Como fazer uma bio para Instagram de negócios?
Como fazer uma bio para Instagram de negócios?
Como fazer uma bio para Instagram de negócios?

Como fazer uma bio para Instagram de negócios?


Você consegue entender a importância e, acima disso, como fazer uma bio do Instagram atrativa para negócios? 


Esse espaço totalmente estratégico precisa comunicar claramente aos usuários tudo o que sua marca pode entregar e principalmente, qual a solução que entrega aos clientes.

Mas como fazer isso da melhor forma? 

Como fazer uma bio para Instagram de negócios?

Neste artigo vamos te oferecer algumas informações e dicas sobre todos os elementos essenciais que uma bio estratégica de negócios deve conter.

Você também encontrará excelentes exemplos de biografias do Instagram para empresas em vários setores.

O que colocar na bio do Instagram de negócios?

Antes de começarmos a detalhar os itens mais importantes que a biografia do Instagram do seu negócio deve conter, precisamos entender o conjunto.

A combinação correta de todos os recursos oferecidos pela plataforma é o que pode ajudar muito no marketing da sua marca.

Pense comigo, um novo seguidor que entra no perfil de uma empresa está em busca de algo específico que a marca ou produto podem entregar.

Mas, ao invés de ter isso detalhado bem no início do seu perfil, o que acontece se esse usuário não encontrar uma resposta rápida para o que ele busca?

Se as informações não estiverem claras e objetivas, talvez você perca o cliente antes mesmo dele circular por entre posts e vídeos do seu feed. E o pior, antes até de entrar em contato para avançar no processo de venda.

Por este motivo, trabalhar a informação correta, otimizando ao máximo todos os recursos disponíveis na sua biografia é fundamental!

Afinal, quando você consegue o mais difícil – que é fazer o usuário clicar no seu perfil – você vai perder a oportunidade de agarrá-lo e conquistá-lo? 

Uma biografia de negócios bem-sucedida no Instagram é formada por um conjunto de elementos que consegue:

  • Mostrar aos clientes o seu portfólio de produtos e serviços
  • Facilitar o contato dos clientes em potencial com sua equipe, mostrando esse processo com clareza
  • Deixar fácil os endereços de atuação, lojas físicas ou o raio limite de entregas dos produtos
  • Incentivar as pessoas a realizar ações específicas, como pedir comida ou ver sua loja
  • Fornecer provas sociais que constroem confiança e credibilidade

Então agora que já entendemos a importância dos itens da biografia e o que podem fazer pelo seu perfil, vamos aos elementos principais e como explorá-los da melhor forma.

Veja também: Como calcular sua taxa de engajamento na Instagram

Quais são os elementos essenciais de uma biografia de Instagram para negócios?

Não sei se você vai se espantar com o que vamos te contar agora, mas a biografia do Instagram não se resume apenas aos 150 caracteres do descritivo principal.

O conjunto de todas as partes faz muita diferença na criação do processo.

Vamos começar pelo início, desde a definição do nome da conta, nome do perfil, até detalharmos a biografia e algumas dicas sobre como utilizar melhor os destaques.

Nome da conta

Esse é o famoso @ da sua página no Instagram. É um dos pontos principais, exatamente por ser a representação da sua marca em todas as divulgações. 

como criar uma bio de instagram para negocios

Deve ser fácil, não conter caracteres especiais e trazer a informação principal sobre sua marca ou seu nome. 

E aqui fica uma dica valiosa: como seu perfil poderá ser encontrado através do campo de busca do Instagram, considere muito bem essa informação no momento de definir o nome do perfil. 

Ou seja, se você tem uma hamburgueria, por exemplo, mas no nome da marca não existe menção à palavra “hambúrguer” ou “lanche”, vale inserir isso no @ da página.

Agora se você é advogado, por exemplo, pode colocar a palavra “advogado” antes do seu nome no @, por exemplo, @advogadoseunome, para que as pessoas encontrem você tanto pelo seu nome como pela sua profissão.

Vale destacar também que o nome da sua conta pode até ser alterado, a cada 14 dias, mas essa ação pode acabar confundindo seus seguidores. Por isso, o melhor é pensar com calma e fazer pesquisas antes da criação do perfil.

Comece fazendo uma busca no Instagram para ver se o @ escolhido está disponível. Também busque por empresas que tenham o mesmo nicho que o seu e assim vai ter ideias do que realmente funciona na bio do Instagram para negócios.

Nome do perfil

Muito confundido com o primeiro, esse espaço é, com certeza absoluta, o mais estratégico no momento da escolha das palavras. 

É esse nome que aparece bem abaixo da foto do perfil. É por ele que os motores de busca do Instagram encontram e sugerem a sua página aos usuários que pesquisam por serviços. 

São apenas 30 caracteres, por isso, explore-os muito bem!

Veja abaixo como o Jornal Correio explora esse local, inserindo a palavra “Jornal” e a localização “Bahia” facilitando ser encontrado por quem quiser notícias locais.

importância do nome do perfil no Instagram

Se você tem um negócio local, é muito importante colocar a região de abrangência do seu negócio aqui no nome do perfil, como vimos no exemplo acima.

A dica principal desse espaço é pensar em como as pessoas buscam pelo seu tipo de produto e inserir essas palavras chaves no nome do seu perfil.

É possível inserir caracteres especiais e emojis, mas lembre-se sempre de adequar isso ao seu público e ao seu nicho, ok? 

Foto do perfil 

Essa é a “cara” do seu perfil. É por essa imagem que as pessoas vão identificar você no feed, nos Stories, nos Reels. 

Caso sua empresa possua uma logomarca, é exatamente ela que pode estar aqui. Caso ainda não tenha e você queira criar a sua, conheça 15 aplicativos para criar a Logomarca da sua empresa.  

Lembrando que, em alguns momentos especiais como datas comemorativas ou ações de marketing da empresa, alterar essa imagem pode ser muito interessante.

Datas como Outubro Rosa onde muitas empresas utilizam o símbolo do laço rosa nas postagens e também nas fotos do perfil são marcos importantes que comunicam aos seus seguidores e clientes o quanto algumas causas são importantes para sua marca. 

Agora, se você é um criador de conteúdo, uma foto sua, nítida e profissional, é a melhor opção.

Pessoas se conectam com pessoas e gostam de conhecer o rosto por trás da empresa. Você pode cuidar dos detalhes de cor da roupa, por exemplo, para ficar dentro da paleta de cores do seu negócio e fortalecer mais ainda a marca.

Aproveite aprenda 12 passos para colocar círculo na foto de perfil do Instagram

Categoria 

As categorias estão disponíveis para contas comerciais. Atualmente são diversas as opções que o Instagram oferece para inserir na bio do Instagram de negócios. E, este item pode ficar visível ou oculto no seu perfil. 

Assim que você criar uma conta comercial ou alterar a sua pessoal, a categoria é solicitada. Basta selecionar a  que mais se enquadrar no seu nicho e pronto.

Para acessar essa seção, vá no seu perfil e clique em “Editar Perfil” . Depois, mais abaixo, você verá a sua categoria. Clique em cima do nome da categoria atual, pesquise a que mais se enquadra e selecione para alterar.
Na mesma parte de Editar perfil também é possível acessar “Exibição de perfil” e deixar a categoria ativa ou oculta no seu perfil.

alterar categoria de perfil no instagram

Porém, anote essa dica: algumas categorias não oferecem opções de músicas em grande diversidade. Neste caso, você pode usar categorias como “Empreendedor” ou “Criador de Conteúdo” para ter acesso à uma infinidade de músicas nos seus Stories.

Opções de contato e botões de ação

Facilitar o acesso do cliente à sua marca é fundamental e os botões de ação do Instagram são uma forma rápida de conseguir esse contato direto.

Essa funcionalidade foi ativada durante a pandemia, para facilitar as interações comerciais. Botões como “Pedir refeição”, “Agendar agora” ou “Reservar” ficam disponíveis no seu perfil, logo abaixo da biografia.

Para acessá-los e vincular com a plataforma que você utiliza, acesse o seu perfil e clique em “Editar perfil”. Na parte de baixo da tela encontre “Botões de ação”. Ao clicar um menu para configurar o botão aparecerá. Selecione o que tem relação com o seu negócio e cheque se a sua plataforma consta na lista do Instagram e finalize o processo de vincular.

como adicionar botões de ação no Instagram

Assim, através do próprio app você pode inserir a URL da plataforma que você já utiliza, seja para pedidos de comida, reservas de espaços e locais e outros. E o cliente tem ali um meio rápido de contatar a empresa.

Uma outra ferramenta bastante útil é a função de “Compras” – a sacolinha – que permite que sua marca insira tags nas fotos dos seus produtos e finalize as vendas dentro do próprio Instagram.

Uma excelente alternativa para que você possa expor os seus produtos e conquistar ainda mais vendas.

E, além disso, você pode adicionar seus contatos e torná-los visíveis aos clientes. Na mesma página inicial clicando em “Editar perfil” há a opção de “Opções de contato”. É possível adicionar um e-mail de contato, seu endereço comercial e, até mesmo, o número de um telefone.

Lembrando que, atualmente, a ferramenta possui a opção de vincular de forma simples o WhatsApp Business à sua conta. Além de ter também a opção de ativar as chamadas de áudio do Instagram.

Biografia

Chegamos ao ponto focal deste artigo sobre como fazer uma bio para um Instagram de negócios. Depois de tudo o que te mostramos já deu pra entender a importância de cada espacinho, certo?

Esses 150 caracteres te dão a oportunidade de mostrar aos seus clientes quem é você ou sua marca.

Neste momento, uma pergunta que você pode ter na sua mente é: qual o seu propósito? 

Ou ainda, se você estivesse no elevador e encontrasse um amigo que você não vê há tempos e ele te perguntasse o que você tem feito, qual seria a sua breve resposta?

Parece simples, mas não é, então tente resumir suas respostas em perguntas-chave:

  • O que você faz?
  • Qual a promessa do seu produto/serviço?
  • O que as pessoas vão encontrar no seu perfil?
  • Quem você ajuda?

Assim, você vai conseguir entender quais as palavras importantes que podem impactar positivamente as pessoas que chegarem até o seu perfil. Você pode inserir emojis, caracteres de pontuação, números e aproveitar ao máximo esse espaço.

Simplicidade e palavras fáceis de serem compreendidas são muito melhores do que milhões de palavras que não dizem muito. 

Pense nas conquistas da sua empresa ou suas, caso seja um influenciador. Mostre os números dessas conquistas, liste seus produtos/ serviços.

como montar biografia do instagram para negocios

E, ao final, lembre-se sempre de deixar uma CTA (call to action), a famosa “Chamada Para Ação” direcionando o usuário para entrar em contato, solicitar orçamento, acessar seu site, falar com você pelo WhatsApp.

E, ao final do CTA, insira o link na sua bio, mais um dos pontos-chave da bio para Instagram de negócios.

Como inserir um link na bio do Instagram?

Como o Instagram não permite a inclusão de outro link externo que não seja nesse espaço – salvo os Stories que te possibilitam inserir links – direcionar seus clientes de forma assertiva é o foco aqui.

Existem muitas controvérsias sobre como utilizar melhor o link na bio, mas direcione o seu cliente pro seu melhor canal de relacionamento.

Páginas de vendas, agrupadores de links ou apenas um link para o WhatsApp, não importa o que você decidir, contanto que esse seja o seu melhor caminho.

Existem diversos programas que podem te ajudar com isso. Um dos mais conhecidos é o Linktree, mas por ser um app estrangeiro, sua cobrança em dólares pode ser bastante custosa.

Por isso vamos mostrar a seguir o AppTuts.bio, uma das melhores alternativas ao Linktree do mercado. Quer saber como ele é e como criar uma conta grátis nele? Clique aqui: Como colocar vários links na bio do Instagram? [2022]

Você pode inclusive aproveitar para inserir links para alguma oferta de material educativo sobre o seu mercado, usando uma página de captura de contatos.

Destaques do Instagram

Mesmo não fazendo parte da bio do Instagram, os destaques são essenciais nas páginas de negócios e por isso vamos abordá-los também neste artigo.

Os destaques podem facilitar suas vendas, minimizar as perguntas frequentes dos clientes, mostrar depoimentos de quem consumiu seu produto e estreitar as relações.

Os destaques são uma forma de guardar os seus Stories, que somente ficam visíveis por 24 horas. Ali você poderá perpetuar esses conteúdos tão importantes e setorizar conteúdos e informações relevantes. 

Então, o que colocar nos destaques?

Essas bolinhas que ficam embaixo da biografia são como a vitrine do seu negócio. Algumas ideias para destaques do Instagram:

  • Quem sou eu – falar um pouco de você ou da marca, histórico curto, sua visão, missão. Todos esses pontos ajudam os seguidores a entender e se conectar – ou não – com seu negócio
  • Comece por aqui – deixe claro o processo de atendimento do seu negócio. O que as pessoas sempre te perguntam a respeito de como fazer os pedidos, como comprar seus produtos. Torne o processo simples!
  • Produtos / Serviços – destaque cada produto, se forem poucos, ou setorize os produtos e serviços e dê detalhes, mostre fotos ou vídeos em uso. Dê zoom nos detalhes e destaque-os!
  • Bastidores – aproxime os clientes mostrando bastidores, falhas, coisas engraçadas, rotinas do negócio, resumindo humanize sua marca.
  • Perguntas frequentes – aproveite para tirar as principais dúvidas e acelere os processos de venda
  • Depoimentos de clientes – a famosa, e tão importante, prova social. Mostrar clientes satisfeitos vai trazer maior credibilidade ao negócio.

Aproveite e veja 10 aplicativos para fazer capas nos destaques do Instagram

Para finalizar, ressaltamos a importância de pensar estrategicamente em todas as etapas da construção da sua página. Esses recursos gratuitos sensacionais podem aumentar muito o seu fluxo de vendas, se bem explorados.

Pronto para arrasar criando uma bio para Instagram de negócios?

Compartilhe o artigo e aproveite para ler também:


Por Equipe Apptuts
Seções:



Voltar ao topo