Como usar o Reels de forma profissional
Como usar o Reels de forma profissional
Como usar o Reels de forma profissional

Como usar o Reels de forma profissional


Se você precisa entender melhor sobre o conteúdo do Reels esse artigo irá te mostrar o melhor guia de como usar o Reels de forma profissional, entendendo sobre a ferramenta e como acompanhar as principais tendências.


Portanto, se quer criar um conteúdo sólido e atrativo, fique atento pois esse artigo foi feito para esclarecer todas as suas dúvidas.

Leia também: Como ganhar dinheiro no Reels

A maioria dos usuários do Instagram já sabem que garantir um bom posicionamento é essencial para manter a constância entre os seguidores.

Dentro de inúmeras estratégias para produzir um bom conteúdo atrativo, com certeza podemos apostar nos famosos Reels.

Composto por variadas formas, e várias ferramentas, o Reels se tornou um marco nas redes sociais.

 

Mas por que usar Reels orgânico do Instagram?

Comparando aos Stories, os vídeos no Reels tem uma duração maior, podem chegar até 60 segundos de duração.

E o que destaca o Reels é que ele possui uma “complexidade” maior para produção de conteúdo em comparação a outras ferramentas.

Nele conseguimos ter mais possibilidade de conectar os seguidores uns com os outros através das variadas funções, tais como: telas divididas (remixar), efeitos de tela verde entre outros.

E desde que foi lançado, a entrega orgânica desse recurso começou a ser uma forte prioridade do Instagram, por isso, ao usar essa ferramenta você faz com que o seu perfil entre em destaque.

Mas se você ainda tem dúvidas de como usar o Reels de forma profissional, não se preocupe, abaixo irá encontrar mais informações.

Anúncios no Reels

Há pouco tempo, o Instagram começou a incluir anúncios dentro da ferramenta de vídeos

Mas não podemos esquecer que o Reels ainda é dominado por conteúdo orgânico.

Não importa o motivo ou estratégia que você use para fazer o marketing no Instagram, os Reels são elementos chaves, que farão toda a diferença dentro do seu conteúdo.

O que faz ele se destacar das publicações ou Stories, é que ele alcança muito mais pessoas que ainda não seguem você.

Portanto, mesmo que a ferramenta ajude você atingir um novo público, é importante ficar atento as tendências, permitindo que sua marca se evolva nas novidades.

Se envolva com seus vídeos

Caso você não saiba por onde começar com os Reels, faça uma pesquisa e descubra qual a melhor forma de começar a criar seus vídeos

É comum notar que os vídeos do Reels são muito cativantes e interativos, o que os tornam o contrário de outros tipos de publicações do Instagram.

Por exemplo, as marcas ultimamente não só fazem a apresentação dos produtos, mas usam todos os meios para ter um melhor desempenho e atrair ainda mais novos clientes

E para que tenham o sucesso e consigam bons resultados, elas se envolvem e usam formatos de áudios ou memes que estão em tendência.

Portanto, se envolver com os seus vídeos, é uma das melhores dicas dentro do guia do Reels profissional.

Anote a dica: se você estiver assistindo aos Reels que estão passando no seu feed e notar que o vídeo é uma tendência e que pode te gerar bons resultados, toque no nome do áudio na parte inferior da tela. Isso abrirá uma lista de outros clipes que usam a mesma música.

Assista a alguns deles para ter uma noção exata do que está em alta dentro do meme antes de criar sua própria versão.

 

Escolha um conceito de vídeo para o seu Reels

Dentro de todas as nossas dicas de como usar o Reels de forma profissional, algo muito importante a ser entendido são os diferentes elementos dessa ferramenta.

Dentro do Reels existem muitas mais informações embutidas em cada vídeo do que você imagina, bem como dicas úteis para criar seu próprio conteúdo.

Qualquer publicação que você faça nas suas redes sociais precisam ter um propósito.

Você precisa saber o que deseja alcançar através dos seus conteúdos, sejam curtidas, novos seguidores, compartilhamentos, mais engajamento ou comentários.

Portanto, entender todos os seus desejos, e descobrir quais são os seus objetivos é o primeiro passo para para definir que tipo de Reels deseja criar.

E se você deseja que seus seguidores e até mesmo os que não são, cliquem em seus links de compras, seus vídeos devem promover seus produtos.

Se você precisa aumentar as visualizações dentro do seu perfil, ou melhorar sua gama de seguidores, então você pode envolver uma história, dando início a qualquer série que deixe qualquer um com expectativa.

Precisa causar curiosidade e fazendo com que as pessoas voltem a acessar seu perfil mais vezes.

O que se torna uma ótima opção, é você se inspirar em conteúdos vizinhos que se tornaram populares e se inspirar neles.

Quando percebemos que um determinado estilo de áudio ou vídeo se tornou um conteúdo viral no Instagram, você tem a oportunidade de aderir à tendência e se beneficiar do alto número de visualizações e respostas.

Dica profissional: Você pode acessar a conta @creators no Instagram, lá você terá publicações em resumos semanais de tendências populares para os Reels, incluindo dicas sobre como participar.

 

Comece a gravar seus vídeos no Reels do Instagram

Após fazer a definição de como será o conceito para os seus vídeos, é hora de começar a gravar.

Talvez você ainda não conheça todas as ferramentas que estão à sua disposição, então veja como é simples iniciar a sua jornada.

Existem três maneiras de começar a criar um Reels:

  • Toque no ícone “+” na parte superior da tela inicial e selecione Reels.
  • Toque no ícone da câmera no canto superior direito de um vídeo existente. Esta opção solicitará que você use o áudio do vídeo original.
  • Escolha Remix no menu de opções em um vídeo existente. Esta opção criará uma tela dividida onde você pode reagir ao rolo original na câmera; por exemplo, responder a perguntas ou desmascarar afirmações incorretas.
  • Seus vídeos podem ter até 60 segundos de duração e você pode definir quanto tempo deseja tocando no círculo com “15” escrito no lado esquerdo da tela de gravação.
  • Se você quer um vídeo com mais aventuras, poderá acelerar a reprodução de duas ou três vezes mais da velocidade de gravação.
  • Você também tem a opção de diminuir a velocidade do vídeo para 0,3 ou 0,5 vezes sua velocidade original, tocando no botão 1x na lista de opções.

 

Um dos recursos do Reels é conseguir alterar o layout do vídeo para fazer a divisão de tela, podendo gravar dois vídeos de forma separada, mas  que serão reproduzidos um ao lado do outro.

E, se estiver gravando sem ajuda de alguém, você consegue habilitar a função do cronômetro, que automaticamente a ferramenta irá  iniciar e pare de gravar o vídeo.

 

Não esqueça do áudio no seu Reels

Há algumas alternativas sobre a gravação de Reels que ainda precisamos rever, e para que você entenda ainda mais sobre como usar o Reels de forma profissional, vamos te explicar em mais detalhes.

A primeira etapa importante a ser incluída no seu Reels é o Áudio.

O que torna seu vídeo ainda mais interessante é o áudio, e é o que destaca o Reels das demais formas de vídeo no Instagram.

O áudio do seu vídeo pode se encaixar como um meme em si, a partir dele o contexto para seus vídeos é adicionando uma forma de humor, emoção ou qualquer outro sentimento.

Dentro dessa ferramenta, você pode contar com várias opções para escolher o áudio do Reels:

  • Gravar seu próprio áudio original enquanto estiver filmando.
  • Pesquisar músicas na biblioteca de áudio do Instagram
  • Usar o áudio de um Reels já existente é bastante comum.
  • Gravar uma narração original para seu Reels pode ser ainda mais atrativo.

Para pesquisar música no Instagram, basta tocar no botão Áudio na tela de gravação.

A partir desse ponto você irá encontrar várias faixas das músicas que estão em tendência, poderá pesquisar por faixas específicas e até mesmo marcar seus favoritos deslizando para a esquerda em uma faixa.

Mas é importante sempre lembrar de que as músicas que estão disponíveis para contas comerciais do Instagram se diferem do que é oferecido para contas pessoais.

As contas comerciais conseguem escolher em um catálogo de músicas sem direitos autorais.

Da mesma forma, se você gostou de uma música já existente em um vídeo, é só tocar no nome da música e, em seguida, tocar em Salvar Áudio para adicioná-lo aos seus favoritos.

Entretanto, caso você queira adicionar uma narração no seu vídeo, basta tocar em Visualizar para ir para a próxima tela e em seguida, tocar no ícone do microfone para gravar sua narração.

Além de tudo isso, você também pode usar a tela de visualização para misturar o áudio da câmera e as faixas de fundo.

Para isso, toque no ícone de áudio na parte superior da tela de visualização para acessar esta opção.

 

Figurinhas e filtros

Dentro dos seus vídeos no Reels também é possível aplicar figurinhas, filtros ou qualquer outro efeito especial.

Assim como nos Stories, ou em outros vídeos dentro do Instagram, os vídeos do Reels contam com essa alternativa para personalizar os vídeos e deixá-los mais atrativos

Você pode aplicar vários efeitos em seus Reels, para fazê-los parecerem mais brilhantes, brincar com divertidos efeitos de realidade aumentada e impressionar seus seguidores com suas edições especiais.

Dentro dessa ferramenta, existem duas principais formas para começar a editar seus Reels.

Primeiro, você pode tocar no ícone da varinha mágica na tela de gravação, isso irá controlar o quanto o Instagram terá que suavizar ou retificar sua imagem.

usar o Reels de forma profissional

A partir daqui, você vai conseguir fazer pesquisas sobre os efeitos específicos, visualizar seus efeitos salvos ou classificar por categorias, incluindo filtros de tendência e aparência.

Você também pode tocar em efeitos específicos para ver exemplos em ação, ver mais de seus criadores, salvar um efeito ou compartilhar com amigos.

Assim como alguns áudios, os filtros também acabam se tornando memes automaticamente

Você conseguirá adicionar efeitos da tela de visualização usando o mesmo ícone de três estrelas.

Também terá a possibilidade de poder adicionar todos os efeitos especiais com os quais está acostumado nos Stories, como Gifs, figurinhas e texto.

usar o Reels de forma profissional

O que também não deixa de ser importante é que você pode adicionar legendas automáticas aos seus vídeos, o que é facilita a acessibilidade.

Se houver algum discurso em seu Reels, é importante incluir as legendas,  e para usar este recurso, toque no ícone do adesivo, selecione as legendas e o Instagram fará o resto!

Dica profissional: além de melhorar a acessibilidade ao seu perfil, as legendas também são úteis para pessoas que tenham problemas auditivos ou até mesmo quem prefira assistir os filmes sem som.

 

Adicione tags e texto

Depois de ter explorado todas as opções da ferramenta em processo de gravação, é hora de postar seu Reels.

A tela final irá te mostrar se tudo está perfeito antes de clicar para fazer a publicação.

Sempre confira se tudo está certo, isso é essencial para garantir que seus vídeos alcancem muitos usuários.

Não pule a parte das legendas, as tags de localização, hashtags e menções, porque todas essas ferramentas são primordiais para o algoritmo do Instagram.

usar o Reels de forma profissional

Você também consegue colocar seus Reels já publicados em seu Feed principal.

Portanto, se você tenha gravado o seu vídeo com um áudio original, não se esqueça nomeá-lo.

Você só tem uma chance com isso, então, se postar seu vídeo sem alterar o nome automático, você não conseguirá editar depois.

 

Conclusão

O Reels é uma forma divertida e criativa para compartilhar seus vídeos no Instagram.

Embora as publicações do feed e Stories ainda sejam formas preferidas por alguns usuários para representar a marca, os Reels também se tornou uma ótima alternativa

Você pode encaixar as seguintes alternativas dentro do seu processo de criação:

  • Tente envolver seu negócio com os memes que estão em alta na plataforma.
  • Crie vídeos educacionais e informativos.
  • Não se esqueça de responder as perguntas de seus seguidores.
  • Se precisar abordar um tema muito longo, use os Stories e divida-os por etapas.

Todas essas dicas ajudam você a atingir um público muito mais amplo do que as postagens de feed padrão e Stories.

Mas lembre-se sempre, aplique tudo de acordo com o seu público, estude sua persona e desenvolva tudo pensando nela.

 

Gostou de aprender como usar o Reels de forma profissional?

E aí, conseguiu acompanhar nosso guia de como usar o Reels de forma profissional? Se você gostou desse artigo, deixe nos comentários a sua opinião e se ficou com alguma dúvida.


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo