vendendo através do Pinterest
Descubra como ganhar dinheiro vendendo através do Pinterest
Descubra como ganhar dinheiro vendendo através do Pinterest

Descubra como ganhar dinheiro vendendo através do Pinterest


Se você tem um negócio e ainda não explora o Pinterest como uma super ferramenta para aumentar suas vendas e ganhar dinheiro, está perdendo tempo e oportunidade! 


Independente do tamanho da sua empresa, nessa plataforma você tem a oportunidade de crescer organicamente e direcionar o público para o seu site, ajudando sua marca a crescer.

ganhe dinheiro com o Pinterest para empresas

1. Sobre o Pinterest

Criada em 2010, essa rede social de compartilhamento de imagens permite aos usuários a criação de quadros de inspiração, os boards, para armazenamento de fotos relacionadas aos seus interesses.

Essas imagens salvas são chamadas de pins e, é possível organizar diversas pastas, públicas ou privadas, reunindo referências de diferentes assuntos.

Com mais de 440 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, o Pinterest está entre as 15 redes sociais mais usadas no mundo em 2022. No Brasil a rede cresceu mais de 31% em usuários novos só em 2020.

Segundo a Neal Schaffer, 47% das pessoas estão usando a plataforma apenas para pesquisar e comprar novos produtos, mais de 3 vezes o número daqueles que citaram o Facebook ou o Instagram. 

Esses números comprovam o quão indispensável o Pinterest tem se apresentando como opção de gerar novas fontes de tráfego e conversão e, acima de tudo, a importância de ampliar a estratégia da sua marca abrangendo outras redes sociais além de Instagram e WhatsApp.

Ah, e 60% do público na plataforma são mulheres, essa grande força de compra que vem despontando cada dia mais e mais ao redor do mundo. Logo, isso pode explicar os principais temas abordados na plataforma, que estão relacionados aos segmentos de decoração, moda, culinária, arte, estilo de vida e os famosos DYI (do-it-yourself ou faça você mesmo, em português).

De acordo com o Pinterest:

  • 52% dos usuários criam wishlists de produtos de decoração;
  • 49% usam o Pinterest para descobrir espetáculos, filmes e livros para consumir;
  • 46% procuram na rede por acomodações para as suas próximas férias.

O lugar da sua empresa é no Pinterest.

2. Diferenciais do Pinterest

Um dos grandes diferenciais do Pinterest em relação às outras redes sociais é a ausência da funcionalidade “curtir” nas publicações. Tudo isso se deve ao fato da ferramenta ter como objetivo principal o salvamento e compartilhamento das inspirações conforme os interesses dos usuários. 

Sendo assim, sua marca não perde alcance por inserir links nas publicações que levam as pessoas para páginas fora da plataforma. O compartilhamento de referências é uma das propostas do Pinterest e que pode aumentar consideravelmente o número de visitas ao seu site. 

Além disso, toda a experiência é totalmente clicável, facilitando a transformação de navegadores em clientes.

Outra super vantagem do Pinterest está na maneira como o algoritmo funciona. O ponto mais importante está nos interesses dos usuários. Desta forma, o algoritmo desconsidera os dias, horários e frequências de postagens, como nas outras redes, podendo fazer com que seus pins gerem resultados por muitos meses.

E agora que você já entendeu um pouco melhor como funciona o Pinterest, vamos explicar como começar a vender. Preparamos dicas infalíveis para o seu negócio.

3. Como vender?

O primeiro passo para começar a vender é criar a sua conta business gratuita no Pinterest. Com ela você terá acesso a alguns formatos especiais de conteúdos, além de análises personalizadas no Pinterest Analytics e mais.

Mas, se você já tem um cadastro pessoal na plataforma, é possível transformá-lo em uma conta empresarial facilmente.

3.1 Criando sua conta

Para criar uma Conta Business siga os passos abaixo:

  • 1º Passo: Clique nesse link para abrir página do Pinterest Business
  • 2º Passo: No menu superior direito clique em “Faça seu cadastro”
  • 3º Passo: Insira seus dados e crie seu perfil
    criando conta business no Pinterest
  • 4º Passo: Após criar o seu perfil você precisará preencher alguns itens descrevendo sua marca e pronto, já pode criar o seu primeiro Pin.Entretanto, antes de começar a publicar seu primeiro pin, vamos a um passo super importante.

3.2 Vincule sua loja online ao Pinterest

Agora que o seu perfil já está criado, você pode vincular a sua loja ao Pinterest para ter acesso às ferramentas que vamos detalhar ao longo do artigo. 

Durante o preenchimento das informações, insira o endereço do site que usa para vendas nas configurações. Assim, os clientes terão acesso ao seu site de maneira simples e fácil, direto nas informações do seu perfil, sem perder tempo procurando pela sua página no Google.

3.3 Crie e organize pastas de sugestões

Como dissemos anteriormente, as pessoas utilizam o Pinterest em busca de inspiração que tenham relação com seus interesses. Sendo assim, monte painéis temáticos com assuntos do interesse do seu público-alvo, inserindo dicas relevantes e, claro, divulgando seu produto, porém de maneira sútil e, principalmente, de maneira útil.

Se você tem uma doceria, por exemplo, talvez possa criar uma pasta temática, com ideias de temas para festas infantis e casamentos.

Você pode explorar também as datas comemorativas como Dia das Crianças e o Natal, montando sugestões de kits.

ganhar dinheiro com pagina comercial Pinterest

Dê asas à sua criatividade para oferecer conteúdos relevantes.  

3.4 Use os pins de produtos do Pinterest

Os pins de produtos são um recurso disponível para contas comerciais permitindo uma experiência de exibição que vai além das fotos dos produtos. Com esse recurso é possível atualizar algumas informações do site da sua loja no Pinterest: como preço, disponibilidade e estoque. 

Para ter acesso a essa ferramenta será preciso adicionar uma tag do sistema nas páginas de produto do seu e-commerce. A partir disso, o Pinterest conseguirá coletar as informações dos itens diretamente do seu site, atualizando-as automaticamente na plataforma.

As lojas do segmento de modas e decoração têm o Shop The Look, funcionalidade que permite marcar diversos produtos em um mesmo pin, mostrando suas principais informações e o link para a página de compra.

No caso de uma marca de roupas, que compartilha tendências de look, por exemplo, o cliente pode clicar na imagem e facilmente visualizar todos os itens que estão à venda na foto, podendo ser redirecionado para o site para finalizar a compra.

E no início do ano passado, o Pinterest tornou a experiência de compra ainda mais fácil ao introduzir uma nova guia nos resultados da pesquisa. Agora, os itens em estoque podem ser encontrados nessa guia “Loja” dedicada que aparece nos resultados de pesquisa e nos painéis de compras do Pinterest.

3.5 Adicione o botão “pin it” no seu e-commerce 

Quem não gosta de uma divulgação gratuita, não é mesmo? Com o recurso “pin it” os usuários podem compartilhar em suas redes a imagem do seu produto. Uma maravilhosa maneira de divulgar seus produtos e ampliar o alcance da sua marca.

Esse botão entra nas fotos da sua loja, usando a ferramenta “construtor de widget” do Pinterest e inserindo o código HTML gerado no seu site.

Gostou? Ainda tem mais recursos para te ajudar a ganhar dinheiro vendendo através do Pinterest.  

3.6 Crie postagens impressionantes

Tendo em vista que a plataforma é totalmente visual e baseada em imagens, a qualidade das fotos que você publica é um fator fundamental para que suas fotos sejam salvas e estejam no mural dos clientes.

Deixe de lado as imagens em baixa resolução ou aquelas tiradas da internet e invista em fotografias originais de seus produtos em belos ambientes. 

Entretanto, é importante se atentar às dimensões: o recomendado é criar pins na proporção de 1000 x 1500 pixels, nos formatos .jpg ou .png e com tamanho de até 32 MB.

3.7 Faça boas descrições utilizando SEO

Voce já deve ter ouvido sobre o SEO e o quanto ele é importante como motor de busca do Google. O SEO,  Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) é o conjunto de técnicas usadas para alcançar bom posicionamento de uma página, gerando tráfego orgânico. 

E já que o Pinterest é uma plataforma focada em imagens, você deve estar se perguntando como otimizar as pesquisas pelo seu produto, certo? 

Essa é uma sacada muito importante: investindo nas palavras-chave relevantes que sejam específicas para seus negócios e produtos, mas também alinhadas com o que seu público-alvo está procurando. 

Depois de definir suas palavras-chave, fique atento à esses campos-chave para otimizar seus conteúdos:

  • Título dos pins: um dos campos mais importantes para inserir palavras e aparecer em vários resultados de pesquisa relevantes – maximizando suas oportunidades de exposição! Limite de 100 caracteres.
  • Descrição dos pins: neste espaço você pode incluir até 500 caracteres, mas dê atenção especial aos primeiros 50-60 caracteres, pois é mais provável que eles apareçam nos feeds das pessoas.
  • Quadros: organizar seu perfil em painéis, aumentará a capacidade de descoberta dos Pins hospedados em cada quadro. 

Dica importante: embora não exista um manual definitivo, os Pins de alto tráfego tendem a incluir entre 5 a 10 palavras-chave e 3 a 5 hashtags!

4. Ideias de Pins

Agora vamos falar sobre alguns pontos importantes na criação dos seus pins. Mas antes, vale lembrar que redes sociais são lugares onde as pessoas buscam conexão e interação.

Portanto, ficar apenas expondo seus produtos, como uma vitrine, pode acabar não sendo tão relevante. Aproveite para interagir com outras contas e participar ativamente na plataforma.

Compartilhar conteúdos de outras marcas que estejam em consonância com os valores da sua marca só tem a agregar. Dê dicas, comente, responda comentários e integre-se às comunidades relevantes do seu nicho.

E, quando for criar seus conteúdos, leve em consideração:

  • criar pins compartilháveis, ou seja, focar nas soluções e inserir as informações mais importantes na arte para que possa ser facilmente compartilhada.
  • elaborar pins orientados ao estilo de vida, reforçando a conexão com seu público e contextualizando seus produtos ou serviços.
  • pensar na criação de pins de vídeo pois além de serem mais atrativos, geralmente aparecem no topo das páginas de resultados, o que sugere que o algoritmo do Pinterest pode dar um impulso extra valioso ao conteúdo de vídeo.
  • o senso de comunidade: essa busca por tribos e comunidades pode ser uma porta maravilhosa pra expansão do seu negócio. Crie um quadro com conteúdos gerados pelos usuários e incentive-os a compartilhar suas considerações sobre seus produtos. Outra forma de gerar o senso de comunidade é criar quadros em grupo, com influencers, criadores de conteúdo e, até mesmo, outras marcas.

Pense nisso e insira, constantemente, cada uma dessas estratégias na página do seu negócio para ganhar dinheiro vendendo através do Pinterest!

5. Pinterest Analytics

Chegou o momento de analisar as métricas dos seus conteúdos e tirar vantagem dessa ferramenta, o Pinterest Analytics.

Você terá acesso à informações valiosas e muito mais amplas, ao contrário do que você encontra em outras redes sociais. São três abas de análise: Visão Geral, Informação do público e Conversion Insights.

Pinterest Analytics

Na Visão Geral você terá acesso às informações abaixo e pode: 

  • Filtrar os resultados: use o painel de filtro no lado esquerdo da tela para ver seu conteúdo por período, conta(s) conectada(s), dispositivo, idade, gênero, fonte do tipo de conteúdo, formato e dados
  • Exibir os Pins ou as pastas principais: deslize para ver o Pin ou a pasta principal classificada por impressões, engajamentos, cliques no Pin, cliques de saída ou pins salvos
  • Exportar seus dados: clique em Exportar no canto superior direito para exportar um instantâneo dos filtros de dados selecionados em um arquivo CSV

Além disso, as métricas que você pode encontrar são muitas:

  • impressões
  • engajamentos
  • cliques no pin
  • cliques de saída
  • taxa de cliques de saída
  • visualizações do vídeo
  • tempo médio de reprodução
  • pins salvos
  • taxa de cliques no pin
  • reproduzido até 95%
  • tempo total de reprodução
  • visualizações de 10 segundos
  • taxa de engajamento
  • taxa de pins salvos
  • público total
  • público engajado total
  • público total mensal
  • público engajado total mensal
  • visualizações mensais

Outra métrica muito relevante é o “Informações do Público” que te mostrará os dados demográficos do seu público, como idade, sexo e localização, bem como as categorias e interesses mais populares para o seu público. 

No “Conversion Insights” você verá o impacto total do seu conteúdo pago e orgânico para aumentar as visitas às páginas, as adições ao carrinho e as finalizações da compra. Será possível, inclusive, identificar os Pins com mais conversões e transformar seus Pins orgânicos de melhor desempenho em anúncios para aumentar as conversões.de vendas.

Por fim, fica aqui uma ressalva importante a ser analisada: quais são as métricas que realmente importam para o seu negócio? Existem tantas informações acessíveis no Pinterest Analytics que você vai precisar entender quais têm maior relevância para sua marca e focar nelas para criar conteúdos.

Atualmente você já pode, inclusive, anunciar na plataforma. Quer saber como? Vamos falar disso no próximo tópico.

6. Invista em anúncios do Pinterest

Com o Pinterest Ads você poderá impulsionar suas vendas e ganhar ainda mais dinheiro com o Pinterest.

Os anúncios na plataforma são normalmente como quaisquer outros Pins, exceto que foram patrocinados para receber exposição extra em resultados de pesquisa relevantes. Por exemplo, se um usuário pesquisa regularmente por inspiração de beleza ou bem-estar, é provável que anúncios relacionados a esses tópicos apareçam em seu feed.

Cada formato de anúncio é projetado para atender aos principais objetivos da campanha, que o Pinterest divide em cinco categorias: Conhecimento da marca, Visualizações de vídeo, Tráfego, Conversões e Vendas de catálogos.

São 05 tipos de anúncios que você pode realizar na plataforma. São eles:

  • Pin padrão: arquivo formato .PNG ou .JPEG, Proporção ideal: 2:3, tamanho máximo do arquivo: 10 MB
  • Carrossel: 2 a 5 imagens em PNG ou JPEG, tamanho máximo 32 MB por imagem, proporção: 1:1 ou 2:3. 
  • Pin de vídeo: arquivos em .mp4, .mov ou .m4v, até 2 GB, mínimo 4 segundos e máximo 15 minutos,  quadrados (1:1) ou verticais (2:3, 9:16).
  • Pins de Compras que são extremamente valiosos para as marcas, pois podem ser carregados com detalhes do produto, você pode marcar de 4 a 6 pontos em uma imagem, vinculando cada ponto à página da Web do produto exato.
  • Pin de instalação de aplicativos: vinculados a qualquer URL de aplicativo da Apple Store ou Google Play e, sempre que alguém clica em um Pin de aplicativo, pode baixar o aplicativo vinculado sem precisar sair do Pinterest.

Lembre-se que, pode até parecer um pouco complicado no início, mas os anúncios são uma das melhores maneiras de aumentar seu público e impulsionar as vendas na plataforma!

Pronto para ganhar dinheiro vendendo através do Pinterest?

Conta pra gente se já conhecia e, até mesmo, se já utiliza a plataforma para alavancar suas vendas.

E aproveite para entender melhor sobre e-commerce, marketplace ou redes sociais: como fazer vendas online?


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo