Como anunciar no LinkedIn?
Como anunciar no LinkedIn?
Como anunciar no LinkedIn?

Como anunciar no LinkedIn?


Anunciar no LinkedIn Ads pode ser um excelente – e certeiro – investimento devido aos públicos personalizados. Justamente por ser uma plataforma voltada ao perfil profissional, diariamente novos usuários acessam essa rede e, o que é melhor, inserem ali uma enorme quantidade de informações categorizadas.


anunciar no linkedIn é um bom negocio

Informações que, muito provavelmente, são verdadeiras – afinal mentir no perfil  profissional pode custar o futuro emprego.

E esta é uma das grandes chaves do sucesso dos anúncios nesta rede. É possível filtrar o seu público alvo considerando itens como cargo, ocupação, setor de atuação, formação acadêmica, além dos dados demográficos e pessoais.

Isso significa que entender melhor como funciona anunciar no LinkedIn com certeza vai elevar o nível das suas campanhas de marketing, aumentando o alcance da sua marca. 

O crescimento da plataforma vem ampliando o poder de criadores de conteúdo e empresas através das novas e aprimoradas ferramentas do próprio LinkedIn. Setorizando ainda mais os conteúdos e, consequentemente, os públicos.

Além disso, ter a sua marca circulando entre os melhores tomadores de decisão do país é um excelente negócio, não acha?

Por este motivo vamos te mostrar hoje como anunciar no LinkedIn. Primeiramente vamos te contar um pouco sobre como o LinkedIn Ads funciona e o porque anunciar no LinkedIn. Depois vamos te guiar no passo a passo dentro da ferramenta.

Vem com a gente!

Entendendo o LinkedIn

Antes de começarmos a detalhar o funcionamento do gerenciador de anúncios, vale ressaltar que o LinkedIn é, hoje, uma rede que conta com mais de 51 milhões de usuários no Brasil. 

Essa rede permite que você reforce, e crie, conexões profissionais com empresas e outros usuários. É um ambiente propício para o networking com troca de contatos e opiniões sobre o ambiente corporativo com pessoas influentes nas mais diversas áreas.

Tem sido cada vez mais comum a utilização dessa rede por instituições, como um dos critérios na seleção de candidatos para vagas, bem como para muitos usuários que agora podem observar as empresas com valores parecidos com os seus, em busca da vaga ideal.

Analisar a atuação do profissional, e das empresas, em uma plataforma como essa é interessante para ambas as partes e pode ser tornar um grande trunfo.

Assim, para usuários em busca de vagas, pode ser um material de estudo que complemente o seu currículo, antes de ser enviado. Para empresas, pode ser uma porta de análise de posicionamento e postura dos futuros candidatos.

Por este motivo, as postagens nesta rede são mais formais e um tanto diferentes das redes vizinhas como Instagram, Facebook e TikTok.

Resumindo, o foco no LinkedIn é a carreira, a posição no mercado de trabalho. E como sua empresa pode se beneficiar disso nos anúncios?

O que é o LinkedIn Ads?

O LinkedIn Ads é a plataforma desta rede social, voltada para o gerenciamento dos anúncios. E se a sua empresa não explora esse recurso, pode estar perdendo inúmeras possibilidades de negócios.

Isso porque os anúncios nesta rede podem ser investimentos assertivos, levando a marca para um público personalizado de forma segmentada, com possibilidade de excelentes retornos.

Esse gerenciador permite um maior controle sobre todas as suas campanhas e ações a partir de diferentes formatos e modelos. Assim, além do seu conteúdo orgânico, você poderá se aproximar da sua audiência através de campanhas mais precisas.

Veja também: Como crescer o seu negócio no LinkedIn

Por que anunciar no LinkedIn?

A máxima “dividir para conquistar” pode ser usada para explicar a importância de veicular seus anúncios não somente no Facebook e Google. Diversificar as plataformas com certeza vai pulverizar o nome da sua marca e, em uma rede como o LinkedIn, vai trazer o direcionamento focado em um público mais definido.

Dentro do LinkedIn você encontrará um perfil de mais de 63 milhões de tomadores de decisão, o que é um fator considerável, não acha?

E, por mais que esses valores não cheguem perto dos números de usuários das outras redes, veicular seus anúncios no LinkedIn traz a chance de se comunicar com pessoas que criam oportunidades de negócio e que podem fortalecer sua marca!

Além disso, os usuários do LinkedIn compartilham informações muito importantes, como: 

  • Localização
  • Posição (cargo)
  • Experiências de trabalho
  • Habilidades
  • e muitas outras

E, mesmo que em outras redes algumas dessas informações também estejam disponíveis, nem sempre são verdadeiras.

Porém em uma rede onde os relacionamentos profissionais são o foco, muitos usuários atualizam essas informações constantemente. E esses dados são excelentes para selecionar o melhor público.

Outra questão super interessante é que, para o B2B (business to business) as segmentações podem ser bem poderosas. Os leads estão muito mais qualificados, já que os usuários estão conectados no meio empresarial. O que significa que os anúncios são melhor direcionados.

Então agora prepare-se para entender como você poderá anunciar sua marca usando o LinkedIn.

Como anunciar no LinkedIn?

Para iniciar o processo de anunciar no LinkedIn é preciso ter uma página corporativa na rede social.

Para criar uma você pode acessar esse artigo: saiba como usar o LinkedIn para o Seu Negócio . Você vai encontrar o passo a passo detalhado de como abrir uma Company Page.

Resumidamente, você pode criar um página dentro da sua página pessoal, mas também pode criar a sua LinkedIn Page direto na página principal da ferramenta, a partir  deste link.

Ao abrir a página abaixo, selecione o tipo de página que deseja criar e dê início ao processo.

crie sua linkedIn Page para anunciar

Entretanto, caso já tenha um perfil pessoal, você pode entrar no seu perfil e, no menu superior esquerdo clicar em “Soluções”. Role até o final da página e depois selecione “Criar LinkedIn Page”.

Siga o processo que será solicitado, completando o perfil com todas as informações pedidas.

Quanto mais detalhes relevantes você inserir, melhor para sua marca (se precisar, veja os detalhes da criação desta página neste link)

Menu – iniciando o processo para anunciar no LinkedIn

Agora que você já tem uma Company Page, o primeiro passo na criação dos anúncios do LinkedIn é acessar a área de Anúncios e, você pode fazer isso de duas formas:

abrindo conta de anuncios LinkedIn

Agora é seguir o processo para Criação do seu Gerenciador, dando um nome para sua conta, inserindo a moeda da cobrança dos valores (perceba que não será possível alterar essa moeda posteriormente) e vinculando a sua LinkedIn Page conforme solicitado.

Criando conta de anuncios no LinkedIn

Clique em “Aceitar e criar conta” e pronto.

Gerenciador de anúncios

Com o seu Gerenciador de Anúncios criado, chegou a hora de criar a primeira campanha.

Objetivo da Campanha

O primeiro passo é definir o objetivo da sua campanha. No menu lateral esquerdo, selecione “Seleção de Objetivos”.

como criar  conta de anuncios no LinkedIn

Existem três tipos de objetivo. Cada um desse objetivos é importante para facilitar o trabalho de direcionamento das ações das campanhas.

  • Consciência;
  • Consideração;
  • Conversões

Passando o mouse por cima de cada opção você terá um descritivo sobre aquele objetivo específico. Veja o que mais se enquadra com sua necessidade nesse momento e pronto.

Público

Agora que o objetivo foi definido, partimos para a definição do seu público. Lembrando que um dos diferenciais do LinkedIn Ads está nessa segmentação do público. Então quanto maior o seu conhecimento do perfil do seu cliente ideal, melhor serão seus resultados.

OBS: Nesta etapa é possível, também, excluir um público com quem você não deseja se comunicar. Vá acompanhando, na lateral direita da tela, os resultados previstos conforme sua segmentação vai sendo ajustada.

definindo publico na conta de anuncios do linkedin

Na lupa de “Pesquisar” você pode segmentar o seu público. São diversas opções de segmentação que você poderá escolher.

Veja algumas das mais específicas:

  • Nome da empresa;
  • Setor da empresa;
  • Tamanho da empresa;
  • Cargo: escolha livre de palavras relacionadas a cargos como diretor, CEO, coordenadora, reitor, analista, etc.
  • Função: uma lista pré-determinada de áreas de atuação dentro de uma empresa;
  • Nível de experiência: em qual “escala” na hierarquia corporativa o usuário está tais como cargos de gerência ou proprietários de empresas;
  • Instituições de ensino e Área de estudo;
  • Diplomas: graduações definidas pelo LinkedIn tais como MBAs;
  • Competências do usuário: habilidades que são marcadas por amigos do usuário tais como capacidade em questões técnicas e comportamentais;
  • Grupos do usuário;
  • Anos de experiência.

E, mais abaixo nesse painel “Quem é o seu público-alvo?” você poderá usar campanhas Look-a-like, Retargeting, Visualização de vídeos, e outras opções para melhorar a performance das suas camapanhas.

Formato do Anúncio do LinkedIn

Assim como o Facebook, no LinkedIn Ads também é possível criar diversos tipos de formatos de anúncios, conforme o que for atingir melhor o seu público.

As opções vão desde um post no feed, vídeos e opções como os “anúncios em texto” que vão aparecer em destaque no menu lateral ou superior do LinkedIn.

formato de anuncios no linkedin

Então preste atenção aos detalhes de cada formato. Alguns deles, por exemplo, só serão exibidos em computadores. Outra questão importante é que, em alguns formatos sua marca precisa ter uma Company Page.

Orçamento

A próxima etapa é a definição do orçamento da sua campanha e o custo por clique (CPC), que seria a cobrança cada vez que alguém clica no seu anúncio, ou pagar por 1000 impressões (CPM). 

Você definirá, na primeira seleção, o orçamento (diário, total, ou diário e total) e depois definirá os valores máximos , como um guia para a plataforma.

Terminado por aqui, salve suas informações e, partimos para a próxima etapa, inserir a arte e a legenda.

Inserindo sua arte e legenda

Nesta próxima janela, insira as informações a respeito da sua marca, do seu produto.

Quanto mais detalhadas e certeiras forem, melhor será a conversão. Então estruture muito bem a sua legenda, lembre-se de colocar informações detalhadas e chamativas a respeito do produto.

E claro, no final, faça aquela linda CTA (chamada pra ação) direcionando o usuário a tomar a atitude que você gostaria, como clicar no link para saber mais, ou para receber o e-book, etc.

Capriche também na arte. Existem muitas dicas incríveis, mesmo que você não seja um design. O Canva e o Figma são excelentes plataformas gratuitas para você arrasar na criação dos seus posts e vídeos.

Veja também: 10 aplicativos para facilitar o trabalho de Designer: conheça

Pagamento

A etapa final antes de publicar sua campanha é fornecer detalhes de pagamento. Insira e salve dados de cartão de débito ou crédito, e sua campanha entrará em um processo de avaliação antes do lançamento.

Monitoramento e análise

Agora que a sua campanha está no ar, uma coisa muito importante é analisar constantemente as métricas de conversão do anúncio. Assim você conseguirá entender o que tem dado certo e onde melhorar.

Acompanhe o andamento dos anúncios pelo painel do LinkedIn.

Dicas finais sobre como anunciar no LinkedIn

Por fim, algumas sacadas muito importantes que você precisa manter em mente quando estamos falando de anunciar no LinkedIn:

  • Como  os valores do Custo por Cliques nesta plataforma costumam ser um pouco maiores do que os valores do Facebook, por exemplo, ficar atento aos detalhes é de suma importância para garantir que os valores investidos estão sendo bem empregados.
  • Caso ainda não esteja acostumado com essas métricas e não tenha muito domínio de anúncios, cuidado com seu orçamento. Ideal é colocar uma limitação de valores, evitando que o investimento seja muito além do esperado. 
  • Públicos grandes, acima de milhões de usuários, podem te dar um alerta de segmentação ampla demais. Reveja os detalhes de público e categorize bem para investir de maneira mais assertiva. 

Pronto para anunciar no LinkedIn?

Se você gostou desse artigo, compartilhe com aquele amigo que tem uma empresa ou que precisa entrar nesse mercado promissor que o LinkedIn oferece.

Aproveite e veja também:


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo