Como crescer o seu negócio no LinkedIn
Como crescer o seu negócio no LinkedIn
Como crescer o seu negócio no LinkedIn

Como crescer o seu negócio no LinkedIn


Alcançar um público diferenciado e profissional pode ser uma maneira excelente de crescer o seu negócio através do LinkedIn.


Está enganado quem pensa que esta rede social é focada apenas em quem está em busca de emprego. Você pode utilizar todos os recursos e ferramentas para abranger o público certo e alavancar seu negócio.

como crescer no LinkedIn

A maior rede profissional do mundo, com mais de 50 milhões de usuários no Brasil, vêm disponibilizando cada vez mais recursos para impulsionar as marcas nessa plataforma. Opções muito interessantes para empresas, como as enquetes interativas e as reações rápidas são alguns exemplos.

Para que você tenha uma ideia, dos usuários do LinkedIn que se envolvem com a plataforma mensalmente, 40% acessam-na diariamente. Isso significa que, criando uma comunidade engajada, sua marca poderá atrair tanto os novos talentos, quanto potenciais parcerias e novos clientes. 

Quase 45% dos usuários são gestores de empresas, CEOs e VPs. Além, claro, de pessoas interessadas em oportunidades comerciais, parcerias e relacionamentos de negócios.

Isso já é mais do que suficiente para te convencer a iniciar a sua Company Page, como são chamadas as contas comerciais no app, e começar a movimentar as coisas por lá também, certo?

Agora, se você já tem uma Company Page e não sabe muito bem por onde começar, abaixo vamos te mostrar 6 formas de crescer seu negócio utilizando o LinkedIn.

E você ainda pode aprender como criar estratégias de conteúdo para essa rede social, acessando esse link.

Expandindo seus negócios com o LinkedIn

Já ouviu falar em diversificar para investir? Pois bem, quando se trata de redes sociais, diversificar também é uma forma de rentabilizar, aumentar alcance, crescer seguidores, abranger mais e diferentes tipos de pessoas.

Com a comunidade brasileira ocupando o quarto lugar do mundo na rede e contando com um crescimento médio de 14% ao ano, chegou a sua hora de entrar nesse jogo pra ganhar. 

Por ser uma rede dedicada exclusivamente à interação de contatos profissionais, algumas simples práticas podem te levar ao sucesso.

Vamos à elas:

1. Otimize sua página

Muito se fala sobre otimização de páginas, mas você sabe o que, exatamente, isso significa? 

Otimizar significa criar condições mais favoráveis para algo ou ainda, tirar o melhor partido possível de alguma coisa. Ou seja, aproveitar a oportunidade das plataformas para criar melhores oportunidades. 

Então começar pelo princípio, organizando seu perfil para que nele esteja claro tudo o que sua marca pode oferecer aos seus clientes é a melhor estratégia.

Construir uma Company Page com um perfil sólido, trabalhando sua identidade visual com as cores, a logomarca, uma boa e clara descrição de biografia informando aos usuários o que sua empresa faz, há quanto tempo está ativa e os produtos oferecidos é um ótimo princípio.

Assim os visitantes terão maior probabilidade de se converter em seguidores.

Veja abaixo a página da Natura no LinkedIn, tanto o banner no topo da página, como os descritivos e hashtags na bio e a visão geral da empresa estão em harmonia com a mensagem que a marca fortalece com os clientes constantemente.

Se estiver criando um perfil com foco em contratações, você pode, por exemplo, incluir detalhes sobre as políticas de contratação da empresa, benefícios, planos de carreira na Visão Geral.

DICA de SEO: adicionar palavras-chave relevantes ao nome da sua página de empresa do LinkedIn pode aumentar sua capacidade de ser encontrado no aplicativo.

2. LinkedIn Analytics

Analisar e entender o que está funcionando é a chave para um perfil de sucesso dentro e fora do LinkedIn.

Estar munido de informações sobre seus seguidores com certeza vai te ajudar a criar conteúdos envolventes e que gerem engajamentos. O algoritmo do LinkedIn considera três itens para priorizar a entrega do conteúdo para cada usuário, conforme a possibilidade de ser interessante para o mesmo.

São eles: 

  • Engajamento do público com o post: curtidas, comentários e interações são levados em conta;
  • Filtro do conteúdo: aqui o algoritmo analisa se o conteúdo deve ou não continuar aparecendo no feed dos usuários, por isso é muito importante que você siga pessoas, influenciadores, hashtags e grupos do seu nicho ou interesse;  
  • Revisão humana: isso mesmo, acredite ou não, o Linkedin ainda trabalha com uma revisão não automatizada, nem realizada por robôs. A equipe da plataforma analisa o desempenho do seu conteúdo e é por isso que você pode ver publicações de semana anteriores no seu feed do LinkedIn, pois bons conteúdos podem ser entregues por um tempo maior, o que quase não acontece nas outras redes.

Entender o modo de trabalho do algoritmo vai te ajudar a analisar suas interações nos conteúdos e ajustar as postagens. 

Além disso, no painel central da sua Company Page você tem acesso ao menu Análises onde você poderá ter informações sobre:

  • visitantes, 
  • atualizações, 
  • seguidores, 
  • concorrentes,
  • divulgação por funcionários

Nesses menus você terá acesso à informações diversas que podem te ajudar a entender o perfil de visitantes, usuários, colaboradores e até mesmo concorrentes identificados por você. Assim será mais fácil perceber as métricas da sua página e como melhorar engajamentos. 

Mas vamos às outras maneiras de crescer o seu negócio no LinkedIn 

3. Adicione fotos às suas postagens

Antigamente o LinkedIn parecia muito com o Twitter, as postagens eram muito mais de textos do que necessariamente de fotos.

Porém, assim como em todas as plataformas, posts com imagens aumentam o engajamento muito mais do que postagens com apenas textos. 

Entretanto, não fique preso aos padrões, use sua criatividade e abuse do recurso de documentos da plataforma que te permite, inclusive, compartilhar fotos como se fossem um carrossel de imagens, aproveitando o post para mostrar mais do que apenas um ponto de vista, ou produto.

4. Abuse dos recursos que impulsionam o engajamento

A maratona pela retenção de usuários nas plataformas tem impulsionado a maneira como elas se preparam e disponibilizam cada vez mais recursos para usuários interagirem.

Como resultado dessa maratona, o LinkedIn apostou em alguns recursos para que você consiga se envolver com seu público e alcançar novos seguidores no aplicativo.

Aqui estão alguns dos mais importantes recursos do LinkedIn, que são perfeitos para aumentar seus seguidores:

  • LinkedIn ao vivo
  • Enquetes
  • Reações

Segundo o LinkedIn, vídeos ao vivo recebem em média 24x mais comentários do que vídeos nativos produzidos pela mesma marca.

Da mesma forma, reações rápidas podem ser usadas como uma oportunidade de marketing criativa para gerar mais engajamentos.

Uma das personalidades que utiliza muito bem essas ferramentas de interação é o famoso Max Gehringer, que constantemente incentiva a participação dos seguidores nas suas enquetes, como mostra a imagem abaixo:

As postagens do LinkedIn também são ótimas para que você crie formas das pessoas interagirem utilizando as reações. Você pode criar enquetes e forma de conteúdo para que as pessoas utilizem os botões de reação – imagem abaixo – para interagir e votarem.

Você pode, por exemplo,  postar os looks da nova coleção da sua loja e pedir para os seguidores comentarem com qual delas se apresentariam no primeiro dia de trabalho, usando uma das imagens de reação correspondente.

Assim você colocaria, para cada modelo, um dos símbolos abaixo e as pessoas poderiam votar e você entenderia qual dos looks está fazendo mais sucesso.

5. Compartilhe conteúdo em vídeo

A forma mais rápida para crescer seu negócio no LinkedIn com certeza é através do compartilhamento de conteúdos em formato de vídeo.

Assim como em todas as outras redes, vídeos envolvem e ajudam as pessoas a se conectar com as emoções. Nos vídeos você pode inserir músicas ou áudios próprios e explicativos cultivando a curiosidade dos espectadores para que permaneçam com você até o final.

Lembrando que o foco principal da ferramenta são as relações de negócios, então vídeos que inspiram, que falam sobre liderança, equipe e mostram os processos da sua marca são fundamentais.

Não que os vídeos engraçados não possam estar presentes, mas devemos lembrar que essa não é a característica principal do LinkedIn. Muitas vezes nem mesmo os seus amigos serão seus seguidores, visto que o foco profissional da rede social distribui o olhar das pessoas para artigos relacionados com a rotina do trabalho, cursos de capacitação, networking em busca de melhores oportunidades.

Então antes de postar um vídeo, pense na estratégia do conteúdo que estará sendo postado. Ele precisa estar de acordo com os valores da sua marca. Através dos vídeos será possível passar, de forma clara, a visão da sua marca, seus ideias e crenças.

Outro item importante antes de preparar e postar seu vídeo é saber as dimensões e formatos aceitos pela plataforma:

  • Tamanho mínimo de 75KB e máximo até 5 GB;
  • Proporção do vídeo 1:2,4 – 2,4:1;
  • Duração mínima de 3 segundos e máxima de 10 minutos;
  • Extensões aceitas: ASF, FLV, MPEG-1, MPEG-4, MKV, WebM, H264/AVC, MPEG-4, VP8, VP9, WMV2 e WMV3;

6. Adicione hashtags às postagens

O último item da nossa lista são as hashtags. Se você quer ser encontrado por usuários que não te seguem, o uso das hashtags é fundamental.

Hashtags são como refletores na noite escura, iluminando a entrada do seu negócio. 

Exatamente por esse motivo você deve utilizar esse recurso ao final das suas legendas. Os temas principais do seu negócio, localização, assunto do post podem ser utilizados como hashtags.

E se você não tiver certeza de quais usar, basta observar as postagens do seu feed, de concorrentes e grandes marcas que atuam na sua área.

Esperamos que você tenha gostado e aproveite nossas dicas para aumentar os seguidores do perfil profissional da sua marca ou mesmo para atrair um grupo mais forte de candidatos.

Temos certeza de que o LinkedIn pode ajudar sua empresa a crescer. E com novos recursos sendo lançados o tempo todo, nunca houve um momento melhor para começar.

Preparado para testar as dicas de como crescer o seu negócio no LinkedIn?

Compartilhe este artigo com aquela pessoa que está precisando de uma ajuda com o perfil do LinkedIn e aproveite também outros conteúdos interessantes a respeito de redes sociais e negócios:


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo