6 tendências de marketing do Instagram para 2022
6 tendências de marketing do Instagram para 2022
6 tendências de marketing do Instagram para 2022

6 tendências de marketing do Instagram para 2022


As mudanças na plataforma tem acontecido de forma galopante, mas você sabe quais são as 6 tendências de marketing do Instagram que você precisa conhecer em 2022 para sair na frente?


Pensando em você, resolvemos reunir as maiores novidades e algumas dicas de como utilizá-las da melhor forma.

Antes de mais nada, se você tem uma marca presente nas redes ou trabalha com mídias sociais, então fique com a gente que essas recomendações são pra você!

Aproveite para conhecer também os 10 fatos sobre o algoritmo que você precisa saber.

Apesar de todas as inclusões e ajustes já conhecidos, em 2022, criadores e desenvolvedores terão muitas surpresas.

E um universo de possibilidades!

Vamos à elas:

1. Os 3 tipos de Feed 

Eventualmente já liberada para algumas contas, essa atualização do Instagram traz a possibilidade de escolher entre feeds cronológicos e favoritos. 

A previsão é de que, até o final do primeiro semestre, todas as contas já estejam com o acesso liberado às 03 abas.

tendencias marketing instagram 2022

Veja abaixo os detalhes sobre cada uma delas:

  • Home ou Página  Inicial: muito parecida com o feed que conhecemos atualmente. Nesta aba você encontrará publicações de contas que você já segue e contas recomendadas pela plataforma. Ainda assim, aqui é o algoritmo que comanda o que aparece para você.
  • Following ou Seguindo: nesse feed aparecerão, em ordem cronológica, somente as contas que você segue.
  • Favorites ou Favoritos: neste espaço você poderá favoritar contas que achar importantes e, somente elas, aparecerão para você. Aqui podem entrar as contas frequentemente acessadas como as de parentes, amigos, personalidades preferidas, como você desejar. 

2. Vídeos em foco

Da mesma forma que vimos as abas do IGTV e do feed se fundirem em 2021, o alto consumo de vídeos pode trazer opções mais simplificadas para um feed mais unificado neste ano.

Na verdade, já vimos relatos de que o Instagram está testando um feed vertical do Instagram Stories, muito parecido com o Reels, como na imagem abaixo:

tendencias marketing instagram 2022

Fique de olhos atentos às oportunidades que essa tendência pode trazer pra você!

3. Comercialização de compras e produtos por criadores de conteúdo

Entre as principais tendências de marketing do Instagram para 2022 está uma super novidade: o “programa de afiliados de criadores nativos”.

Criado para incentivar e facilitar o retorno financeiro dos influenciadores, sejam eles grandes ou não.  

O programa de afiliados possibilitará que criadores recebam comissões de maneira justa, e muito menos burocrática, no momento de compartilhar as recomendações e de venderem produtos em nome de marcas. 

Essa super tendência de marketing não vem sozinha, o Instagram está pronto para disponibilizar o “Creator Shops” para mais usuários na plataforma.

O “Creator Shops” é semelhante a uma loja para ajudar influenciadores a utilizar a plataforma de maneira eficaz.

Em outras palavras, um novo destino para influenciadores e criadores mostrarem produtos que amam enquanto ganham comissão pelas vendas que inspiram.

Portanto conseguimos perceber que as compras lideradas pelos criadores estão prestes a se tornar ainda mais populares, não é mesmo?

4. A ascensão das personalidades da marca

O foco da rede se tornou, primordialmente, o social!

Longe de ser somente uma plataforma de fotos, como inicialmente, o aplicativo focou em algo muito mais impactante nesse momento: comunidade e conversa!

E o que isso significa para as marcas?

Significa que é hora de mostrar sua personalidade, seus valores e abraçar as tendências do marketing no Instagram para 2022. 

Formar tribos, trazer à tona suas crenças e estar cada vez mais presente, de forma criativa e diferenciada em Stories e Reels.

Dessa forma você será capaz de gerar um senso de comunidade com seus seguidores, fortalecendo ainda mais a conexão e o relacionamento entre sua marca e seu público.

5. Supremacia dos memes em vídeo 

Divertir, fazer relações engraçadas com a rotina e manter a atenção dos seguidores por mais tempo nas suas publicações: é isso que os memes em vídeos podem trazer para o seu perfil.

Essa é uma super tendência de marketing para as contas do Instagram em 2022. 

Com o foco do algoritmo nos vídeos, a propensão de sucesso e viralizações com memes em vídeo é enorme.

E aqui entra, por fim, a sua capacidade criativa de entreter e educar através das ferramentas.

6. Novos e aprimorados recursos de envolvimento da comunidade 

Recursos de interação como adesivos, emojis, figurinhas são um grande diferencial do Instagram.

Uma das mais recentes criações, a figurinha “use a sua”, ainda em alta, veio para nos mostrar toda a capacidade da criatividade dos desenvolvedores na busca pelas inter-relações.

A plataforma sempre foi pioneira nos relacionamentos e interatividade com os seguidores e em 2022 não será diferente!

Prevemos que os adesivos de engajamento (como o adesivo de pergunta) entrarão no bate-papo do Reels.

Além disso, prevemos que as respostas aos comentários se tornarão mais envolventes e interativas, com a capacidade de responder por meio de um vídeo ou uma nota de voz. 

Todas essas tendências de marketing do Instagram que você precisa conhecer para 2022 logo estarão à disposição dos usuários e você, que acompanha nossas publicações, já está na frente!

Curtiu conhecer as tendências?

Com todos os conhecimentos das possibilidades e recursos chegou a sua vez de colocar a mão na massa.

Primeiramente, comece a testar fazer reels criativos, em seguida interaja nos Stories de maneira a fortalecer a sua comunidade ainda mais.

Criar envolvimento com sua tribo sempre de olho nas tendências e de olho nos nichos mais lucrativos do Instagram  pode trazer, como resultado, mais seguidores, mais clientes e mais vendas.

Aproveite e conta pra gente qual recurso que vem por aí você mais gostou?


Por Equipe Apptuts



Voltar ao topo