Como usar os grupos do Facebook para expandir seus negócios
Como usar os grupos do Facebook para expandir seus negócios
Como usar os grupos do Facebook para expandir seus negócios

Como usar os grupos do Facebook para expandir seus negócios


Há quem diga que o Facebook está ultrapassado e, com isso, acaba menosprezando algumas ferramentas muito potentes para expandir os seus negócios, como é o caso dos Grupos de Facebook.


Essas comunidades alcançam milhares de usuários e conectam pessoas com interesses em comum. Através dos grupos há muitas oportunidades de melhorar o relacionamento com seus clientes e, inclusive, divulgar os seus serviços para um público realmente interessado.

Grandes marcas também investem em ter suas páginas no Facebook, pois elas são uma enorme oportunidade de divulgação e uma excelente ferramenta de marketing, e elas estão ali, só esperando para serem aproveitadas por você! 

Ultimamente tem se tornado cada vez mais difícil engajar e aumentar a visibilidade das páginas de forma orgânica, considerando as mudanças constantes dos algoritmos. Neste sentido, os grupos do Facebook são um excelente recurso para melhorar suas estratégias.

Veja também nosso artigo sobre as estratégicas de marketing no Facebook para 2022.

Porém agora, sem demoras, acompanhe abaixo essas super dicas de como explorar essa ferramenta poderosa!

1. O que são os Grupos do Facebook?

A explicação para essa pergunta vem de uma forma simples e clara, grupos são comunidades. 

Essas comunidades giram em torno de um tema, uma ideia, uma causa e são os melhores lugares para incentivar as conversas e as trocas entre os membros. 

Além disso, os Grupos podem ser afiliados de uma página do Facebook, então você pode criar um grupo dentro da sua página, seja ela pessoal ou comercial, explorando seus contatos e incentivando as trocas e interações entre as pessoas.

Embora somente administradores de páginas possam criá-las para empresas, qualquer pessoa pode criar um Grupo do Facebook.

Vale a pena, inclusive, checar se já existe alguma página criada por um fã e/ou cliente fiel, com o nome da sua marca e pedir para participar. Neste caso, aproveite para ser bem ativo no grupo contribuindo com postagens, respondendo dúvidas e perguntas.

2. Por que criar um Grupo do Facebook?

Você pode estar pensando que a maior vantagem em ter um Grupo do Facebook diz respeito à vendas e marketing. Mas será que é isso mesmo? Afinal, qual a vantagem de criar Grupos do Facebook para negócios atualmente?

Para além do resultado revertido em vendas para sua empresa, a grande vantagem de criar um grupo de Facebook remete ao fortalecimento do relacionamento com os clientes.

É claro que essa é uma premissa óbvia quando falamos de redes sociais, mas o uso dos grupos pode te ajudar a arrecadar informações em um espaço seguro e onde todas as vozes têm oportunidade de se colocar. 

São pessoas se relacionando com outras pessoas de interesse comum, auxiliando umas às outras na descoberta e divulgação de formas de uso dos produtos. Tira-dúvidas, sugestões de utilização e indicações diversas, tudo moderado por você, é claro!

Além disso, existem diversos grupos com interesses bem particulares. Imagine se você, ou seu cliente de marketing digital, tem uma loja de roupas e a nova coleção traz como destaque as bermudas xadrez. Aí você entra nos grupos do Facebook e, acredite, encontra um grupo de pessoas que usam bermudas xadrez em eventos corporativos e, ali, você divulga sua coleção. Imaginou a amplitude do que pode acontecer com sua marca?

Pois é, assim como esse, existem muitos outros grupos segmentados capazes de alavancar seus negócios.

Outra informação super relevante com os grupos é que a probabilidade do seu conteúdo aparecer no feed dos membros é muito maior do que uma postagem estática, devido ao algoritmo que acaba entregando melhor esse tipo de conteúdo.

Em resumo, os grupos do Facebook te permitem:

  • Ter um espaço de relacionamento e comunicação bidirecional, ou seja, de ambos os lados não somente da empresa para o cliente;
  • Manter o controle dos participantes, criando um ambiente seguro de trocas;
  • Responder dúvidas, críticas e sugestões;
  • Monitorar o sentimento do seu público e entender melhor com o que se importam;
  • Criar comunidades com base na localização e, até mesmo, de determinados eventos relacionados à sua marca;
  • Obter feedbacks valiosos e honestos;
  • Identificar novos públicos-alvo para suas campanhas.

Agora que já entendemos alguns bons motivos, vamos colocar a mão na massa e dar início ao seu Grupo no Facebook.

3. Como configurar um grupo

Com passos simples você já pode criar e configurar o seus Grupos do Facebook para negócios. 

Acompanhe a sequência abaixo.

1. Criando o grupo

Passo 1: Faça login na sua conta do Facebook e, no menu superior encontre e selecione a aba “Grupos”, depois no menu lateral esquerdo vá em “+ Criar novo grupo”.

criar grupos no Facebook para negócios

Passo 2: Dê um nome para o Grupo, porém antes de criar o nome, vale considerar dois pontos super importantes.
O primeiro ponto diz respeito ao “como” seu grupo será encontrado na aba de pesquisas, ou seja, criar um nome fácil e pesquisável aumenta o potencial do seu grupo ser encontrado. O segundo ponto é ter um nome que deixe claro para os futuros membros o que podem esperar dele.

Passo 3: Agora que você já definiu o nome, o próximo passo é determinar se o grupo será público ou privado, e isso depende do seu objetivo: 

  • Público: visível e aberto para qualquer pessoa encontrar e participar, sem pedir permissão. Antes de se tornar membro, os usuários podem entrar no grupo e ver as postagens livremente, por este motivo esses grupos tendem a crescer mais rápido do que os grupos privados. 
  • Privado: esses grupos, apesar de aparecem nas pesquisas e terem as informações do “sobre” visíveis a qualquer pessoa, tem o conteúdo postado restrito somente aos membros. Para entrar no grupo é preciso ser aceito pelo administrador do grupo. Essa exclusividade dos grupos é uma ótima ferramenta para cursos, grupos de estudo, fãs e muito mais.

Passo 4: Depois de escolher o tipo do Grupo, clique em “Criar” e pronto, já pode começar a convidar os primeiros participantes. Porém, nossa sugestão é que você finalize o processo de inclusão de todas as informações primeiro, para depois da primeira postagem começar a enviar os convites.

criar grupos no Facebook para negócios

2. Informações gerais

Agora chegou o momento de adicionar os detalhes ao seu Grupo do Facebook.

Comece pela descrição geral inserindo informações que ficarão disponíveis e visíveis na seção “sobre”. Depois descreva algumas informações como por exemplo, porque o grupo foi criado e o que as pessoas encontrarão ali e quais as regras gerais do grupo.

criar grupos no Facebook para negócios descrição

Agora insira uma foto de perfil que remeta à sua marca e, uma foto de fundo que pode ser utilizada de maneira bem estratégica, sendo trocada a cada nova campanha de marketing.

Depois é a vez de inserir algumas tags, que funcionam como palavras-chaves ajudando seu grupo a aparecer nos mecanismos de buscas e pesquisas.

Você pode também incluir um local ou área específica, caso seja o caso.

3. Criando sua primeira postagem

Agora é com você! Qual será a primeira postagem e como fazer as pessoas engajarem é a chave do negócio.

De repente vale iniciar com um post bem participativo, deixando uma pergunta aberta para que os membros iniciem um relacionamento, se conhecendo através dos comentários. Na sequência é super importante manter um ritmo de postagens, mesmo que não sejam diárias, mas que tenham uma frequência.

Lembre-se que você tem uma ferramenta excelente em suas mãos, agora é elaborar meios de fortalecer essa comunidade e, logo logo, colher os frutos do seu empenho.

4. Dicas para otimizar o seu Grupo do Facebook

Grupo criado, convites enviados, sua comunidade começa a crescer e agora é hora de otimizar!

As pessoas esperam se relacionar com as marcas, certo? Então com isso em mente é hora de fortalecer a conexão com os membros.

Como fazer isso? Confira as dicas abaixo:

1. Envolvimento

Esteja presente constantemente, oferecendo auxílio, respondendo questionamentos. Mas além disso, responda nas postagens dos membros, instigue boas trocas, faça perguntas e abra espaço para que os diálogos aconteçam.

Use a ferramenta das perguntas abertas e esteja pronto para “ouvir” e dar apoio.

2. Feedbacks

Usar o recurso de enquetes para elaborar melhores estratégias, fazer alterações em seus produtos, pensar nas novas criações e, inclusive pedir opiniões dos membros para que sintam que fazem parte das escolhas é uma excelente maneira de usar os Grupos do Facebook para expandir os seus negócios. 

Com certeza você vai começar a colher maravilhosos feedbacks através das pesquisas e interações dos membros.

3. Grupos para locais diferentes

Se for o caso da sua marca, considere a opção de criar comunidades específicas por localidades, com eventos especiais e fortalecendo a comunidade local. Tudo isso também pode aumentar muito o número de membros do seu grupo. 

4. Conteúdos exclusivos

Estar em um grupo que oferece oportunidades exclusivas aos membros é uma ótima sacada.

Usar esse gatilho é uma forma de atrair e manter os participantes sempre de olho nas postagens e promoções especiais. A sensação de participar de comunidades exclusivas sempre gera bons resultados. 

5. Recomendações

Depoimentos e recomendações vindas dos próprios clientes são sempre a melhor propaganda, não é mesmo?

Desta forma, incentive constantemente seus membros a postarem fotos com seus produtos. Crie estratégias que incentive-os a postarem e comentarem e peça permissão para divulgar algumas dessas recomendações em suas outras redes sociais. 

6. Ambiente saudável

Como manter o ambiente do seu Grupo do Facebook leve, descontraído, saudável para que as pessoas permaneçam nele?

Administradores e moderadores precisam estar sempre atentos às regras do grupo e, principalmente, aos membros que descumprem ou tornam o ambiente hostil.  Você poderá desativar temporariamente a interação dos membros e até mesmo removê-los permanentemente, caso seja necessário. 

Certifique-se de manter a ordem e a harmonia do grupo para não desestimular as interações.

Pronto para usar os Grupos de Facebook para expandir seus negócios?

Com todas essas dicas temos certeza de que você vai correr pra criar o seu Grupo, mas depois volte aqui e conte pra gente nos comentários como está se saindo nessa nova empreeitada.

Desejamos muito sucesso!


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo