Como pesquisar campanhas de anúncios dos concorrentes no Facebook e Instagram
Como pesquisar campanhas de anúncios dos concorrentes no Facebook e Instagram
Como pesquisar campanhas de anúncios dos concorrentes no Facebook e Instagram

Como pesquisar campanhas de anúncios dos concorrentes no Facebook e Instagram


Anúncios são essenciais para empresas atualmente e, se você está procurando formas de melhorar os seus, saiba que pesquisar campanhas de anúncios dos concorrentes é uma ótima pedida.


Através da Biblioteca de Anúncios Meta você pode descobrir muitas informações a respeito de como os concorrentes estão anunciando, desde a segmentação, até os canais utilizados, bem como os criativos utilizados e outras informações importantes a serem consideradas.

como encontrar campanhas de anuncios de concorrentes Facebook e Instagram

Neste artigo descreveremos algumas dessas informações para te ajudar a melhorar suas pesquisas e identificar melhores estratégias, pesquisando as campanhas de outros perfis. 

Pesquisando anúncios

Através da Biblioteca de Anúncios Meta você pode visualizar os anúncios ativos de qualquer empresa, desde os seus concorrentes até grandes marcas para poder se espelhar.

Isso mesmo, muitos dados ficam ali, disponíveis para qualquer pessoa acessar, com várias informações muito úteis para suas campanhas.

Abaixo trouxemos uma lista de coisas que você pode aprender acessando e observando a Biblioteca de Anúncios Meta.

6 coisas que você pode aprender acessando a Biblioteca de Anúncios

Diversos detalhes importantes podem ser acessados apenas clicando no botão “Ver detalhes do anúncio” em qualquer anúncio da biblioteca.

Vamos à eles.

1. Como seus concorrentes estão divulgando seus serviços

Promoções, ofertas e descontos das campanhas de anúncios dos seus concorrentes, no Facebook e Instagram, podem ser descobertas acessando a Biblioteca de Anúncios Meta.

Ali você poderá acessar as informações do que está sendo veiculado e de que forma essas promoções estão sendo aplicadas.

Assim você pode estruturar suas ofertas, checar se vale a pena oferecer um desconto ou uma promoção temporária, por exemplo.  

Com essas informações em mãos fica mais fácil planejar a estrutura de suas ações de marketing. Será que vale considerar algum outro canal de veiculação de promoções e ofertas? Vai que, de repente, seus concorrentes estejam captando informações de contato dos clientes, como uma lista de e-mails e telefones, por exemplo. Será interessante trabalhar nesse segmento? 

2. Quais as plataformas utilizadas pelos concorrentes

Como falamos acima, além de perceber a forma de captação e divulgação das ofertas, com a Biblioteca de Anúncios você tem acesso às plataformas de veiculação dos anúncios.

Será que o foco dos concorrentes ou marcas do seu segmento está no Facebook? No Instagram? Ou talvez no Messenger ou até mesmo no Audience Network?

Existem algumas possibilidades de chegar até os seus possíveis clientes e observar como os anunciantes do seu segmento desmembram suas campanhas, em quais canais mantém o foco, pode ser muito interessante.

Assim você pode optar pelos melhores direcionamentos.

3. Chamadas para ação que convertem

Outro ponto para aprender com a concorrência são as famosas CTA’s (call to action). As Chamadas para Ação são recursos fundamentais nos anúncios. Quanto mais claras e específicas, maior a probabilidade de cliques dos clientes. 

Talvez você utilize sempre as mesmas, então dar aquela espiada no que há de diferente no mercado e aprender com as possíveis CTA’s espalhadas por aí pode te render bons cliques. 

Além disso, você pode aprender muito com bons títulos e legendas.

Vale investir seu tempo ali!

4. Para onde estão direcionando o tráfego?

Fica difícil saber qual o destino do direcionando dos anúncios, se estão sendo direcionados para o site da empresa, para o WhatsApp, para um formulário de pesquisa. Isso porque essas páginas de destino nem sempre aparecem nas pesquisas.

Porém, na Biblioteca de Anúncios você pode clicar no link do anúncio e checar o destino da campanha. Assim, você poderá entender a construção do funil de vendas dos concorrentes e estipular quais serão as suas melhores estratégias de vendas.

5. Tipos de criativos que estão sendo utilizados

Design das artes, vídeos, carrosséis, através da Biblioteca de Anúncios você poderá pesquisar todos os formatos das campanhas de anúncios dos seus concorrentes. 

É possível usar essas ideias para se basear e criar diferentes tipos de criativos e diferentes formatos ou durações de vídeos, Stories, Reels e muitos outros insights que melhorem o desempenho das suas campanhas.

6. Será que seus concorrentes estão colaborando com parceiros?

Em alta recentemente, muitas marcas têm se unido à parceiros para divulgar seus produtos. Será que seus concorrentes, e até mesmo marcas com nichos similares ao seu, tem utilizado este recurso?

De que forma? Quem são os possíveis parceiros? 

Na Biblioteca de Anúncios, as duas organizações são exibidas na parte superior do anúncio. Dessa forma você pode usar essas informações para gerar ideias de parceiros ou influenciadores interessantes para melhorar os resultados das campanhas do seu negócio.

Como acessar a Biblioteca de Anúncios

São três formas diferentes para que você possa acessar a biblioteca e vamos te explicar abaixo cada uma delas, dando ênfase a tudo o que você pode explorar em cada uma.

1. Procure um concorrente no Facebook

Para encontrar os anúncios através de um concorrente no Facebook, primeiramente abra seu aplicativo do Face ou acesse através do seu computador.

Vá até a página da marca que você gostaria de saber mais e role para baixo, até ver o painel “Transparência da página” e clique em “Ver tudo”.

Role a página até embaixo e procure por “Anúncios nesta página”, clique  em “Ir para a Biblioteca de Anúncios” para começar a navegar.

biblioteca de anúncios como encontrar anuncio concorrentes

Ali você terá acesso a todos os anúncios ativos desta empresa, em ordem cronológica.

Mas também é possível filtrar sua pesquisa por: idioma, plataforma, tipo de mídia, impressões por data e palavra-chave.

2. Encontre um concorrente com o aplicativo do Instagram

A segunda forma de encontrar um concorrente é através de um anúncio da marca, que fique visível no seu feed. 

Ali você poderá clicar nos três pontos no canto superior direito do anúncio e selecionar “Sobre os anúncios do Instagram”.

Depois role um pouco pra baixo e clique em “Sobre os anúncios do Instagram na Biblioteca de anúncios” e novamente em “Biblioteca de anúncios” que está em azul.

biblioteca de anúncios como encontrar anuncio concorrentes

Caso você queira pesquisar por um perfil específico, busque pela conta tocando no ícone de lupa na barra inferior do aplicativo para acessar a guia Explorar. Digite na barra de pesquisa o nome do perfil e toque para visitar a conta.

No perfil da conta, toque nos três pontos no canto superior direito. Selecione “Sobre esta conta” no menu que aparece para você.

Caso haja anúncios ativos, você verá a opção “Anúncios ativos” com um link em azul para visitar a Meta Ad Library, ou seja a Biblioteca de anúncios Meta.

biblioteca de anúncios como encontrar anuncio concorrentes

3. Pesquise por palavras-chave na Biblioteca de Anúncios

A última opção para pesquisar as campanhas de anúncios dos concorrentes no Facebook e Instagram é acessar diretamente o site da Meta Ad Library, em www.facebook.com/ads/library/.

Na barra de pesquisas da biblioteca, insira o nome da empresa para iniciar a pesquisa.

Também é possível digitar uma palavra-chave na barra de pesquisas. Assim, você pode buscar por um tópico ou nicho específico, por exemplo.

Agora que você conheceu as três maneiras de pesquisar na biblioteca de anúncios, vamos falar sobre como obter relatórios detalhados para concorrentes em categorias de anúncios especiais.

Categorias de anúncios especiais

Grande parte das vezes, a biblioteca mostrará apenas os anúncios que estão ativos, aparecendo até 24 horas após a primeira impressão. Assim que são concluídos, ou pausados, eles desaparecem da biblioteca de anúncios.

Porém existe uma exceção a essa regra, que são os anúncios especiais que estejam relacionados às categorias como: Questões Sociais, Eleições ou Políticas da Meta. 

Esses anúncios permanecem ativos por até 7 anos para que possam ser pesquisados e encontrados mesmo após o término das campanhas.

Para visualizá-los, utilize a barra de pesquisa, como mostramos acima e selecione no menu suspenso, no canto esquerdo: “Temas, eleições ou política”.

anúncios especiais biblioteca de anuncios

Você verá que os anúncios pausados ou concluídos mostram o status como inativo. 

Outros podem incluir uma nota de que o anúncio foi executado sem um aviso de categoria especial, e isto significa que a ferramenta removeu o anúncio.

Como acessar os relatórios da biblioteca de meta anúncios

Há também a possibilidade de gerar relatórios para comparar os anunciantes dessa categoria especial, o que pode ser bem interessante, especialmente em ano eleitoral.

Você pode gerar os relatórios clicando no botão “Relatório da Biblioteca de Anúncios” no menu superior direito ou acessando esse link:  www.facebook.com/ads/library/report/ .

Em “Controle de gastos”, você poderá pesquisar dados de anúncios sobre temas sociais, eleições ou política, acessando os totais de gastos em geral, gastos por anunciantes específicos e dados de gastos por localização geográfica.

O que você pode aprender com os relatórios da biblioteca de anúncios Meta

Esta categoria, ao contrário dos anúncios comuns de Facebook e Instagram, exige que os dados estejam disponíveis para consultas públicas.

Os dados fornecidos são bem mais detalhados, também. O botão “Ver Detalhes do Resumo” pode te fornecer dados como:

  • O valor total gasto no anúncio
  • Quantas impressões o anúncio gerou
  • Quem viu os anúncios, incluindo discriminações por idade e sexo
  • Onde as pessoas viram os anúncios, incluindo estados, regiões ou países

Caso deseje, você pode ter uma ideia de orçamentos investidos de acordo com cada perfil de público, perfil demográfico e, até mesmo, de tipos de anúncios para comparar com suas metas e estratégias.

Aprendendo mais sobre segmentação de anúncios

Outra maneira de aprender um pouco mais sobre a segmentação dos anúncios, sem acessar os anúncios especiais, é através do seu feed do Facebook e Instagram.

Essa opção pode ser muito útil na hora e ter ideias de como alcançar melhor o seu público-alvo.

Só tem uma questão a ser ressaltada aqui, como essa abordagem fica na dependência do trabalho do algoritmo, não há fórmulas para uma pesquisa.

É um trabalho de busca por conhecimento e entendimento da persona do seu negócio.

Você pode ir aprendendo algumas coisas clicando nos anúncios que aparecem no seu feed, nos três pontinhos e depois na opção “Porque estou vendo esse anúncio”. Ali estarão alguns parâmetros da segmentação utilizada.

segmentação de anúncios

E o que você pode aprender com isso? 

Na grande maioria dos casos, os parâmetros são bem abrangentes, como sua idade e localização. E isso pode não ser exatamente o que você precisa, porém em alguns momentos, talvez as segmentações apareçam mais detalhadas, como alguns tipos de interesses do público. 

segmentação de anúncios

Então, com essas segmentações, talvez suas ideias do tipo de público para suas campanhas possa ir se expandindo.

Existem formas de segmentar com por exemplo, por similaridades com os clientes da marca, ou com interesses em comum, e até mesmo através de listas carregadas com dados dos seus clientes ou prospects que já estiveram interessados em seus produtos, ou que baixaram seu e-book.

Concluindo, há inúmeras formas de aprender a pesquisar e aprender com as campanhas de anúncios dos seus concorrentes no Facebook e Instagram.

O ponto principal é ter a certeza de quem é o seu cliente, qual a persona do seu negócio para então criar campanhas com todos esses dados acima integrados.

Outra coisa super importante a considerar é que algumas empresas podem não estar anunciando no Facebook e Instagram, mas isso não significa que não estão anunciando em lugar nenhum.

Existem diversas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a analisar outros canais para investir em anúncios. Dá para comparar seu site com sites concorrentes, por exemplo, e assim melhorar a forma de investir nas suas campanhas e trazer mais clientes para seu negócio.

Vale a pena pesquisar quais canais funcionam melhor para o seu nicho. Entender como seus concorrentes anunciam é uma excelente forma de aprender, ajustar e testar novas estratégias e orçamentos em cada plataforma. 

Entendeu como pesquisar campanhas de anúncios dos concorrentes no Facebook e Instagram?

Então compartilhe esse artigo com alguém que possa se interessar e aproveite alguns conteúdos relacionados que podem te ajudar a aumentar suas vendas:

 


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo