Revelado o segredo de como crescer no Instagram com o TikTok
Revelado o segredo de como crescer no Instagram com o TikTok
Revelado o segredo de como crescer no Instagram com o TikTok

Revelado o segredo de como crescer no Instagram com o TikTok


Você sabe como utilizar alguns recursos simples para crescer seu perfil do Instagram utilizando sua conta do TikTok?


É isso mesmo, esqueça as rivalidades entre as duas plataformas, há diversas maneiras de unir as duas ferramentas, tanto para aumentar o número de seguidores no seu perfil do Instagram, quanto o seu engajamento em ambas as redes sociais.

como aumentar seguidores no Instagram usando TikTok

O algoritmo do TikTok  funciona diferente do algoritmo do Instagram e, por isso, é uma excelente ferramenta para filtrar seu público ideal e direcioná-lo para um conteúdo mais denso no seu perfil do Instagram. Se quiser saber mais sobre como funciona o algoritmo do TikTok, leia esse artigo.

Grandes marcas têm utilizado essa grande sacada, de unir as duas plataformas, mesclando ou complementando os conteúdos para ampliar suas redes e atingir diversos seguidores. 

Vamos detalhar abaixo as principais formas de crescer no Instagram utilizando seu perfil do TikTok, começando pela conexão das contas e depois esmiuçando detalhes sobre conteúdos. 

1. Como crescer no Instagram utilizando o TikTok?

A relação entre o seu número de seguidores e o número de visualizações dos seus conteúdos nem sempre acontece na mesma proporção, certo? E essa é uma das grandes oportunidades pra você crescer sua página do Instagram. 

Com as dicas de como utilizar o algoritmo do TikTok a seu favor – que deixamos no artigo citado acima – e uma boa dose de criatividade junto com as top maneiras citadas abaixo, com certeza você vai arrasar nas suas contas.

São essas as 7 maneiras que vamos esclarecer neste artigo:

  • Conectando o Instagram ao TikTok
  • Promovendo o conteúdo do Instagram
  • Conteúdos diferenciados no Instagram e TikTok?
  • Sendo consistente
  • Explorando a biografia do TikTok
  • Promovendo um sorteio do Instagram
  • Criando conteúdo envolvente

Preparado para entender e arrasar? Então vamos à elas.

2. Conectando o Instagram ao TikTok

A primeira coisa a fazer é integrar sua conta do Instagram ao seu perfil do TikTok, desta forma você facilita as buscas dos seguidores para te encontrarem na outra plataforma. 

No seu perfil do TikTok o ícone do Instagram fica visível, sendo possível clicar nele, e isso e válido para todas as contas. 

Quer saber como fazer isso em três passos rápidos? 

  • Passo 1: No seu perfil do TikTok clique em “editar perfil”
  • Passo 2: Clique em “Instagram” e adicione o @ da sua página
  • Passo 3: Conecte sua conta e pronto!
    como aumentar seguidores Instagram usando TikTok

3. Promovendo o conteúdo do Instagram

Já ouviu falar em Storytelling?

Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando recursos audiovisuais. Muito utilizada no marketing, ela ajuda a promover seu negócio e vender seus serviços de forma indireta, com caráter persuasivo. E você pode utilizar essa técnica para aumentar seu público.

Comece uma grande história, que chame a atenção e prenda seus seguidores no TikTok. Depois prometa a finalização do seu vídeo, a surpresa final, no seu perfil do Instagram e você certamente conseguirá novos acessos. 

Basta utilizar estrategicamente todos os maravilhosos recursos de vídeos rápidos que o TikTok oferece, despertando a curiosidade ou o desejo do público e entregar, no seu Instagram, a sua promessa de uma forma surpreendente.

Essa é uma forma inteligente e infalível de engajar seu público!

Por exemplo, se você é um arquiteto ou designer de interiores pode começar o vídeo com os bastidores de um projeto seu, mostrando as etapas de uma forma envolvente e, ao final, direcionar seu público para conferir as fotos do projeto finalizado no seu perfil do Instagram.

E, se você utilizar o recurso da etapa número 2, acima, com certeza vai facilitar esse caminho.

Agora preste atenção que vai aqui um lembrete importante: seu perfil no Instagram precisa estar bem organizado, com um visual atrativo para que as pessoas que cheguem à sua página decidam que vale a pena segui-la ali também.

4. Conteúdos diferenciados no Instagram e TikTok?

Muito se fala a respeito dos tipos de conteúdos que são mais consumidos em cada plataforma, certo? Tudo isso tem uma relação com o perfil dos seguidores e o que eles buscam em cada rede. Faixa etária, anseios, localidade são alguns dos fatores importantes a analisar.  

Pensando nisso, caso você ofereça conteúdos diferentes no Instagram e TikTok, vale muito a pena deixar isso bem à mostra nos seus perfis. Assim, seus seguidores saberão que podem consumir conteúdos diferenciados em cada uma das plataformas.

Eles podem ter acesso a um lado seu mais divertido no TikTok, por exemplo, com dancinhas e challenges, mas podem ter acesso a conteúdos mais densos e profundos no perfil do Instagram, como carrosséis, Lives e IGTVs.

E, se você produz os mesmos conteúdos para ambas as plataformas, deixamos aqui uma reflexão: será que não seria interessante criar conteúdos com algumas diferenças que possam atrair seguidores para as duas redes elevando o alcance da marca?

5. Sendo consistente

Como falamos acima, muitos seguidores que curtem seus conteúdos no TikTok podem querer conhecer mais da sua marca e seguirem sua página também no Instagram, certo?

E, para facilitar ainda mais a localização do seu perfil nas duas redes, procure utilizar, visualmente, as mesmas informações. Foto do perfil e nome de usuário iguais nas duas plataformas têm maior chance de sucesso!

O seu novo seguidor poderá ficar em dúvida se aquela é, realmente, a sua página caso encontre muitas informações distintas.

Deixe claro seus objetivos, a descrição da sua marca, sua paleta de cores e a maneira de se comunicar em toda mensagem que você passa através de vídeos e postagens.

Consistência gera confiança e confiança fortalece a marca, mesmo que os conteúdos não sejam os mesmos.

Voltamos sempre à mesma história da boa e velha Coca-Cola. Se você olhar pra uma latinha vermelha, mesmo que não veja o escrito nela, com certeza absoluta pensaria que é uma Coca-Cola.

Com a sua marca é a mesma coisa, quanto mais consistentes forem as suas apresentações  do conteúdos em relação às cores utilizadas, elementos presentes, tipos de fontes e a linguagem apresentado, maior a probabilidade do reconhecimento.

Use isso a seu favor!

6. Explorando a biografia do TikTok

No item acima falamos sobre constância e padrão, certo? Tudo isso faz parte de um conjunto pra trazer clareza para seus seguidores. E, uma das partes mais estratégicas do Instagram, a biografia, também é um ponto super importante no TikTok quando falamos sobre clareza.

Esse espaço diz aos seus seguidores quem é você e o que eles podem esperar do seu perfil. São 80 caracteres, isso mesmo, menos da metade dos caracteres da bio do Instagram (que atualmente permite 150 caracteres), que podem te ajudar a divulgar seu produto.

Veja esses 5 passos de como otimizar sua bio para o TikTok.

Além disso, explorar esse espaço é uma ótima oportunidade de direcionar as pessoas para seu perfil do Instagram. Sabe como? Inserindo um link na sua bio, entretanto este recurso somente está disponível para contas comerciais.

Veja mais detalhes de como inserir um link na sua biografia do TikTok clicando neste link.

7. Promovendo um sorteio do Instagram

Os sorteios são outra grande oportunidade de levar seus seguidores do TikTok para o Instagram. Como a ferramenta possui um algoritmo que trabalha com foco nos interesses dos seguidores, a possibilidade de vídeos de sorteio engajarem, com as hashtags certas, é gigante!

As pessoas adoram ganhar brindes, entretanto vale refletir de que forma fará esse sorteio e quais serão as etapas a serem cumpridas para participação de todos, sempre visando seguidores que permanecerão fiéis mesmo após a finalização do concurso. Vale pensar exatamente o que você vai sortear, algo bem específico pro seu nicho, para não encher de seguidores somente no período da ação promocional e, posteriormente, voltar a cair o número de seguidores.

Pense taticamente e coloque um CTA (Call to Action = chamada pra ação) na legenda do seu vídeo direcionando as pessoas para o seu perfil do Instagram. Aproveite e crie também um link na bio com essa mesma estratégia de direcionamento, reforçando seu marketing.

8. Criando conteúdo envolvente

Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre a produção de um conteúdo focado no público-alvo corretoNão adianta nada seguir todos os passos acima e não ter consistência e um bom conteúdo para manter o interesse das pessoas. 

Ser original, trazer a sua forma de enxergar determinado assunto, ensinar truques e dicas que geralmente você compartilha com clientes e amigos, usando sempre de bom humor e sendo dinâmico é o que vai manter as pessoas ligadas nas suas publicações. E, melhor ainda, vai tornar seu conteúdo único e compartilhável!

O TikTok é a rede de vídeos rápidos com maior possibilidade de viralização. Sendo assim, criar um bom conteúdo nessa rede e direcionar para o Instagram, que te permite uma maior mobilidade de estilos de conteúdo – como posts estáticos, Stories, carrossel, Reels, lives, etc – é uma atitude muito assertiva.

Vale a pena demandar um tempo de planejamento dos conteúdos para cada rede e trabalhar para ter a sua persona bem definida. O foco das grandes marcas é gerar conexão com seu público, postando com uma grande diversidade de formatos, porém com a clareza de quem é a real persona do seu negócio. Afinal, você não quer apenas números, né?

Pronto para crescer seus seguidores no Instagram através do TikTok?

Essas duas grandes plataformas, atualmente, estão no Top 10 das redes sociais mais usadas em 2022.  Dedique seu tempo e invista nas melhores!

Depois conta aqui pra gente se você utiliza alguma outra técnica para crescer seus seguidores do Instagram, com ferramentas do TikTok ou de alguma outra rede.

E, se quiser saber mais de algum conteúdo, compartilhe abaixo conosco. Será um prazer ajudar!


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo